Assim que bebemos um pouco de café,ele procura equilibrar sua temperatura com a da boca e, devido a pequena quantidade de café,esse não tem tempo de queimar a boca.O mesmo ocorre com a sopa. Já a Pizza,quando mordida,além do pedaço ser maior e já estar quente,existe a temperatura interna da pizza que está mais elevada e leva mais tempo para resfriar,pois ainda temos que mastiga-la e o tempo de resfriamento é maior,o pedaço da pizza irá queimar a boca.
O risco de sofrer uma queimadura depende da temperatura, mas também depende da quantidade de alimento, da velocidade pela qual a energia térmica é transferida do alimento para a boca e de quanto tempo o alimento permanece em contato com a boca. Um gole de café põe na boca apenas uma pequena quantidade de líquido, que fica em contato com uma determinada parte da boca por muito pouco tempo, alem de que bebendo poucos goles o liquido se misturará com o ar, resfriando o liquido, alem de transformar o liquido em gotas transferindo individualmente apenas uma pequena quantidade de energia térmica para os pontos que tocarem dentro da boca. Enquanto que a pizza, alem da massa pode conter queijo quente, apesar da superfície do queijo quente não parecer esta muito quente a parte interna do queijo contem uma grande quantidade de energia térmica, alem de que o queijo pode grudar no céu da boca, permitindo uma grande transferência de energia térmica do queijo para a boca.
Um gole de café é apenas uma pequena quantidade de líquido, que fica em contato com a boca por pouco tempo e sopa também é assim. Beber em pequenos goles também ajuda porque mistura o líquido com o ar, o que resfria o líquido e transforma o líquido em gotas, que podem transferir individualmente apenas uma pequena quantidade de energia térmica para os pontos que tocarem dentro da boca. A pizza contém queijo quente, a superfície dela pode não parecer muito quente, enquanto a parte interna contém muita energia térmica e o queijo pode grudar no céu da boca, o que permite uma grande transferência de energia térmica do queijo da pizza para a boca.
Quando bebemos um pouco de café, ele procura equilibrar sua temperatura com a da boca e, devido a pequena quantidade de café, esse não tem tempo de queimar a boca. A sopa, ao estar em um prato com uma certa área e uma certa temperatura, o ambiente é unico e ao tomarmos, pegamos pouca quantidade de sopa na colher. Já a pizza, quando mordida, além do pedaço ser maior e já estar quente, existe a temperatura interna da pizza que está mais elevada e leva mais tempo para resfriar, como o tempo de resfriamento é maior, o pedaço da pizza irá queimar a boca.
Bom a sopa e o café estão em estado liquido e quando entram em contato com a boca se adaptam a temperatura da boca,isso é claro em pequenos gole,já a pizza tem uma temperatura interna q é mais dificil de se resfriar e também geralmente comemos em grandes pedaços se comermos pedaços menores reduzimos um pouco esse problema =D... Julian galego nº16 2ºB
Como já sabemos os objetos na natureza, assim como nós, são feitos de pequenas partículas que chamamos de moléculas. A mesma se encontra em constante agitação nos sólidos, e em constante movimentação nos fluidos (líquidos ou gases). Quando aquecidos, as moléculas dos mesmos tendem a se movimentar mais rápido, no caso dos fluidos, pelas moléculas estarem “mais distantes umas das outras” elas liberam calor mais rapidamente. Já no caso dos sólidos, como as moléculas se encontram muito próximas umas das outras, e com menos espaço para “vibrarem”, demoram mais para perder caloria. Já a explicação para os pequenos goles de café, acredito que seja pela massa do mesmo: quanto menor a massa menor a capacidade térmica. Então: a pizza é sólida e possui uma quantidade maior de massa, enquanto o café é o inverso.
Porque a pizza ocupa um maior espaço em sua boca e demora mais para ser engolido do que um líquido que é mais fácil para ser engolido e ocupa menos espaço.
Segundo pesquisas realizadas, cheguei a conclusão que o risco de sofrer uma queimadura depende da temperatura do alimento, mas depende também da quantidade de alimento, da velocidade pela qual a energia térmica é transferida do alimento para a boca e de quanto tempo o alimento permanece em contato com a boca café pode ser bebido sem problemas mesmo que esteja quente a ponto de queimar a pele se for derramado. um gole põe na boca apenas uma pequena quantidade de líquido, que fica em contato com uma determinada parte da boca por muito pouco tempo. Beber em pequenos goles também pode ajudar, pois ocorre uma mistura do líquido com o ar, o que resfria o líquido; transforma o líquido em gotas, que podem transferir individualmente apenas uma pequena quantidade de energia térmica para os pontos que tocarem dentro da boca. Qualquer alimento que contenha queijo quente, especialmente se o queijo foi aquecido num forno de microondas, deve ser consumido com cautela porque a superfície do queijo pode não parecer muito quente, enquanto a parte interna contém muita energia térmica e pior do que isso, o queijo pode grudar no céu da boca, o que permite uma grande transferência de energia térmica do queijo para a boca.
O café pode se explicar que entre o líquido quente e a boca estão em temperaturas diferentes. Quando dois corpos entram em contato ambos se encontram em diferentes temperaturas, após um certo tempo eles atingem uma temperatura intermediária entre as temperaturas iniciais. Durante esse processo, ocorre uma transferência de energia térmica dos corpos de maior temperatura (café) para os de menor temperatura (boca). Sopa é basicamente água com uuma alta capacidade térmica mássica. Pizza é material sólido com baixa capacidade térmica mássica. Quanto menor a capacidade térmica mássica mais facilmente o material perde calor e assim mais fácil de se queimar. Mariana n°40 2°B
O café, por sua vez está quente, assim como a sopa, já pela linguagem imagina-se que a pizza esteja fervendo. Ela tem a temperatura maior que a do café e da sopa. Mariana Valério Kitade nº26 2ºA
A diferença está no afastamento das partículas. Quanto mais quente mais as partículas tendem a ficar afastadas. Isso porque a energia do calor faz com que uma se choque com a outra causando, pelo impacto da força, o afastamento.
Porque a pizza é sólida, o que faz com que as partículas estejam mais juntas. Como calor nada mais é do que energia térmica em movimento, as partículas mas perto umas das outras facilitam que essa energia passe de uma para a outra mais rapidamente
Isso ocorre porque a pizza está em estado sólido, as partículas de um material no estado sólido da matéria estão todas acopladas juntas. O calor é uma energia térmica em movimento, as partículas que estão mais juntas fazem com que a troca de energia seja mais rápida quanto as partículas de um material líquido, onde as partículas es~tao mais separadas umas das outras.
