Se o elevador estiver parado, o valor da balança será igual se ela estivesse no chão, pois ela terá um apoio solido embaixo dela que não sofre alteração quando se poe peso em cima dele, por isso a força da gravidade estará contra a força que a pessoa faz em relação ela (a gravidade). agora se o elevador estiver em movimento, o valor da balança pode variar sim pois o peso da pessoa varia, porque a gravidade terá menos influencia sobre a pessoa, ela ainda estará sobre o chão do elevador mas como ele se movimenta para baixo, os vetores estarão na mesma direção, fazendo com que a gravidade esteja com menos intensidade dentro do elevador, acho que é por isso que da aquele friozinho na barriga quando o elevador começa a descer. Agora se o elevador se movimenta para cima, o valor da balança também varia, só que dessa vez ao contrario, ela vai aumentar, porque a força que vai eleva a pessoa para cima é maior que se ela estivesse parada, portanto concluo a minha resposta no seguinte: se o elevador estiver em repouso, o valor não varia, agora se o elevador estiver em movimento tanto para cima quanto para baixo, ele vai variar de acordo com o vetor força que a pessoa fará contra a gravidade.
Sim ao colocarmos uma balança dentro de um elevador o valor medido pela balança pode variar devido há cinco casos possíveis. Nossa força peso (P = m.g), sempre apontando para baixo, cria uma força normal de reação (FN) sempre perpendicular à superfície de contato, geralmente aplicada em nossos pés, e, neste caso, apontando para cima. Quando entramos em um elevador, de acordo com o seu movimento podemos sentir diferentes sensações. Lembrando que de acordo com a 1ª Lei de Newton, o corpo, por inércia, tende a manter seu estado, seja ele de repouso ou de MRU. E de acordo com o princípio fundamental da Dinâmica, a força resultante (FR) pode ser calculada por FR = m.a, onde m é a massa do corpo e a é a aceleração desenvolvida pelo mesmo.
Há cinco casos possíveis:
- Elevador parado ou subindo e descendo com velocidades constantes (MRU): Nesses casos, a força normal aplicada em nossos pés é igual à nossa força peso, pois a única aceleração que estamos sentindo é a gravidade. A força resultante entre a normal e a peso é nula. FR = 0 --> FN = P
-Elevador iniciando seu movimento de subida: Para subir, o elevador faz uma força para cima, tendo uma aceleração positiva voltada para cima. Como a resultante está para cima, a força normal é maior que a força peso. FN > P --> FR = FN - P
-Elevador terminando seu movimento de subida: Para parar, o elevador desacelera fazendo com que a resultante esteja voltada para baixo, fazendo-o frear. P > FN --> FR = P - FN -Elevador iniciando o movimento de descida: Como está descendo de maneira acelerada, sua resultante está voltada para baixo. P > FN --> FR = P - FN
-Elevador terminando o movimento de descida: Como o elevador está descendo, aplica uma força voltada para cima para parar. FN > P --> FR = FN - P
Como nossa força P é sempre constante, uma balança colocada no piso do elevador indicaria o valor da força FN aplicada em cada caso. Como exemplo, uma pessoa de massa = 60 Kg, em um elevador que sobe e desce com uma aceleração de 3 m/s², tem uma força P = 600 N (considerando g = 10 m/s²) e a balança indicará sua FN variando de 420 N a 780 N. Com isso podemos desmentir a falsa ideia de que a balança mede nossa força peso, ela mede a força normal de reação à peso, que, como vimos, pode variar dependendo da situação.
Uma curiosidade é que se o elevador descer com uma aceleração igual à gravidade (simplesmente cair sob a ação da gravidade), a sua força normal é nula (FN = 0), sendo assim, a pessoa flutuaria dentro do elevador. Este mesmo efeito é utilizado em aviões em queda livre para treinamento de pilotos e astronautas, simulando a falta de gravidade.
O Valor Medido pode varia se o elevador estiver em movimento, pois teremos uma força vinda do chão contra os nossos pés, se ele estiver subindo e caso ele estiver descendo terá uma força vinda do teto do elevador. Assim estas forças alteram o valor marcado pela balança.
O peso pode variar por conta da força que estará agindo no corpo, é uma questão de atração. Se o elevador estiver descendo seu peso “diminuirá” por um instante, pois a força peso que atrai você em direção à Terra é contrabalanceada pela força que a superfície da balança faz em você, sustentando-o de pé em cima dela.Porém a balança, entretanto, é calibrada na fábrica para funcionar parada. Contudo no elevador, a força com que a balança empurra seu pé não é sempre a mesma: ela muda quando o elevador entra em movimento e quando ele está prestes a parar. Então a balança acha que seu peso mudou e marca um valor diferente para sua massa.
Referencias:
Maquina de emagrecer e engordar => http://chc.cienciahoje.uol.com.br/colunas/a-aventura-da-fisica/elevador-uma-maquina-de-emagrecer-e-engordar
A física no elevador => http://www.brasilescola.com/fisica/a-fisica-no-elevador.htm
Se eu me pesar em uma balança dentro de um elevador, o valor medido pela balança não irá variar, pois tanto eu quanto a balança estaremos parados em relação ao elevador, portanto a mesma gravidade e outros fatores como ar que agir sobre mim também agirá sobre a balança.
Para entender como isso acontece é preciso entender a diferença entre massa e peso, e também o funcionamento da balança.
A sua massa é uma medida da quantidade de matéria que existe no seu corpo, ou ainda uma medida do quão difícil é colocar você em movimento (ou parar você). Já o seu peso é a força com que a Terra atrai você para baixo, na direção do chão.
O peso e a massa estão relacionados. Quanto maior a sua massa, maior a força com que a Terra atrai você para baixo, e é esta força que empurra a mola da balança, fazendo girar o ponteiro (ou o sensor do mostrador eletrônico) que marca quantos quilogramas de massa você tem.
Detalhe importante: a força peso que atrai você em direção à Terra é contrabalançada pela força que a superfície da balança faz em você, sustentando-o de pé em cima dela. Trocando em miúdos, a mola da balança empurra a plataforma onde você pisa, que, por sua vez, empurra o seu pé.
A balança, entretanto, é calibrada na fábrica para funcionar no chão, parada. Já no elevador, a força com que a balança empurra seu pé não é sempre a mesma: ela muda quando o elevador entra em movimento e quando ele está prestes a parar. Então a balança acha que seu peso mudou e marca um valor diferente para sua massa.
Quando o elevador começa a descer, e você e a balança junto com ele, a força que a balança faz em você não precisa contrabalançar o seu peso, porque para começar a descer é preciso justamente que haja uma força puxando você para baixo. Nesse momento, a força que a balança faz em você (para cima) é menor do que o seu peso – essa diferença coloca você em movimento para baixo. Isso fica evidente quando você olha para o marcador da balança e vê que ele está marcando um valor menor para a sua massa.
O oposto ocorre quando você está parado no térreo e aperta o botão do seu andar. O elevador, com você e a balança juntos, começa a subir, e para que isso aconteça é preciso que a força que a balança faz em você (para cima) seja maior do que o seu peso – agora a diferença coloca você em movimento para cima. Do contrário, você não subiria, certo? Isso ficará evidente pelo valor maior marcado na balança.
Sim, em um curto periodo de tempo pode variar, no momento em que o elevador está subindo o peso na balança aumenta, por causa das forças do elevador que está subindo e da gravidade, que deixam o corpo mais proximo da balança,e quando está descendo o peso diminui, porque a força do elevador exerce para baixo, com isso o corpo sofre uma força menor, dele contra a balança, diminuindo assim o peso.
Sim, o valor pode variar pois,o valor indicado pelo mostrador de uma balança é proporcional à força normal exercida sobre a balança pelo objeto que está sendo pesado, no caso, eu. Portanto, utilizando a balança enquanto o elevador está parado, a força exercida sobre meu corpo é a mesma exercida sobre a balança, porém quando em movimento, o elevador tende a nos revelar a 1ª lei de Newton (lei da inércia), tendo aplicada assim forças diferentes sobre o meu corpo e a balança, o que parece causar alteração no valor marcado pela balança. Bom, acho que é isso!
Sim,esse valor pode variar, a massa, que é o valor medido na balança, não varia, porém, o movimento do elevador pode fazer com que meu corpo exerça uma força além da força da gravidade, por causa da 1ª lei de newton que diz que as coisas tendem a manter-se no estado em que estão.
Ela pode variar. A balança mede a força aplicada sobre ela .Não necessariamente o peso. A força será de acordo com a aceleração.O elevador, para subir, descer e frear adquire aceleração. De acordo com o sentido e a intensidade da aceleração (que variam) é que o valor da força sobre a balança pode ser determinado.
F=m.a Sim, pois uma balança colocada no piso do elevador indicaria o valor da força aplicada, por exemplo minha massa=60 kg em um elevador que sobe e desce em uma determinada aceleração, a balança indicará minha força normal de reação, então a balança pode variar, dependendo de cada situação.
Sim. Pode variar quando o elevador estiver em movimento. Por exemplo quando o elevador estiver descendo, você que estava parado, tende a ficar na mesma posição de antes(1ªlei de newton ou inercia), então há uma oscilação na massa marcada na balança pois é como se por milésimos de segundos você tirasse os pés da balança. E quando o elevador estiver subindo, alem de massa em cima da balança tem a força gravitacional que está na direção contraria á que o elevador se move, além da sua tendencia de se manter no lugar. Aline 1º A Nº 01
Sim, na subida existe a variação pois a gravidade empurra a pessoa que esta em cima da balaça para baixo, mas o movimento do elevador faz com que a balança sofra uma força para cima, e na descida também o peso vai variar, mais é por pouco tempo, pois a gravidade empurra a pessoa para baixo enquanto o próprio elevador vai para baixo também, fazendo com que a pessoa saia alguns segundo da plataforma da balança, onde o peso da pessoa será menor assim variando. Pâmela E. 1°A nº30
Por meio de algumas pesquisas, encontrei no site BrasilEscola algumas opções do que aconteceria com o peso em algumas situações. Quando entramos em um elevador, de acordo com o seu movimento podemos sentir diferentes sensações. De acordo com a 1ª Lei de Newton, o corpo, por inércia, tende a manter seu estado, seja ele de repouso ou de MRU. De acordo com o princípio fundamental da Dinâmica, a força resultante (FR) pode ser calculada por FR = m.a, onde m é a massa do corpo e a é a aceleração desenvolvida pelo mesmo. Há cinco casos possíveis:
- Elevador parado ou subindo e descendo com velocidades constantes (MRU): Nesses casos, a força normal aplicada em nossos pés é igual à nossa força peso, pois a única aceleração que estamos sentindo é a gravidade. A força resultante entre a normal e a peso é nula.
