terça-feira, 13 de março de 2012

Desafio da Semana - Matemática

Vencedor da semana: Rafael Kenji, 1B


Tendo 12 moedas aparentemente idênticas, sabe que uma delas tem massa ligeiramente diferente das demais e é mais leve! Usando apenas uma balança de dois pratos, como você conseguiria descobrir em 3 medições, qual a moeda diferente?

34 comentários:

  1. Rafael Kenji Takahashi nº32 1ºB

    1: Divida as moedas em dois grupos de 6 cada, e ponha um grupo em cada prato.
    O prato que subir possui a moeda leve.
    2: Pegue somente as moedas que subiram e divida-as em dois grupos e 3 moedas cada. Novamente, o grupo que subir possui a moeda mais leve.
    3: Agora, pegue as três moedas do grupo do prato que subiu. Coloque uma moeda em cada prato e deixe uma sobrando. Se um dos pratos subir, aquele prato possui a moeda mais leve, e se os pratos se nivelarem a terceira moeda é a diferente.

    ResponderExcluir
  2. Nome: Camila Novais Farias nº5 Série: 1ºC

    1- Eu colocaria 6 moedas de um lado e 6 moedas de outro, o lado que
    ficasse mais pesado seria eliminado, restando apenas as 6 moedas mais
    leves.

    2- Eu colocaria as 6 moedas na balança novamente, sendo 3 de cada lado,
    e novamente o lado mais pesado seria eliminado, restando apenas 3 moedas

    3- Nesta última medição, eu escolheria 2 moedas para colocar 1 em cada
    lado da balança.
    Se a balança se equilibrar, a moeda que ficou fora é a moeda diferente,
    caso contrário, a moeda diferente será a que ficar mais elevada na balança.

    ResponderExcluir
  3. Caroline Félix nº7 1ºC13 de março de 2012 às 20:30

    R. Primeiramente eu colocaria 6 moedas em cada prato da balança. Tiro as 6 moedas do prato que estiver mais pesado. Depois das 6 moedas que sobraram eu coloco 3 em um prato e três em outro. Tiro as 3 moedas do prato mais pesado. Dessas 3 moedas que restaram, coloco uma em cada prato e uma irá ficar de fora. Se o peso das duas moedas que estão na balança forem igual, a moeda que está sobrando é mais leve. Se um dos lados com os pratos estiver mais leve do que o outro, o prato q se encontra mais leve está com a moeda diferente.

    ResponderExcluir
  4. Pesa 6 em cada prato. O prato que ficar mais leve é redividido em 3 e 3 e repesado. pega-se as 3 que eram mais leves e põem uma moeda em cada prato e uma fica de lado. Se caso os pratos fiquem iguais a moeda que está fora é a falsa, se caso um deles fique mais baixo, então a outra moeda é a falsa.

    Higor Silva n°14 1°B

    ResponderExcluir
  5. Simples!!
    Separo as moedas em 3 grupos, cada um com quatro moedas vou chamalos de grupos A, B e C.

    Primeira pesagem:

    Pegos dois grupos, nesse caso A e B. coloco os dois na balança , ai eu tenho duas possibilidade:

    ou A=B, ou A diferente de B.

    Se A diferente de B, um deles vai ser mais leve, ( supondo A) então pego o A e divido em dois grupos de duas moedas e ponho elas na balança ( segunda pesagem), dessa pesagem o grupo mais leve eu separo em separo e coloco cada moeda em um prato, a mais leve será a moeda que você quer achar.( isto tambem poderia acontecer com o grupo B.

    Porem se A=B, é sinal de que C é mais leve, portanto, dividiriamos o grupo C em duas partes,(cada uma com duas moedas, e pesariamos, depois diso iriam restar duas moedas, colocamos cada uma em um prato e a mais leve seria a Moeda mais leve dentre todas.

    Elias Teixeira n°10 2B

    ResponderExcluir
  6. Na primeira medição, coloco 6 moedas de cada lado da balança, o lado que estiver mais leve será o que a moeda diferente está, então eu tiro as moedas do lado mais pesado e vou para a segunda medição.

