segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Desafio da semana nº 20 - Física 1º ano

Você saberia dizer...
Como um pescador deve lançar sua rede para alcançar a maior distância possível?

60 comentários:

  1. Do ponto de vista físico, o lançamento de uma rede de pescar é uma lançamento oblíquo, ou seja, o lançamento de um corpo com velocidade vetorial inicial (V0) inclinada em x graus em relação à horizontal.

    Neste tipo lançamento, a máxima distância (D) percorrida na horizontal é chamada de alcance.

    Desconsiderando o atrito com o ar, o alcance pode ser calculado pela expressão:

    D=V0^2.sen(2.x)/g

    [Conta por extenso: D é igual a V0 elevado ao quadrado vezes seno de 2 vez x, tudo isso dividido por g.]

    Note, pela expressão acima, que o alcance D depende da velocidade inicial V0, do ângulo x do lançamento e da gravidade g. O único parâmetro sobre o qual o pescador não tem domínio é a gravidade g que é uma característica local, do planeta. Mas o pescador pode ajustar V0 e x para melhorar o alcance D e tentar obter a maior distância.

    Com muita prática, buscando o aperfeiçoamento da técnica, é possível maximizar o alcance D tentando aplicar maior força para conseguir a maior velocidade inicial V0 possível no lançamento da rede. Também é preciso "jogar muita rede" para tentar chegar o mais perto do ângulo de lançamento perfeito:x = 45º.
    Mais por que 45º?Note que para 90º o valor do seno do ângulo é máximo e vale 1, o que maximiza o valor de D na expressão acima. Neste caso temos sen(2x) = sen(90º) = 1, ou seja, 2x=90º. Logo,x=90º/2 = x=45º.

    Após eu ter feito essa experiência arremessando uma rede no ângulo de 45º obtive a distância média de 7,04m. Aplicando na fórmula teremos:

    D=V0^2.sen(2.x)/g

    Onde:
    D= Distância obtida que foi de 7,04m.
    V0^2= Velocidade inicial elevada a 2.
    sen(2.x)= Seno de 2 vezes o ângulo de inclinação no momento do lançamento da rede.
    g= gravidade.

    Substituindo as letras por valores que nós temos:

    7,04=V0^2.sen(2.45º)/9,8
    7,04=v0^2.sen90º/9,8

    Seno de 90º=1

    Teremos:

    7,04=V0^2/9,8 com esses valores podemos encontrar a velocidade inicial:

    V0^2=7,04.9,8=68,992
    V= Raiz de 68,992 que vai ser aproximadamente igual à 8,31m/s.

    Então concluo através de cálculos e um experiência que um pescador deve lançar a rede com uma inclinação de 45º aplicando uma força que obtenha a velocidade aproximadamente igual à 8,31m/s.

    Vanderlei Estevão Nº:38 1ºA

    ResponderExcluir
  2. Quanto mais alto se lançar algo, menos será sua distância, pois ao chegar no 'meio' do movimento ele perderá sua força e cairá rapidamente, na mesma distância que subiu (Subida é igual a descida). Então neste caso o pescador deve jogar a sua rede de pesca o menos inclinado possível e com força, assim a distância será maior.

    Maria Julia de Alcantara Figueiredo Nº26 1º ano A

    ResponderExcluir
  3. Ele dividir a rede em duas e lançá-la bem aberta, para que a rede não sofra muita resistência do ar.

    ResponderExcluir
  4. nome:Luiz Matheus Andrade da Silva n°42 1°A

    Ele deve lança-la sempre para frente para que ela atinja sempre a maior distancia possível.

    ResponderExcluir
  5. A rede deve ser lançada em diagonal (pra cima e para frente ao mesmo tempo) num angulo de 90 graus, pois ela vai subir 90º e depois descer 90º, atingindo a maior distância.

    ResponderExcluir
  6. Ele deverá aplicar uma maior força na direção horizontal, ao lançar a rede que esta em repouso, para que ela adquira um movimento capaz de possuir uma velocidade para poder alcançar o ponto desejado, após isso ocorrer a rede volta ao seu estado de repouso, ate que haja novamente um movimento inserido.


    Leticia Mendonça F n°42 1°B

    ResponderExcluir
  7. Ele deve lançar a rede a um angulo de 45º para obter a maior distância.