- Elevador iniciando seu movimento de subida: Para subir, o elevador faz uma força para cima, tendo uma aceleração positiva voltada para cima. Como a resultante está para cima, a força normal é maior que a força peso.
- Elevador terminando seu movimento de subida: Para parar, o elevador desacelera fazendo com que a resultante esteja voltada para baixo, fazendo-o frear.
- Elevador iniciando o movimento de descida: Como está descendo de maneira acelerada, sua resultante está voltada para baixo.
- Elevador terminando o movimento de descida: Como o elevador está descendo, aplica uma força voltada para cima para parar.
Como nossa força P é sempre constante, uma balança colocada no piso do elevador indicaria o valor da força FN aplicada em cada caso. Como exemplo, uma pessoa de massa = 60 Kg, em um elevador que sobe e desce com uma aceleração de 3 m/s², tem uma força P = 600 N (considerando g = 10 m/s²) e a balança indicará sua FN variando de 420 N a 780 N. Com isso podemos desmentir a falsa ideia de que a balança mede nossa força peso, ela mede a força normal de reação à peso, que, como vimos, pode variar dependendo da situação.
não o valor medido pela balança não pode variar. se presume isso dada a força exercida pelo elevador em sua subida e decida, isso porem não é fisicamente correto porque a mesma pressão exercida na balança balança seria exercida na pessoa fazendo a balança mostrar um numero constante. alem do fato de que a pressão do elevador se mantem constante (dada a sua velocidade constante) somando a sim a sua aceleração a gravidade, porem como já falei antes, exercendo essa pressão sobre a balança e a pessoa.
sim,porque a balança mede a força normal de reação a peso. no elevador o nosso peso varia porque há forças para parar o elevador no movimento de descida ou subida e a balança mede também essas forças.
Luiz Henrique N° 27 1°C A balança indica a força que um corpo exerce sobre ela. A indicação da balança é denominada peso aparente (P ap)e é igual à intensidade da reação normal (Fn)(P ap = Fn).
1) se o elevador estiver indo para cima: A balança exerce na pessoa a força normal, para cima , a pessoa exerce na balança a força de intensidade para baixo. A balança marca a força de intensidade, que recebe , nesse caso , o nome de peso aparente.O PFD aplicado sobre a pessoa. então : Fn - P = m.a Fn = P+m.a
B) aceleração para baixo: Sendo a aceleração para baixo, O PFD alicado à pessoa fornece: P - fn = m.a Fn = P - m.a
C) Elevador em repouso , então a aceleração é 0 e,portanto Fn = P
Portanto , o valor medido na balança pode variar para menos ou mais.
Não, pois a balança mede a massa do indivíduo, que será sempre a mesma, onde é multiplicado pela aceleração da gravidade onde não muda. Assim dentro do elevador a gravidade será a mesma, assim como a sua massa. Acho que é isso :(
Por causa da Inércia, quando o elevador começa a descer, a força que a balança faz em você é menor do que o seu peso, essa diferença coloca você em movimento para baixo. Quando o elevador começa a subir, acontece o contrário
A massa não mudará, porém o peso medido sim. Pois a força aplicada na massa altera o peso. Porém na subida haverá uma força atuando para cima que fará a pessoa pesar menos, e na decida haverá uma força atuando para baixo que fará a pessoa ficar com alguns quilos a mais.
Sim.e o valor tambem se altera se o Elevador estiver descendo ou subindo.
se vc esta em um andar, e deseja ir para o terreo em cima da balanca,o valor mostrao por ela ira se alterar(diminuira,nesse caso),por causa da primeira Lei de newton,a Inercia.(oq esta em repouso tende a permanecer em repouso) e quando o Elevador para,o valor aumenta,e depois volta ao normal.
Professora,um imagem que eu encontrei que ajuda a complementar a resposta:http://chc.cienciahoje.uol.com.br/colunas/a-aventura-da-fisica/imagens/elevador2.jpg/image_mini
bom, se você apertar para o elevador subir ou descer o valor irá se alterar por um instante e depois voltar ao normal. Vou explicar porque isso acontece... Quando o elevador sobe, irá aumentar o valor marcado na balança, pois ao subir a força da balança sobre você será MAIOR do que seu peso(força com que a Terra te atrai para baixo). Acontece o contrário quando você desce, a força da balança sobre você será MENOR que seu peso, assim deixando o valor mais baixo
Sim,porque quando o elevador começa a descer, a força que a balança faz em você é menor do que o seu peso – essa diferença coloca você em movimento para baixo. Quando o elevador começa a subir, acontece o contrário. Stephanie Lopes - 1° B
Sim,porque quando o elevador começa a descer, a força que a balança faz em você é menor do que o seu peso – essa diferença coloca você em movimento para baixo. Quando o elevador começa a subir, acontece o contrário. Stephanie Lopes 1°B
O valor medido pela balança pode variar dentro do elevador. Como, no elevador eu estarei em estado de inércia (repouso), e conforme o elevador subir ou descer, a atração gravitacional exercida sobre meu corpo poderá variar. Ao subir a sensação de que o corpo esta mais pesada, ao descer e sensação será de que o corpo esta mais leve.
Sim,tando subindo como descendo de elevador.Para entender como isso acontece é preciso entender a diferença entre massa e peso, e também o funcionamento da balança.A sua massa é uma medida da quantidade de matéria que existe no seu corpo, ou ainda uma medida do quão difícil é colocar você em movimento (ou parar você). Já o seu peso é a força com que a Terra atrai você para baixo, na direção do chão.O peso e a massa estão relacionados. Quanto maior a sua massa, maior a força com que a Terra atrai você para baixo, e é esta força que empurra a mola da balança, fazendo girar o ponteiro (ou o sensor do mostrador eletrônico) que marca quantos quilogramas de massa você tem.Detalhe importante: a força peso que atrai você em direção à Terra é contrabalançada pela força que a superfície da balança faz em você, sustentando-o de pé em cima dela. Trocando em miúdos, a mola da balança empurra a plataforma onde você pisa, que, por sua vez, empurra o seu pé.A balança, entretanto, é calibrada na fábrica para funcionar no banheiro, parada. Já no elevador, a força com que a balança empurra seu pé não é sempre a mesma: ela muda quando o elevador entra em movimento e quando ele está prestes a parar. Então a balança acha que seu peso mudou e marca um valor diferente para sua massa.Quando o elevador começa a descer, e você e a balança junto com ele, a força que a balança faz em você não precisa contrabalançar o seu peso, porque para começar a descer é preciso justamente que haja uma força puxando você para baixo. Nesse momento, a força que a balança faz em você (para cima) é menor do que o seu peso – essa diferença coloca você em movimento para baixo. Isso fica evidente quando você olha para o marcador da balança e vê que ele está marcando um valor menor para a sua massa.O oposto ocorre quando você está parado no térreo e aperta o botão do seu andar. O elevador, com você e a balança juntos, começa a subir, e para que isso aconteça é preciso que a força que a balança faz em você (para cima) seja maior do que o seu peso.
O peso não mudario pois a gravidade estaria agindo da mesma forma,quando sobe ou desce o elevador a gravidade tbb agiria nela sendo assim os newtons estariam sobre a balança da mesma forma.Abraço
exite um vetor impulsionando vc pra cima e outro que é a gravidade pra baixo e quando o elevador esta decendo tem dois vetores empurrando vc pra baixo assim tambem o peso muda.
A balança foi feita para funcionar parada, então no elevador a força com que a balança empurra o seu pé não é sempre a mesma, tanto subindo quanto descendo. Ela muda quando o elevador entra em movimento e quando ele esta prestes parar, isso acontece por que a balança acha que seu peso mudou e marca um valor diferente para sua massa. Quando o elevador começa a descer, você vai junto com balança, assim a força que a balança faz com que você não precise contrabalançar o seu peso, pois para começar a descer é preciso justamente que haja uma força puxando você para baixo e o oposto ocorre quando você esta parado no térreo e aperta o botão do seu andar, o elevador sobe com você e a balança, para que isso ocorra é preciso que a força que a balança faz em você para cima seja maior do que o seu peso. Então o valor medido pela balança pode variar.
O valor de nossa massa é a mesma, independente de onde estivermos. Já o peso se altera,devido ao valor da gravidade. (peso=massa x gravidade) Respondendo a pergunta do elevador, se o valor medido na balança pode variar, a resposta correta seria depende. Pois se o elevador estiver parado, o valor medido na balança não mudará. Em compensação, se ele estiverem movimento, a nossa massa poderá aumentar - se estivermos subindo-, quanto diminuir - se estivermos na descida. Segundo a primeira lei de newton, 'As coisas tendem a manter-se no estado em que estão'. a força peso que atrai você em direção à Terra é contrabalançada pela força que a superfície da balança faz em você, sustentando-o de pé em cima dela. Trocando em miúdos, a mola da balança empurra a plataforma onde você pisa, que, por sua vez, empurra o seu pé. Por isso, na subida de um elevador, o peso aumenta. Já na descida a força que a balança faz em você não precisa contrabalançar o seu peso, porque para começar a descer é preciso justamente que haja uma força puxando você para baixo. Nesse momento, a força que a balança faz em você (para cima) é menor do que o seu peso – essa diferença coloca você em movimento para baixo. Isso fica evidente quando você olha para o marcador da balança e vê que ele está marcando um valor menor para a sua massa. Marcelle Kimura nº25 1ºA
A sua massa é uma medida da quantidade de matéria que existe no seu corpo, ou ainda uma medida do quão difícil é colocar você em movimento (ou parar você). Já o seu peso é a força com que a Terra atrai você para baixo, na direção do chão. O peso e a massa estão relacionados. Quanto maior a sua massa, maior a força com que a Terra atrai você para baixo, e é esta força que empurra a mola da balança, fazendo girar o ponteiro (ou o sensor do mostrador eletrônico) que marca quantos quilogramas de massa você tem. Quando o elevador começa a descer, e você e a balança junto com ele, a força que a balança faz em você não precisa contrabalançar o seu peso, porque para começar a descer é preciso justamente que haja uma força puxando você para baixo. Nesse momento, a força que a balança faz em você (para cima) é menor do que o seu peso – essa diferença coloca você em movimento para baixo. Isso fica evidente quando você olha para o marcador da balança e vê que ele está marcando um valor menor para a sua massa. O oposto ocorre quando você está parado no térreo e aperta o botão do seu andar. O elevador, com você e a balança juntos, começa a subir, e para que isso aconteça é preciso que a força que a balança faz em você (para cima) seja maior do que o seu peso – agora a diferença coloca você em movimento para cima. Do contrário, você não subiria. Isso ficará evidente pelo valor maior marcado na balança.
