segunda-feira, 25 de abril de 2011

Desafio da Semana nº11 - Física 3º ano

Vencedora: Bruna Tamires, 3A

Ao mergulhar um bastão de vidro num líquido incolor denominado tetracloroetileno, a parte imersa torna-se quase invisível. Por que isso ocorre?
É possível então, um homem invisível?
R: Isso ocorre porque os índices de refração do vidro e do tetracloroetileno são aproximadamente iguais, e a luz atravessa os dois meios com velocidade aproximada. Assim, há uma continuidade ótica na interface líquido-vidro, e praticamente não há desvios dos raios de luz.
Para um ser humano tornar-se invisível seu índice de refração deveria ser igual ou bem próximo ao do ar, ou ao meio em que ele estivesse imerso. Lembrando que o corpo humano é constituído de vários componentes com índices de refração distintos.

6 comentários:

  1. Isso ocorre porque os indices de refraçãodo vidro e do tetracloroetileno são aproximadamente iguais. Assim há praticamente uma continuidade ótica na interface líquido-vidro.
    Para que um homem pudesse tornar-se invisível, seu índice de refração deveria ficar igual ou próximo ao do ar. Se isso acontecesse , porém ele não poderia enchergar pois é necessário que exista nos olhos um material de índice de refração maior que o do ar, como uma lente para projetar em suas retinas as imagens do ambiente que o cerca

    Amanda Bianca nº2 3ºB

    ResponderExcluir
  2. O vidro e o tetracloroetileno possuem um índice de refração muito próximo um do outro, ou seja, nos dois meios, a luz se propaga de forma semelhante(é como se a luz atravessasse a mesma substância), o que causa a aparente invisibilidade do vidro no líquido.

    Para tornar uma pessoa invísivel, seria necessário que ela estivesse submergida em alguma substância cujo índice de refração fosse igual ao de seu corpo. Mas, para enxergarmos, precisamos que nossos olhos tenham um índice de refração maior que o dessa substância, para que a luz chegue até a nossa retina, permitindo a esta diferenciar o que é um objeto (refletiu a luz) e onde não há algo à enxergar (a substância na qual estamos imersos). Dessa forma, se houvesse um homem invisível, ele também não seria capaz de enxergar.

    Gustavo Kendy Nº 13
    3º A

    ResponderExcluir
  3. Quando um bastão de vidro é mergulhado em água, a parte imersa continua bastante visível quanto a parte que está fora da água. Entretanto, quando esse mesmo bastão é mergulhado num líquido incolor denominado tetracloroetileno, a parte imersa torna-se quase invisível. Isso ocorre porque os índices de refração do vidro usado e do tetracloroetileno são aproximadamente iguais. Assim, há praticamente uma continuidade óptica na interface líquido – vidro. O fato descrito lembra a ficção do homem invisível. Para que um homem pudesse tornar-se invisível, seu índice de refração deveria ficar igual ou muito próximo ao do ar. Se isso acontecesse, porém, ele não poderia enxergar, pois é necessário que exista nos olhos um material de índice de refração maior que o do ar, operando como uma lente para projetar em suas retinas as imagens do ambiente que o cerca.
    Nome:Aline Katherine R. Soares Nº01 3ºb

    ResponderExcluir
  4. A parte do bastão de vidro imersa no tetacloroetileno (C2Cl4), um solvente usado frequentemente em lavanderias como agente de limpeza, torna-se quase invisível, pelo fato de que os índices de refração de tal substância e do vidro utilizado são praticamente os mesmos. Desta forma, ocorre a continuidade da passagem da luz pelo vidro, isto é, a velocidade da luz ao passar pelos dois meios é tão semelhante, que causa aos nossos olhos a impressão de que o bastão de vidro é "invisível" .
    Não, não seria possível a existência de um homem invisível, afinal de contas para que tal fato ocorrese, o índice de refração do ar e da pessoa, deveriam ser iguais ou muito aproximados, assim como no caso do tetracloroetileno e do vidro, o que já foi comprovado cientificamente impossível uma vez que nosso índice de refração e o do ambiento onde vivemos são diferentes, além do que, jamais houveram registros de seres humanos ivisíveis caminhando por aí...

    Bruna Tamires Costa Miranda, nº04 3ºA

    ResponderExcluir
  5. Quando um bastão de vidro é mergulhado em água, a parte imersa continua bastante visível quanto a parte que está fora da água. Entretanto, quando esse mesmo bastão é mergulhado num líquido incolor denominado tetracloroetileno, a parte imersa torna-se quase invisível.
    Isso ocorre porque os índices de refração do vidro usado e do tetracloroetileno são aproximadamente iguais. Assim, há praticamente uma continuidade óptica na interface líquido – vidro.
    O fato descrito lembra a ficção do homem invisível. Para que um homem pudesse tornar-se invisível, seu índice de refração deveria ficar igual ou muito próximo ao do ar. Se isso acontecesse, porém, ele não poderia enxergar, pois é necessário que exista nos olhos um material de índice de refração maior que o do ar, operando como uma lente para projetar em suas retinas as imagens do ambiente que o cerca

    ResponderExcluir
  6. Isso acontece porque os indices de refraçãodo vidro e do tetracloroetileno são aproximadamente iguais. Assim, acontece uma continuidade da passagem da luz pelo vidro, porque a velocidade da luz ao passar pelos dois meios é tão semelhante, que faz com que o bastão de vidro pareça invisível. Seria possivel a condição de um homem ser invísivel, se ele fosse totalmente imerso em um meio que possuisse um indice de refração aproximado ou igual ao seu próprio indice .

    Luana, número 23; 3ºA
    viu professora, eu fiz; e dessa vez eu vou ganhar heim (:

    ResponderExcluir