Isso ocorre porque a pizza está em estado sólido, as partículas de um material no estado sólido da matéria estão todas acopladas juntas. O calor é uma energia térmica em movimento, as partículas que estão mais juntas fazem com que a troca de energia seja mais rápida quanto as partículas de um material líquido, onde as partículas estão mais separadas umas das outras.
Existem algumas substâncas que a condutibilidade de calor é mais dificil, o queijo esta entre elas, essas substâncias possuem um baixo coeficiente de condutibilidade ou seja, demoram mais para liberar o seu calor demorando mais para esfriar... o café ñ é uma dessas subistâncias mas o queijo sim. por isso a demora da pizza esfriar e o aumento da possibilidade de se queimar. cassandra 2°B
Isso se dá devido ao que chamamos de calor sensível, onde: a quantidade de calor que tem como efeito apenas a alteração da temperatura de um corpo. Este fenômeno é regido pela lei física conhecida como Equação Fundamental da Calorimetria, que diz que a quantidade de calor sensível (Q) é igual ao produto de sua massa, da variação da temperatura e de uma constante de proporcionalidade dependente da natureza de cada corpo denominada calor específico. Temos então a seguinte equação: Q=m.c.Δθ Onde: Q = quantidade de calor sensível (cal ou J). c = calor específico da substância que constitui o corpo (cal/g°C ou J/kg°C). m = massa do corpo (g ou kg). Δθ = variação de temperatura (°C). Posso concluir que como o calor específico depende da natureza de cada corpo, a pizza queima a sua boca pois esta em estado sólido enquanto a sopa e o café não. E também pra beber é mais fácil porque desce de uma vez só, pra comer não, você tem que mastigar. O que faz com que o tempo de contato da pizza seja maior em sua boca do que o da sopa e o do café.
Fontes de pesquisa: http://www.sofisica.com.br http://www.brasilescola.com
Em relação ao café, pode se explicar que entre o liquido quente e a boca estão em temperaturas diferentes. Quando são colocados em contato dois corpos que se encontram em diferentes temperaturas, observa-se que, após um certo intervalo de tempo, todos atingem uma temperatura intermediária entre as temperaturas iniciais. Durante esse processo, ocorre uma transferência de energia térmica dos corpos de maior temperatura (Café) para os de menor temperatura (boca). Se o café for bebido de uma vez só, sua área será maior do que a área interna da boca, fazendo com que essa troca de calor seja muito intensa lesionando a boca, já o café quando bebido lentamente, sua área é menor do que a do interior da boca e ela tendo uma temperatura menor faz com que haja um equilíbrio das temperaturas. Sopa é basicamente água com uma alta capacidade térmica de massa. Pizza tem baixa capacidade térmica de massa. Quanto menor a capacidade térmica de massa mais facil o material perde calor e assim mais fácil de se queimar.
Em relação ao café, pode se explicar que o liquido quente e a boca estão em temperaturas diferentes. Quando são colocados em contato dois corpos que se encontram em diferentes temperaturas, observa-se que, após um certo intervalo de tempo, todos atingem uma temperatura intermediária entre as temperaturas iniciais. Durante esse processo, ocorre uma transferência de energia térmica dos corpos de maior temperatura (Café) para os de menor temperatura (boca). Se o café for bebido de uma vez só, sua área será maior do que a área interna da boca, fazendo com que essa troca de calor seja muito intensa lesionando a mucosa, já o café quando bebido lentamente, sua área é menor do que a do interior da boca e ela tendo uma temperatura menor faz com que haja um equilíbrio das temperaturas. Sopa é basicamente água com uma alta capacidade térmica mássica. Pizza é material sólido com baixa capacidade térmica mássica. Quanto menor a capacidade térmica mássica mais facilmente o material perde calor e assim mais fácil de se queimar.
professora, podemos dizer que é mais facil queimar a boca comendo pizza do que tomando café ou até mesmo comendo sopa , pois o liquido para passa pra vapor é necessario 540cal/gºC, o que é muito mais dificil.
A pizza fica mais tempo na boca da pessoa, já que ele tem de a mastigar.Além disso o recheio dela pode guardar calor em sua parte interna e grudar no céu da boca, trocando mais calor. No sólido, as moléculas estão mais juntas.
A sopa e o café são em grande parte feitos de água, material cujo calor específico é muito elevado, isso significa que ela precisa doar ou receber grande quantidade de calor(calorias) para aumentar ou diminuir sua temperatura, isso quer dizer também, que ela leva mais tempo para aumentar ou diminuir sua temperatura a fim de entrar em equilíbrio com o ambiente, ao entrar em contato com a boca, a água faz um processo lento para doar e receber calor, dando tempo para a adaptação da boca à elevação de temperatura ao contrário da pizza, cujo calor específico é bem menor e seu processo de troca de calor é bem mais rápido, "queimando" a superfície interna da boca. Vinicius Fernandes n°40 2°A
Isso ocorre porque provavelmente o material do qual a pizza é constituida tem a capacidade de fazer troca de energia termica mais rapido do que tomando café ou a sopa. Fora o fato de tomarmos a sopa e o café em pequenos goles, que precisam de menos energia térmica para se manterem "quentes" e logo tendo menos energia para nos queimar , o que não ocorre quando comemos pizza, por que normalmente a comemos em pedaços maiores.
nome:Felipe Aparecido Dias Marques Almeida n°11 2°b
Ao colocarmos na boca algum alimento quente,há transferência de calor entre eles (boca e alimento), no intuito de entrarem em equilíbrio térmico. O café ao ser bebido em grande quantidade, por vez, ocupara uma área maior que a área interna da boca e a troca de calor será muito intensa, queimando a boca, porém ao ser bebido em pequenos goles o volume é menor e a transferência de calor é branda. Isso se da ao fato da capacidade térmica do café, que por sua vez é constituído principalmente de água, assim como a sopa, e encontrarem-se no estado liquido onde a transferência de calor é mais rápida e a massa dele ser pequena ele perde calor rapidamente não dando tempo nem passando energia suficiente para queimar a boca, diferente da pizza, que no estado sólido demora mais para perder calor e ser ingerida, fica por mais tempo na boca, mantem uma transferência de calor lenta porem com grande quantidade de energia sendo liberada que acaba assim queimando o interior da boca.
Isso se dá devido ao fato de o café, a sopa e a pizza, ao entrarem em contato com a boca, buscarem o equilíbrio entre suas temperaturas.