    Aline Nº01 1ºA

    ResponderExcluir
  8. Ele deve jogar em um ângulo de 45º, nem muito alto, nem muito baixo, séria perfeito, nesse modo a rede atingiria sua distancia máxima.

    Juliano Sousa de Araujo Nº16 1ºA

    ResponderExcluir
  9. Lançando o objeto em linha reta o mais alto possível desde que não seja para cima e sim de uma maneira como se fizesse um arco já que para cima em linha reta o objeto voltará para você.

    Cinthia Takasu
    N 07
    1 B

    ResponderExcluir
  10. Para atingir uma maior distancia ele deve arremessar de 10° á 30°, porque se ele arremessar muito alto (cerca de 80°), a rede só alcançará uma grande altura e cairá, em uma minima distancia. Mas se ele arremessar um pouco acima dos 0°graus, a rede alcançará uma maior distancia.

    Scarlett Vaz n°35 1°c

    ResponderExcluir
  11. É simples, juntando a rede e segurando em dois pontos, sem faze-la abrir. É só arremessá-la como se fosse um grande disco, assim os pesos irão mantê-la rodando, e ela planará até abrir e cair. Pode se considerar que a mesma força atuante sobre um disco atuaria sobre/sob uma rede compactada como um.

    Lucas Caetano nº25 1ºC

    ResponderExcluir
  12. Ele deve lançar a rede fechada, para que no ar ela se abra depois, quando estiver caindo.

    Ela fechada, as forças que atuarem sobre ela serão menores do que se ela estivesse aberta. Assim conseguindo ir perfurando a resistência do ar até que ela vá abrindo.


    Luciane de Lima Silva nº 26 1ºC

    ResponderExcluir
  13. Ele teria que jogar na diagonal,porem o mais horizontalmente possível.

    Pois, se ele jogar na horizontal, a rede só vai ir para frente caindo da onde ele jogou.
    Mas se ele jogar para cima na diagonal,porem, o mais deitado possível, a rede irá subir e ir descendo para frente, diferente do outro caso que só foi caindo.

    Pois quando estamos falando de vetores, o mesmo tempo que ele demorar para subir, ele vai demorar para descer, e a mesma distância que ele fez até chegar na velocidade = 0, ele irá percorre a mesma distância até chegar ao chão relativo da onde ele partiu.

    Elias teixeira da silva Junior nº09 1B

    ResponderExcluir
  14. Um pescador experiente lança a sua rede fazendo com que seus braços e a rede se movimentem junto ao corpo e pegue impulso, fazendo assim com que o movimento da rede possa alcançar uma grande distancia e se encaixe na primeira lei de Newton, que diz: Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.
    Neste caso as forças que podem mudar esse estado são: a força da gravidade e a força do vento (um fator natural).
    E é assim que um pescador deve lançar a sua rede, fazendo com que a rede acompanhe o movimento do seu corpo para que possa pegar ipulso e arremessa-la.
    Leonardo Henrique Nº21 1ºB

    ResponderExcluir
  15. Para lançar a rede mais longe é necessário um impulso maior, então os pescadores giram o seu tronco para traz para pegar mais impulso.
    fisicamente isso ocorre porque:
    o impulso é I=F. ∆ t (F=força*∆t=variação do tempo); então se o tempo for maior e ele for adquirindo força, esses fatores teriam números maiores e o resultado final (o modulo Impulso) será maior.
    (e o movimento de girar o tronco proporciona exatamente isso, mais tempo para uma força maior).
    Cassandra nº6 1ºB

    ResponderExcluir
  16. Bom primeiramente o pescador deve pegar impulso e girar seu corpo e seu braço, e quando chegar no máximo soltar,fazendo com que a rede vai em alta velocidade.
    isso ocorre pela lei de newton, pois quando um objeto esta preso a outro que esta em movimento, e este objeto que esta em movimento para de se movimentar, o outro continua.

    Outra maneira seria, jogar a rede usando impulso do corpo e do braço, mas jogar inclinado(para cima) fazendo com que a rede vá para frente e pra cima, e depois continuar indo pra frente mas descendo(por causa da gravidade).
    essa forma é da lei de torricelli.



    Matheus Amancio Seixeiro n°28 1B

    ResponderExcluir
  17. Luiz Henrique n°27 1°C

    Primeiramente ... a rede não pode ser tão leve, então temos que colocar uma bola de por exemplo: 250 g , em cada ponta da rede para cortar o ar.
    E para alcançar a maior distância o pescador deve jogar a rede girando , acredito que assim a rede poderá ir mais longe , pois cortara o vento e terá a força de impulsão que o pescador deu .