Como nossa força peso é sempre constante, uma balança colocada no piso do elevador indicaria a nossa força peso normal se ele estivesse com velocidade constante, mas como para subir ele faz uma força para cima, ou seja uma aceleração variada, e para descer uma força para baixo, o valor medido poderá variar por causa dessa variações na aceleração. Outra coisa que podemos observar é que, no caso se o elevador estiver parado quando ele for subir nosso corpo iria para baixo, e quando ele fosse descer nosso corpo iria para cima. Isso é explicado com a 1º Lei de Newton, Inércia, que diz que um corpo dendê a permanecer no mesmo estado em que está. Por isso poderá ocorrer uma variação no valor medido pela balança.
Sim, o valor pode variar se o elevador estiver em movimento acelerado, sabendo que a força normal é diferente do peso quando há um movimento acelerado e a balança faz a medida da força normal, concluímos que com a aceleração que é exercida quando o elevador sobe ou desce acelerado o valor medido pela balança é alterado.
Obs: O valor medido pela balança é o da força normal. Quando há um movimento acelerado essa força é diferente do peso, que é uma força constante em direção, módulo e sentido, logo, a normal é variável dependendo do tipo de movimento descrito.
Não, pois nossa massa não vai mudar, e como a força peso é medida pela massa vezes a aceleração da gravide, e a aceleração da gravidade também não vai mudar, então o valor medido pela balança não vai mudar.
Antes de tudo temos que saber que o valor mostrado na balança é massa e não peso, P = m * g. Quanto ao valor medido na balança pode haver uma variação mas por pouco tempo, depois volta ao valor normal. Essa variação ocorre conforme o movimento do elevador só fica diferente durante alguns instantes, na hora em que o elevador começa a descer ou a subir, e não ao longo de todo o tempo em que ele passa descendo ou subindo. Quanto maior a sua massa, maior a força com que a Terra atrai você para baixo, e é esta força que empurra a mola da balança, fazendo girar o ponteiro (ou o sensor do mostrador eletrônico) que marca quantos quilogramas de massa você tem. A balança, entretanto, é calibrada na fábrica para funcionar no banheiro, parada. Já no elevador, a força com que seu pé faz na balança não é sempre a mesma: ela muda quando o elevador entra em movimento e quando ele está prestes a parar. Então a balança acha que seu peso mudou e marca um valor diferente para sua massa.
Depende, se o elevador estiver parado nada muda, mas se ele estiver subindo o elevador fara com que a balança empurre os pés da pessoa fazendo assim com que o peso marcado aumente, se estiver descendo a balança vai separar um pouco dos pés da pessoa por causa da 'queda' que estará acontecendo e isso fara com que a balança marque um peso menor que o real. Leonardo S Freires 1a numero 20
Acho que não porque o valor medido, que seria a massa influencia na força peso e essa não vai mudar porque nem a gravidade nem a massa vai mudar não alterando nada mesmo num elevador.
depende se o elevador estiver subindo a balança sera empurrada contra os pes da pessoa e marcara um peso maior ja se estiver descendo os pes da pessoa e a balança vão se separar um pouco por causa da queda e o peso sera marcado como menor pela balança Isso seria explicado pela 1° lei de Newton a Inercia
Depende. Caso o elevador esteja parado em um mesmo andar, o valor medido pela balança continuará o mesmo marcado. Já se o elevador estiver descendo, o valor irá diminuir, pois quando o elevador pratica o movimento de descida, ele acaba fazendo com que a balança desça mais rapidamente que o corpo que esta sobre ela, deixando então a balança um pouco "separada" do corpo, e variando assim o valor medido por ela. Mas caso o elevador esteja subindo, o peso marcado irá também aumentar, pois realizando o movimento da subida, faz com que a balança "empurre" os pés da pessoa e acaba marcado um valor diferente.
Não, o valor medido na balança não tende a variar pois, independentemente dela estar no elevador não importa, a força que a gravidade está exercendo sobre ela é a mesma.
A sua massa é uma medida da quantidade de matéria que existe no seu corpo, ou ainda uma medida do quão difícil é colocar você em movimento (ou parar você). Já o seu peso é a força com que a Terra atrai você para baixo, na direção do chão.
O peso e a massa estão relacionados. Quanto maior a sua massa, maior a força com que a Terra atrai você para baixo, e é esta força que empurra a mola da balança, fazendo girar o ponteiro (ou o sensor do mostrador eletrônico) que marca quantos quilogramas de massa você tem.
Detalhe importante: a força peso que atrai você em direção à Terra é contrabalançada pela força que a superfície da balança faz em você, sustentando-o de pé em cima dela. Trocando em miúdos, a mola da balança empurra a plataforma onde você pisa, que, por sua vez, empurra o seu pé.
A balança, entretanto, é calibrada na fábrica para funcionar no banheiro, parada. Já no elevador, a força com que a balança empurra seu pé não é sempre a mesma: ela muda quando o elevador entra em movimento e quando ele está prestes a parar. Então a balança acha que seu peso mudou e marca um valor diferente para sua massa
depende se o elevador estiver subindo a balança sera empurrada contra os pés da pessoa e marcara um peso maior. Já se estiver descendo os pés da pessoa e a balança vão se separar um pouco por causa da queda e o peso sera marcado como menor pela balança. Jonathan Roberto nª15 1A
Nossa força peso (P = m.g), sempre apontando para baixo, cria uma força normal de reação (FN) sempre perpendicular à superfície de contato, geralmente aplicada em nossos pés, e, neste caso, apontando para cima. Quando entramos em um elevador, de acordo com o seu movimento podemos sentir diferentes sensações. Lembrando que de acordo com a 1ª Lei de Newton, o corpo, por inércia, tende a manter seu estado, seja ele de repouso ou de MRU. E de acordo com o princípio fundamental da Dinâmica, a força resultante (FR) pode ser calculada por FR = m.a, onde m é a massa do corpo e a é a aceleração desenvolvida pelo mesmo.
Há cinco casos possíveis:
- Elevador parado ou subindo e descendo com velocidades constantes (MRU): Nesses casos, a força normal aplicada em nossos pés é igual à nossa força peso, pois a única aceleração que estamos sentindo é a gravidade. A força resultante entre a normal e a peso é nula. FR = 0 --> FN = P
-Elevador iniciando seu movimento de subida: Para subir, o elevador faz uma força para cima, tendo uma aceleração positiva voltada para cima. Como a resultante está para cima, a força normal é maior que a força peso. FN > P --> FR = FN - P
-Elevador terminando seu movimento de subida: Para parar, o elevador desacelera fazendo com que a resultante esteja voltada para baixo, fazendo-o frear. P > FN --> FR = P - FN -Elevador iniciando o movimento de descida: Como está descendo de maneira acelerada, sua resultante está voltada para baixo. P > FN --> FR = P - FN
-Elevador terminando o movimento de descida: Como o elevador está descendo, aplica uma força voltada para cima para parar. FN > P --> FR = FN - P
Como nossa força P é sempre constante, uma balança colocada no piso do elevador indicaria o valor da força FN aplicada em cada caso. Como exemplo, uma pessoa de massa = 60 Kg, em um elevador que sobe e desce com uma aceleração de 3 m/s², tem uma força P = 600 N (considerando g = 10 m/s²) e a balança indicará sua FN variando de 420 N a 780 N. Com isso podemos desmentir a falsa ideia de que a balança mede nossa força peso, ela mede a força normal de reação à peso, que, como vimos, pode variar dependendo da situação.
Uma curiosidade é que se o elevador descer com uma aceleração igual à gravidade (simplesmente cair sob a ação da gravidade), a sua força normal é nula (FN = 0), sendo assim, a pessoa flutuaria dentro do elevador. Este mesmo efeito é utilizado em aviões em queda livre para treinamento de pilotos e astronautas, simulando a falta de gravidade.
Devemos lembrar também, uma situação provável, que seria, no momento em que o elevador desce, ha um pequeno período de tempo em que o corpo "quase flutua", diminuindo assim, neste instante seu peso.
Gabriela de Souza,nº12, 1ºA Elizabeth Miyuki,nº08,1ºB
O valor indicado na balança pode variar se o elevador estiver subindo pois, de acordo com a primeira lei de Newton que diz que as coisas tendem a manter-se no estado em que estão, no momento em que o elevador iniciasse o seu movimento de subida, meu corpo permaneceria em seu estado inicial pois a força da gravidade estaria me "puxando" para baixo, então, em um curto período de tempo, o elevador estaria subindo e eu estaria "descendo" e isso faria aumentar o valor indicado na balança.
a força peso que atrai você em direção à Terra é contrabalançada pela força que a superfície da balança faz em você, sustentando-o de pé em cima dela. Trocando em miúdos, a mola da balança empurra a plataforma onde você pisa, que, por sua vez, empurra o seu pé
Como sabemos a massa é a quantidade de matéria que existe em um corpo e o peso é a força que a Terra atrai voce para o chão.
O peso e a massa estão relacionados. Quanto maior a sua massa, maior a força com que a Terra atrai você para baixo, e é esta força que empurra a mola da balança, fazendo girar o ponteiro (ou o sensor do mostrador eletrônico) que marca quantos quilogramas de massa você tem.
A força peso que atrai você em direção à Terra é contrabalançada pela força que a superfície da balança faz em você, sustentando-o de pé em cima dela. Trocando em miúdos, a mola da balança empurra a plataforma onde você pisa, que, por sua vez, empurra o seu pé.
A balança, entretanto, é calibrada na fábrica para funcionar no banheiro, parada. Já no elevador, a força com que a balança empurra seu pé não é sempre a mesma: ela muda quando o elevador entra em movimento e quando ele está prestes a parar. Então a balança acha que seu peso mudou e marca um valor diferente para sua massa. Então concluimos que altera o valor medido altera sim.
a força peso que atrai você em direção à Terra é contrabalançada pela força que a superfície da balança faz em você, sustentando-o de pé em cima dela. Trocando em miúdos, a mola da balança empurra a plataforma onde você pisa, que, por sua vez, empurra o seu pé A balança, entretanto, é calibrada na fábrica para funcionar no banheiro, parada. Já no elevador, a força com que a balança empurra seu pé não é sempre a mesma: ela muda quando o elevador entra em movimento e quando ele está prestes a parar. Então a balança acha que seu peso mudou e marca um valor diferente para sua massa. Luiz nº25 serie: 1B
Depende se o elevador desce ou sobe, se ele subir, a massa da pessoa seria somada a força resultante da aceleração para cima, sendo que a força imprimida resultante seria para baixo, podendo aumentar o peso. Ocorreria o contrario se ele descesse, a aceleração imprimida seria para baixo e a força resultante seria para cima, diminuindo o peso.
