O gelo, ou qualquer material com baixa temperatura resfria o ar que está à sua volta.O ar, próximo ao gelo se condensa e você tem a impressão que seja fumaça, mas é água contida no ar que está condensando pela superfície mais fria do gelo.
Porque um cubo de gelo têm a capacidade de resfriar facilmente o ar que está ao seu redor. Além de ser formado por gases, o ar também apresenta vapor d’água. Com o tal resfriamento, o vapor se transforma em um conjunto de gotículas, que enxergamos como uma fumacinha. Na verdade, é algo mais parecido com uma nuvem do que com fumaça, porque se trata de uma névoa formada por minúsculas gotas de água. Outra diferença é que essa névoa não sobe como a fumaça comum, formada quando alguma coisa queima. Como a temperatura das gotinhas é mais baixa que a do ambiente, a névoa fica mais densa - e mais pesada - que o ar. "Por isso, ela tende a descer. A mesma coisa acontece quando abrimos a porta de uma geladeira: a umidade do ar em volta se condensa e também desce", O curioso é que o efeito varia de acordo com as condições do clima: quanto mais úmido o ar, mais vapor haverá para ser condensado.
Isso quer dizer que se tirarmos uma cerveja supergelada do freezer de algum restaurante no calor molhado de Manaus, por exemplo, vai aparecer um monte de fumaça em volta da garrafa. Mas se a operação for repetida em uma mercearia na aridez do sertão nordestino, a névoa com certeza será bem menor.
Porque o gelo tem a capacidade de esfriar facilmente o ar que está ao seu redor devido a sua temperatura abaixo de 0º, fazendo com que as gotículas de água contidas no ar do ambiente se condensem, formando algo que nos parece fumaça, mas é uma pequena névoa formada da condensação dessa água. Por ela ser mais pesada que o ar devido a água geladinha contida dela, ela tem tendência a descer, e não subir. A intensidade que isso acontece depende da umidade do ar no ambiente em que o gelo for exposto.
Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-sai-fumaca-do-gelo-e-das-bebidas-geladas - acesso às 14:57 - 19/03/2012
Após pesquisas descobri que o gelo, ou qualquer material com baixa temperatura resfria o ar que está à sua volta. Com o resfriamento, a porção de água presente nesse ar se condensa, ou seja, se transforma em gotículas que formam vapor, uma espécie, de fumaça. A condensação da água será tanto maior quanto mais próxima estiver da superfície gelada. É interessante notar que essa fumaça não sobe como acontece normalmente. Por ser fria, é mais pesada que o ar e sua tendência é descer (quem já frequentou baladas ou até mesmo foi ano passado na USP quando teve aquele evento de física, já viu que para gerar "fumaça" eles usam uma quantidade significativa de gelo seco e o primeiro fato que se nota em relação a essa "fumaça" proveniente do gelo seco é que ele não sobe, ela fica apenas no chão).
Na verdade, a tal 'fumaça' é a uma condensação da umidade que existe na atmosfera. Isso aconteçe pois, quando a porção de água presente nesse ar se condensa, se transforma em gotículas que formam vapor, que seria uma de fumaça.
A impressão que nós temos de estar saindo “fumaça” do gelo, é dada pelo fato de que o gelo com baixa temperatura resfria o ar, então a porção de água presente no ar condensa em forma de vapor. É in¬teressante notar que esse vapor não sobe como acontece normalmente. Por ser frio, é mais pesado que o ar e sua tendência seja descer.
Porque um cubo de gelo com temperatura em torno de 0 °C têm a capacidade de resfriar facilmente o ar que está ao seu redor. Além de ser formado por gases, o ar também apresenta vapor d’água. Com o tal resfriamento, o vapor se transforma em um conjunto de gotículas, que enxergamos como uma fumacinha. Na verdade, é algo mais parecido com uma nuvem do que com fumaça, porque se trata de uma névoa formada por minúsculas gotas de água. Outra diferença é que essa névoa não sobe como a fumaça comum, formada quando alguma coisa queima. Como a temperatura das gotinhas é mais baixa que a do ambiente, a névoa fica mais densa - e mais pesada - que o ar. "Por isso, ela tende a descer. A mesma coisa acontece quando abrimos a porta de uma geladeira: a umidade do ar em volta se condensa e também desce", afirma o físico Cláudio Furukawa, da USP. O curioso é que o efeito varia de acordo com as condições do clima: quanto mais úmido o ar, mais vapor haverá para ser condensado.
Fonte de pesquisa: http://mundoestranho.abril.com.br
Como o gelo está a uma baixa temperatura ele resfria o ar envolta dele, com isso a porção de água existente no ar é condençada. ai está a nossa "fumacinha".
O gelo,ou qualquer material com baixa temperatura resfria o ar que está à sua volta. Com o resfriamento,a porção de água presente nesse ar se condensa,ou seja,se transforma em gotículas que formam vapor,uma espécie,de fumaça.A condensação da água será tanto maior quanto mais próxima estiver da superfície gelada.É interessante notar que essa fumaça não sobe como acontece normalmente.Por ser fria,é mais pesada que o ar e sua tendência é descer.
Por se tratar de um material em baixa temperatura , no caso o gelo , o ar em volta do gelo , ou de qualquer material , se condensa já que o material está em baixa temperatura , e o ar quando entra em contato com o gelo , faz com que as partículas de água se condensam e formam gotículas de vapor , dando a impressão de "fumaça".