    ResponderExcluir
  18. assim ó , pega a rede e coloca um pesinho de chumbo na ponta , ai pega e lança ela bem em diagonal , e se tiver com vento ajuda !

    ResponderExcluir
  19. Para alcançar a maior distância, um pescador deverá girar a rede em volta de si mesmo,com a maior velocidade possível, e depois lançar a rede, pois quanto maior a velocidade em volta de um eixo, quando lançado o objeto, maior será a distância percorrida.

    Caroline Ramos nº5 1ºA

    ResponderExcluir
  20. ola, um pescador para lançar uma rede com maior distancia, ele deve usar toda a sua força e além disso ele deve lança-la a favor do vento para não haver atrito impedindo a de ir mais e mais longe.


    nome:Talles Daniel da Silva n°36 1°b

    ResponderExcluir
  21. Um pescador deve lançar sua rede com o Movimento Parabólico, como mostra a imagem deste link: http://www.fisica.ufs.br/egsantana/dinamica/stokes2/cuadrado_v2.gif , pois desprezando o atrito do ar e demais efeitos a rede se desloca verticalmente acelerada pela ação da gravidade local, e, horizontalmente se desloca seguindo velocidade constante.
    Portanto, se o pescador aplicar maior força na hora de lançar a rede, ele vai atingir maior altura verticalmente, e assim também horizontalmente, de forma que alcance maior distância.

    Referências:
    WIKIPÉDIA. Movimento Parabólico. Disponível em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_parab%C3%B3lico. Acesso em :23 out. 2011

    FERRARO, Nicolau Gilberto. SOARES, Paulo Antônio de Toledo. FOGO, Ronaldo. Física Básica: volume único - 3ed. - São Paulo: Atual, 2009.

    Vitória dos Santos Silva nº40 Série 1ºB

    ResponderExcluir
  22. não lançar a rede muito alta e ,com isso irá pegar uma distância maior.

    ResponderExcluir
  23. fazendo de forma que a velocidade de lançar a rede seja a maior possivel, pois de acordo com a fórmula h=V²/2.10. Quanto maior a velocidade maior é altura que a rede vai chegar, ou seja o pescador deve lançar sua rede com a maior velocidade possivel.

    Pâmela E. 1ºA

    ResponderExcluir
  24. Utilizando-se de um recuo com a vara de pesca para trás, envergando seu corpo e logo após lançando se com toda a força para frente.

    Thiaro 38 1ºC

    ResponderExcluir
  25. ele deve lançar a rede em uma ângulo de 45°

    ResponderExcluir
  26. Deve lançar a rede fechada para ela evitar mais a resistencia do ar, pois se for lançada aberta a rede terá mais a ação do ar contra ela fazendo ela perde velocidade e consequentemente não ir tão longe

    Afonso Henrique Nº01 1ºC

    ResponderExcluir
  27. Para se obter um lançamento que atinja uma altura máxima, o pescador precisaria lançar sua rede em um ângulo de 45º aproximadamente, independente de sua força para tal objetivo. Se tentasse lançar com um ângulo menor que esse, cairia muito próximo do barco ou do lugar que estivesse, e se lançasse de um ângulo muito maior que esse, depois que a rede chegasse ao ponto 0, não atingiria tal objetivo com tanta precisão. Então, o ângulo mais apropriado é o de 45º.

    ResponderExcluir
  28. O pescador deve jogá-la de forma diagonal de modo com que forme um angulo de 45°. Já que, ao lançar um objeto no espaço, se considerarmos que a resistência do ar não existe ou é pequena, a curva realizada pelo objeto será, aproximadamente, uma parábola, e o ângulo de maior alcance horizontal seria o de 45°.

    ResponderExcluir
  29. Bom com base no que eu pude deduzir....assim...para que algo que seja jogado vá mais longe facilmente é necessário joga-lo numa inclinação meio que para cima, assim ele terá um tempo maior de queda aproveitando todo o impulso que le foi colocado, por exemplo se eu jogar uma bola de tênis para frente ela rapidamente ira tocar o chão por causa da resistência do ar, agora se eu jogar uma bola de tênis em um angulo de 45° ela ira tocar o chão menos rapidamente, e esse é o mesmo procedimento nas redes de pescas

    ResponderExcluir
  30. Ao lançar a rede, visando alcançar a maior distância possível tanto na horizontal como na vertical, a curva descrita por ela é aproximadamente uma parábola, se considerarmos que a resistência do ar não existe ou é pequena.