O peso e a massa estão relacionados. Quanto maior a sua massa, maior a força com que a Terra atrai você para baixo, e é esta força que empurra a mola da balança, fazendo girar o ponteiro (ou o sensor do mostrador eletrônico) que marca quantos quilogramas de massa você tem.
Detalhe importante: a força peso que atrai você em direção à Terra é contrabalançada pela força que a superfície da balança faz em você, sustentando-o de pé em cima dela. Trocando em miúdos, a mola da balança empurra a plataforma onde você pisa, que, empurra o seu pé. Abalança não, é calibrada na fábrica para funcionar no banheiro, parada. Já no elevador, a força com que a balança empurra seu pé não é sempre a mesma: ela muda quando o elevador entra em movimento e quando ele está prestes a parar. Então a balança acha que seu peso mudou e marca um valor diferente para sua massa. Larissa Durães . 1B n20
Dependende, se o elevador estiver parado não, mas se caso ele estiver em movimento tanto para cima quanto para baixo pode variar sim. Se no caso o elevador estiver subindo e você estiver em cima da balança, o seu peso irá aumentar, pois haverá forças agindo sobre você, o que deixara você mais pesado.
O peso e a massa estão relacionados. Quanto maior a sua massa, maior a força com que a Terra atrai você para baixo, e é esta força que empurra a mola da balança, fazendo girar o ponteiro (ou o sensor do mostrador eletrônico) que marca quantos quilogramas de massa você tem.
Detalhe importante: a força peso que atrai você em direção à Terra é contrabalançada pela força que a superfície da balança faz em você, sustentando-o de pé em cima dela. Trocando em miúdos, a mola da balança empurra a plataforma onde você pisa, que, por sua vez, empurra o seu pé.
A balança, entretanto, é calibrada na fábrica para funcionar no banheiro, parada. Já no elevador, a força com que a balança empurra seu pé não é sempre a mesma: ela muda quando o elevador entra em movimento e quando ele está prestes a parar. Então a balança acha que seu peso mudou e marca um valor diferente para sua massa.
Quando o elevador começa a descer, a força que a balança faz em você (seta vermelha) é menor do que o seu peso (seta verde) – essa diferença coloca você em movimento para baixo. Quando o elevador começa a subir, acontece o contrário Quando o elevador começa a descer, e você e a balança junto com ele, a força que a balança faz em você não precisa contrabalançar o seu peso, porque para começar a descer é preciso justamente que haja uma força puxando você para baixo. Nesse momento, a força que a balança faz em você (para cima) é menor do que o seu peso – essa diferença coloca você em movimento para baixo. Isso fica evidente quando você olha para o marcador da balança e vê que ele está marcando um valor menor para a sua massa.
O oposto ocorre quando você está parado no térreo e aperta o botão do seu andar. O elevador, com você e a balança juntos, começa a subir, e para que isso aconteça é preciso que a força que a balança faz em você (para cima) seja maior do que o seu peso – agora a diferença coloca você em movimento para cima. Do contrário, você não subiria, certo? Isso ficará evidente pelo valor maior marcado na balança.
quando o elevador desce o peso diminui, porque o peso é, P=M.G, e com ja esta descendo a força da gravidade n puxa muito, ja no caso de subir o peso almenta, pois a gravidade vai puxar mais pq o elevador esta subindo
Desculpe a demora é que não estava conseguindo postar
Quando entramos num elevador onde não está em movimento e colocamos uma balança ao subir não irá alterar a massa. Quando o elevador começa a ir para baixo com a pessoa em cima da balança, o corpo que está em cima da balança tende a ficar no movimento em que estava enquanto o elevador estava parado, assim ficando um pequeno tempo no ar em quanto o elevador se movimenta para baixo, com isso variando o peso deixando-o mais leve. Quando o elevador sobe, o corpo que estava encima da balança tende a continuar em repouso como estava assim, com a força da gravidade puxando-o para baixo deixando-o mais pesado. karina kaori nemoto 1ºA Nº17
Em 8 de novembro de 2011 18:35, THIAGO LOPES DE SOUSA escreveu: > Dependerá de acordo onde o elevador estiver.Como nossa massa de força > P é sempre constante, o que a balança vai marcar é a força Fn > resultante. Se estivermos sobre a balança no elevador e este estiver > descendo ou subindo, haverá variação na força aplicada contra a > balança e ela marcará outro valor. Isso prova que a balança não marca > o nosso peso, mas a força aplicada nela.Nome: Thiago Lopes de Sousa, > nº37, 1ºB. > 8 de novembro de 2011 18:32 >
Sim. A balança em si mede a massa de um corpo e antes de subir a balança estará zerada pois a gravidade que esta sendo aplicada sobre ela é nula, e quando subimos em uma balança a gravidade é maior. Em um elevador a gravidade sobe e desce em uma balança não muda pois se estivermos em cima de uma balança dentro de um elevador,e se o elevador subir a nossa massa aumenta, se o elevador desce a nossa massa diminui. Isso é feito pela graviddade, por iso podemos chamar um elevador de "uma máquina de emagrecer e engordar"
Pode variar sim, tudo depende de se você está parado, subindo, descendo ou quase parando.
O valor medido na balança pode haver uma variação mas por pouco tempo, depois volta ao valor normal. Essa variação ocorre conforme o movimento do elevador só fica diferente durante alguns instantes, na hora em que o elevador começa a descer ou a subir, e não ao longo de todo o tempo em que ele passa descendo ou subindo. Quanto maior a sua massa, maior a força com que a Terra atrai você para baixo, e é esta força que empurra a mola da balança, fazendo a marcar quantos quilogramas de massa você tem. A balança, entretanto, é calibrada na fábrica para funcionar parada. Já no elevador, a força com que seu pé faz na balança não é sempre a mesma: ela muda quando o elevador entra em movimento e quando ele está prestes a parar. Então a balança acha que seu peso mudou e marca um valor diferente para sua massa. Camila Salvador Rodrigues Franco nº 04 1º A
Sim pode variar. Mas vai depender da posição do elevador e da sua aceleração,se a sua aceleração no momento de descida for igual ao da gravidade a força é considerada nula. e a balança não mede a massa mais sim a força normal de reação ao peso que pode variar dependo da situação.
É simples, pode variar sim. Isto porque o movimento de descida do elevador faz com que a força exercida sobre o corpo fique menor, e o movimento de subida faz com que a força exercida sobre o corpo aumente, isto por causa da inercia que faz com que os corpos "querer" ficar onde estão, logo quando ele desce ele "diminui" a resistência que o chão faz no corpo e faz com que o valor médio da balança mude, e quando ele esta subindo ele ele faz exatamente o efeito oposto, aumentando a resistência e aumentando o valor médio da balança nome:Felipe Dias n°:10 1°b
SIm, quando o elevador desce, o valor na balança diminui e quando ele sobe, o valor aumenta. Isso acontece por causa de lei de Inércia, q diz q eu corpo parado tem a tendencia de ficar parado. Quando o elevador entra em movimento, o nosso corpo 'flutua' um pouco sobre a balança porque ele tende a continuar parado onde estava e o marcador da balança mostra menos massa. Acontece a mesma coisa quando ele sobe, mas dessa vez, a balança marca mais massa.
Sim A sua massa é uma medida da quantidade de matéria que existe no seu corpo. Já o seu peso é a força com que a Terra atrai você para baixo, na direção do chão. O peso e a massa estão relacionados. Quanto maior a sua massa, maior a força com que a Terra atrai você para baixo, fazendo com que o que esta marcado na balança mude. Detalhe importante: a força peso que atrai você em direção à Terra é contrabalançada pela força que a superfície da balança faz em você, sustentando-o de pé em cima dela. Trocando em miúdos, a mola da balança empurra a plataforma onde você pisa, que, por sua vez, empurra o seu pé. A balança, entretanto, é calibrada na fábrica para funcionar no banheiro, parada. Já no elevador, a força com que a balança empurra seu pé não é sempre a mesma: ela muda quando o elevador entra em movimento e quando ele está prestes a parar. Então a balança acha que seu peso mudou e marca um valor diferente para sua massa. achei um trecho interessante que explica o acontecimento : Quando o elevador começa a descer, a força que a balança faz em você é menor do que o seu peso – essa diferença coloca você em movimento para baixo. Quando o elevador começa a subir, acontece o contrário.
A medida realizada pela balança dentro do elevador não varia poia a balança está medindo a massa. E a medida da massa é sempre baseada em quilogramas ou seja ela é a mesma em todo lugar.
Se o elevador estiver parado, o valor da balança será igual se ela estivesse no chão, pois ela terá um apoio solido embaixo dela que não sofre alteração quando se poe peso em cima dele, por isso a força da gravidade estará contra a força que a pessoa faz em relação ela (a gravidade). agora se o elevador estiver em movimento, o valor da balança pode variar sim pois o peso da pessoa varia, porque a gravidade terá menos influencia sobre a pessoa, ela ainda estará sobre o chão do elevador mas como ele se movimenta para baixo, os vetores estarão na mesma direção, fazendo com que a gravidade esteja com menos intensidade dentro do elevador, acho que é por isso que da aquele friozinho na barriga quando o elevador começa a descer. Agora se o elevador se movimenta para cima, o valor da balança também varia, só que dessa vez ao contrario, ela vai aumentar, porque a força que vai eleva a pessoa para cima é maior que se ela estivesse parada, portanto concluo a minha resposta no seguinte: se o elevador estiver em repouso, o valor não varia, agora se o elevador estiver em movimento tanto para cima quanto para baixo, ele vai variar de acordo com o vetor força que a pessoa fará contra a gravidade.
ResponderExcluirLeonardo Cazarini Oliveira nº 22 1ºC
Sim ao colocarmos uma balança dentro de um elevador o valor medido pela balança pode variar devido há cinco casos possíveis.
ResponderExcluirNossa força peso (P = m.g), sempre apontando para baixo, cria uma força normal de reação (FN) sempre perpendicular à superfície de contato, geralmente aplicada em nossos pés, e, neste caso, apontando para cima.
Quando entramos em um elevador, de acordo com o seu movimento podemos sentir diferentes sensações. Lembrando que de acordo com a 1ª Lei de Newton, o corpo, por inércia, tende a manter seu estado, seja ele de repouso ou de MRU. E de acordo com o princípio fundamental da Dinâmica, a força resultante (FR) pode ser calculada por FR = m.a, onde m é a massa do corpo e a é a aceleração desenvolvida pelo mesmo.