O café e a sopa encontram-se em estado liquido, tendo assim uma mais rápida transferência de calor, fazendo com que desse modo haja um mais rápido equilíbrio entre a temperatura dos líquidos com a da boca. Além de ao ingeri-los em pequenas quantidades, a energia emitida por eles acaba por não ser suficiente para esquentar a área da boca a ponto de queimá-la. O mesmo não ocorre com a pizza que está em estado sólido, levando ela mais tempo para perder calor, assim demorando em se estabilizar de temperatura com a boca. Além de ter massa suficiente para aquecer a boca a ponto de poder queima-la dependendo da temperatura em que se encontra.
É óbvio que o risco de sofrer uma queimadura depende da temperatura do alimento, mas depende também da quantidade de alimento, da velocidade pela qual a energia térmica é transferida do alimento para a boca e de quanto tempo o alimento permanece em contato com a boca. O café pode ser bebido sem problemas mesmo que esteja quente a ponto de queimar a pele se for derramado,um gole põe na boca apenas uma pequena quantidade de líquido, que fica em contato com uma determinada parte da boca por muito pouco tempo. Beber em pequenos goles também ajuda de duas maneiras:1) mistura o líquido com o ar, o que resfria o líquido; (2) transforma o líquido em gotas, que podem transferir individualmente apenas uma pequena quantidade de energia térmica para os pontos que tocarem dentro da boca. Qualquer alimento que contenha queijo quente, especialmente se o queijo foi aquecido num forno de microondas, deve ser consumido com cautela por duas razões: (1) a superfície do queijo pode não parecer muito quente, enquanto a parte interna contém muita energia térmica; (2) pior do que isso, o queijo pode grudar no céu da boca, o que permite uma grande transferência de energia térmica do queijo para a boca.
A parte interna da pizza tem uma grande capacidade térmica , e há uma troca de calor muita rápida da pizza para boca , na procura do equilíbrio, é quando acontece a queimadura em segundos. E como ela é sólida permanece mais tempo na boca do que o café ou a sopa. Já o café ou a sopá embora as vezes mais quentes que a pizza ,podem não queimar a boca pois você etá tomando em pequenas quantidades (pequenos goles) ,pesquisando vi que o café quando tomado em goles se mistura com o ar e esfria , e quando enfim chega a boca já está com uma capacidade térmica bem menor, pois houve uma troca de calor com o ar, e quando houver a troca de calor com a boca não vai queimar ! ;)))) Larissa Durães Rabelo 2ºB nº20
A pizza eh solida ,e o cafe e a sopa são líquidos,sendo assim a pizza fica mais tempo sendo degustada na boca tendo mais tempo pra fazer a troca de calor do que o cafe e a sopa que a realização da troca eh mais rápida. Nome Luiz N 26 Serie 1B
o risco de sofrer uma queimadura depende da temperatura do alimento, mas depende também da quantidade de alimento, da velocidade pela qual a energia térmica é transferida do alimento para a boca e de quanto tempo o alimento permanece em contato com a boca. O café pode ser bebido sem problemas mesmo que esteja quente pois além de ser em pequenas quantidades você engoli rápido, la a pizza você leva um pedaço maior e leva um tempo para mastigar até engolir.
Obviamente o risco de sofrer uma queimadura depende da temperatura do alimento, mas depende também da quantidade de alimento, da velocidade pela qual a energia térmica é transferida do alimento para a boca e de quanto tempo o alimento permanece em contato com a boca. O café e a sopa são em grande parte feitos de água, cujo calor especifico é muito elevado, sendo assim, necessita doar e receber uma grande quantidade de calor, assim, leva mais tempo para aumentar ou diminuir sua temperatura para entrar em equilíbrio com o ambiente, e a sopa e o café são alimentos que não permanecem muito tempo na boca, pois não precisam ser mastigados, o que não provoca “queimaduras”. Já a pizza tem calor especifico bem menor, então, seu processo de troca de calor é bem mais rápida, queimando a superfície da boca. Digamos que a pizza tenha queijo, a superfície do queijo pode não parecer muito quente, enquanto a parte interna contém muita energia térmica, pode grudar no céu da boca, o que permite uma grande transferência de energia térmica.
Pois o café é ingerido em goles tornando mais facil o equilibrio de temperatura do próprio café com a boca, o mesmo se passa com a sopa, já a pizza demora mais tempo para entrar em equilibrio com a temperatura ambiente pois a sua temperatura interna esta mais elevada e por isso demora mais para resfriar.
Porque o café e a sopa são líquidos, e por esse motivo não queima a lingua, pois ao ser encostados na boca, sofre uma transferência rápida de calor com a salivia se estabilizando a uma temperatura amenua Já o pedaço de pizza, demora pra se estabilizar, pois é sólido, e por consequência sofre uma carga de calor diretamenta da pizza na língua, o que pode queima-la, por demorar a se equílibrar a temperatura da boca. levi da Silv Martins Nicolau Nº23 2ºB
Olá Professora Então é óbvio que o risco de sofrer uma queimadura depende da temperatura do alimento, mas depende também da quantidade de alimento, da velocidade pela qual a energia térmica é transferida do alimento para a boca e de quanto tempo o alimento permanece em contato com a boca. O café pode ser bebido sem problemas mesmo que esteja quente a ponto de queimar a pele se for derramado, como pode acontecer quando alguém tenta beber café enquanto dirige. Quando o café derrama, uma quantidade relativamente grande de líquido é absorvida pela roupa, que mantém o contato entre o líquido e a pele durante tempo suficiente para que uma quantidade apreciável de energia térmica seja transferida para a pele. Por outro lado, um gole põe na boca apenas uma pequena quantidade de líquido, que fica em contato com uma determinada parte da boca por muito pouco tempo. Beber em pequenos goles também ajuda de duas maneiras: (1) mistura o líquido com o ar, o que resfria o líquido; (2) transforma o líquido em gotas, que podem transferir individualmente apenas uma pequena quantidade de energia térmica para os pontos que tocarem dentro da boca. Qualquer alimento que contenha queijo quente, especialmente se o queijo foi aquecido num forno de micro-ondas, deve ser consumido com cautela por duas razões: (1) a superfície do queijo pode não parecer muito quente, enquanto a parte interna contém muita energia térmica; (2) pior do que isso, o queijo pode grudar no céu da boca, o que permite uma grande transferência de energia térmica do queijo para a boca. Ou seja: se você não tomar cuidado, pode queimar o céu da boca em questão de segundos e sofrer durante vários dias. Esse é o motivo pelo qual não queimamos a boca com o café e a sopa e sim com a pizza.
Professora estou enviando para a Camila porque ela está com problemas para enviar para o seu blog.
