quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Desafio da semana nº 19 - Matemática

Vencedor: Julles (1ªresposta correta) e Rosana (usou equação)


No espaço interestelar, você está no seu caminho para visitar a sua avó que mora num planeta distante, no final do Cosmos. É o aniversário dela, você quer visitá-la e levar alguns bolos. Entre o seu planeta e o planeta dela, você dever cruzar 7 pontes interestelares. Em cada ponte sempre há um alienígena. É sabido que os alienígenas das pontes irão exigir, para permitir a sua passagem, que você pague o pedágio de metade do número de bolos que você possuir. Esses alienígenas sempre lhe devolverão 1 bolo na passagem, depois de pago o pedágio da respectiva ponte. Se você pretende chegar ao planeta de sua avó com com 2 bolos e precisa cruzar as sete pontes interestelares, com quantos bolos deve sair de casa?

25 comentários:

  1. Você vai precisar apenas de dois bolos independente do número de planetas,
    porque é basicamente é uma questão de logistica pois no caso você vai com dois bolos, você vai deixar metade dos dois bolos que o resultado é um bolo e logo você receberá um bolo de volta, no entanto que vai ser igual a dois novamente e assim irá se repetir até que chegue na casa da vovó.

    Julles C.A.de Souza. N°18 Série: 1ºC
    Correção de gramatica: Bruno da Biblioteca

    ResponderExcluir
  2. Você vai precisar apenas de dois bolos independente do número de planetas,
    porque é basicamente é uma questão de logistica pois no caso você vai com dois bolos, você vai deixar metade dos dois bolos que o resultado é um bolo e logo você receberá um bolo de volta, no entanto que vai ser igual a dois novamente e assim irá se repetir até que chegue na casa da vovó.

    Julles C.A.de Souza. N°18 Série: 1ºC
    Correção de gramatica: Bruno da Biblioteca

    ResponderExcluir
  3. A solução já está no enunciado .

    Se é necessário passar por 7 pontes interestelares e em cada ponte é cobrado um pedágio de metade do que estiver em mãos e no final necessito estar com saldo de 2 bolos , aqui encontramos a resposta .

    Ao sair de casa devo levar 2 bolos , pois ,se a cada pedágio devo pagar a metade , fico com saldo de 1 bolo em mãos , mas ao passar recebo 1 bolo , como estou com um fico com saldo de 2 bolos e consigo a passagem "Gratuitamente" , porque o alienigena queria apenas testar a minha confiança no sistema econômico interestelar .

    Portanto dessa forma se forma um ciclo , de pagamento da metade do que tenho , e a devolução de 1 bolo . Como a metade de dois é um chegarem na casa da minha avó com dois bolos um de Mathlate e um de Physitigio .

    Isac N° 15 1°C

    ResponderExcluir
  4. Tenho que sair Com 2 Bolos, Pedagio Alienigena= PA.

    PA1= dou 1 bolo ganho 1 bolo.
    Pa2= dou 1 bolo ganho 1 bolo.
    PA3= dou 1 bolo ganho 1 bolo.
    Pa4= dou 1 bolo ganho 1 bolo.
    pa5 = dou 1 bolo ganho 1 bolo.
    pa6 =dou 1 bolo ganho 1 bolo.
    pa7=dou 1 bolo ganho 1 bolo.

    A metade de 2 é 1, eles sempre vão pegar 1 bolo, e depois me devolver outro. Então eu sempre vou ficar com um bolo e eles tbm me daram + 1, então eu vou chegar la com 2. Gabriel Matias n°13 1°c

    ResponderExcluir
  5. É necessário iniciar o percurso apenas com dois bolos pois se a cada pedágio é cobrado metade do que se possui e devolvido um bolo, pode entender que 2-1+1=2 ou seja um ciclo infinito durante todos os pedágios que no final se concluiriam com o mesmo valor inicial.
    Larissa Reis nº21 1ºC

    ResponderExcluir
  6. fiz na logica.
    você tem que passar 7 pontes e dar metade da quantia de bolos que você tem e depois eles devolverão um bolo.
    o resultado é: devo sair de casa com dois bolos.

    explicação:
    tenho 2 bolos
    passo pelo primeiro pedágio e pago um bolo (2/2 = 1).
    Após pagar minha quantia receberei um outro bolo por ter pago ( 1 + 1 = 2).
    tenho 2 bolos
    passo pelo segundo pedágio e pago um bolo (2/2 = 1).
    Após pagar minha quantia receberei um outro bolo por ter pago ( 1 + 1 = 2).
    tenho 2 bolos
    passo pelo terceiro pedágio e pago um bolo (2/2 = 1).
    Após pagar minha quantia receberei um outro bolo por ter pago ( 1 + 1 = 2).
    tenho 2 bolos
    passo pelo quarto pedágio e pago um bolo (2/2 = 1).
    Após pagar minha quantia receberei um outro bolo por ter pago ( 1 + 1 = 2).
    tenho 2 bolos
    passo pelo quinto pedágio e pago um bolo (2/2 = 1).
    Após pagar minha quantia receberei um outro bolo por ter pago ( 1 + 1 = 2).
    tenho 2 bolos
    passo pelo sexto pedágio e pago um bolo (2/2 = 1).
    Após pagar minha quantia receberei um outro bolo por ter pago ( 1 + 1 = 2).
    tenho 2 bolos
    passo pelo sétimo pedágio e pago um bolo (2/2 = 1).
    Após pagar minha quantia receberei um outro bolo por ter pago ( 1 + 1 = 2).
    chego na casa da minha vó com 2 bolos.
    logo preciso sair de casa com dois bolos para chegar com a mesma quantia na casa de minha avó.