Há cinco casos possíveis:
- Elevador parado ou subindo e descendo com velocidades constantes (MRU):
Nesses casos, a força normal aplicada em nossos pés é igual à nossa força peso, pois a única aceleração que estamos sentindo é a gravidade. A força resultante entre a normal e a peso é nula. FR = 0 --> FN = P
-Elevador iniciando seu movimento de subida:
Para subir, o elevador faz uma força para cima, tendo uma aceleração positiva voltada para cima. Como a resultante está para cima, a força normal é maior que a força peso. FN > P --> FR = FN - P
-Elevador terminando seu movimento de subida:
Para parar, o elevador desacelera fazendo com que a resultante esteja voltada para baixo, fazendo-o frear. P > FN --> FR = P - FN
-Elevador iniciando o movimento de descida:
Como está descendo de maneira acelerada, sua resultante está voltada para baixo. P > FN --> FR = P - FN
-Elevador terminando o movimento de descida:
Como o elevador está descendo, aplica uma força voltada para cima para parar. FN > P --> FR = FN - P
Como nossa força P é sempre constante, uma balança colocada no piso do elevador indicaria o valor da força FN aplicada em cada caso. Como exemplo, uma pessoa de massa = 60 Kg, em um elevador que sobe e desce com uma aceleração de 3 m/s², tem uma força P = 600 N (considerando g = 10 m/s²) e a balança indicará sua FN variando de 420 N a 780 N. Com isso podemos desmentir a falsa ideia de que a balança mede nossa força peso, ela mede a força normal de reação à peso, que, como vimos, pode variar dependendo da situação.
Uma curiosidade é que se o elevador descer com uma aceleração igual à gravidade (simplesmente cair sob a ação da gravidade), a sua força normal é nula (FN = 0), sendo assim, a pessoa flutuaria dentro do elevador. Este mesmo efeito é utilizado em aviões em queda livre para treinamento de pilotos e astronautas, simulando a falta de gravidade.
Vanderlei Estevão Nº: 38 1ºA.
O Valor Medido pode varia se o elevador estiver em movimento, pois teremos uma força vinda do chão contra os nossos pés, se ele estiver subindo e caso ele estiver descendo terá uma força vinda do teto do elevador. Assim estas forças alteram o valor marcado pela balança.
ResponderExcluirVitor Hugo,1°C
O peso pode variar por conta da força que estará agindo no corpo, é uma questão de atração.
ResponderExcluirSe o elevador estiver descendo seu peso “diminuirá” por um instante, pois a força peso que atrai você em direção à Terra é contrabalanceada pela força que a superfície da balança faz em você, sustentando-o de pé em cima dela.Porém a balança, entretanto, é calibrada na fábrica para funcionar parada. Contudo no elevador, a força com que a balança empurra seu pé não é sempre a mesma: ela muda quando o elevador entra em movimento e quando ele está prestes a parar. Então a balança acha que seu peso mudou e marca um valor diferente para sua massa.
Referencias:
Maquina de emagrecer e engordar => http://chc.cienciahoje.uol.com.br/colunas/a-aventura-da-fisica/elevador-uma-maquina-de-emagrecer-e-engordar
A física no elevador => http://www.brasilescola.com/fisica/a-fisica-no-elevador.htm
Larissa Reis nº21 1ºC
Se eu me pesar em uma balança dentro de um elevador, o valor medido pela balança não irá variar, pois tanto eu quanto a balança estaremos parados em relação ao elevador, portanto a mesma gravidade e outros fatores como ar que agir sobre mim também agirá sobre a balança.
ResponderExcluirVitória dos Santos Silva nº40 1ºB
Para entender como isso acontece é preciso entender a diferença entre massa e peso, e também o funcionamento da balança.
ResponderExcluirA sua massa é uma medida da quantidade de matéria que existe no seu corpo, ou ainda uma medida do quão difícil é colocar você em movimento (ou parar você). Já o seu peso é a força com que a Terra atrai você para baixo, na direção do chão.
O peso e a massa estão relacionados. Quanto maior a sua massa, maior a força com que a Terra atrai você para baixo, e é esta força que empurra a mola da balança, fazendo girar o ponteiro (ou o sensor do mostrador eletrônico) que marca quantos quilogramas de massa você tem.
Detalhe importante: a força peso que atrai você em direção à Terra é contrabalançada pela força que a superfície da balança faz em você, sustentando-o de pé em cima dela. Trocando em miúdos, a mola da balança empurra a plataforma onde você pisa, que, por sua vez, empurra o seu pé.
A balança, entretanto, é calibrada na fábrica para funcionar no chão, parada. Já no elevador, a força com que a balança empurra seu pé não é sempre a mesma: ela muda quando o elevador entra em movimento e quando ele está prestes a parar. Então a balança acha que seu peso mudou e marca um valor diferente para sua massa.
Quando o elevador começa a descer, e você e a balança junto com ele, a força que a balança faz em você não precisa contrabalançar o seu peso, porque para começar a descer é preciso justamente que haja uma força puxando você para baixo. Nesse momento, a força que a balança faz em você (para cima) é menor do que o seu peso – essa diferença coloca você em movimento para baixo. Isso fica evidente quando você olha para o marcador da balança e vê que ele está marcando um valor menor para a sua massa.
O oposto ocorre quando você está parado no térreo e aperta o botão do seu andar. O elevador, com você e a balança juntos, começa a subir, e para que isso aconteça é preciso que a força que a balança faz em você (para cima) seja maior do que o seu peso – agora a diferença coloca você em movimento para cima. Do contrário, você não subiria, certo? Isso ficará evidente pelo valor maior marcado na balança.
Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/colunas/a-aventura-da-fisica/elevador-uma-maquina-de-emagrecer-e-engordar
Thiaro Meireles 38 1ºC
Não varia, pois a gravidade é a mesma, portanto a força exercida sobre a balança é a mesma.
ResponderExcluirNatalie Prada nº30 1ºB
Sim, em um curto periodo de tempo pode variar, no momento em que o elevador está subindo o peso na balança aumenta, por causa das forças do elevador que está subindo e da gravidade, que deixam o corpo mais proximo da balança,e quando está descendo o peso diminui, porque a força do elevador exerce para baixo, com isso o corpo sofre uma força menor, dele contra a balança, diminuindo assim o peso.
ResponderExcluirJuliano Sousa de Araujo Nº 16 1ºA
Não, pois a balança esta medindo o valor de massa, e estando dentro do elevador parada não ira variar o valor medido :D
ResponderExcluirVanessa Ventura Nº38 1ºB
Sim, o valor pode variar pois,o valor indicado pelo mostrador de uma balança é proporcional
ResponderExcluirà força normal exercida sobre a balança pelo objeto que está sendo pesado, no caso, eu.
Portanto, utilizando a balança enquanto o elevador está parado, a força exercida sobre meu corpo é a mesma exercida sobre a balança, porém quando em movimento, o elevador tende a nos revelar a 1ª lei de Newton (lei da inércia), tendo aplicada assim forças diferentes sobre o meu corpo e a balança, o que parece causar alteração no valor marcado pela balança.
Bom, acho que é isso!
Jéssica, 1ºA
Sim,esse valor pode variar, a massa, que é o valor medido na balança, não varia, porém, o movimento do elevador pode fazer com que meu corpo exerça uma força além da força da gravidade, por causa da 1ª lei de newton que diz que as coisas tendem a manter-se no estado em que estão.
ResponderExcluirEla pode variar. A balança mede a força aplicada sobre ela .Não necessariamente o peso.
ResponderExcluirA força será de acordo com a aceleração.O elevador, para subir, descer e frear adquire aceleração. De acordo com o sentido e a intensidade da aceleração (que variam) é que o valor da força sobre a balança pode ser determinado.
F=m.a
ResponderExcluirSim, pois uma balança colocada no piso do elevador indicaria o valor da força aplicada, por exemplo minha massa=60 kg em um elevador que sobe e desce em uma determinada aceleração, a balança indicará minha força normal de reação, então a balança pode variar, dependendo de cada situação.
Fabiana Fontinele Nº10 1ºC
Sim. Pode variar quando o elevador estiver em movimento. Por exemplo quando o elevador estiver descendo, você que estava parado, tende a ficar na mesma posição de antes(1ªlei de newton ou inercia), então há uma oscilação na massa marcada na balança pois é como se por milésimos de segundos você tirasse os pés da balança. E quando o elevador estiver subindo, alem de massa em cima da balança tem a força gravitacional que está na direção contraria á que o elevador se move, além da sua tendencia de se manter no lugar.
ResponderExcluirAline 1º A Nº 01
Sim, na subida existe a variação pois a gravidade empurra a pessoa que esta em cima da balaça para baixo, mas o movimento do elevador faz com que a balança sofra uma força para cima, e na descida também o peso vai variar, mais é por pouco tempo, pois a gravidade empurra a pessoa para baixo enquanto o próprio elevador vai para baixo também, fazendo com que a pessoa saia alguns segundo da plataforma da balança, onde o peso da pessoa será menor assim variando.
ResponderExcluirPâmela E. 1°A nº30
Por meio de algumas pesquisas, encontrei no site BrasilEscola algumas opções do que aconteceria com o peso em algumas situações.
ResponderExcluirQuando entramos em um elevador, de acordo com o seu movimento podemos sentir diferentes sensações. De acordo com a 1ª Lei de Newton, o corpo, por inércia, tende a manter seu estado, seja ele de repouso ou de MRU. De acordo com o princípio fundamental da Dinâmica, a força resultante (FR) pode ser calculada por FR = m.a, onde m é a massa do corpo e a é a aceleração desenvolvida pelo mesmo.
Há cinco casos possíveis:
- Elevador parado ou subindo e descendo com velocidades constantes (MRU):
Nesses casos, a força normal aplicada em nossos pés é igual à nossa força peso, pois a única aceleração que estamos sentindo é a gravidade. A força resultante entre a normal e a peso é nula.
- Elevador iniciando seu movimento de subida:
Para subir, o elevador faz uma força para cima, tendo uma aceleração positiva voltada para cima. Como a resultante está para cima, a força normal é maior que a força peso.
- Elevador terminando seu movimento de subida:
Para parar, o elevador desacelera fazendo com que a resultante esteja voltada para baixo, fazendo-o frear.
- Elevador iniciando o movimento de descida:
Como está descendo de maneira acelerada, sua resultante está voltada para baixo.
- Elevador terminando o movimento de descida:
Como o elevador está descendo, aplica uma força voltada para cima para parar.
Como nossa força P é sempre constante, uma balança colocada no piso do elevador indicaria o valor da força FN aplicada em cada caso. Como exemplo, uma pessoa de massa = 60 Kg, em um elevador que sobe e desce com uma aceleração de 3 m/s², tem uma força P = 600 N (considerando g = 10 m/s²) e a balança indicará sua FN variando de 420 N a 780 N. Com isso podemos desmentir a falsa ideia de que a balança mede nossa força peso, ela mede a força normal de reação à peso, que, como vimos, pode variar dependendo da situação.
não o valor medido pela balança não pode variar.