Resposta:
Em relação ao café, pode se explicar que entre o liquido quente e a boca estão em temperaturas diferentes. Quando são colocados em contato dois corpos que se encontram em diferentes temperaturas, observa-se que, após um certo intervalo de tempo, todos atingem uma temperatura intermediária entre as temperaturas iniciais. Durante esse processo, ocorre uma transferência de energia térmica dos corpos de maior temperatura (Café) para os de menor temperatura (boca). Se o café for bebido de uma vez só, sua área será maior do que a área interna da boca, fazendo com que essa troca de calor seja muito intensa lesionando a mucosa, já o café quando bebido lentamente, sua área é menor do que a do interior da boca e ela tendo uma temperatura menor faz com que haja um equilíbrio das temperaturas. Sopa é basicamente água com uma alta capacidade térmica mássica. Pizza é material sólido com baixa capacidade térmica mássica. Quanto menor a capacidade térmica mássica mais facilmente o material perde calor e assim mais fácil de se queimar.
como a sopa e o café são líquidos, não precisamos ficar mastigando então o tempo de contado do alimento com a boca e menor, já em quanto a pizza ele e ´solido e temos que mastigar, assim tendo um maior contato com a nossa boca.Como o contato e maior temos mais a probabilidade de queimar a boca.
É óbvio que o risco de sofrer uma queimadura depende da temperatura do alimento, mas depende também da quantidade de alimento, da velocidade pela qual a energia térmica é transferida do alimento para a boca e de quanto tempo o alimento permanece em contato com a boca. O café pode ser bebido sem problemas mesmo que esteja quente a ponto de queimar a pele se for derramado, como pode acontecer quando alguém tenta beber café enquanto dirige. Quando o café derrama, uma quantidade relativamente grande de líquido é absorvida pela roupa, que mantém o contato entre o líquido e a pele durante tempo suficiente para que uma quantidade apreciável de energia térmica seja transferida para a pele. Por outro lado, um gole põe na boca apenas uma pequena quantidade de líquido, que fica em contato com uma determinada parte da boca por muito pouco tempo. Beber em pequenos goles também ajuda de duas maneiras: (1) mistura o líquido com o ar, o que resfria o líquido; (2) transforma o líquido em gotas, que podem transferir individualmente apenas uma pequena quantidade de energia térmica para os pontos que tocarem dentro da boca. Qualquer alimento que contenha queijo quente, especialmente se o queijo foi aquecido num forno de microondas, deve ser consumido com cautela por duas razões: (1) a superfície do queijo pode não parecer muito quente, enquanto a parte interna contém muita energia térmica; (2) pior do que isso, o queijo pode grudar no céu da boca, o que permite uma grande transferência de energia térmica do queijo para a boca.
É óbvio que o risco de sofrer uma queimadura depende da temperatura do alimento, mas depende também da quantidade de alimento, da velocidade pela qual a energia térmica é transferida do alimento para a boca e de quanto tempo o alimento permanece em contato com a boca. O café pode ser bebido sem problemas mesmo que esteja quente a ponto de queimar a pele se for derramado. Por outro lado, um gole põe na boca apenas uma pequena quantidade de líquido, que fica em contato com uma determinada parte da boca por muito pouco tempo. Beber em pequenos goles também ajuda de duas maneiras: 1. mistura o líquido com o ar, o que resfria o líquido; 2. transforma o líquido em gotas, que podem transferir individualmente apenas uma pequena quantidade de energia térmica para os pontos que tocarem dentro da boca. Qualquer alimento que contenha queijo quente, especialmente se o queijo foi aquecido num forno de microondas, deve ser consumido com cautela por duas razões: 1. a superfície do queijo pode não parecer muito quente, enquanto a parte interna contém muita energia térmica; 2. pior do que isso, o queijo pode grudar no céu da boca, o que permite uma grande transferência de energia térmica do queijo para a boca.
Podemos justificar o enunciado do desafio com a afirmação de que quanto menor a capacidade térmica mássica mais facilmente o material perde calor e assim mais facil de ocasionar uma queimadura. A sopa é basicamente água com uma alta capacidade térmica massica ao contrario da pizza que é um material sólido e com baixa capacidade térmica mássica. E por isso a pizza queima facilmente. Danilo Barros 2ºB N°8
Assim que bebemos um pouco de café, ele procura equilibrar sua temperatura com a da boca e, devido a pequena quantidade de café, esse não tem tempo de queimar a boca, e com a sopa ocorre a mesma coisa. Já a Pizza, quando mordida, além do pedaço ser maior e já estar quente, existe a temperatura interna da pizza que está mais elevada e leva mais tempo para resfriar, como o tempo de resfriamento é maior, o pedaço da pizza irá queimar a boca.
Ao bebermos o café quente, ingerimos a bebida aos poucos e, quando essa pequena quantidade entra em contato com a boca, ela tende a equilibrar sua temperatura com a mesma, sendo assim não há tempo de queimar a nossa boca. O mesmo procedimento acontece com a sopa. Já com a pizza, o pedaço que mordemos é maior em relação á quantidade de café ou de sopa que ingerimos. Além disso, existe a temperatura interna da pizza que está mais elevada e, por estar no interior da massa, o tempo de resfriamento é maior, portanto o pedaço da pizza queimará a nossa boca.
Assim que bebemos um pouco de café,ele procura equilibrar sua temperatura com a da boca e, devido a pequena quantidade de café,esse não tem tempo de queimar a boca.O mesmo ocorre com a sopa. Já a Pizza,quando mordida,além do pedaço ser maior e já estar quente,existe a temperatura interna da pizza que está mais elevada e leva mais tempo para resfriar,pois ainda temos que mastiga-la e o tempo de resfriamento é maior,o pedaço da pizza irá queimar a boca.
ResponderExcluirLareska Nascimento,n19,2B
O risco de sofrer uma queimadura depende da temperatura, mas também depende da quantidade de alimento, da velocidade pela qual a energia térmica é transferida do alimento para a boca e de quanto tempo o alimento permanece em contato com a boca.
ResponderExcluirUm gole de café põe na boca apenas uma pequena quantidade de líquido, que fica em contato com uma determinada parte da boca por muito pouco tempo, alem de que bebendo poucos goles o liquido se misturará com o ar, resfriando o liquido, alem de transformar o liquido em gotas transferindo individualmente apenas uma pequena quantidade de energia térmica para os pontos que tocarem dentro da boca.
Enquanto que a pizza, alem da massa pode conter queijo quente, apesar da superfície do queijo quente não parecer esta muito quente a parte interna do queijo contem uma grande quantidade de energia térmica, alem de que o queijo pode grudar no céu da boca, permitindo uma grande transferência de energia térmica do queijo para a boca.
Higor Silva n°14 1°B
Um gole de café é apenas uma pequena quantidade de líquido, que fica em contato com a boca por pouco tempo e sopa também é assim. Beber em pequenos goles também ajuda porque mistura o líquido com o ar, o que resfria o líquido e transforma o líquido em gotas, que podem transferir individualmente apenas uma pequena quantidade de energia térmica para os pontos que tocarem dentro da boca.
