domingo, 17 de abril de 2011

Desafio da Semana nº10 - Física 1º ano

Vencedor: Vitor Hugo, 1C

Por que só ouvimos o som do trovão instantes depois de ter visto a luz do relâmpago?
R: Porque a luz é muito mais rápida que o som, e embora aconteçam juntas, a luz chega primeiro que o som. A velocidade da luz no vácuo é 299.792.458 m/s porém estamos falando do ar, e a velocidade da luz no ar é 298.598.065,7 m/s, enquanto a velocidade do som é 340 m/s. Percebemos então que a luz é quase 900 mil vezes mais rápida que o som.

17 comentários:

  1. Porque a a velocidade da luz é 3.10 elevado a 8 (299 792 458 m / s) e do som 340,29 m / s

    Então a luz é mais rápida que o som


    Vitor Hugo, N 40

    ResponderExcluir
  2. O relâmpago é a luminosidade produzida quando a eletricidade é lançada de uma nuvem e o trovão é o som do relâmpago . A velocidade da luz é 100 mil vezes mais rápida que a do som : a luz viaja a 300 mil km/s , enquanto o som viaja a 345 metros por segundo . Por isso , vemos primeiro a luz , que é mais rápida , e após ouvimos o som , não tão veloz .


    Lareska Nº19 1ºB

    ResponderExcluir
  3. Isso acontece porque a velocidade da luz é muito superior à velocidade do som. A velocidade da luz é de aproximadamente 300.000 Km/s e a velocidade do som aproximadamente 340 m/s (1224 Km/h). O barulho do trovão é uma onda sonora produzida pelo movimento das descargas elétricas na atmosfera.
    Por este motivo veremos a luz do relâmpago primeiro que o som do trovão.
    Fonte de pesquisa: www.brasilescola.com

    Maria Helena nº:28 1ºC

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Tudo começa quando duas nuvens carregadas se chocam. Simultameamente acontece o trovão (que é a batida das nuvnes), e o relampago (que é a descarga eletrica) provocada pelo choque das nuvens. O relampago chega primeiro a terra, proque a velocidade da luz é maior(299 792 458 m/s), que a velocidade do son(340 m/s).

    Renata nº:32 1ºB

    ResponderExcluir
  6. O raio vem antes do trovão por que a velocidade da luz é mais rápida que a velocidade do som. A velocidade da luz é 299.792.458 m/s, já a velocidade do som é de 340,9 m/s.

    Scarlett Vaz n°35 1°C

    ResponderExcluir
  7. Apesar de serem produzidos no mesmo instante,só ouvimos o trovão depois do relâmpago, pois a velocidade da luz é maior que a do som, aproximadamente igual a 299.792.458 m/s,enquanto a velocidade do som no ar vale aproximadamente 343 m/s.
    fonte: http://www.brasilescola.com/fisica/a-velocidade-som.htm

    Ana Vitória nº:02 1ºC

    ResponderExcluir
  8. O relâmpago, comumente chamado de clarão, é a parte que enxergamos, ou seja, é o visual. O trovão, mais conhecido como barulho, é a parte sonora, ou seja, é o que ouvimos. Apesar de serem produzidos no mesmo instante, só ouvimos o trovão instantes depois da ocorrência do relâmpago, pois a velocidade da luz é muito grande, aproximadamente igual a 3 x 10^8 m/s, em comparação com a velocidade do som no ar, a qual vale aproximadamente 343 m/s. Como a luz possui velocidade muito grande, podemos concluir que enxergamos o relâmpago praticamente no mesmo instante que ele é produzido, ao contrário do trovão que representa o intervalo de tempo que a onda sonora gasta para chegar até nossos ouvidos.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Curiosidade: Quando ouvimos um trovão, estima-se que ele esteja a 2000m de distância do ponto onde você está.

    Lucas Caetano 1°C N°25

    Fonte Da Pesquisa:
    Brasil Escola E Clickideia

    ResponderExcluir
  11. O relâmpago, comumente chamado de clarão, é a parte que enxergamos, ou seja, é o visual. O trovão, mais conhecido como barulho, é a parte sonora, ou seja, é o que ouvimos. Apesar de serem produzidos no mesmo instante, só ouvimos o trovão instantes depois da ocorrência do relâmpago, pois a velocidade da luz é muito grande, aproximadamente igual a 300 m/s, em comparação com a velocidade do som no ar, a qual vale aproximadamente 343 m/s

    ResponderExcluir
  12. Como já sabemos, a velocidade da luz é mais veloz que a do som (ou sônica).
    O relâmpago viaja na velocidade da luz, já o trovão como é o estampido (o som) viaja na velocidade sônica e chega segundos depois.

    Porque a velocidade do som se propaga como ondinhas em uma lagoa depois que você atirou uma pedra
    (link: http://download.ultradownloads.uol.com.br/wallpaper/131785_Papel-de-Parede-Ondas-Na-Lagoa_1280x800.jpg)

    Já a da luz e muito mais rápida, ela viaja 350000 km/s!!!!

    E dependendo do tempo que o trovão demorar podemos saber a distância que o raio caiu.

    Raio e relâmpago são praticamente sinônimos, alguns só vêem diferença em como são formados, (atração de nuvem com nuvem, ou da nuvem com o chão), porem ambos são os clarões que vemos no céu antes do....
    ... Trovão = o som, barulho que assusta todos...
    cassandra 1ºB

    ResponderExcluir
  13. Só ouvimos o trovão instantes depois da ocorrência do relâmpago,pois a velocidades da luz é muito grande, aproximadamente 3.10 elevado a 8 m/s, em comparação com a velocidade do som no ar, a que vale aproximadamente 343 m/s.
    Como a velocidade da luz é bem maior, podemos concluir, que enxergamos o relâmpago praticamente no mesmo instante que ele é produzido, ao contrario do trovão que representa o intervalo de tempo que a onda sonora gasta para chegar até nossos ouvidos

    Fabiana Fontinele nº10 1ºC

    ResponderExcluir
  14. O trovão é um exemplo de uma onda sonora que leva um certo tempo para chegar até os nossos ouvidos, já que a velocidade aproximada do som é 340 m/s. Já os relâmpagos são fenômenos de origem elétrica produzidos pelo desequilíbrio de cargas entre as nuvens e a Terra, que produz um deslocamento das cargas negativas de cima para baixo, e sua percepção é praticamente instantânea por terem a velocidade máxima aproximada da luz que é de 300 000 000 m/s. Sendo assim, o relâmpago virá sempre antes do trovão.

    ResponderExcluir