O gelo troca calor com o ar que está em contato, a porção de água presente nesse ar se condensa, ou seja, se transforma em gotículas que formam vapor, ou "fumaça". A condensação da água será maior quanto mais próxima estiver da superfície gelada. Então quanto mais água estiver próxima do gelo, mais fumaça se formará. Por ser fria, a "fumacinha" não sobe, porque é mais pesada que o ar e sua tendência é descer, ao contrário da fumaça de quando esquentemos água no fogão por exemplo.
Porque a temperatura do gelo é inferior a temperatura do ar (ambiente), assim o gelo quando está mudando de estado entra em contato com o ar, o condensa e faz com que saia "fumaça". Maria Julia Figueiredo nº25 2ºA
O gelo, ou qualquer material com baixa temperatura resfria o ar que está à sua volta. Com o resfriamento, a porção de água presente nesse ar se condensa, ou seja, se transforma em gotículas que formam vapor, uma espécie, de fumaça. A condensação da água será tanto maior quanto mais próxima estiver da superfície gelada. É interessante notar que essa fumaça não sobe como acontece normalmente. Por ser fria, é mais pesada que o ar e sua tendência é descer
A "fumaça" que sai do gelo é o efeito da condensação do vapor d’água que existe na atmosfera. O ar em volta de massa de gelo perde calor e suas partículas movem-se menos rapidamente, ficando mais próximas e aumentando a densidade em volta da massa de gelo.
pode se levar tres hipoteses para que sai fumaça do gelo: hipotese"a":o GELO PODE SER ,GELO SECO... POR ISSO OCORRE A SUBLIMAÇÃO MAIS RÁPIDA... HIPOTESE B : ao reitirar o gelo de congelador... a temperatura de fora era maior que a temperatura no congelador.. isso acelerou o processo de sublimação ... que é a passagem do gelo para o vapor... hipotese C : a temperatuar do gelo por ser menor que a temperatuara ambiente.. acabou acontecendo uma troca de temperaturas com o calor do ar atmosfericos em volta do gelo... isso fez com que a temperatura em volta do gelo ficasse menor que a do ambiente...e o ar ficou visivel... por ter menor temperatura que o exterior!!!
Não é fumaça. O ar, próximo ao gelo se condensa e você tem a impressão que seja fumaça, mas é água contida no ar que está condensando pela superfície mais fria do gelo.
O gelo, ou qualquer material com baixa temperatura resfria o ar que está à sua volta. Com o resfriamento, a porção de água presente nesse ar se condensa, ou seja, se transforma em gotículas que formam vapor, uma espécie, de fumaça. A condensação da água será tanto maior quanto mais próxima estiver da superfície gelada. É interessante notar que essa fumaça não sobe como acontece normalmente. Por ser fria, é mais pesada que o ar e sua tendência é descer.
O gelo, ou qualquer material com baixa temperatura resfria o ar que está à sua volta. Com o resfriamento, a porção de água presente nesse ar se condensa, ou seja, se transforma em gotículas que formam vapor, uma espécie, de fumaça. A condensação da água será tanto maior quanto mais próxima estiver da superfície gelada. É interessante notar que essa fumaça não sobe como acontece normalmente. Por ser fria, é mais pesada que o ar e sua tendência é descer.
Qualquer material com baixa temperatura resfria o ar em sua volta, isso faz com que a porção de água presente nesse ar se condense, ou seja se transforme em goticulas que formam o vapor... ou a "fumaça". O ar em volta da massa de gelo perde calor e suas particulas movem-se menos rapidamente , ficando mais juntinhas, eaumentando a densidade em volta da massa do gelo. ;))))))))) Larissa Durães Rabelo nº20 2ºB !
Isso acontece porque no ar existe vapor de água, que está numa temperatura muito superior à do gelo. Ao tirar o gelo da geladeira, ocorre troca de calor entre ele e o vapor de água presente n ar, fazendo com que o vapor de água condense e vire uma "fumaça" que na verdade são gotículas de água.
Porque um cubo de gelo têm a capacidade de resfriar facilmente o ar que está ao seu redor. Além de ser formado por gases, o ar também apresenta vapor d’água. Com o tal resfriamento, o vapor se transforma em um conjunto de gotículas, que enxergamos como uma fumacinha. Na verdade, é algo mais parecido com uma nuvem do que com fumaça, porque se trata de uma névoa formada por minúsculas gotas de água. Outra diferença é que essa névoa não sobe como a fumaça comum, formada quando alguma coisa queima. Como a temperatura das gotinhas é mais baixa que a do ambiente, a névoa fica mais densa - e mais pesada - que o ar.
Além de ser formado por gases, o ar também apresenta vapor d’água. Com o resfriamento, o vapor se transforma em um conjunto de gotículas, que enxergamos como uma fumaça. Na verdade, é mais parecido com uma nuvem do que com fumaça, porque é uma névoa formada por minúsculas gotas de água. Outra diferença é que essa névoa não sobe como a fumaça comum, formada quando alguma coisa queima. Como a temperatura das gotinhas é mais baixa que a do ambiente, a névoa fica mais densa - e mais pesada - que o ar. "Por isso, ela tende a descer.