ResponderExcluirA pizza contém queijo quente, a superfície dela pode não parecer muito quente, enquanto a parte interna contém muita energia térmica e o queijo pode grudar no céu da boca, o que permite uma grande transferência de energia térmica do queijo da pizza para a boca.
Sarah Oliveira nº 33 2ºB
Quando bebemos um pouco de café, ele procura equilibrar sua temperatura com a da boca e, devido a pequena quantidade de café, esse não tem tempo de queimar a boca.
ResponderExcluirA sopa, ao estar em um prato com uma certa área e uma certa temperatura, o ambiente é unico e ao tomarmos, pegamos pouca quantidade de sopa na colher.
Já a pizza, quando mordida, além do pedaço ser maior e já estar quente, existe a temperatura interna da pizza que está mais elevada e leva mais tempo para resfriar, como o tempo de resfriamento é maior, o pedaço da pizza irá queimar a boca.
Nome: Elcio de Almeida Cavalier Nº 09 Série: 2ºB
Bom a sopa e o café estão em estado liquido e quando entram em contato com a boca se adaptam a temperatura da boca,isso é claro em pequenos gole,já a pizza tem uma temperatura interna q é mais dificil de se resfriar e também geralmente comemos em grandes pedaços se comermos pedaços menores reduzimos um pouco esse problema =D...
ResponderExcluirJulian galego nº16 2ºB
debora kono,nº8 1ºb
ResponderExcluirOs coelinhos vao correr um atrás do outro 1º-2º ...8º-1º,como eles estao se movendo em circulos ninca vao alcançar um ao outro.
Como já sabemos os objetos na natureza, assim como nós, são feitos de pequenas partículas que chamamos de moléculas. A mesma se encontra em constante agitação nos sólidos, e em constante movimentação nos fluidos (líquidos ou gases).
ResponderExcluirQuando aquecidos, as moléculas dos mesmos tendem a se movimentar mais rápido, no caso dos fluidos, pelas moléculas estarem “mais distantes umas das outras” elas liberam calor mais rapidamente.
Já no caso dos sólidos, como as moléculas se encontram muito próximas umas das outras, e com menos espaço para “vibrarem”, demoram mais para perder caloria.
Já a explicação para os pequenos goles de café, acredito que seja pela massa do mesmo: quanto menor a massa menor a capacidade térmica.
Então: a pizza é sólida e possui uma quantidade maior de massa, enquanto o café é o inverso.
Porque a pizza ocupa um maior espaço em sua boca e demora mais para ser engolido do que um líquido que é mais fácil para ser engolido e ocupa menos espaço.
ResponderExcluirRafael Rodrigues nº30 1ºA Etim
Segundo pesquisas realizadas, cheguei a conclusão que o risco de sofrer uma queimadura depende da temperatura do alimento, mas depende também da quantidade de alimento, da velocidade pela qual a energia térmica é transferida do alimento para a boca e de quanto tempo o alimento permanece em contato com a boca café pode ser bebido sem problemas mesmo que esteja quente a ponto de queimar a pele se for derramado. um gole põe na boca apenas uma pequena quantidade de líquido, que fica em contato com uma determinada parte da boca por muito pouco tempo. Beber em pequenos goles também pode ajudar, pois ocorre uma mistura do líquido com o ar, o que resfria o líquido; transforma o líquido em gotas, que podem transferir individualmente apenas uma pequena quantidade de energia térmica para os pontos que tocarem dentro da boca.
ResponderExcluirQualquer alimento que contenha queijo quente, especialmente se o queijo foi aquecido num forno de microondas, deve ser consumido com cautela porque a superfície do queijo pode não parecer muito quente, enquanto a parte interna contém muita energia térmica e pior do que isso, o queijo pode grudar no céu da boca, o que permite uma grande transferência de energia térmica do queijo para a boca.
Caroline Ramos nº6 2º A
O café pode se explicar que entre o líquido quente e a boca estão em temperaturas diferentes. Quando dois corpos entram em contato ambos se encontram em diferentes temperaturas, após um certo tempo eles atingem uma temperatura intermediária entre as temperaturas iniciais. Durante esse processo, ocorre uma transferência de energia térmica dos corpos de maior temperatura (café) para os de menor temperatura (boca).
ResponderExcluirSopa é basicamente água com uuma alta capacidade térmica mássica. Pizza é material sólido com baixa capacidade térmica mássica. Quanto menor a capacidade térmica mássica mais facilmente o material perde calor e assim mais fácil de se queimar.
Mariana n°40 2°B
Em relação ao café… acho que é por que voce esta bebendo pouquinho e tem como esfriar rapidamente na boca tentando buscar o equilibrio termico.
ResponderExcluirJa a sopa é basicamente água com uma alta capacidade térmica mássica. Pizza é material sólido com baixa capacidade térmica mássica.
Quanto menor a capacidade térmica mássica mais facilmente o material perde calor e assim mais fácil é de apanhar queimadura.
Rodrigo H. Nº32 2ºb
O café, por sua vez está quente, assim como a sopa, já pela linguagem imagina-se que a pizza esteja fervendo. Ela tem a temperatura maior que a do café e da sopa.
ResponderExcluirMariana Valério Kitade nº26 2ºA
A diferença está no afastamento das partículas.
ResponderExcluirQuanto mais quente mais as partículas tendem a ficar afastadas. Isso porque a energia do calor faz com que uma se choque com a outra causando, pelo impacto da força, o afastamento.
Stephanie Ribeiro Lopes
Número: 34
2°B
Porque a pizza é sólida, o que faz com que as partículas estejam mais juntas. Como calor nada mais é do que energia térmica em movimento, as partículas mas perto umas das outras facilitam que essa energia passe de uma para a outra mais rapidamente
ResponderExcluirDo aluno que você adora
Lucas Simas -2B
Isso ocorre porque a pizza está em estado sólido, as partículas de um material no estado sólido da matéria estão todas acopladas juntas. O calor é uma energia térmica em movimento, as partículas que estão mais juntas fazem com que a troca de energia seja mais rápida quanto as partículas de um material líquido, onde as partículas es~tao mais separadas umas das outras.
ResponderExcluirNatalie Prada Domingos nº29 2ºB
Isso ocorre porque a pizza está em estado sólido, as partículas de um material no estado sólido da matéria estão todas acopladas juntas. O calor é uma energia térmica em movimento, as partículas que estão mais juntas fazem com que a troca de energia seja mais rápida quanto as partículas de um material líquido, onde as partículas estão mais separadas umas das outras.