    Juliana Santana n°17 1°C

    ResponderExcluir
  7. Inicialmente tentei escolher números grandes como 120 e 140, mas percebi que sempre chegaria a um numero impar, e mesmo com a devolução de um bolo, o número sempre seria impar, e como não é possível ter divisões inteiras com números impares, então pensei em um número que dividido por dois e adicionado mais um sempre seria par. Foi ai que percebi que o número de bolos que deveria sair era a quantidade de bolos que queria chegar ao planeta da avó.
    2 / 2 = 1 + 1 = 2
    Assim aconteceria nas 7 pontes estrelares, e o número não se alteraria até o fim do trajeto, fazendo com que o bolo que entregasse ao alienígena seria devolvido no mesmo instante.

    Roberta de Souza nº33

    ResponderExcluir
  8. Basta usar a lógica, pois se devo atravessar 7 pontes e nelas pagar a metade dos meus bolos para poder passar sendo que no final de cada uma delas receber 1 devolta por ter pagado, é claro que se na 1ª eu der 1 bolo(metade do meu total) e receber de volta 1 novamente, vou ter somado 2 que foi a quantidade que eu saí. Se for feito dessa maneira pelas 7 pontes interestelares, chegarei ao meu destino final(casa da avó) com os 2 bolos que são exigidos pelo problema.
    Maria Helena 1ºC nº28

    ResponderExcluir
  9. Você devera leva 2 bolos, pois você ira dar a metade e recebera 1 bolo. Então a metade de 2 é 1, 1 mais 1 é 2

    2/2=1
    1+1=2

    Assim em todas as pontes você entrara com 2 e sairá com 2

    Vitor Hugo, 40

    ResponderExcluir
  10. Como são 7 pontes, e em cada uma, terei que dar a metade do que tenho, e ganharei um em troca, então basta ter a equação: x/2+1=2, sendo o valor de x=2, então eu terei que sair de casa com 2 bolos.
    Sendo assim, terei que sair de casa com 2 bolos, tendo que dar a metade do que tenho em cada ponte(1 bolo), e ganhar de volta 1, que resultará sempre em 2.


    Scarlett Vaz n°35 1°c

    ResponderExcluir
  11. Devo sair de casa com exatamente 2 bolos, pois a cada pedágio que eu cruzar irei dar 1 bolo para o alienígena e quando eu passar ele me devolverá o bolo, já que não pode ser partido os bolos ao meio, somente inteiros, e assim depois de ter passado seis pedágios no ultimo que será o sétimo, chegarei ao planeta da minha avó, com 2 bolos.

    Fabiana Fontinele nº10 1ºC

    ResponderExcluir
  12. Você devera leva 2 bolos, pois você ira dar a metade e recebera 1 bolo. Então a metade de 2 é 1, 1 mais 1 é 2

    2/2=1
    1+1=2

    Assim em todas as pontes você entrara com 2 e sairá com 2

    Thiaro 38 1ºC

    ResponderExcluir
  13. Ele deverá sair de casa com 2 bolos, assim ao cruzar a ponte ele pagará o pedágio com 1 bolo, ficando apenas com 1 bolo.
    Ao cruzar a ponte ele receberá 1 bolo.

    antes de cruzar: 2-1=1
    depois de cruzar: 1+1=2

    Será assim em todas a pontes, sempre permanecendo com 2 bolos.

    Luciane Lima nº26 1ºC

    ResponderExcluir
  14. É necessário que você saia de casa com 2 bolos, pois no pedágio de cada ponte interestelar , você dará metade do que você tem, no caso 1 bolo, e o alienígena te devolverá 1 bolo. Ou seja, você continuará com 2 bolos, e chegara na casa da sua avó com 2 bolos.

    Metade de X bolos mais um, é igual a 2 bolos que você tem que chegar na casa da sua avó:

    X/2+1=2
    X/2+1-2=0
    X/2-1=0
    X/2=1
    X=1.2
    X=2

    Rosana ; Nº 34 ; 1ºC ;)

    ResponderExcluir
  15. Com 2 bolos!! Me quebrei pensando quando a resposta estava na minha cara. É simples, se você levar dois bolos, em todos os pedágios eles pegarão metade, no caso 1 e te devolverão 1, te deixando com dois de novo, isso acontecerá infinitamente, no problema só precisa acontecer 7 vezes, e neste caso eu chego na casa da minha linda avó com 2 bolos!