A "fumaça" que sai do gelo é o efeito da condensação do vapor d’água que existe na atmosfera. O ar em volta da massa de gelo perde calor e suas partículas movem-se mais devagar e ficando mais próximas, aumentando a densidade em volta da massa de gelo. Uma curiosidade é que por essa fumaça ser fria e com densidade em volta de massa de gelo maior, ela é mais pesada que o ar , sendo assim a tendencia dessa fumaça é descer . Thais Martins 1° A/ETIM.
Porque o gelo tem a capacidade de esfriar facilmente o “ar quente” (em relação ao gelo) que está ao seu redor. Com o resfriamento, o “ar quente” ao redor do gelo é condensado, se transformando em minúsculas gotículas de água, que enxergamos como uma fumacinha.
A "fumaça" que sai do gelo é o efeito da condensação do vapor d’água que existe na atmosfera. O ar em volta de massa de gelo perde calor e suas partículas movem-se menos rapidamente, ficando mais próximas e aumentando a densidade em volta da massa de gelo.
O gelo, ou qualquer material com baixa temperatura resfria o ar que está à sua volta. Com isso, a porção de água presente nesse ar se condensa, ou seja, se transforma em gotículas que formam vapor, uma espécie, de fumaça. A condensação da água será tanto maior quanto mais próxima estiver da superfície gelada. É interessante notar que essa fumaça não sobe como acontece normalmente. Por ser fria, é mais pesada que o ar e sua tendência é descer. Mariana n°40 2°B
O ar tem uma certa quantidade de vapor de água, o que se chama umidade relativa do ar. O gelo consegue baixar a temperatura no ar em volta e com isso esse vapor é condensado. Essa condensação pode ser vista pois o vapor passa de invisível para ligeiramente branco. Para exemplicar temos o próprio gelo: quando ele está na fase de água é transparente, mas depois de congelar ele fica com um aspecto esbranquiçado.
O gelo, ou qualquer material com baixa temperatura resfria o ar que está à sua volta. Com o resfriamento, a porção de água presente nesse ar se condensa, ou seja, se transforma em gotículas que formam vapor, uma espécie, de fumaça. A condensação da água será tanto maior quanto mais próxima estiver da superfície gelada. É interessante notar que essa fumaça não sobe como acontece normalmente. Por ser fria, é mais pesada que o ar e sua tendência é descer.
O gelo, ou qualquer material com baixa temperatura resfria o ar que está à sua volta. Com o resfriamento, a porção de água presente nesse ar se condensa, ou seja, se transforma em gotículas que formam vapor, uma espécie, de fumaça. A condensação da água será tanto maior quanto mais próxima estiver da superfície gelada.
O gelo por ter baixa temperatura resfria o ar que está a sua volta, com o resfriamento condensa a porção de água presente nesse ar, ou seja uma espécie de fumaça que são gotículas que formam vapor. Suzana 2°A n°35
O gelo, ou qualquer material com baixa temperatura resfria o ar que está à sua volta. Com o resfriamento, a porção de água presente no ar se condensa, ou seja, se transforma em gotículas que formam vapor.
O gelo, ou qualquer material com baixa temperatura resfria o ar que está à sua volta. Com o resfriamento, a porção de água presente nesse ar se condensa, ou seja, se transforma em gotículas que formam vapor, uma espécie, de fumaça. A condensação da água será tanto maior quanto mais próxima estiver da superfície gelada. É interessante notar que essa fumaça não sobe como acontece normalmente. Por ser fria, é mais pesada que o ar e sua tendência é descer.
Quando vemos aquela "fumaça" ou melhor "vapor d'água" saindo do gelo, é o motivo de que o gelo está passando do estado sólido para o gasoso diretamente, estado físico pelo qual é chamado de "sublimação direta"
Porque um cubo de gelo ou uma garrafa com temperatura em torno de 0 °C têm a capacidade de resfriar facilmente o ar que está ao seu redor. Além de ser formado por gases, o ar também apresenta vapor d’água. Com o tal resfriamento, o vapor se transforma em um conjunto de gotículas, que enxergamos como uma fumacinha. Na verdade, é algo mais parecido com uma nuvem do que com fumaça, porque se trata de uma névoa formada por minúsculas gotas de água. Outra diferença é que essa névoa não sobe como a fumaça comum, formada quando alguma coisa queima. Como a temperatura das gotinhas é mais baixa que a do ambiente, a névoa fica mais densa - e mais pesada - que o ar. "Por isso, ela tende a descer. Segundo o físico Cláudio Furukawa, da USP. (bibliografia) Karina Kaori Nemoto Nº18 2ºA
O gelo, ou qualquer material com baixa temperatura, resfria o ar que está à sua volta. Com o resfriamento, a porção de água presente nesse ar se condensa, ou seja, se transforma em gotículas que formam vapor, uma espécie de fumaça. A condensação da água será tanto maior quanto mais próxima estiver da superfície gelada.
