segunda-feira, 11 de abril de 2011

Desafio da Semana nº9 - Física 3º ano

 Vencedor: Vitória, 3B

O diamante, a mais valiosa das pedras preciosas, é constituído de carbono puro cristalizado. O brilho do diamante depende principalmente de sua lapidação.
Por que o diamante é muito mais mais brilhante que um pedaço de vidro transparente cortado e lapidado exatamente do mesmo modo?
R: O diamante tem maior índice de refração, por isso rilha mais. O índice de refração do diamante é 2,4 e o do vidro é 1,5. O índice de refração maior faz com que ao ser lapidado o diamante brilhe mais.

3 comentários:

  1. A característica que distingue o diamante dos demais cristais é o brilho e a capacidade de decompor a luz branca nas cores do arco-íris: vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta. o vidro não possui a mesma capacidade de luz das cores assim como o diamante por isso mesmo cortado e lapidado o vidro é menos brilhante ... acho que isso Bianca 3b

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O brilho depende da absorção, refração ou reflexão da luz pelas faces dos seus cristais.
    Isso também tem ligação com as cores do arco Iris que fazem parte dessa reflexão das cores no diamante de receber a luz pela parte superior, refleti-la em seu interior e sair pelo alto novamente.
    Diamantes lapidados têm um alto Índice de Refração (eles desviam fortemente a luz que passa por eles). E o vidro tem um índice de refração mais baixo, o que significa menos brilho porque eles desviam menos a luz, mesmo quando são lapidados corretamente.
    COMO SE O DIAMANTE REFLETISSE CONTRA ELE PRÓPRIO E O VIDRO PROJETASSE A LUZ DE VOLTA.
    Portanto mesmo que o vidro seja lapidado da mesma forma que o diamante sua capacidade de refração e absorção é abaixo do diamante o que impede o brilho idêntico entre os dois.

    Vitória 3b

    ResponderExcluir