    Sob estas circunstâncias o ângulo de maior alcance horizontal é de 45 graus.

    Andressa Xavier, nº 03, 1ºB

    ResponderExcluir
  31. Professora, na minha opinião, os fatores que fazem com que a rede alcance a maior distância possível são: a forma como o pescador lançará a rede e a ação do vento sobre ela.
    Na minha opinião para que a rede alcance a maior distância possível o pescador deve tomar impulso ao lançar e lançar a favor do vento.

    Samuel Guimarães 1° A n°: 34

    ResponderExcluir
  32. Ele terá que jogar a rede para cima em um angulo de aproximadamente 45º.

    ResponderExcluir
  33. ele tem considerar o peso da rede e a força que ele deve impulsionar a rede para frente, ou qualquer direção, sendo ela mais pesada, mais força ele devera fazer para aguentar ela durante o arremesso, porém, quanto mais peso maior vai ser o impulso e maior será a distância que ela será arremessada. O pescador deve dar uma rodadinha antes de arremessar a rede assim ele pegará mais impulso fazendo com que a rede seja lançada o mais longe possível.

    Leonardo Cazarini Oliveira n° 22 1ºC

    ResponderExcluir
  34. Para que a rede do pescador alcance uma distancia maior, é necessário que o mesmo lance a ângulo de 45 graus

    Jhenifer Melissa 1ºB

    ResponderExcluir
  35. Para alcançar a maior distância possível, o pescador deve lançar o anzol, de modo que se obtenha um grau de lançamento de 45°.

    Marina Miyasato, n°29, 1°C

    ResponderExcluir
  36. O pescador teria que jogar a rede em movimento giratório, fazendo ela rodar antes de cair na aguá, assim diminuiria a resistência do ar.

    Roberta de Souza 1ºC Nº33

    ResponderExcluir
  37. Ele deve lançar a rede com força para que ela alcance uma distancia maior.

    Sarah Nº 34 - 1º B

    ResponderExcluir
  38. a maior distancia de um objeto é obtida por um ângulo certo de lançamento que é de 45º , isso ocorre nos lançamentos oblíquos e nesse caso o objeto a ser lançado é a rede.

    Stephanie Aparecida nº35 1ºA

    ResponderExcluir
  39. ele deveria jogar em um angulo de 45º.45º é o melhor angulo por não ser nem muito alto nem muito baixo, assim fazendo com q a rede atinja maior distancia ao ser lançada.
    Jonathan Roberto da Silva
    1ºA Nº15

    ResponderExcluir
  40. Tem que ser o maximo na horizontal possível, mas não reto
    Podemos ver que, após o lançamento da rede ela irá percorrer a mesma distância quando chegar a Vo=0 e estiver caindo, então assim a rede iria mais longe numa horizontal com um angulo bem aberto pois o mesmo angulo que ele jogar para cima, vai cair para baixo.

    Rodrigo H. nº33 1ºB

    ResponderExcluir
  41. Consideremos um pescador em uma canoa, no meio de um lago, amarrados com uma corda
    presa pela outra extremidade a uma estaca fincada na margem. Quando quer se aproximar da terra
    firme, ele “puxa a margem” e a conseqüência é que a margem “puxa a canoa”. Isto quer dizer que, ao
    puxar a corda, o pescador exerce uma força sobre ela, que é transmitida à margem, esta, por sua
    vez, aplica uma força igual em sentido contrário sobre a corda que puxa a canoa, aproximando-a da
    margem.De acordo com estes dados e os ja adquiridos na atividade do foguete onde para atingir uma altura e velocidade constante sue ângulo deve ser de aproximadamente 45º.
    Resposta Final: 45º.

    Gabriela, nº12, 1°A

    ResponderExcluir
  42. terá que ser o máximo horizontal porssivel[reto não].Pq tipo se ele jogar reto pra cima ,cai reto pra baixo,o mesmo angulo que ele jogar para cima ,vai cair para baixo ,então temos que tentar jogar com o meno.

    ResponderExcluir
  43. Ele deve posicionar a rede em 45° graus, pois assim, torna-se nem tão alto e nem tão baixo, conseguindo atingir uma distância maior assim que lançada a rede.