Devido ao fator da diferença de temperatura entre o ar que está próximo ao gelo, e a temperatura ambiente. O que ocorre é que o ar da temperatura ambiente esta "quente" em relação ao ar que esta próximo ao gelo, e quando os dois entram em contato o ar "quente" se condensa, se tranformando então em gotículas de água tão minúsculas, que a olho nú nos faz pensar que é uma "fumaça"
na verdade a fumassa não sai do gelo, ela está indo para ele... como a temperatura do gelo é muito baixa o ar envolta dele começa a condensar rápidamente liberando seu calor para se igualar a temperatura do gelo se modificando assim para virar água o que com a baixa temperatura rápidamente se solidifica virando uma camada de gelo. e a passagem do gás para o líquido e para o sólido rápidamente é o q faz com que vejamos a fumassa branca... Cassandra 2ºB
O gelo assim como qualquer material gelado resfria o ar,assim o condensando como vimos nas ultimas aulas... Oque acontece é que no ar existe gotículas de aguá,fazendo do ar viscoso,podemos lembrar da força de empuxo que é produzida a objetos quando soltos e deixados a merce da força de aceleração da gravidade,dependendo é claro do area e não do peso do objeto.as goticulas se tranformam em fumaça.... Julian 16 2b
O gelo, ou qualquer material com baixa temperatura, resfria o ar que está à sua volta. Com o resfriamento, a porção de água presente nesse ar se condensa, ou seja, se transforma em gotículas que formam vapor, uma espécie de fumaça. A condensação da água será tanto maior quanto mais próxima estiver da superfície gelada. “Essa fumaça não sobe, como acontece normalmente. Por ser fria, é mais pesada que o ar e sua tendência é descer”. Bruna Ferreira de sousa n°04 2°A
Na verdade não sai fumaça do gelo, o que ocorre é que o ar atmosférico que esta ao redor do gelo está mais quente que ele e com a troca de calor algumas partículas do ar acabam se solidificando, e acabamos por achar que está saindo fumaça do gelo, mas na verdade é o ar saindo do estado gasoso ao se chocar com o gelo.
Pois o gelo encontra-se em mais baixa temperatura que o ar, desse modo, ao entrarem em contato há uma troca de calor entre ambos, ou seja, um resfriamento do ar atmosférico, ocorrendo assim a condensação da porção de água, que está em forma gasosa, ou seja, vapor, presente no ar, fazendo com que ela saia do estado gasoso, indo assim para o estado líquido e nos fazendo ver a “fumaça”.
Isso ocorre pelo fato de o gelo ter uma temperatura inferior ao ambiente e tentando buscar o equilibrio térmico ele vai ganhando calor do ambiente e essa fumaça é o condensamento que esta ocorrendo pela obtenção de calor do gelo pelo ambiente.
porque o gelo tem a capacidade de resfriar ao seu redor, o ar, apesar de ser feito de gases, tambem contem vapor d'agua. com esse rapido resfriamento, esse vapor se transforma em um conjunto de particulas, que vemos como fumaça.
Nome: Gabriela Rodrigues Rochel de Moraes N° 14 série 2°B
O gelo com baixa temperatura resfria o ar que está à sua volta, com isso, a porção de água presente nesse ar se condensa, ou seja, se transforma em gotículas que formam vapor, uma espécie, de fumaça. A condensação da água será tanto maior quanto mais próxima estiver da superfície gelada. Por ser fria é mais pesada que o ar, por isso sua tendência é descer.
Professora o gelo, ou qualquer material com baixa temperatura resfria o ar que está à sua volta. Com o resfriamento, a porção de água presente nesse ar se condensa, ou seja, se transforma em gotículas que formam vapor, uma espécie, de fumaça. A condensação da água será tanto maior quanto mais próxima estiver da superfície gelada. É interessante notar que essa fumaça não sobe como acontece normalmente. Por ser fria, é mais pesada que o ar e sua tendência é descer. Élvio de Almeida Cavalier N° 09 série: 2° A
Pois o gelo resfria o ar em sua volta e nesse ar existe a presença de agua que acaba se condensando com o ar frio que o gelo libera dai formando a fumaça :) Pâmela nº29 2ºA
O gelo, ou qualquer material com baixa temperatura resfria o ar que está à sua volta. Com o resfriamento, a porção de água presente nesse ar se condensa, ou seja, se transforma em gotículas que formam vapor, uma espécie, de fumaça. A condensação da água será tanto maior quanto mais próxima estiver da superfície gelada. É interessante notar que essa fumaça não sobe como acontece normalmente. Por ser fria, é mais pesada que o ar e sua tendência é descer. Bjs professora Claudia Murillo Amancio n°28 2°A
O gelo, ou qualquer material com baixa temperatura resfria o ar que está à sua volta.O ar, próximo ao gelo se condensa e você tem a impressão que seja fumaça, mas é água contida no ar que está condensando pela superfície mais fria do gelo.
ResponderExcluirHenrique 2ºA nº14
Porque um cubo de gelo têm a capacidade de resfriar facilmente o ar que está ao seu redor. Além de ser formado por gases, o ar também apresenta vapor d’água. Com o tal resfriamento, o vapor se transforma em um conjunto de gotículas, que enxergamos como uma fumacinha. Na verdade, é algo mais parecido com uma nuvem do que com fumaça, porque se trata de uma névoa formada por minúsculas gotas de água. Outra diferença é que essa névoa não sobe como a fumaça comum, formada quando alguma coisa queima. Como a temperatura das gotinhas é mais baixa que a do ambiente, a névoa fica mais densa - e mais pesada - que o ar. "Por isso, ela tende a descer. A mesma coisa acontece quando abrimos a porta de uma geladeira: a umidade do ar em volta se condensa e também desce", O curioso é que o efeito varia de acordo com as condições do clima: quanto mais úmido o ar, mais vapor haverá para ser condensado.
ResponderExcluirIsso quer dizer que se tirarmos uma cerveja supergelada do freezer de algum restaurante no calor molhado de Manaus, por exemplo, vai aparecer um monte de fumaça em volta da garrafa. Mas se a operação for repetida em uma mercearia na aridez do sertão nordestino, a névoa com certeza será bem menor.