ResponderExcluirse presume isso dada a força exercida pelo elevador em sua subida e decida, isso porem não é fisicamente correto porque a mesma pressão exercida na balança balança seria exercida na pessoa fazendo a balança mostrar um numero constante. alem do fato de que a pressão do elevador se mantem constante (dada a sua velocidade constante) somando a sim a sua aceleração a gravidade, porem como já falei antes, exercendo essa pressão sobre a balança e a pessoa.
Cassandra Borges 1ºB
sim,porque a balança mede a força normal de reação a peso.
ResponderExcluirno elevador o nosso peso varia porque há forças para parar o elevador no movimento de descida ou subida e a balança mede também essas forças.
Luiz Henrique N° 27 1°C
ResponderExcluirA balança indica a força que um corpo exerce sobre ela. A indicação da balança é denominada peso aparente (P ap)e é igual à intensidade da reação normal (Fn)(P ap = Fn).
1) se o elevador estiver indo para cima:
A balança exerce na pessoa a força normal, para cima , a pessoa exerce na balança a força de intensidade para baixo. A balança marca a força de intensidade, que recebe , nesse caso , o nome de peso aparente.O PFD aplicado sobre a pessoa.
então :
Fn - P = m.a
Fn = P+m.a
B) aceleração para baixo:
Sendo a aceleração para baixo, O PFD alicado à pessoa fornece:
P - fn = m.a
Fn = P - m.a
C) Elevador em repouso , então a aceleração é 0 e,portanto
Fn = P
Portanto , o valor medido na balança pode variar para menos ou mais.
Fonte : Livro física básica
Não, pois a balança mede a massa do indivíduo, que será sempre a mesma, onde é multiplicado pela aceleração da gravidade onde não muda.
ResponderExcluirAssim dentro do elevador a gravidade será a mesma, assim como a sua massa. Acho que é isso :(
Luciane de Lima Silva nº 26 1ºC
Por causa da Inércia, quando o elevador começa a descer, a força que a balança faz em você é menor do que o seu peso, essa diferença coloca você em movimento para baixo. Quando o elevador começa a subir, acontece o contrário
ResponderExcluirFelipe Augusto Costa Goes - N°11 - 1°C
A massa não mudará, porém o peso medido sim.
ResponderExcluirPois a força aplicada na massa altera o peso. Porém na subida haverá uma força atuando para cima que fará a pessoa pesar menos, e na decida haverá uma força atuando para baixo que fará a pessoa ficar com alguns quilos a mais.
SCARLETT VAZ N°35 1°C
Sim.e o valor tambem se altera se o Elevador estiver descendo ou subindo.
ResponderExcluirse vc esta em um andar, e deseja ir para o terreo em cima da balanca,o valor mostrao por ela ira se alterar(diminuira,nesse caso),por causa da primeira Lei de newton,a Inercia.(oq esta em repouso tende a permanecer em repouso)
e quando o Elevador para,o valor aumenta,e depois volta ao normal.
Professora,um imagem que eu encontrei que ajuda a complementar a resposta:http://chc.cienciahoje.uol.com.br/colunas/a-aventura-da-fisica/imagens/elevador2.jpg/image_mini
Thomas 1C numero 39
bom, se você apertar para o elevador subir ou descer o valor irá se alterar por um instante e depois voltar ao normal. Vou explicar porque isso acontece...
ResponderExcluirQuando o elevador sobe, irá aumentar o valor marcado na balança, pois ao subir a força da balança sobre você será MAIOR do que seu peso(força com que a Terra te atrai para baixo).
Acontece o contrário quando você desce, a força da balança sobre você será MENOR que seu peso, assim deixando o valor mais baixo
Ana Vitória n:02 1C
Com o movimento feito pela subida até mesmo pela decida poderá haver uma variação mais a massa será sempre a mesma.
ResponderExcluirLeticia Mendonça F n°42 1°B
Sim,porque quando o elevador começa a descer, a força que a balança faz em você é menor do que o seu peso – essa diferença coloca você em movimento para baixo. Quando o elevador começa a subir, acontece o contrário.
ResponderExcluirStephanie Lopes - 1° B
Sim,porque quando o elevador começa a descer, a força que a balança faz em você é menor do que o seu peso – essa diferença coloca você em movimento para baixo. Quando o elevador começa a subir, acontece o contrário.
ResponderExcluirStephanie Lopes 1°B
O valor medido pela balança pode variar dentro do elevador. Como, no elevador eu estarei em estado de inércia (repouso), e conforme o elevador subir ou descer, a atração gravitacional exercida sobre meu corpo poderá variar. Ao subir a sensação de que o corpo esta mais pesada, ao descer e sensação será de que o corpo esta mais leve.
ResponderExcluirMarina Mieko, n°29, 1°C
Sim,tando subindo como descendo de elevador.Para entender como isso acontece é preciso entender a diferença entre massa e peso, e também o funcionamento da balança.A sua massa é uma medida da quantidade de matéria que existe no seu corpo, ou ainda uma medida do quão difícil é colocar você em movimento (ou parar você). Já o seu peso é a força com que a Terra atrai você para baixo, na direção do chão.O peso e a massa estão relacionados. Quanto maior a sua massa, maior a força com que a Terra atrai você para baixo, e é esta força que empurra a mola da balança, fazendo girar o ponteiro (ou o sensor do mostrador eletrônico) que marca quantos quilogramas de massa você tem.Detalhe importante: a força peso que atrai você em direção à Terra é contrabalançada pela força que a superfície da balança faz em você, sustentando-o de pé em cima dela. Trocando em miúdos, a mola da balança empurra a plataforma onde você pisa, que, por sua vez, empurra o seu pé.A balança, entretanto, é calibrada na fábrica para funcionar no banheiro, parada. Já no elevador, a força com que a balança empurra seu pé não é sempre a mesma: ela muda quando o elevador entra em movimento e quando ele está prestes a parar. Então a balança acha que seu peso mudou e marca um valor diferente para sua massa.Quando o elevador começa a descer, e você e a balança junto com ele, a força que a balança faz em você não precisa contrabalançar o seu peso, porque para começar a descer é preciso justamente que haja uma força puxando você para baixo. Nesse momento, a força que a balança faz em você (para cima) é menor do que o seu peso – essa diferença coloca você em movimento para baixo. Isso fica evidente quando você olha para o marcador da balança e vê que ele está marcando um valor menor para a sua massa.O oposto ocorre quando você está parado no térreo e aperta o botão do seu andar. O elevador, com você e a balança juntos, começa a subir, e para que isso aconteça é preciso que a força que a balança faz em você (para cima) seja maior do que o seu peso.
ResponderExcluirCamila T. Chagas n°05 1ºB
O peso não mudario pois a gravidade estaria agindo da mesma forma,quando sobe ou desce o elevador a gravidade tbb agiria nela sendo assim os newtons estariam sobre a balança da mesma forma.Abraço
ResponderExcluirexite um vetor impulsionando vc pra cima e outro que é a gravidade pra baixo e quando o elevador esta decendo
ResponderExcluirtem dois vetores empurrando vc pra baixo assim tambem o peso muda.
Nome: Max Lopes de Faria N°42 Serie: 1°C
A balança foi feita para funcionar parada, então no elevador a força com que a balança empurra o seu pé não é sempre a mesma, tanto subindo quanto descendo. Ela muda quando o elevador entra em movimento e quando ele esta prestes parar, isso acontece por que a balança acha que seu peso mudou e marca um valor diferente para sua massa. Quando o elevador começa a descer, você vai junto com balança, assim a força que a balança faz com que você não precise contrabalançar o seu peso, pois para começar a descer é preciso justamente que haja uma força puxando você para baixo e o oposto ocorre quando você esta parado no térreo e aperta o botão do seu andar, o elevador sobe com você e a balança, para que isso ocorra é preciso que a força que a balança faz em você para cima seja maior do que o seu peso. Então o valor medido pela balança pode variar.
ResponderExcluirCinthia Y. Takasu n 07 1 B
O valor de nossa massa é a mesma, independente de onde estivermos. Já o peso se altera,devido ao valor da gravidade. (peso=massa x gravidade)
ResponderExcluirRespondendo a pergunta do elevador, se o valor medido na balança pode variar, a resposta correta seria depende. Pois se o elevador estiver parado, o valor medido na balança não mudará.
Em compensação, se ele estiverem movimento, a nossa massa poderá aumentar - se estivermos subindo-, quanto diminuir - se estivermos na descida.
Segundo a primeira lei de newton, 'As coisas tendem a manter-se no estado em que estão'.
a força peso que atrai você em direção à Terra é contrabalançada pela força que a superfície da balança faz em você, sustentando-o de pé em cima dela. Trocando em miúdos, a mola da balança empurra a plataforma onde você pisa, que, por sua vez, empurra o seu pé. Por isso, na subida de um elevador, o peso aumenta. Já na descida a força que a balança faz em você não precisa contrabalançar o seu peso, porque para começar a descer é preciso justamente que haja uma força puxando você para baixo. Nesse momento, a força que a balança faz em você (para cima) é menor do que o seu peso – essa diferença coloca você em movimento para baixo. Isso fica evidente quando você olha para o marcador da balança e vê que ele está marcando um valor menor para a sua massa.
Marcelle Kimura nº25 1ºA
Sim, pode variar.
ResponderExcluirA sua massa é uma medida da quantidade de matéria que existe no seu corpo, ou ainda uma medida do quão difícil é colocar você em movimento (ou parar você). Já o seu peso é a força com que a Terra atrai você para baixo, na direção do chão. O peso e a massa estão relacionados. Quanto maior a sua massa, maior a força com que a Terra atrai você para baixo, e é esta força que empurra a mola da balança, fazendo girar o ponteiro (ou o sensor do mostrador eletrônico) que marca quantos quilogramas de massa você tem.
Quando o elevador começa a descer, e você e a balança junto com ele, a força que a balança faz em você não precisa contrabalançar o seu peso, porque para começar a descer é preciso justamente que haja uma força puxando você para baixo. Nesse momento, a força que a balança faz em você (para cima) é menor do que o seu peso – essa diferença coloca você em movimento para baixo. Isso fica evidente quando você olha para o marcador da balança e vê que ele está marcando um valor menor para a sua massa.
O oposto ocorre quando você está parado no térreo e aperta o botão do seu andar. O elevador, com você e a balança juntos, começa a subir, e para que isso aconteça é preciso que a força que a balança faz em você (para cima) seja maior do que o seu peso – agora a diferença coloca você em movimento para cima. Do contrário, você não subiria. Isso ficará evidente pelo valor maior marcado na balança.