    Lucas Nº25 1ºC

    ResponderExcluir
  16. prof. voçê devera levar 2 bolos pois a cada pedagio o alienigina ira pegar um bolo e te devoler o mesmo e assim susesivamente ate a casa de sua avó

    ResponderExcluir
  17. Luiz Henrique N°27 1°C

    A minha resposta deu 2

    quando você atravessava uma ponte , o alienígena pegava metade do número de bolos que você possui , então se eu tenho 2 bolos ele vai pegar a metade que é 1.Depois devolvia 1. se você estivesse como 2 bolos e o alienígena pegasse a metade (1) e depois devolveria 1,eu iria ficar sempre com 2 ... então essa foi a minha resposta.

    ResponderExcluir
  18. É fácil, com os dados fornecidos montei uma simples equação:

    x/2+1=y

    temos que ter o resultado de y=2, vamos dar valores para o x para descobrir a resposta.

    para x=1

    1/2+1=y
    1,5=y

    para x=2

    2/2+1=y
    2=y

    pronto ! Aí está o resultado, então, terei que sair com 2 bolos para poder chegar na casa da minha avó com 2 bolos !

    Ana Vitória n:02 1ºC

    ResponderExcluir
  19. eu sairia de casa com 2 bolos, pois a cada ponte interestelar irei pagar a metade dos bolos, a metade de 2 é 1, e eles me devolveriam 1, fazendo esse processo durante o percurso irei chegar ao planeta da minha avó com 2 bolos, e ainda com um sorriso no rosto por ter enganado os alienígenas

    Leonardo Cazarini Oliveira nº 22 1ºC

    ResponderExcluir
  20. Felipe Augusto Costa Goes - N° 11 - 1°C

    Deve sair com 2 bolos, pois ao dar a metade do número de bolos aos alienígenas , você vai dar 1 bolo, já que eles vão devolver sempre 1 bolo, você vai manter a quantidade de 2 bolos até chegar a casa de sua avó.

    ResponderExcluir
  21. Sabendo-se que quero chegar ao final com dois bolos devo fazer da seguinte maneira: devo começar com dois bolos, pois ao chegar no primeiro alienígena perderei a metade do que tenho (no caso um), depois ganharei mais um bolo (novamente ficarei com dois), então irei para o próximo já com dois e ocorrerá a mesma coisa pois sempre perderei a metade do que tenho (no caso com dois pasarei a ter um) e ganharei mais um (retornarei a ter dois).
    Desta forma seguirá até o ultimo, chegando com dois; perdendo um; ganhando mais um. Então chegarei a casa de minha vó com dois bolos. (Um de Prestígio e outro Floresta Negra).


    Nome:Éricles Nº:09 1ºC

    ResponderExcluir
  22. Eu devo sair com aproximadamente 114 bolos.
    Total:114 bolos
    1°pedágio- 58 bolos
    2°pedágio- 30 bolos
    3°pedágio- 16 bolos
    4°pedágio- 9 bolos
    5°pedágio- 5 bolos
    6°pedágio- 3 bolos
    7°pedágio- 2 bolos
    Marina n°29 1°C

    ResponderExcluir
  23. Sabendo que a cada pedágio terei que entregar metade da quantidade de bolos que tenho e receberei 1 bolo de volta, concluo que precisarei de dois bolos para chegar até a casa de minha vó com dois bolos, pois a cada pedágio teria metade da quantidade de bolos recolhida (metade=1) e receberia 1 bolo de volta, ou seja sairia do pedágio com a mesma quantidade (2 bolos), sendo assim chegaria a casa de minha vó com dois bolos!

    João Paulo nº16 1ºC

    ResponderExcluir
  24. Se for pela logica apenas precisa de 2 bolos. Se cada pedagio se paga com a metade de bolos (metade de 2 = 1) e devolve +1 bolo (1 + 1 = 2) então você passara de todas as pontes pagando um bolo e recebendo-o de volta. =D

    Nome:Luan Henrico | Nº 24 | 1º:C | 10/10/11

    ResponderExcluir
  25. De acordo com as informações fornecidas, se a cada ponte interestelar eu deixar metade do número de bolos que possuo, eu só precisarei de dois bolos. Pois, se eu possuo dois bolos e entrego um (que seria a metade do número de bolos) para o alienígena da ponte, o dever dele será me devolver um bolo, ou seja, eu sairei dessa ponte com dois bolos novamente. E isso se repetirá até que eu chegue ao meu destino.
    Assim, para chegar à casa de minha avó , no final do Cosmos, com dois bolos eu devo sair de casa com exatamente dois bolos.

    Karen Silva 1°C

    ResponderExcluir