Levi martins Nº23 2ºB
Porque o gelo tem a capacidade de esfriar facilmente o ar que está ao seu redor devido a sua temperatura abaixo de 0º, fazendo com que as gotículas de água contidas no ar do ambiente se condensem, formando algo que nos parece fumaça, mas é uma pequena névoa formada da condensação dessa água. Por ela ser mais pesada que o ar devido a água geladinha contida dela, ela tem tendência a descer, e não subir.
ResponderExcluirA intensidade que isso acontece depende da umidade do ar no ambiente em que o gelo for exposto.
Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-sai-fumaca-do-gelo-e-das-bebidas-geladas
- acesso às 14:57 - 19/03/2012
Murilo Figueiredo Martinez - Nº28 2ºB
Após pesquisas descobri que o gelo, ou qualquer material com baixa temperatura resfria o ar que está à sua volta. Com o resfriamento, a porção de água presente nesse ar se condensa, ou seja, se transforma em gotículas que formam vapor, uma espécie, de fumaça. A condensação da água será tanto maior quanto mais próxima estiver da superfície gelada. É interessante notar que essa fumaça não sobe como acontece normalmente. Por ser fria, é mais pesada que o ar e sua tendência é descer (quem já frequentou baladas ou até mesmo foi ano passado na USP quando teve aquele evento de física, já viu que para gerar "fumaça" eles usam uma quantidade significativa de gelo seco e o primeiro fato que se nota em relação a essa "fumaça" proveniente do gelo seco é que ele não sobe, ela fica apenas no chão).
ResponderExcluirVanderlei Estevão Nº: 38 2ºA
Na verdade, a tal 'fumaça' é a uma condensação da umidade que existe na atmosfera. Isso aconteçe pois, quando a porção de água presente nesse ar se condensa, se transforma em gotículas que formam vapor, que seria uma de fumaça.
ResponderExcluirJhenifer Melissa , 2°B
A impressão que nós temos de estar saindo “fumaça” do gelo, é dada pelo fato de que o gelo com baixa temperatura resfria o ar, então a porção de água presente no ar condensa em forma de vapor. É in¬teressante notar que esse vapor não sobe como acontece normalmente. Por ser frio, é mais pesado que o ar e sua tendência seja descer.
ResponderExcluirCaroline Ramos nº6 2º A
Porque o gelo condensa água no estado gasoso presente no ar ao seu redor.
ResponderExcluirAlan 2ºB
Porque um cubo de gelo com temperatura em torno de 0 °C têm a capacidade de resfriar facilmente o ar que está ao seu redor. Além de ser formado por gases, o ar também apresenta vapor d’água. Com o tal resfriamento, o vapor se transforma em um conjunto de gotículas, que enxergamos como uma fumacinha. Na verdade, é algo mais parecido com uma nuvem do que com fumaça, porque se trata de uma névoa formada por minúsculas gotas de água. Outra diferença é que essa névoa não sobe como a fumaça comum, formada quando alguma coisa queima. Como a temperatura das gotinhas é mais baixa que a do ambiente, a névoa fica mais densa - e mais pesada - que o ar. "Por isso, ela tende a descer. A mesma coisa acontece quando abrimos a porta de uma geladeira: a umidade do ar em volta se condensa e também desce", afirma o físico Cláudio Furukawa, da USP. O curioso é que o efeito varia de acordo com as condições do clima: quanto mais úmido o ar, mais vapor haverá para ser condensado.
ResponderExcluirFonte de pesquisa:
http://mundoestranho.abril.com.br
Leonardo Henrique Nº21 2ºB
Como o gelo está a uma baixa temperatura ele resfria o ar envolta dele, com isso a porção de água existente no ar é condençada. ai está a nossa "fumacinha".
ResponderExcluirElias Teixeira n10 2B
O gelo,ou qualquer material com baixa temperatura resfria o ar que está à sua volta. Com o resfriamento,a porção de água presente nesse ar se condensa,ou seja,se transforma em gotículas que formam vapor,uma espécie,de fumaça.A condensação da água será tanto maior quanto mais próxima estiver da superfície gelada.É interessante notar que essa fumaça não sobe como acontece normalmente.Por ser fria,é mais pesada que o ar e sua tendência é descer.
ResponderExcluirLareska 2°B n°19
Por se tratar de um material em baixa temperatura , no caso o gelo , o ar em volta do gelo , ou de qualquer material , se condensa já que o material está em baixa temperatura , e o ar quando entra em contato com o gelo , faz com que as partículas de água se condensam e formam gotículas de vapor , dando a impressão de "fumaça".
ResponderExcluirIsac 2° N16
O gelo possui uma temperatura baixa resfriando o ar que está no ambiente, a água que está no ar se condensa, denominando vapor condensado.
ResponderExcluirLeticia Mendonça F n°22 2°B
O gelo troca calor com o ar que está em contato, a porção de água presente nesse ar se condensa, ou seja, se transforma em gotículas que formam vapor, ou "fumaça". A condensação da água será maior quanto mais próxima estiver da superfície gelada. Então quanto mais água estiver próxima do gelo, mais fumaça se formará.
ResponderExcluirPor ser fria, a "fumacinha" não sobe, porque é mais pesada que o ar e sua tendência é descer, ao contrário da fumaça de quando esquentemos água no fogão por exemplo.