Roberta, Nº 33 1ºA
Como nossa força peso é sempre constante, uma balança colocada no piso do elevador indicaria a nossa força peso normal se ele estivesse com velocidade constante, mas como para subir ele faz uma força para cima, ou seja uma aceleração variada, e para descer uma força para baixo, o valor medido poderá variar por causa dessa variações na aceleração. Outra coisa que podemos observar é que, no caso se o elevador estiver parado quando ele for subir nosso corpo iria para baixo, e quando ele fosse descer nosso corpo iria para cima. Isso é explicado com a 1º Lei de Newton, Inércia, que diz que um corpo dendê a permanecer no mesmo estado em que está. Por isso poderá ocorrer uma variação no valor medido pela balança.
ResponderExcluirCaroline Ramos nº5 1ºA
Poderia variar o peso com o elevador descendo ou subindo, porém a balança mede a massa e a massa nao varia.
ResponderExcluirAfonso Henrique Nº01 1ºC
Sim, o valor pode variar se o elevador estiver em movimento acelerado, sabendo que a força normal é diferente do peso quando há um movimento acelerado e a balança faz a medida da força normal, concluímos que com a aceleração que é exercida quando o elevador sobe ou desce acelerado o valor medido pela balança é alterado.
ResponderExcluirObs: O valor medido pela balança é o da força normal. Quando há um movimento acelerado essa força é diferente do peso, que é uma força constante em direção, módulo e sentido, logo, a normal é variável dependendo do tipo de movimento descrito.
João Paulo nº16 1ºC
Não, pois nossa massa não vai mudar, e como a força peso é medida pela massa vezes a aceleração da gravide, e a aceleração da gravidade também não vai mudar, então o valor medido pela balança não vai mudar.
ResponderExcluirElias teixeira Nº09 1B
Antes de tudo temos que saber que o valor mostrado na balança é massa e não peso, P = m * g.
ResponderExcluirQuanto ao valor medido na balança pode haver uma variação mas por pouco tempo, depois volta ao valor normal. Essa variação ocorre conforme o movimento do elevador só fica diferente durante alguns instantes, na hora em que o elevador começa a descer ou a subir, e não ao longo de todo o tempo em que ele passa descendo ou subindo.
Quanto maior a sua massa, maior a força com que a Terra atrai você para baixo, e é esta força que empurra a mola da balança, fazendo girar o ponteiro (ou o sensor do mostrador eletrônico) que marca quantos quilogramas de massa você tem.
A balança, entretanto, é calibrada na fábrica para funcionar no banheiro, parada. Já no elevador, a força com que seu pé faz na balança não é sempre a mesma: ela muda quando o elevador entra em movimento e quando ele está prestes a parar. Então a balança acha que seu peso mudou e marca um valor diferente para sua massa.
Stephanie Aparecida N°35 1°A
Depende, se o elevador estiver parado nada muda, mas se ele estiver subindo o elevador fara com que a balança empurre os pés da pessoa fazendo assim com que o peso marcado aumente, se estiver descendo a balança vai separar um pouco dos pés da pessoa por causa da 'queda' que estará acontecendo e isso fara com que a balança marque um peso menor que o real.
ResponderExcluirLeonardo S Freires 1a numero 20
Acho que não porque o valor medido, que seria a massa influencia na força peso e essa não vai mudar porque nem a gravidade nem a massa vai mudar não alterando nada mesmo num elevador.
ResponderExcluirRodrigo H. Nº33 1ºb
depende se o elevador estiver subindo a balança sera empurrada contra os pes da pessoa e marcara um peso maior ja se estiver descendo os pes da pessoa e a balança vão se separar um pouco por causa da queda e o peso sera marcado como menor pela balança
ResponderExcluirIsso seria explicado pela 1° lei de Newton a Inercia
Depende. Caso o elevador esteja parado em um mesmo andar, o valor medido pela balança continuará o mesmo marcado. Já se o elevador estiver descendo, o valor irá diminuir, pois quando o elevador pratica o movimento de descida, ele acaba fazendo com que a balança desça mais rapidamente que o corpo que esta sobre ela, deixando então a balança um pouco "separada" do corpo, e variando assim o valor medido por ela. Mas caso o elevador esteja subindo, o peso marcado irá também aumentar, pois realizando o movimento da subida, faz com que a balança "empurre" os pés da pessoa e acaba marcado um valor diferente.
ResponderExcluirLuana Dota Vaz nº 22 1º ano A
Não, o valor medido na balança não tende a variar pois, independentemente dela estar no elevador não importa, a força que a gravidade está exercendo sobre ela é a mesma.
ResponderExcluirLeonardo Henrique Nº21 1ºB
A sua massa é uma medida da quantidade de matéria que existe no seu corpo, ou ainda uma medida do quão difícil é colocar você em movimento (ou parar você). Já o seu peso é a força com que a Terra atrai você para baixo, na direção do chão.
ResponderExcluirO peso e a massa estão relacionados. Quanto maior a sua massa, maior a força com que a Terra atrai você para baixo, e é esta força que empurra a mola da balança, fazendo girar o ponteiro (ou o sensor do mostrador eletrônico) que marca quantos quilogramas de massa você tem.
Detalhe importante: a força peso que atrai você em direção à Terra é contrabalançada pela força que a superfície da balança faz em você, sustentando-o de pé em cima dela. Trocando em miúdos, a mola da balança empurra a plataforma onde você pisa, que, por sua vez, empurra o seu pé.
A balança, entretanto, é calibrada na fábrica para funcionar no banheiro, parada. Já no elevador, a força com que a balança empurra seu pé não é sempre a mesma: ela muda quando o elevador entra em movimento e quando ele está prestes a parar. Então a balança acha que seu peso mudou e marca um valor diferente para sua massa
nome:Daniel n:43 1 ano C
depende se o elevador estiver subindo a balança sera empurrada contra os pés da pessoa e marcara um peso maior.
ResponderExcluirJá se estiver descendo os pés da pessoa e a balança vão se separar um pouco por causa da queda e o peso sera marcado como menor pela balança.
Jonathan Roberto nª15 1A
Nossa força peso (P = m.g), sempre apontando para baixo, cria uma força normal de reação (FN) sempre perpendicular à superfície de contato, geralmente aplicada em nossos pés, e, neste caso, apontando para cima.
ResponderExcluirQuando entramos em um elevador, de acordo com o seu movimento podemos sentir diferentes sensações. Lembrando que de acordo com a 1ª Lei de Newton, o corpo, por inércia, tende a manter seu estado, seja ele de repouso ou de MRU. E de acordo com o princípio fundamental da Dinâmica, a força resultante (FR) pode ser calculada por FR = m.a, onde m é a massa do corpo e a é a aceleração desenvolvida pelo mesmo.
Há cinco casos possíveis:
- Elevador parado ou subindo e descendo com velocidades constantes (MRU):
Nesses casos, a força normal aplicada em nossos pés é igual à nossa força peso, pois a única aceleração que estamos sentindo é a gravidade. A força resultante entre a normal e a peso é nula. FR = 0 --> FN = P
-Elevador iniciando seu movimento de subida:
Para subir, o elevador faz uma força para cima, tendo uma aceleração positiva voltada para cima. Como a resultante está para cima, a força normal é maior que a força peso. FN > P --> FR = FN - P
-Elevador terminando seu movimento de subida:
Para parar, o elevador desacelera fazendo com que a resultante esteja voltada para baixo, fazendo-o frear. P > FN --> FR = P - FN
-Elevador iniciando o movimento de descida:
Como está descendo de maneira acelerada, sua resultante está voltada para baixo. P > FN --> FR = P - FN
-Elevador terminando o movimento de descida:
Como o elevador está descendo, aplica uma força voltada para cima para parar. FN > P --> FR = FN - P
Como nossa força P é sempre constante, uma balança colocada no piso do elevador indicaria o valor da força FN aplicada em cada caso. Como exemplo, uma pessoa de massa = 60 Kg, em um elevador que sobe e desce com uma aceleração de 3 m/s², tem uma força P = 600 N (considerando g = 10 m/s²) e a balança indicará sua FN variando de 420 N a 780 N. Com isso podemos desmentir a falsa ideia de que a balança mede nossa força peso, ela mede a força normal de reação à peso, que, como vimos, pode variar dependendo da situação.
Uma curiosidade é que se o elevador descer com uma aceleração igual à gravidade (simplesmente cair sob a ação da gravidade), a sua força normal é nula (FN = 0), sendo assim, a pessoa flutuaria dentro do elevador. Este mesmo efeito é utilizado em aviões em queda livre para treinamento de pilotos e astronautas, simulando a falta de gravidade.
Devemos lembrar também, uma situação provável, que seria, no momento em que o elevador desce, ha um pequeno período de tempo em que o corpo "quase flutua", diminuindo assim, neste instante seu peso.
Gabriela de Souza,nº12, 1ºA
Elizabeth Miyuki,nº08,1ºB
O valor indicado na balança pode variar se o elevador estiver subindo pois, de acordo com a primeira lei de Newton que diz que as coisas tendem a manter-se no estado em que estão, no momento em que o elevador iniciasse o seu movimento de subida, meu corpo permaneceria em seu estado inicial pois a força da gravidade estaria me "puxando" para baixo, então, em um curto período de tempo, o elevador estaria subindo e eu estaria "descendo" e isso faria aumentar o valor indicado na balança.
ResponderExcluirThiago Fernandes Silva, nº37, 1ºA.
a força peso que atrai você em direção à Terra é contrabalançada pela força que a superfície da balança faz em você, sustentando-o de pé em cima dela. Trocando em miúdos, a mola da balança empurra a plataforma onde você pisa, que, por sua vez, empurra o seu pé
ResponderExcluirnome:daniel n:43 1c
Como sabemos a massa é a quantidade de matéria que existe em um corpo e o peso é a força que a Terra atrai voce para o chão.
ResponderExcluirO peso e a massa estão relacionados. Quanto maior a sua massa, maior a força com que a Terra atrai você para baixo, e é esta força que empurra a mola da balança, fazendo girar o ponteiro (ou o sensor do mostrador eletrônico) que marca quantos quilogramas de massa você tem.
A força peso que atrai você em direção à Terra é contrabalançada pela força que a superfície da balança faz em você, sustentando-o de pé em cima dela. Trocando em miúdos, a mola da balança empurra a plataforma onde você pisa, que, por sua vez, empurra o seu pé.
A balança, entretanto, é calibrada na fábrica para funcionar no banheiro, parada. Já no elevador, a força com que a balança empurra seu pé não é sempre a mesma: ela muda quando o elevador entra em movimento e quando ele está prestes a parar. Então a balança acha que seu peso mudou e marca um valor diferente para sua massa.
Então concluimos que altera o valor medido altera sim.