ResponderExcluirNatalie Prada Domingos nº29 2ºB
Existem algumas substâncas que a condutibilidade de calor é mais dificil, o queijo esta entre elas, essas substâncias possuem um baixo coeficiente de condutibilidade ou seja, demoram mais para liberar o seu calor demorando mais para esfriar... o café ñ é uma dessas subistâncias mas o queijo sim. por isso a demora da pizza esfriar e o aumento da possibilidade de se queimar.
ResponderExcluircassandra 2°B
Isso se dá devido ao que chamamos de calor sensível, onde: a quantidade de calor que tem como efeito apenas a alteração da temperatura de um corpo.
ResponderExcluirEste fenômeno é regido pela lei física conhecida como Equação Fundamental da Calorimetria, que diz que a quantidade de calor sensível (Q) é igual ao produto de sua massa, da variação da temperatura e de uma constante de proporcionalidade dependente da natureza de cada corpo denominada calor específico.
Temos então a seguinte equação:
Q=m.c.Δθ
Onde:
Q = quantidade de calor sensível (cal ou J).
c = calor específico da substância que constitui o corpo (cal/g°C ou J/kg°C).
m = massa do corpo (g ou kg).
Δθ = variação de temperatura (°C).
Posso concluir que como o calor específico depende da natureza de cada corpo, a pizza queima a sua boca pois esta em estado sólido enquanto a sopa e o café não.
E também pra beber é mais fácil porque desce de uma vez só, pra comer não, você tem que mastigar. O que faz com que o tempo de contato da pizza seja maior em sua boca do que o da sopa e o do café.
Fontes de pesquisa:
http://www.sofisica.com.br
http://www.brasilescola.com
Leonardo Henrique nº21 2ºB
Em relação ao café, pode se explicar que entre o liquido quente e a boca estão em temperaturas diferentes. Quando são colocados em contato dois corpos que se encontram em diferentes temperaturas, observa-se que, após um certo intervalo de tempo, todos atingem uma temperatura intermediária entre as temperaturas iniciais. Durante esse processo, ocorre uma transferência de energia térmica dos corpos de maior temperatura (Café) para os de menor temperatura (boca). Se o café for bebido de uma vez só, sua área será maior do que a área interna da boca, fazendo com que essa troca de calor seja muito intensa lesionando a boca, já o café quando bebido lentamente, sua área é menor do que a do interior da boca e ela tendo uma temperatura menor faz com que haja um equilíbrio das temperaturas.
ResponderExcluirSopa é basicamente água com uma alta capacidade térmica de massa. Pizza tem baixa capacidade térmica de massa. Quanto menor a capacidade térmica de massa mais facil o material perde calor e assim mais fácil de se queimar.
victor haruki ishii nº38 2º B
Em relação ao café, pode se explicar que o liquido quente e a boca estão em temperaturas diferentes.
ResponderExcluirQuando são colocados em contato dois corpos que se encontram em diferentes temperaturas, observa-se que, após um certo intervalo de
tempo, todos atingem uma temperatura intermediária entre as temperaturas iniciais.
Durante esse processo, ocorre uma transferência de energia térmica dos corpos de maior temperatura (Café) para os de menor temperatura (boca). Se o café for bebido
de uma vez só, sua área será maior do que a área interna da boca, fazendo com que
essa troca de calor seja muito intensa lesionando a mucosa, já o café quando bebido
lentamente, sua área é menor do que a do interior da boca e ela tendo uma temperatura
menor faz com que haja um equilíbrio das temperaturas.
Sopa é basicamente água com uma alta capacidade térmica mássica.
Pizza é material sólido com baixa capacidade térmica mássica. Quanto menor a capacidade
térmica mássica mais facilmente o material perde calor e assim mais fácil de se queimar.
Bruna Ferreira de Sousa N°04 2ºA
Véi nunca me queimei comendo pizza
ResponderExcluirprofessora, podemos dizer que é mais facil queimar a boca comendo pizza do que tomando café ou até mesmo comendo sopa , pois o liquido para passa pra vapor é necessario 540cal/gºC, o que é muito mais dificil.
ResponderExcluirA pizza fica mais tempo na boca da pessoa, já que ele tem de a mastigar.Além disso o recheio dela pode guardar calor em sua parte interna e grudar no céu da boca, trocando mais calor. No sólido, as moléculas estão mais juntas.
ResponderExcluirAlan 2ºB
A sopa e o café são em grande parte feitos de água, material cujo calor específico é muito elevado, isso significa que ela precisa doar ou receber grande quantidade de calor(calorias) para aumentar ou diminuir sua temperatura, isso quer dizer também, que ela leva mais tempo para aumentar ou diminuir sua temperatura a fim de entrar em equilíbrio com o ambiente, ao entrar em contato com a boca, a água faz um processo lento para doar e receber calor, dando tempo para a adaptação da boca à elevação de temperatura ao contrário da pizza, cujo calor específico é bem menor e seu processo de troca de calor é bem mais rápido, "queimando" a superfície interna da boca.
ResponderExcluirVinicius Fernandes n°40 2°A
Isso ocorre porque provavelmente o material do qual a pizza é constituida tem a capacidade de fazer troca de energia termica mais rapido do que tomando café ou a sopa. Fora o fato de tomarmos a sopa e o café em pequenos goles, que precisam de menos energia térmica para se manterem "quentes" e logo tendo menos energia para nos queimar , o que não ocorre quando comemos pizza, por que normalmente a comemos em pedaços maiores.
ResponderExcluirnome:Felipe Aparecido Dias Marques Almeida n°11 2°b
Ao colocarmos na boca algum alimento quente,há transferência de calor entre eles (boca e alimento), no intuito de entrarem em equilíbrio térmico.
ResponderExcluirO café ao ser bebido em grande quantidade, por vez, ocupara uma área maior que a área interna da boca e a troca de calor será muito intensa, queimando a boca, porém ao ser bebido em pequenos goles o volume é menor e a transferência de calor é branda. Isso se da ao fato da capacidade térmica do café, que por sua vez é constituído principalmente de água, assim como a sopa, e encontrarem-se no estado liquido onde a transferência de calor é mais rápida e a massa dele ser pequena ele perde calor rapidamente não dando tempo nem passando energia suficiente para queimar a boca, diferente da pizza, que no estado sólido demora mais para perder calor e ser ingerida, fica por mais tempo na boca, mantem uma transferência de calor lenta porem com grande quantidade de energia sendo liberada que acaba assim queimando o interior da boca.
Andressa X. nº4, 2ºB
Isso se dá devido ao fato de o café, a sopa e a pizza, ao entrarem em contato com a boca, buscarem o equilíbrio entre suas temperaturas.