Natalie Prada Domingos, nº29 2ºB
Porque a temperatura do gelo é inferior a temperatura do ar (ambiente), assim o gelo quando está mudando de estado entra em contato com o ar, o condensa e faz com que saia "fumaça".
ResponderExcluirMaria Julia Figueiredo nº25 2ºA
O gelo, ou qualquer material com baixa temperatura resfria o ar que está à sua volta. Com o resfriamento, a porção de água presente nesse ar se condensa, ou seja, se transforma em gotículas que formam vapor, uma espécie, de fumaça. A condensação da água será tanto maior quanto mais próxima estiver da superfície gelada. É interessante notar que essa fumaça não sobe como acontece normalmente. Por ser fria, é mais pesada que o ar e sua tendência é descer
ResponderExcluirAline 2ºA
A "fumaça" que sai do gelo é o efeito da condensação do vapor d’água que existe na atmosfera. O ar em volta de massa de gelo perde calor e suas partículas movem-se menos rapidamente, ficando mais próximas e aumentando a densidade em volta da massa de gelo.
ResponderExcluirpode se levar tres hipoteses para que sai fumaça do gelo:
ResponderExcluirhipotese"a":o GELO PODE SER ,GELO SECO... POR ISSO OCORRE A SUBLIMAÇÃO MAIS RÁPIDA...
HIPOTESE B : ao reitirar o gelo de congelador... a temperatura de fora era maior que a temperatura no congelador.. isso acelerou o processo de sublimação ... que é a passagem do gelo para o vapor...
hipotese C : a temperatuar do gelo por ser menor que a temperatuara ambiente.. acabou acontecendo uma troca de temperaturas com o calor do ar atmosfericos em volta do gelo... isso fez com que a temperatura em volta do gelo ficasse menor que a do ambiente...e o ar ficou visivel... por ter menor temperatura que o exterior!!!
Flavio LUZ Filho n11 1c
Não é fumaça. O ar, próximo ao gelo se condensa e você tem a impressão que seja fumaça, mas é água contida no ar que está condensando pela superfície mais fria do gelo.
ResponderExcluirBreno Torcini 1²A ETIM
O gelo, ou qualquer material com baixa temperatura resfria o ar que está à sua volta.
ResponderExcluirCom o resfriamento, a porção de água presente nesse ar se condensa, ou seja, se transforma em gotículas que formam vapor,
uma espécie, de fumaça. A condensação da água será tanto maior quanto mais próxima estiver da superfície gelada.
É interessante notar que essa fumaça não sobe como acontece normalmente. Por ser fria, é mais pesada que o ar e sua tendência é descer.
Stephanie R.Lopes
Número: 34
2°B
O gelo, ou qualquer material com baixa temperatura resfria o ar que está à sua volta. Com o resfriamento, a porção de água presente nesse ar se condensa, ou seja, se transforma em gotículas que formam vapor, uma espécie, de fumaça. A condensação da água será tanto maior quanto mais próxima estiver da superfície gelada. É interessante notar que essa fumaça não sobe como acontece normalmente. Por ser fria, é mais pesada que o ar e sua tendência é descer.
ResponderExcluirGabriela de Souza Gomes Martins, nº 13, 2ºA.
Qualquer material com baixa temperatura resfria o ar em sua volta, isso faz com que a porção de água presente nesse ar se condense, ou seja se transforme em goticulas que formam o vapor... ou a "fumaça". O ar em volta da massa de gelo perde calor e suas particulas movem-se menos rapidamente , ficando mais juntinhas, eaumentando a densidade em volta da massa do gelo. ;)))))))))
ResponderExcluirLarissa Durães Rabelo nº20 2ºB !
Isso acontece porque no ar existe vapor de água, que está numa temperatura muito superior à do gelo. Ao tirar o gelo da geladeira, ocorre troca de calor entre ele e o vapor de água presente n ar, fazendo com que o vapor de água condense e vire uma "fumaça" que na verdade são gotículas de água.
ResponderExcluirVinicius Fernandes n°40 2°A
Porque um cubo de gelo têm a capacidade de resfriar facilmente o ar que está ao seu redor. Além de ser formado por gases, o ar também apresenta vapor d’água. Com o tal resfriamento, o vapor se transforma em um conjunto de gotículas, que enxergamos como uma fumacinha. Na verdade, é algo mais parecido com uma nuvem do que com fumaça, porque se trata de uma névoa formada por minúsculas gotas de água. Outra diferença é que essa névoa não sobe como a fumaça comum, formada quando alguma coisa queima. Como a temperatura das gotinhas é mais baixa que a do ambiente, a névoa fica mais densa - e mais pesada - que o ar.
ResponderExcluirNome: Juliano Sousa de Araujo
Nº: 17
2º: A
Além de ser formado por gases, o ar também apresenta vapor d’água. Com o resfriamento, o vapor se transforma em um conjunto de gotículas, que enxergamos como uma fumaça. Na verdade, é mais parecido com uma nuvem do que com fumaça, porque é uma névoa formada por minúsculas gotas de água. Outra diferença é que essa névoa não sobe como a fumaça comum, formada quando alguma coisa queima. Como a temperatura das gotinhas é mais baixa que a do ambiente, a névoa fica mais densa - e mais pesada - que o ar. "Por isso, ela tende a descer.