Danilo Barros de Souza nº 8
Fonte: www.cienciahoje.uol.com.br
a força peso que atrai você em direção à Terra é contrabalançada pela força que a superfície da balança faz em você, sustentando-o de pé em cima dela. Trocando em miúdos, a mola da balança empurra a plataforma onde você pisa, que, por sua vez, empurra o seu pé
ResponderExcluirA balança, entretanto, é calibrada na fábrica para funcionar no banheiro, parada. Já no elevador, a força com que a balança empurra seu pé não é sempre a mesma: ela muda quando o elevador entra em movimento e quando ele está prestes a parar. Então a balança acha que seu peso mudou e marca um valor diferente para sua massa.
Luiz nº25 serie: 1B
Depende se o elevador desce ou sobe, se ele subir, a massa da pessoa seria somada a força resultante da aceleração para cima, sendo que a força imprimida resultante seria para baixo, podendo aumentar o peso. Ocorreria o contrario se ele descesse, a aceleração imprimida seria para baixo e a força resultante seria para cima, diminuindo o peso.
ResponderExcluirLucas Caetano 1ºC N°25
O peso e a massa estão relacionados. Quanto maior a sua massa, maior a força com que a Terra atrai você para baixo, e é esta força que empurra a mola da balança, fazendo girar o ponteiro (ou o sensor do mostrador eletrônico) que marca quantos quilogramas de massa você tem.
ResponderExcluirDetalhe importante: a força peso que atrai você em direção à Terra é contrabalançada pela força que a superfície da balança faz em você, sustentando-o de pé em cima dela. Trocando em miúdos, a mola da balança empurra a plataforma onde você pisa, que, empurra o seu pé.
Abalança não, é calibrada na fábrica para funcionar no banheiro, parada. Já no elevador, a força com que a balança empurra seu pé não é sempre a mesma: ela muda quando o elevador entra em movimento e quando ele está prestes a parar. Então a balança acha que seu peso mudou e marca um valor diferente para sua massa.
Larissa Durães . 1B n20
Dependende, se o elevador estiver parado não, mas se caso ele estiver em movimento tanto para cima quanto para baixo pode variar sim.
ResponderExcluirSe no caso o elevador estiver subindo e você estiver em cima da balança, o seu peso irá aumentar, pois haverá forças agindo sobre você, o que deixara você mais pesado.
Não.Pois a gravidade exercida dentro do elevador e a mesma exercida do lado de fora dele seno assim o valor medido não pode variar
ResponderExcluirTalles daniel n°36 1°b
O peso e a massa estão relacionados. Quanto maior a sua massa, maior a força com que a Terra atrai você para baixo, e é esta força que empurra a mola da balança, fazendo girar o ponteiro (ou o sensor do mostrador eletrônico) que marca quantos quilogramas de massa você tem.
ResponderExcluirDetalhe importante: a força peso que atrai você em direção à Terra é contrabalançada pela força que a superfície da balança faz em você, sustentando-o de pé em cima dela. Trocando em miúdos, a mola da balança empurra a plataforma onde você pisa, que, por sua vez, empurra o seu pé.
A balança, entretanto, é calibrada na fábrica para funcionar no banheiro, parada. Já no elevador, a força com que a balança empurra seu pé não é sempre a mesma: ela muda quando o elevador entra em movimento e quando ele está prestes a parar. Então a balança acha que seu peso mudou e marca um valor diferente para sua massa.
Quando o elevador começa a descer, a força que a balança faz em você (seta vermelha) é menor do que o seu peso (seta verde) – essa diferença coloca você em movimento para baixo. Quando o elevador começa a subir, acontece o contrário
Quando o elevador começa a descer, e você e a balança junto com ele, a força que a balança faz em você não precisa contrabalançar o seu peso, porque para começar a descer é preciso justamente que haja uma força puxando você para baixo. Nesse momento, a força que a balança faz em você (para cima) é menor do que o seu peso – essa diferença coloca você em movimento para baixo. Isso fica evidente quando você olha para o marcador da balança e vê que ele está marcando um valor menor para a sua massa.
O oposto ocorre quando você está parado no térreo e aperta o botão do seu andar. O elevador, com você e a balança juntos, começa a subir, e para que isso aconteça é preciso que a força que a balança faz em você (para cima) seja maior do que o seu peso – agora a diferença coloca você em movimento para cima. Do contrário, você não subiria, certo? Isso ficará evidente pelo valor maior marcado na balança.
fonte:http://chc.cienciahoje.uol.com.br/colunas/a-aventura-da-fisica/elevador-uma-maquina-de-emagrecer-e-engordar
quando o elevador desce o peso diminui, porque o peso é, P=M.G, e com ja esta descendo a força da gravidade n puxa muito, ja no caso de subir o peso almenta, pois a gravidade vai puxar mais pq o elevador esta subindo
ResponderExcluirDesculpe a demora é que não estava conseguindo postar
Matheus Amancio n°28 1B
Quando entramos num elevador onde não está em movimento e colocamos uma balança ao subir não irá alterar a massa. Quando o elevador começa a ir para baixo com a pessoa em cima da balança, o corpo que está em cima da balança tende a ficar no movimento em que estava enquanto o elevador estava parado, assim ficando um pequeno tempo no ar em quanto o elevador se movimenta para baixo, com isso variando o peso deixando-o mais leve. Quando o elevador sobe, o corpo que estava encima da balança tende a continuar em repouso como estava assim, com a força da gravidade puxando-o para baixo deixando-o mais pesado.
ResponderExcluirkarina kaori nemoto 1ºA Nº17
Em 8 de novembro de 2011 18:35, THIAGO LOPES DE SOUSA escreveu:
ResponderExcluir> Dependerá de acordo onde o elevador estiver.Como nossa massa de força
> P é sempre constante, o que a balança vai marcar é a força Fn
> resultante. Se estivermos sobre a balança no elevador e este estiver
> descendo ou subindo, haverá variação na força aplicada contra a
> balança e ela marcará outro valor. Isso prova que a balança não marca
> o nosso peso, mas a força aplicada nela.Nome: Thiago Lopes de Sousa,
> nº37, 1ºB.
> 8 de novembro de 2011 18:32
>
Sim. A balança em si mede a massa de um corpo e antes de subir a balança estará zerada pois a gravidade que esta sendo aplicada sobre ela é nula, e quando subimos em uma balança a gravidade é maior. Em um elevador a gravidade sobe e desce em uma balança não muda pois se estivermos em cima de uma balança dentro de um elevador,e se o elevador subir a nossa massa aumenta, se o elevador desce a nossa massa diminui. Isso é feito pela graviddade, por iso podemos chamar um elevador de "uma máquina de emagrecer e engordar"
ResponderExcluirRenata nº32 1B
Pode variar sim, tudo depende de se você está parado, subindo, descendo ou quase parando.
ResponderExcluirO valor medido na balança pode haver uma variação mas por pouco tempo, depois volta ao valor normal. Essa variação ocorre conforme o movimento do elevador só fica diferente durante alguns instantes, na hora em que o elevador começa a descer ou a subir, e não ao longo de todo o tempo em que ele passa descendo ou subindo.
Quanto maior a sua massa, maior a força com que a Terra atrai você para baixo, e é esta força que empurra a mola da balança, fazendo a marcar quantos quilogramas de massa você tem.
A balança, entretanto, é calibrada na fábrica para funcionar parada. Já no elevador, a força com que seu pé faz na balança não é sempre a mesma: ela muda quando o elevador entra em movimento e quando ele está prestes a parar. Então a balança acha que seu peso mudou e marca um valor diferente para sua massa.
Camila Salvador Rodrigues Franco nº 04 1º A
Sim pode variar.
ResponderExcluirMas vai depender da posição do elevador
e da sua aceleração,se a sua aceleração
no momento de descida for igual ao
da gravidade a força é considerada nula.
e a balança não mede a massa
mais sim a força normal de reação ao peso
que pode variar dependo da situação.
Letícia Barreto 1°C
É simples, pode variar sim. Isto porque o movimento de descida do elevador faz com que a força exercida sobre o corpo fique menor, e o movimento de subida faz com que a força exercida sobre o corpo aumente, isto por causa da inercia que faz com que os corpos "querer" ficar onde estão, logo quando ele desce ele "diminui" a resistência que o chão faz no corpo e faz com que o valor médio da balança mude, e quando ele esta subindo ele ele faz exatamente o efeito oposto, aumentando a resistência e aumentando o valor médio da balança
ResponderExcluirnome:Felipe Dias n°:10 1°b
SIm, quando o elevador desce, o valor na balança diminui e quando ele sobe, o valor aumenta.
ResponderExcluirIsso acontece por causa de lei de Inércia, q diz q eu corpo parado tem a tendencia de ficar parado. Quando o elevador entra em movimento, o nosso corpo 'flutua' um pouco sobre a balança porque ele tende a continuar parado onde estava e o marcador da balança mostra menos massa. Acontece a mesma coisa quando ele sobe, mas dessa vez, a balança marca mais massa.
Murilo Figueiredo nº29 1ºB
Sim claro , seo elevador estiver subindo a balança irá para baixo por causa da força da gravidadee para baixo ela continuara normal.
ResponderExcluirSim
ResponderExcluirA sua massa é uma medida da quantidade de matéria que existe no seu corpo. Já o seu peso é a força com que a Terra atrai você para baixo, na direção do chão.
O peso e a massa estão relacionados. Quanto maior a sua massa, maior a força com que a Terra atrai você para baixo, fazendo com que o que esta marcado na balança mude.
Detalhe importante: a força peso que atrai você em direção à Terra é contrabalançada pela força que a superfície da balança faz em você, sustentando-o de pé em cima dela. Trocando em miúdos, a mola da balança empurra a plataforma onde você pisa, que, por sua vez, empurra o seu pé.
A balança, entretanto, é calibrada na fábrica para funcionar no banheiro, parada. Já no elevador, a força com que a balança empurra seu pé não é sempre a mesma: ela muda quando o elevador entra em movimento e quando ele está prestes a parar. Então a balança acha que seu peso mudou e marca um valor diferente para sua massa.
achei um trecho interessante que explica o acontecimento :
Quando o elevador começa a descer, a força que a balança faz em você é menor do que o seu peso – essa diferença coloca você em movimento para baixo. Quando o elevador começa a subir, acontece o contrário.
Juliana Santana n° 17 1°C
nome:Luiz Matheus Andrade da Silva n°42 1°A
ResponderExcluirO valor medido pela balança pode variar, na medida em que o elevador sobe ou desce.
Nome:aryanne N°2 1Etim
ResponderExcluirA medida realizada pela balança dentro do elevador não varia poia a balança está medindo a massa.
E a medida da massa é sempre baseada em quilogramas ou seja ela é a mesma em todo lugar.