    Roberta, Nº 33 - 1ºA

    ResponderExcluir
  44. Bom, o pescador deve jogar a rede mais longe possivel horizontalmente e verticalmente mas com maior força que ele puder pois a rede chegara num ponto em que a velocidade será 0 e descera com a velocidade de subida, ou seja, o quanto maior de força para cima e para horizontalmente mais longe caira a rede.

    Danilo Barros de Souza nº8 1ºB

    ResponderExcluir
  45. Ele deveria rodar a rede para adquirir impulso e em seguida arremessar a rede para que se possa alcançar a maior distância no arremesso. Isso ocorre pela Inércia (1º Lei de Newton), pois ao girarmos a rede e soltarmos a rede tendera a permanecer no mesmo sentido, fazendo com que ela percorra uma distância maior.

    João Paulo nº16 1ºC

    ResponderExcluir
  46. No assunto de Lançamento de corpos, para que ele va mais longe com mais facilidade é indicado que seja jogado com uma leve inclinação para cima (mais ou menos 45°) assim o corpo pode ter maior proveito sobre a força que lhe foi aplicada no lançamento.Este lançamento de redes também em outro nome,tarrafa.Jogar uma tarrafa necessita-se de prática e técnica, para conseguir uma total abertura da rede, é preciso joga-la de tal maneira que a mesma abra-se por completo no ar. Não o bastante, é preciso ter precisão ao joga-la para que a mesma caia no local desejado.

    Camila Takeiti Chagas n°05 1B

    ResponderExcluir
  47. Bom o pescador deve lançar a sua rede usando uma força e uma velocidade por segundo muito grande, para que ela possa atravessar os micros campos preenchidos pelo ar, e tentar com essa força fazer a rede ficar mais tempo sobre a mesma, sem que a gravidade a puxe (o que seria natural), pois aqui na terra a gravidade não é nula. Essa é minha linha de raciocinio.

    ResponderExcluir
  48. Não encontrei nenhuma resposta convincente professora, mas então pensei um pouco e decidi postar minhas conclusões.
    Se eu jogar a rede num angulo de 90º, ela sobe e desce, considerando a trajetória de descida é simétrica a da subida. Então, chutei que metade do angulo reto faria a maior distância, no caso, 45º.
    Conclusão:Lançando a rede 45º dará a maior distancia possível.

    Murilo 1ºB Nº29

    ResponderExcluir
  49. Na situação em questão , temos uma queda livre , portanto temos que ter um impulso que remeterá a distância do lançamento vertical , ou seja a mesma força que ele exerce como impulso ele deve exerce ao chegar ao ponto zero de velocidade , a altura máxima para que ai ocorra a ação da aceleração gravitacional e a massa de toda a rede para que se tenha uma força maior , resultando numa distância maior

    ResponderExcluir
  50. tem que ser o maximo na horizontal possivel (mas naum reto)
    pq como ele ira atingir uma mair distançia assim, quando chegar a velox 0, como vimos, ele irá percorrer a mesma distância,
    entaum assim a rede iria mais longe

    porque se ele jogar reto pra cima, cai reto pra baixo
    o mesmo angulo que ele jogar para cima, vai cair para baixo
    entaum temos que tentar jogar com o menor

    nome:daniel nº43 1ºC

    ResponderExcluir
  51. Para o pescador conseguir com que a sua rede alcance a maior distancia possível, ele terá que gira-la e em seguida arremesa-la o maximo que conseguir seguindo o sentido horizontal. Pois quando sua velocidade chegar ao 0 novamente, como vimos, ele percorrerá a mesma distancia, desse modo alcançando uma maior distancia.

    Luana Dota Vaz nº 22 1º ano A

    ResponderExcluir
  52. Professora

    quero fazer uma correção nos nomes, não sabia se podia colocar dois nomes juntos, porém fiz o desafio junto com a Elizabeth Miyuki do 1ºB
    desta maneira ficaria:

    Gabriela de Souza, 1°A, n°12 ; e
    Elizabeth Miyuki, 1°B, n° 08.

    Obrigada e desculpe-nos a confusão!

