terça-feira, 5 de abril de 2011

Resposta Desafio da Semana nº8 - Física 3º ano

Vencedor: Tati, 3B

Por que no fundo dos oceanos é sempre escuro, seja dia ou noite, se a água é transparente?
R: A água tem um índice de refração maior que o ar. Os raios de luz encontram certa resistência para atingir uma camada de água mais profunda, e vai perdendo velocidade a medida que vai adentrando certa profundidade.

3 comentários:

  1. Não conseguimos enxergar nada embaixo da água, mesmo ela sendo incolor, pois a luz não é refletida na superficie aquatica (do rio) e sim absorvida.
    Ou seja, torna-se inviável a sua visualização.

    Henrique Andrade, nº17 - 3ºB

    ResponderExcluir
  2. a água dos oceanos não é transparente, O movimento das águas faz com que um balé de microorganismos fiquem transitando para todos os lados. Essa "poeira cósmica" dos mares torna a água turva, com uma coloração espectral escura.
    Isso se dá por causa da água, nós só conseguimos enxergar por causa da luz. Bem, a água a princípio é transparente, ( na verdade ela é azul) mas devido a profundidade do Oceano, ha muita água até o fundo, e também como a água tem uma superfície espelhada parte da luz é refletida, e como a matéria tende a absorver luz a água não fica atrás, sendo assim dependendo profundidade o restante da luz que conseguiu penetrar na água acaba sendo absorvida por isso, quanto mais profunda, menos claridade....

    Vitoria 3b

    ResponderExcluir
  3. A água é um meio transparente que faz com que os raios de luz batam e reflitam, temos como exemplo águas cristalinas que conseguimos enxergar até os peixes, crustáceos que estão na mesma, geralmente encontradas em grutas.
    Quando se fala em água de Oceano alguns fatores devem ser analisados para explicar essa questão, primeiro que o índice de refração de qualquer coisa maior que 1, vai sofrer uma redução de velocidade, a água se inclui por ter índice de 1,33, trazendo a idéia de que a luz vai demorar mais tempo para chegar ao fundo do Oceano, outro fator é que existe uma concentração exorbitante de algas no Oceano, como já sabemos algas são plantas e executam o processo de fotossíntese, e fotossíntese necessita de luz, conseqüentemente elas absorvem uma grande quantidade de luz que entra no Oceano, além do fator poluição, que contamina a água com resíduos tóxicos como, fertilizantes, dejetos industriais, e que modificam sua composição, densidade, cor.
    Todos os fatores apresentados fazem com que a água do Oceano não tenha mais só as características de Água comum e limpa, como a que bebemos ou encontramos em grutas, fazendo com que ela esteja sempre escura.

    Referências
    Sites consultados para elaboração de minha resposta.

    http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/luz.htm

    http://www.adur-rj.org.br/5com/pop-up/agonia_dos_oceanos.htm

    http://pir2.forumeiros.com/t9700-refracao-da-luz

    http://www.algosobre.com.br/fisica/refracao-da-luz.html

    Tatiane 3°B!

    ResponderExcluir