    Na segunda medição eu coloco 3 moedas de cada lado e novamente a moeda diferente vai estar do lado mais leve, eu tiro as moedas do lado mais pesado e vou para a última medição.

    Na terceira medição, eu coloco uma moeda de cada lado e deixo a outra fora da balança, se a balança estiver equlibrada, então a moeda fora da balança será a moeda diferente, se não estiver equilibrada, o lado mais leve terá a moeda diferente.

    Nome: Ismael Lima Dias da Silva N° 14 Série 1° C

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente procuraria a massa de dois conjuntos de 6 moedas. Após achar o conjunto que tem menor massa, dividiria em 2 grupos de 3 moedas e acharia novamente o conjunto que tem a menor massa. Desse conjunto de 3 moedas, colocaria 2 moedas, uma em cada prato.

    Se as moedas derem o mesmo valor de massa, a moeda nao utilizada na medição é a que tem menos massa.

    Se uma das moedas colocadas nos pratos tiver menos massa que a outra do outro lado, quer dizer que essa é a moeda que tem a massa mais leve.

    ResponderExcluir
  8. Medindo 3 moedas:

    Ao medir uma moeda, saberemos peso X.
    Ao medir outra moeda, saberemos peso Y
    Ao medir mais outra, se por acaso ela tiver peso X
    a moeda com peso Y sera a que tem massa diferente.
    Se a moeda tiver peso Y, a moeda com peso X sera a que tem massa diferente.

    Jony Shirano, 1B

    ResponderExcluir
  9. Primeiro, divida as 12 em três grupos. Depois, compare 2 deles na balança. Se as massas forem diferentes, separe o que pesar menos, a moeda estará lá. Se forem iguais, a moeda diferente estará no grupo que não está na balança. Após identificar o grupo da mais leve, coloque 2 do grupo em cada lado da balança. Um dos pratos ficará mais alto que o outro. Pegue as duas chaves deste prato e as compare, e uma terá massa diferente.

    ResponderExcluir
  10. Dividem-se as moedas em dois grupos de 6 moedas. Pesam-se os dois grupos simultaneamente, o que ficar mais leve será aproveitado e dividimos estas em 2 grupos de 3 moedas cada. Pesam-se estas analogamente, o grupo que ficar mais leve, aproveitaremos. Com este grupo restante, colocaremos uma moeda em cada prato, se o peso for idêntico, a que ficou fora é falsa: se o peso não for idêntico, a mais leve é a falsa.


    Scarlett Vaz n°36 2°C

    ResponderExcluir
  11. Primeiramente eu colocaria 6 moedas em cada prato da balança, depois eu veria qual prato ficou mais leve, e então eu pegaria as 6 moedas do prato mais leve e partiria para a próxima medição pegando as 6 moedas e colocando 3 em cada prato, novamente, eu pegaria as 3 moedas do prato mais leve, e então deixaria 1 dessas 3 moedas de fora e as outras 2 eu as mediria nos pratos, se caso as duas fossem iguais, a que estava de fora era a moeda mais leve, mas se uma das duas moedas do prato fosse mais leve, logicamente ela seria a moeda que tem menor massa.

    Marcos Alexandre nº42 1C

    ResponderExcluir
  12. Renan Nº35 1ºC

    Você pega as 12 moedas e as divide nos 2 pratos, ficando assim: 6 moedas em um prato e 6 em outro; o prato que subir está com a moeda mais leve; pegue essas moedas e as divida novamente nos dois pratos, ficando 3 moedas em cada prato; sendo assim, o prato que subir estará com a moeda mais leve; depois você pega as 3 moedas restantes, selecionando apenas 2 moedas para serem divididas cada uma em um prato; se algum prato subir, será aquele que tará a moeda mais leve, mas se ficar igual dos dois lados é porque a moeda avulsa é a mais leve.

    ResponderExcluir
  13. É só pegar as 12 moedas dividi-las em dois grupos de 6 moedas e colocá-las na balança; assim pegando o grupo que ficar mais leve e dividindo-o em mais dois grupos de 3 e medi-los na balança; pegando o trio de moedas mais leve, retire uma e meça as outras duas, se ficar diferença entre peso a mais leve é a diferente; caso isto não ocorra e as duas moedas terem o mesmo peso a que você retirou seria a diferente.

