domingo, 17 de abril de 2011

Desafio da Semana nº10 - Física 3º ano

Vencedor: Vitória, 3B

Como as fibras óticas transportam luz?
R: Um filamento de vidro com índice de refração bem elevado é recoberto por uma casca de vidro com índice de refração menor. Ao incidir luz no filamento ocorrem sucessivas reflexões totais.

3 comentários:

  1. As fibras ópticas são filamentos cilíndricos de sílica, de altisima transparência que a luz passa por ela perdendo pouco intensidade, de altíssima pureza e constituídas de uma casca e um núcleo óptico concêntrico, cuja estrutura permite o direcionamento e a propagação da luz no núcleo. O princípio de funcionamento da fibra óptica baseia-se no efeito da reflexão total da luz, que ocorre devido à diferença entre o índice de refração do núcleo e da casca. Dessa forma pode-se dizer que a fibra óptica se comporta como um condutor de luz, capaz de transportá-la de uma origem conhecida a um destino conhecido.funcionando como um encanamento de luz
    Basicamente é feito pelo efeito de refração.


    Vitória 3b

    ResponderExcluir
  2. As Fibras Ópticas são finos fios feitos de sílica, silicone, vidro, nylon ou plástico, que são materiais dielétricos (isolantes elétricos) e transparentes para a faixa do espectro da luz visível e infravermelho próximo.São guias de onda, e podem ser informalmente entendidas como "encanamentos de luz": a luz aplicada a uma das extremidades percorre a fibra até sair pela outra extremidade, podendo este percurso atingir centenas de quilômetros sem a necessidade de que o sinal seja regenerado.Cada metade do cabo de fibra óptica é composta de camadas de material. Na parte externa, uma cobertura plástica deve obedecer às normas de construção no prédio e aos códigos de proteção contra incêndio para que o cabo inteiro fique protegido. Sob a cobertura, uma camada de fibras Kevlar (também usada em coletes à prova de bala) amortece impactos e proporciona maior robustez. Sob as fibras de Kevlar, outra camada de plástico, denominada capa, dá proteção e amortece impactos. Alguns cabos de fibra óptica projetados para entrarem em contato com o solo devem conter fios de aço inoxidável ou de outro material que proporcionam maior robustez. Todo esse materiais protegem o fio de vidro, que é tão fino quanto um fio de cabelo.Os dados percorrem o centro de cada fio de fibra de vidro, denominado núcleo. A luz de um diodo ou lazer entra no núcleo através de uma das extremidades do cabo e é absorvida por suas parede (um fenômeno denominado reflexão total interna).As fibras ópticas são atualmente as maiores responsáveis pelas revoluções ocorridas nas telecomunicações. Elas têm tomados os lugares dos cabos metálicos na transmissão de dados e têm capacidade de transmitir uma quantidade enorme de informações com confiabilidade e velocidade incríveis. As fibras ópticas podem ser consideradas basicamente como guias de luz, luz a qual transmite a informação no sistema binário, ou seja, pulso de luz ou não.


    Mayara nº28

    ResponderExcluir
  3. Um cabo de fibra ótica é um fio de vidro transparente e muito fino, tendo diâmetro aproximadamente de 0,5mm, semelhante a um fio de cabelo; tem estrutura cilíndrica e é dividido em duas partes: núcleo e casca, onde o núcleo é a região central e a casca é a região que envolve o núcleo.
    O índice de refração do vidro é tal que um raio que penetra por uma extremidade caminha pelo núcleo da fibra sofrendo reflexões totais em suas paredes, até chegar à outra extremidade, como um encanamento de luz.
    Luana - 3ºA

    ResponderExcluir