ResponderExcluirO café e a sopa encontram-se em estado liquido, tendo assim uma mais rápida transferência de calor, fazendo com que desse modo haja um mais rápido equilíbrio entre a temperatura dos líquidos com a da boca.
Além de ao ingeri-los em pequenas quantidades, a energia emitida por eles acaba por não ser suficiente para esquentar a área da boca a ponto de queimá-la. O mesmo não ocorre com a pizza que está em estado sólido, levando ela mais tempo para perder calor, assim demorando em se estabilizar de temperatura com a boca.
Além de ter massa suficiente para aquecer a boca a ponto de poder queima-la dependendo da temperatura em que se encontra.
Rayane F. nº30, 2ºB
É óbvio que o risco de sofrer uma queimadura depende da temperatura do alimento, mas depende também da quantidade de alimento, da velocidade pela qual a energia térmica é transferida do alimento para a boca e de quanto tempo o alimento permanece em contato com a boca. O café pode ser bebido sem problemas mesmo que esteja quente a ponto de queimar a pele se for derramado,um gole põe na boca apenas uma pequena quantidade de líquido, que fica em contato com uma determinada parte da boca por muito pouco tempo. Beber em pequenos goles também ajuda de duas maneiras:1) mistura o líquido com o ar, o que resfria o líquido;
ResponderExcluir(2) transforma o líquido em gotas, que podem transferir individualmente apenas uma pequena quantidade de energia térmica para os pontos que tocarem dentro da boca.
Qualquer alimento que contenha queijo quente, especialmente se o queijo foi aquecido num forno de microondas, deve ser consumido com cautela por duas razões:
(1) a superfície do queijo pode não parecer muito quente, enquanto a parte interna contém muita energia térmica;
(2) pior do que isso, o queijo pode grudar no céu da boca, o que permite uma grande transferência de energia térmica do queijo para a boca.
Ananda Predi Alves 2ºA
A parte interna da pizza tem uma grande capacidade térmica , e há uma troca de calor muita rápida da pizza para boca , na procura do equilíbrio, é quando acontece a queimadura em segundos. E como ela é sólida permanece mais tempo na boca do que o café ou a sopa.
ResponderExcluirJá o café ou a sopá embora as vezes mais quentes que a pizza ,podem não queimar a boca pois você etá tomando em pequenas quantidades (pequenos goles) ,pesquisando vi que o café quando tomado em goles se mistura com o ar e esfria , e quando enfim chega a boca já está com uma capacidade térmica bem menor, pois houve uma troca de calor com o ar, e quando houver a troca de calor com a boca não vai queimar ! ;))))
Larissa Durães Rabelo 2ºB nº20
A pizza eh solida ,e o cafe e a sopa são líquidos,sendo assim a pizza fica mais tempo sendo degustada na boca tendo mais tempo pra fazer a troca de calor do que o cafe e a sopa que a realização da troca eh mais rápida.
ResponderExcluirNome Luiz
N 26
Serie 1B
o risco de sofrer uma queimadura depende da temperatura do alimento, mas depende também da quantidade de alimento, da velocidade pela qual a energia térmica é transferida do alimento para a boca e de quanto tempo o alimento permanece em contato com a boca. O café pode ser bebido sem problemas mesmo que esteja quente pois além de ser em pequenas quantidades você engoli rápido, la a pizza você leva um pedaço maior e leva um tempo para mastigar até engolir.
ResponderExcluirAline Peixinho nº02 2ºB
John Kennedy N°16 2A
ResponderExcluirporque nos liquidos as particulas de calor não são resistentes,mas nos sólidos as partículas de calor são resistentes,por isso queimamos com a pizza.
é que o calor específico da agua é bem maior, ou seja, ela precisa de muito mais energia para elevar sua temperatura do que o trigo por exemplo.
ResponderExcluirElias teixeira n°10 2B
Obviamente o risco de sofrer uma queimadura depende da temperatura do alimento, mas depende também da quantidade de alimento, da velocidade pela qual a energia térmica é transferida do alimento para a boca e de quanto tempo o alimento permanece em contato com a boca. O café e a sopa são em grande parte feitos de água, cujo calor especifico é muito elevado, sendo assim, necessita doar e receber uma grande quantidade de calor, assim, leva mais tempo para aumentar ou diminuir sua temperatura para entrar em equilíbrio com o ambiente, e a sopa e o café são alimentos que não permanecem muito tempo na boca, pois não precisam ser mastigados, o que não provoca “queimaduras”. Já a pizza tem calor especifico bem menor, então, seu processo de troca de calor é bem mais rápida, queimando a superfície da boca. Digamos que a pizza tenha queijo, a superfície do queijo pode não parecer muito quente, enquanto a parte interna contém muita energia térmica, pode grudar no céu da boca, o que permite uma grande transferência de energia térmica.
ResponderExcluirCinthia Y. Takasu N07 2B
Pois o café é ingerido em goles tornando mais facil o equilibrio de temperatura do próprio café com a boca, o mesmo se passa com a sopa, já a pizza demora mais tempo para entrar em equilibrio com a temperatura ambiente pois a sua temperatura interna esta mais elevada e por isso demora mais para resfriar.
ResponderExcluirPâmela E. 2°A n°29
Porque o café e a sopa são líquidos, e por esse motivo não queima a lingua, pois ao ser encostados na boca, sofre uma transferência rápida de calor com a salivia se estabilizando a uma temperatura amenua
ResponderExcluirJá o pedaço de pizza, demora pra se estabilizar, pois é sólido, e por consequência sofre uma carga de calor diretamenta da pizza na língua, o que pode queima-la, por demorar a se equílibrar a temperatura da boca.
levi da Silv Martins Nicolau Nº23 2ºB
Olá Professora
ResponderExcluirEntão é óbvio que o risco de sofrer uma queimadura depende da temperatura do alimento, mas depende também da quantidade de alimento, da velocidade pela qual a energia térmica é transferida do alimento para a boca e de quanto tempo o alimento permanece em contato com a boca. O café pode ser bebido sem problemas mesmo que esteja quente a ponto de queimar a pele se for derramado, como pode acontecer quando alguém tenta beber café enquanto dirige. Quando o café derrama, uma quantidade relativamente grande de líquido é absorvida pela roupa, que mantém o contato entre o líquido e a pele durante tempo suficiente para que uma quantidade apreciável de energia térmica seja transferida para a pele.
Por outro lado, um gole põe na boca apenas uma pequena quantidade de líquido, que fica em contato com uma determinada parte da boca por muito pouco tempo. Beber em pequenos goles também ajuda de duas maneiras:
(1) mistura o líquido com o ar, o que resfria o líquido;
(2) transforma o líquido em gotas, que podem transferir individualmente apenas uma pequena quantidade de energia térmica para os pontos que tocarem dentro da boca.