    Carolina n°10 1°A

    ResponderExcluir
  14. 1ª medição: dividirei as moedas em dois, sendo assim 2 partes com 6 moedas cada. Depois disso verificarei o lado mais pesado e tiraria as moedas.
    2ª medição: Pegaria as moedas mais leves da medição anterior e dividiria novamente em dois montes de 3 moedas cada. Faria o mesmo procedimento do anterior.
    3ª medição: Pegaria as moedas mais leves da medição anterior e mediria apenas duas moedas, uma em cada prato.
    Caso os dois lados estiverem balanceados, concluiria que a moeda mais leve seria a que não havia pesado. Mas, caso a balança fique desequilibrada, concluiria que a moeda mais leve está no prato que subir.

    Camila Saori Nishioka n°05 1°B

    ResponderExcluir
  15. Bom, tenho doze moedas, para encontrar a moeda que necessito com apenas três medições eu preciso primeiramente dividi-las em dois grupos iguais, como são doze, divido-as em dois grupos de seis, colocando cada grupo em um lado da balança; posso agora observar que um lado subiu, este é onde está a moeda mais leve; agora divido novamente em dois grupos, agora com três moedas em cada (lembrando que estou na segunda medição), novamente o lado mais leve subirá e então eu (na minha ultima medição) agora com três moedas apenas (sendo uma delas a que procuro) coloco uma em cada lado da balança e fico com a outra em mãos; se um dos lados subir nele está a moeda, porém, se ambos permanecerem imóveis a moeda que procuro está na minha mão.

    Nome:Éricles Barbosa nº10 2ºC

    ResponderExcluir
  16. Isabelle Wengler n°16 1°A Etim

    primeiramente sera divido a 6 moedas para cada balança,O prato que subir sera o mais leve,e tera a moeda mais leve.Depois faça a mesma coisa ,só que dividindo as moedas em três para cada prato,e o prato que subir sera o mais leve.
    Agora com as três moedas,coloque uma moeda em cada prato,se ambos os pratos ficarem iguais,significa que a moeda mais leve sera a que não estiver na balança , mas se um dos pratos com a moeda subir , significara que a moeda mais leve sera aquela!

    ResponderExcluir
  17. Lais 1°A etim

    Voce divide as moedas, em cada prato coloque 6 moedas, o prato que subir sera o mais leve, depois divida novamente as moedas em 3 em cada prato e o prato que subir sera o mais leve.
    Coloque uma moeda em cada prato se os pratos ficarem iguais significara que a moeda mais leve sera aquela que nao esta na balança,mais se um dos pratos levantar significara que aquela sera a moeda.

    ResponderExcluir
  18. Como temos 12 moedas, colocamos 6 moedas em uma prato da balança, e as outras 6 no outro prato da balança. O prato que ficar elevado, contêm a moeda mais leve, portanto, as outras 6 são eliminadas.
    Agora temos 6, colocamos 3 em cada prato e novamente, o prato que se elevar, estará com a moeda mais leve, assim as outras 3 não valem mais.
    Agora, só nos resta mais 1 medição e temos 3 moedas, então, colocamos 1 em cada prato, sobrando uma, SE os pratos ficarem retos, quer dizer que as moedas têm a mesma massa e a que sobrou é a mais leve. OU SE um prato se elevar, quer dizer que nesse prato que se elevou está a moeda mais leve.







    Francielle Motohiro Monteiro
    n°12 - 1°C

    ResponderExcluir
  19. É só as moedas em dois grupos de 6 moedas.Pesar os dois grupos simultaneamente, o que ficar mais leve será aproveitado e dividimos estas em dois grupos de 3 moedas cada. Depois pesá-las, o grupo que ficar mais leve, aproveita-se.Com este grupo restante, colocamos uma moeda em cada prato, e a terceira na mão.Se o peso for identico, a que ficou na mão é a falsa, se o peso não for identico, a mais leve é a falsa.