    ResponderExcluir
  53. Karina Kaori Nemoto 1 ºA Nº1724 de outubro de 2011 às 13:28

    o pescador teria que lançar sua rede com um angulo de 45º, e com a maior velocidade possível
    1ºA Nº17

    ResponderExcluir
  54. Professora, acho que me equivoquei um pouco na minha primeira resposta.
    Após rever minhas pesquisas descobri que: a forma certa para que a rede de pesca (ou qualquer outro objeto) alcance a maior distância possível, seria lançar a rede em um angulo de 45°, pois se a rede for lançada a menos que isso, ela irá chegar a água muito mais rapidamente fazendo com que diminua a distância, e se for lançada acima disso, ela irá subir e descer antes do tempo certo, o que também fara com que ela não alcance a maior distância. Se a rede for lançada no angulo de 45° ela estará na metade de um angulo reto, e alcançara a maior distância possível.

    Samuel Guimarães 1° A n°: 34

    ResponderExcluir
  55. A rede deverá ser jogada a 45°, fazendo com que a força exercida nela se equilibre, para que não atinja altura muito grande ou muito pequena, podendo não atingir grande distância das duas formas. os 45° são a metade de um ângulo reto, que é o plano em que a ação está inserida.

    Vinicius Fernandes nº40 1ºA

    ResponderExcluir
  56. Para alcançar a maior distancia possível o pescador deve girar a rede com o corpo para conseguir um bom impulso e lança-la a 45º.
    Assim a rede ira demorar mais para cair e alcançara uma grande distancia.
    Leonardo da Silva Freires N20 1ºA

    ResponderExcluir
  57. Para o pescador lançar sua Rede na maior distancia possível, ele terá q realizar estes seguintes procedimentos:
    Ele precisará girar em torno de si com a rede na mao.
    Quando ele atingir uma boa velocidade ele lança a rede em 45° de inclinação para cima (não muito alto nem muito baixo, como a experiencia do foguete).
    Realizando esses procedimentos simples a Rede terá uma força grande e uma inclinação boa q vai demorar mais pra ela cair com a força da gravidade, assim atingindo a maior distancia possivel, e o pescador conseguirá muitos peixes e uma alimentação saudável. HAHA :)

    Murillo Amancio Seixeiro N°:29 1°A

    ResponderExcluir
  58. Para o pescador lançar sua Rede na maior distancia possível, ele terá q realizar estes seguintes procedimentos:
    Ele precisará girar em torno de si com a rede na mao.
    Quando ele atingir uma boa velocidade ele lança a rede em 45° de inclinação para cima (não muito alto nem muito baixo, como a experiencia do foguete).
    Realizando esses procedimentos simples a Rede terá uma força grande e uma inclinação boa q vai demorar mais pra ela cair com a força da gravidade, assim atingindo a maior distancia possivel, e o pescador conseguirá muitos peixes e uma alimentação saudável. HAHA :)

    Murillo Amancio Seixeiro N°:29 1°A

    ResponderExcluir
  59. O pescador deve lançar a sua rede a 45ª graus para conseguir a distância necessária.

    Renata nº:32 1ºB

    ResponderExcluir
  60. >> Thiago Lopes de Sousa, nº37, 1B.
    > É necessário que a rede seja lançada num ângulo de 45º, pois pelos
    > conceitos físicos, é essa o melhor ângulo para que a gravidade não
    > atraia e acabe indo ao chão muito rápido e se lançar num ângulo maior,
    > ela vai muito pro alto, mas vai se direcionar ao alto e não em se
    > distanciar do ponto de lançamento e, assim, acaba caindo num lugar não
    > tão longe quanto se tivessem lançado num ângulo de 45º.
    >> Como se pode ver no livro "Física Moderna", o melhor modo de se lançar
    >> a rede é prendendo-a, pois ela enfrenta a resistência do ar enquanto
    >> voa e a resistência do ar atrapalha o lançamento mais desse modo
    >> porque como a rede está aberta, a resistência do ar influencia maior
    >> parte da rede e, ela estando fina, o ar consegue dificultar a passagem
    >> dela.
    >> Se prendermos ela, com a densidade aumentada e o volume diminuído, o
    >> ar terá menos espaços para agir e o peso somado a força que o lançou
    >> conseguirá se sustentar por mais tempo no ar.
    >> Lembrando-se que vai depender da força do lançamento e se a rede
    >> estiver bem presa, pois se ela se soltar (pela resistência do ar, ou a
    >> gravidade e, ou qualquer outro motivo), vai acontecer a situação já
    >> descrita se a rede estiver aberta.

    ResponderExcluir