ResponderExcluirCamila Salvador Rodrigues Franco nº 05 2º A
A "fumaça" que sai do gelo é o efeito da condensação do vapor d’água que existe na atmosfera. O ar em volta da massa de gelo perde calor e suas partículas movem-se mais devagar e ficando mais próximas, aumentando a densidade em volta da massa de gelo. Uma curiosidade é que por essa fumaça ser fria e com densidade em volta de massa de gelo maior, ela é mais pesada que o ar , sendo assim a tendencia dessa fumaça é descer .
ResponderExcluirThais Martins 1° A/ETIM.
Porque o gelo tem a capacidade de esfriar facilmente o “ar quente” (em relação ao gelo) que está ao seu redor. Com o resfriamento, o “ar quente” ao redor do gelo é condensado, se transformando em minúsculas gotículas de água, que enxergamos como uma fumacinha.
ResponderExcluirNome: Thiago Fernandes Silva / N°: 37 / 2° A.
A "fumaça" que sai do gelo é o efeito da condensação do vapor d’água que existe na atmosfera. O ar em volta de massa de gelo perde calor e suas partículas movem-se menos rapidamente, ficando mais próximas e aumentando a densidade em volta da massa de gelo.
ResponderExcluirAnanda Predi Alves 2°A
O gelo, ou qualquer material com baixa temperatura resfria o ar que está à sua volta. Com isso, a porção de água presente nesse ar se condensa, ou seja, se transforma em gotículas que formam vapor, uma espécie, de fumaça. A condensação da água será tanto maior quanto mais próxima estiver da superfície gelada. É interessante notar que essa fumaça não sobe como acontece normalmente. Por ser fria, é mais pesada que o ar e sua tendência é descer.
ResponderExcluirMariana n°40 2°B
O ar tem uma certa quantidade de vapor de água, o que se chama umidade relativa do ar. O gelo consegue baixar a temperatura no ar em volta e com isso esse vapor é condensado. Essa condensação pode ser vista pois o vapor passa de invisível para ligeiramente branco. Para exemplicar temos o próprio gelo: quando ele está na fase de água é transparente, mas depois de congelar ele fica com um aspecto esbranquiçado.
ResponderExcluirSarah Oliveira nº33 2ºB
O gelo, ou qualquer material com baixa temperatura resfria o ar que está à sua volta. Com o resfriamento, a porção de água presente nesse ar se condensa, ou seja, se transforma em gotículas que formam vapor, uma espécie, de fumaça. A condensação da água será tanto maior quanto mais próxima estiver da superfície gelada. É interessante notar que essa fumaça não sobe como acontece normalmente. Por ser fria, é mais pesada que o ar e sua tendência é descer.
ResponderExcluirKarina Monteiro nº18 2ºB
O gelo, ou qualquer material com baixa temperatura resfria o ar que está à sua volta. Com o resfriamento, a porção de água presente nesse ar se condensa, ou seja, se transforma em gotículas que formam vapor, uma espécie, de fumaça. A condensação da água será tanto maior quanto mais próxima estiver da superfície gelada.
ResponderExcluirRoberta, Nº 32, 2ºA.
O gelo por ter baixa temperatura resfria o ar que está a sua volta, com o resfriamento condensa a porção de água presente nesse ar, ou seja uma espécie de fumaça que são gotículas que formam vapor.
ResponderExcluirSuzana 2°A n°35
O gelo, ou qualquer material com baixa temperatura resfria o ar que está à sua volta. Com o resfriamento, a porção de água presente no ar se condensa, ou seja, se transforma em gotículas que formam vapor.
ResponderExcluirAline Peixinho 2°B
O gelo, ou qualquer material com baixa temperatura resfria o ar que está à sua volta. Com o resfriamento, a porção de água presente nesse ar se condensa, ou seja, se transforma em gotículas que formam vapor, uma espécie, de fumaça. A condensação da água será tanto maior quanto mais próxima estiver da superfície gelada. É interessante notar que essa fumaça não sobe como acontece normalmente. Por ser fria, é mais pesada que o ar e sua tendência é descer.
ResponderExcluirQuando vemos aquela "fumaça" ou melhor "vapor d'água" saindo do gelo, é o motivo de que o gelo está passando do estado sólido para o gasoso diretamente, estado físico pelo qual é chamado de "sublimação direta"
ResponderExcluirNome: Élcio de Almeida Cavalier Nº 09 Série: 2ºB
Porque um cubo de gelo ou uma garrafa com temperatura em torno de 0 °C têm a capacidade de resfriar facilmente o ar que está ao seu redor. Além de ser formado por gases, o ar também apresenta vapor d’água. Com o tal resfriamento, o vapor se transforma em um conjunto de gotículas, que enxergamos como uma fumacinha. Na verdade, é algo mais parecido com uma nuvem do que com fumaça, porque se trata de uma névoa formada por minúsculas gotas de água. Outra diferença é que essa névoa não sobe como a fumaça comum, formada quando alguma coisa queima. Como a temperatura das gotinhas é mais baixa que a do ambiente, a névoa fica mais densa - e mais pesada - que o ar. "Por isso, ela tende a descer.
ResponderExcluirSegundo o físico Cláudio Furukawa, da USP. (bibliografia)
Karina Kaori Nemoto Nº18 2ºA
O gelo, ou qualquer material com baixa temperatura, resfria o ar que está à sua volta. Com o resfriamento, a porção de água presente nesse ar se condensa, ou seja, se transforma em gotículas que formam vapor, uma espécie de fumaça. A condensação da água será tanto maior quanto mais próxima estiver da superfície gelada.