Qualquer alimento que contenha queijo quente, especialmente se o queijo foi aquecido num forno de micro-ondas, deve ser consumido com cautela por duas razões:
(1) a superfície do queijo pode não parecer muito quente, enquanto a parte interna contém muita energia térmica;
(2) pior do que isso, o queijo pode grudar no céu da boca, o que permite uma grande transferência de energia térmica do queijo para a boca.
Ou seja: se você não tomar cuidado, pode queimar o céu da boca em questão de segundos e sofrer durante vários dias. Esse é o motivo pelo qual não queimamos a boca com o café e a sopa e sim com a pizza.
Nome: Juliano Sousa de Araujo
Nº: 17
2º A
Professora estou enviando para a Camila porque ela está com problemas para enviar para o seu blog.
ResponderExcluirResposta:
Em relação ao café, pode se explicar que entre o liquido quente e a boca estão em temperaturas diferentes. Quando são colocados em contato dois corpos que se encontram em diferentes temperaturas, observa-se que, após um certo intervalo de tempo, todos atingem uma temperatura intermediária entre as temperaturas iniciais. Durante esse processo, ocorre uma transferência de energia térmica dos corpos de maior temperatura (Café) para os de menor temperatura (boca). Se o café for bebido de uma vez só, sua área será maior do que a área interna da boca, fazendo com que essa troca de calor seja muito intensa lesionando a mucosa, já o café quando bebido lentamente, sua área é menor do que a do interior da boca e ela tendo uma temperatura menor faz com que haja um equilíbrio das temperaturas.
Sopa é basicamente água com uma alta capacidade térmica mássica. Pizza é material sólido com baixa capacidade térmica mássica. Quanto menor a capacidade térmica mássica mais facilmente o material perde calor e assim mais fácil de se queimar.
Nome: Camila Takeiti Chagas
Nº: 5
2º B
como a sopa e o café são líquidos, não precisamos ficar mastigando então o tempo de contado do alimento com a boca e menor, já em quanto a pizza ele e ´solido e temos que mastigar, assim tendo um maior contato com a nossa boca.Como o contato e maior temos mais a probabilidade de queimar a boca.
ResponderExcluirKarina Kaori Nemoto
2ºA nº18
É óbvio que o risco de sofrer uma queimadura depende da temperatura do alimento, mas depende também da quantidade de alimento, da velocidade pela qual a energia térmica é transferida do alimento para a boca e de quanto tempo o alimento permanece em contato com a boca. O café pode ser bebido sem problemas mesmo que esteja quente a ponto de queimar a pele se for derramado, como pode acontecer quando alguém tenta beber café enquanto dirige. Quando o café derrama, uma quantidade relativamente grande de líquido é absorvida pela roupa, que mantém o contato entre o líquido e a pele durante tempo suficiente para que uma quantidade apreciável de energia térmica seja transferida para a pele.
ResponderExcluirPor outro lado, um gole põe na boca apenas uma pequena quantidade de líquido, que fica em contato com uma determinada parte da boca por muito pouco tempo. Beber em pequenos goles também ajuda de duas maneiras:
(1) mistura o líquido com o ar, o que resfria o líquido;
(2) transforma o líquido em gotas, que podem transferir individualmente apenas uma pequena quantidade de energia térmica para os pontos que tocarem dentro da boca.
Qualquer alimento que contenha queijo quente, especialmente se o queijo foi aquecido num forno de microondas, deve ser consumido com cautela por duas razões:
(1) a superfície do queijo pode não parecer muito quente, enquanto a parte interna contém muita energia térmica;
(2) pior do que isso, o queijo pode grudar no céu da boca, o que permite uma grande transferência de energia térmica do queijo para a boca.
Vanderlei Estevão Nº: 38 2ºA
É óbvio que o risco de sofrer uma queimadura depende da temperatura do alimento, mas depende também da quantidade de alimento, da velocidade pela qual a energia térmica é transferida do alimento para a boca e de quanto tempo o alimento permanece em contato com a boca. O café pode ser bebido sem problemas mesmo que esteja quente a ponto de queimar a pele se for derramado.
ResponderExcluirPor outro lado, um gole põe na boca apenas uma pequena quantidade de líquido, que fica em contato com uma determinada parte da boca por muito pouco tempo. Beber em pequenos goles também ajuda de duas maneiras:
1. mistura o líquido com o ar, o que resfria o líquido;
2. transforma o líquido em gotas, que podem transferir individualmente apenas uma pequena quantidade de energia térmica para os pontos que tocarem dentro da boca.
Qualquer alimento que contenha queijo quente, especialmente se o queijo foi aquecido num forno de microondas, deve ser consumido com cautela por duas razões:
1. a superfície do queijo pode não parecer muito quente, enquanto a parte interna contém muita energia térmica;
2. pior do que isso, o queijo pode grudar no céu da boca, o que permite uma grande transferência de energia térmica do queijo para a boca.
Roberta, Nº 32, 2ºA.
Podemos justificar o enunciado do desafio com a afirmação de que quanto menor a capacidade térmica mássica mais facilmente o material perde calor e assim mais facil de ocasionar uma queimadura.
ResponderExcluirA sopa é basicamente água com uma alta capacidade térmica massica ao contrario da pizza que é um material sólido e com baixa capacidade térmica mássica.
E por isso a pizza queima facilmente.
Danilo Barros 2ºB N°8
Assim que bebemos um pouco de café, ele procura equilibrar sua temperatura com a da boca e, devido a pequena quantidade de café, esse não tem tempo de queimar a boca, e com a sopa ocorre a mesma coisa. Já a Pizza, quando mordida, além do pedaço ser maior e já estar quente, existe a temperatura interna da pizza que está mais elevada e leva mais tempo para resfriar, como o tempo de resfriamento é maior, o pedaço da pizza irá queimar a boca.
ResponderExcluirSamuel Guimarães n°: 33 2° A
Ao bebermos o café quente, ingerimos a bebida aos poucos e, quando essa pequena quantidade entra em contato com a boca, ela tende a equilibrar sua temperatura com a mesma, sendo assim não há tempo de queimar a nossa boca. O mesmo procedimento acontece com a sopa. Já com a pizza, o pedaço que mordemos é maior em relação á quantidade de café ou de sopa que ingerimos. Além disso, existe a temperatura interna da pizza que está mais elevada e, por estar no interior da massa, o tempo de resfriamento é maior, portanto o pedaço da pizza queimará a nossa boca.
ResponderExcluirThiago Fernandes, n°: 37, 2° A.