    Karen Silva Nº19 2ºC

    ResponderExcluir
  20. Será pesado 6 em cada prato. O prato que ficar mais leve é redividido em 3 e 3 e repesado. pega-se as 3 que eram mais leves e coloca-se uma moeda em cada prato e uma fica de lado. Se caso os pratos fiquem iguais a moeda que está fora é a falsa, se caso um deles fique mais baixo, então a outra moeda é a falsa.

    Natalia n°32, 1°C

    ResponderExcluir
  21. Primeiro sei que são 12 moedas, divido esse número por dois, pois são dois pratos=6 moedas para cada lado, após feito isso sei q devo descobrir a moeda diferente em apenas 3 pesagens, então divido o número de moedas que são 6 para cada lado por 3=2 moedas para cada lado e na pesagem serão no total 4 moedas.

    ResponderExcluir
  22. Primeiro dividiria as 12 moedas em 3, tendo 4 moedas, colocaria 4 moedas em um prato e 4 moedas no outro prato e as otras 4 deixamos de lado.
    Se um dois dois estiver mais leve, é só separar as 4 moedas do prato mais leve, e isolando os 4 que são mais pesados, ficando com 2 moedas em cada prato, e se um desses pratos estiver mais leve é so separar 1 moeda em cada prato, descobrindo assim qual moeda é mais leve!
    12 = 4+4+4
    no prato: 4 e 4
    qual estiver mais leve: 2 e 2
    e por final o mais leve: 1 e 1

    Ou se pesarmos 4 de um lado do prato e 4 do outro, e tiverem o mesmo peso, obviamente as 4 moedas deixadas de lado são mais leves, então é só separarmos essas 4 que não pesou anteriormente, em 2 moedas em cada prato e ver a mais leve, separando 1 moeda de cada lado do prato!
    no prato: 4 e 4 (e mais 4 moedas separadas)
    se for o mesmo peso no prato, coloque as moedas separadas em 2 de um lado e 2 do outro:
    no prato agora: 2 e 2 (as moedas separadas)
    e por final: 1 e 1 de cada lado vendo o mais leve.

    Natielly Narumi Hayama n°33 1°anoC

    ResponderExcluir
  23. Tais Garcia de Oliveira nº37 1ºC
    Pesa 6 em cada prato. O prato que ficar mais leve é redividido em 3 e 3 e repesado. pega-se as 3 que eram mais leves e põem uma moeda em cada prato e uma fica de lado. Se caso os pratos fiquem iguais a moeda que está fora é a falsa, se caso um deles fique mais baixo, então a outra moeda é a falsa.

    ResponderExcluir
  24. Primeiro dividiria as moedas em dois grupos ficariam 6 em cada um,o que tivesse mais leve dividiria em dois grupos de novo e ficariam três moedas para cada um,depois pesava o que tivesse mais leve dos dois grupos separava,depois pegava as três moedas do grupo mais leve e colocava uma moeda em cada prato se o peso das duas for igual a que sobrou é a mais leve e se o peso não for igual a que deu menos peso é que tem menas massa.

    Letícia Barreto n°24 série:2°C

    ResponderExcluir
  25. Separo as minhas 12 moedas em dois grupos de 6 moedas cada, e coloco cada um dos grupos em um prato da balança. Um dos lados ficará mais leve, e saberei que a moeda mais leve esta nesse grupo. depois pegarei esse grupo e o separarei em outras grupos dois de 3 moedas cada, e os colocarei na balança. O lado que estiver mais leve, logicamente terá a moeda diferente. Então na terceira e ultima vez que utilizar a balança, eu pegarei duas moedas desse ultimo grupo de três e as pesarei. Se a balança pender para um dos lados, descobrirei aí a mais leve. Se ela permanecer em equilíbrio, a mais leve sera a que ficou de fora da balança

    Lucas Simas - 2B

    ResponderExcluir
  26. Primeiramente, pego essas 12 moedas e coloco 6 em cada lado da balança. A moeda falsa estará no lado mais leve, desse modo posso descartar as 6 moedas do outro lado.

    Segundo passo, faço a mesma coisa só que agora com 3 em cada lado da balança. Vejo em qual lado está a falsa e descarto as outras 3 moedas. Restando somente 3 moedas.

    Por último coloco uma moeda de cada lado da balança e fico com uma na mão. Se a balança ficar estável, a mais leve será a moeda que está na minha mão, senão a balança marcará a mais leve.