ResponderExcluirCamila Takeiti Chagas n5 2B
Devido ao fator da diferença de temperatura entre o ar que está próximo ao gelo, e a temperatura ambiente. O que ocorre é que o ar da temperatura ambiente esta "quente" em relação ao ar que esta próximo ao gelo, e quando os dois entram em contato o ar "quente" se condensa, se tranformando então em gotículas de água tão minúsculas, que a olho nú nos faz pensar que é uma "fumaça"
ResponderExcluirSamuel Guimarães Pereira n°: 33 2° A
na verdade a fumassa não sai do gelo, ela está indo para ele... como a temperatura do gelo é muito baixa o ar envolta dele começa a condensar rápidamente liberando seu calor para se igualar a temperatura do gelo se modificando assim para virar água o que com a baixa temperatura rápidamente se solidifica virando uma camada de gelo. e a passagem do gás para o líquido e para o sólido rápidamente é o q faz com que vejamos a fumassa branca...
ResponderExcluirCassandra 2ºB
O gelo assim como qualquer material gelado resfria o ar,assim o condensando como vimos nas ultimas aulas...
ResponderExcluirOque acontece é que no ar existe gotículas de aguá,fazendo do ar viscoso,podemos lembrar da força de empuxo que é produzida a objetos quando soltos e deixados a merce da força de aceleração da gravidade,dependendo é claro do area e não do peso do objeto.as goticulas se tranformam em fumaça....
Julian 16 2b
O gelo, ou qualquer material com baixa temperatura, resfria o ar que está à sua volta. Com o resfriamento, a porção de água presente nesse ar se condensa, ou seja, se transforma em gotículas que formam vapor, uma espécie de fumaça. A condensação da água será tanto maior quanto mais próxima estiver da superfície gelada. “Essa fumaça não sobe, como acontece normalmente. Por ser fria, é mais pesada que o ar e sua tendência é descer”.
ResponderExcluirBruna Ferreira de sousa n°04 2°A
Na verdade não sai fumaça do gelo, o que ocorre é que o ar atmosférico que esta ao redor do gelo está mais quente que ele e com a troca de calor algumas partículas do ar acabam se solidificando, e acabamos por achar que está saindo fumaça do gelo, mas na verdade é o ar saindo do estado gasoso ao se chocar com o gelo.
ResponderExcluirAndressa nº4 2°B
Pois o gelo encontra-se em mais baixa temperatura que o ar, desse modo, ao entrarem em contato há uma troca de calor entre ambos, ou seja, um resfriamento do ar atmosférico, ocorrendo assim a condensação da porção de água, que está em forma gasosa, ou seja, vapor, presente no ar, fazendo com que ela saia do estado gasoso, indo assim para o estado líquido e nos fazendo ver a “fumaça”.
ResponderExcluirRayane Flávia dos Santos n°30 2°B
Isso ocorre pelo fato de o gelo ter uma temperatura inferior ao ambiente e tentando buscar o equilibrio térmico ele vai ganhando calor do ambiente e essa fumaça é o condensamento que esta ocorrendo pela obtenção de calor do gelo pelo ambiente.
ResponderExcluirDanilo Barros de Souza 2B nº8
porque o gelo tem a capacidade de resfriar ao seu redor, o ar, apesar de ser feito de gases, tambem contem vapor d'agua. com esse rapido resfriamento, esse vapor se transforma em um conjunto de particulas, que vemos como fumaça.
ResponderExcluirNome: Gabriela Rodrigues Rochel de Moraes N° 14 série 2°B
O gelo com baixa temperatura resfria o ar que está à sua volta, com isso, a porção de água presente nesse ar se condensa, ou seja, se transforma em gotículas que formam vapor, uma espécie, de fumaça. A condensação da água será tanto maior quanto mais próxima estiver da superfície gelada. Por ser fria é mais pesada que o ar, por isso sua tendência é descer.
ResponderExcluirCinthia Y. Takasu nº 07 2ºB
Professora o gelo, ou qualquer material com baixa temperatura resfria o ar que está à sua volta. Com o resfriamento, a porção de água presente nesse ar se condensa, ou seja, se transforma em gotículas que formam vapor, uma espécie, de fumaça. A condensação da água será tanto maior quanto mais próxima estiver da superfície gelada. É interessante notar que essa fumaça não sobe como acontece normalmente. Por ser fria, é mais pesada que o ar e sua tendência é descer.
ResponderExcluirÉlvio de Almeida Cavalier N° 09 série: 2° A
Pois o gelo resfria o ar em sua volta e nesse ar existe a presença de agua que acaba se condensando com o ar frio que o gelo libera dai formando a fumaça :)
ResponderExcluirPâmela nº29 2ºA
O gelo, ou qualquer material com baixa temperatura resfria o ar que está à sua volta. Com o resfriamento, a porção de água presente nesse ar se condensa, ou seja, se transforma em gotículas que formam vapor, uma espécie, de fumaça. A condensação da água será tanto maior quanto mais próxima estiver da superfície gelada. É interessante notar que essa fumaça não sobe como acontece normalmente. Por ser fria, é mais pesada que o ar e sua tendência é descer.
ResponderExcluirBjs professora Claudia
Murillo Amancio n°28 2°A