    Luciane Lima nº 27 2º C

    ResponderExcluir
  27. Dividindo-se por 2 igualmente as 12 moedas, ficaram 6 moedas em cada prato, o prato que subir estará com a moeda mais leve, depois divide-se as 6 moedas por 2 e ficaram 3 moedas em cada lado, com isso o prato que subir estará com a moeda diferente, finalmente com este número de moedas dividimos 1 moeda para cada prato e sobrará 1, sendo assim, se na primeira medição ocorrer diferença de altura dos pratos saberemos qual a moeda, porém, se não houver diferença entre os pratos, concluiremos que a moeda diferente será a que não foi medida sua massa.

    ResponderExcluir
  28. primeiro: divide em dois grupo de seis o que for mais leve tera a moeda mais leve
    segundo: divide em tres a moeads mais leves .... eo que ficar mais leve e onde esta a moeda
    terceiro: coloca duas moedas uma em cada prato..... se os dois prato ficarem iguais a moeda restante é a mais leve ..... mais se um se fiacr mais leve que o outro o mais leve é a moeda !!!

    Flavio 1c n:11

    ResponderExcluir
  29. Nome:Sarah Agnys n:36 série:1c
    Primeiro vc divide as moedas em 6 e coloca na balança,o que ficar mais leve divide-se em 3 para cada lado o lado que ficou mais leve pesamos cada uma delas é a que for mais leve é a falsa.

    ResponderExcluir
  30. Primeiro colocamos 6 moedas em cada um dos pratos, como a moeda diferente vai estar contida em um dos grupos, em um dos lados também estará mais leve, então pega-se as moedas desse lado e dividi-se em dois grupos de 3.
    Então coloca-se novamente essas moedas divididas nos dois pratos, o lado que estiver mais leve você pegará as moedas e fará outra divisão e encontrará a moeda diferente.

    - Joana Souza, nº 20, 1º A (ETIM).

    ResponderExcluir
  31. Nome:Luiz Matheus Andrade da Silva n°27 1°C
    Como eu faço pra descobrir qual moeda das 12 é a mais leve?
    Eu tenho 12 moedas e 3 medições em uma balança de 2 pratos.
    Em uma medição eu messo 6 e 6 o prato da balança que se elevar é a que tem a moeda mais leve.
    Nisso eu fico com 6 moedas e 2 medições, então eu messo 3 e 3 o prato da balança que se elevar é o que tem a moeda mais leve.
    Então agora eu tenho 3 moedas e uma medição, ai então eu messo uma em cada prato, o prato q se elevar esse por sua vez será o que a moeda está posta, mas se nenhum prato elevar, isto é, ficar os dois no mesmo nível(iguais), então a moeda que eu não medi daquelas 3 moedas será a moeda mais leve.

    ResponderExcluir
  32. Amanda Sapucaia n°03 1°C17 de março de 2012 às 23:45

    Primeiro peso 6 e 6, depois das 6 mais leves eu separo 3 e 3 e das 3 mais leves eu separo 2 e 1 mais uma moeda que eu sei que é pesada, e se esse lado for o mais leve, a moeda que eu deixe sera a moeda mais leve.

    ResponderExcluir
  33. Pesa 6 em cada prato. O prato que ficar mais leve é redividido em 3 e 3 e repesado. Pega-se as 3 que eram mais leves e coloca-se uma moeda em cada prato e uma fica de lado. Caso os pratos fiquem iguais a moeda que está fora é a falsa, caso um deles fique mais baixo, então a outra moeda é a falsa.

    Lucas caetano nº26 2ºC

    ResponderExcluir
  34. Primeiro colocamos 6 moedas em cada prato, depois pegamos as moedas do prato mais leve e repartimos, colocando 3 moedas em cada prato, em seguida pegamos as 3 moedas do prato mais leve e colocamos uma em cada prato e deixamos uma de fora, se a balança ficar equilibrada, a moeda diferente é a que foi retirada, caso um dos pratos fique mais baixo, a moeda diferente é a do outro prato.

    João Paulo Lima nº17 2ºC

    ResponderExcluir