segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Desafio da semana nº 20 - Física 3º ano

Você compra uma lâmpada para uma lanterna de uma pilha, coloca a lâmpada na lanterna e ela queima. Você examina a lâmpada e verifica que no seu bocal está marcado 1,2 V e resolve reclamar com o vendedor porque ele deveria ter-lhe vendido uma lâmpada de 1,5 V igual a f.e.m. da pilha. Mas ele diz que é assim mesmo, lâmpada para uma pilha é sempre de 1,2V. 
Ele tem razão? Por que?

3 comentários:

  1. sim , pois as pilhas tem a mesma variação para todo os equipamentos , porem existe produtos que necessitam de pilhas de diferentes tamanhos ou seja de diferentes circuitos.

    ResponderExcluir
  2. Falar que a tensão elétrica entre os terminais de uma bateria (associação conveniente de células voltaicas) é de 12 V, significa dizer que: cada 1,0 C de carga elétrica que passa por dentro dela e sai pelo pólo positivo, leva consigo 12 J de energia elétrica. Claro, a energia química da bateria diminui de 12 J e, com o uso contínuo ela irá "pifar", ficar sem energia. O termo popular para isso, lembra-se, é "descarregada".
    Em nosso circuito da lanterna, quando as pilhas estão novas, a tensão fornecida por elas é total, a corrente elétrica circulante é intensa e a lâmpada brilha vivamente. Algum tempo depois, já com mais uso, a tensão fornecida por elas diminui, a intensidade de corrente no circuito diminui e a lâmpada brilha mais fracamente. Eventualmente não acenderá mais; as pilhas "pifaram"!
    Cada célula voltaica provê cerca de 1,5 V de tensão entre seus terminais (pólos). Duas células conectadas uma em seguida à outra, em série, (pólo positivo de uma encostado no pólo negativo da outra)proverão cerca de 3,0 V. Três pilhas em série proverão cerca de 4,5 V etc.
    Finalizando, não, ele está errado afinal isso vai depender também da quantidade de pilhas que você usa.

    Erika Sayuri Dos Santos Tamayoxe 3°B 13

    ResponderExcluir
  3. Não. Em 1866, Georges Leclanché criou uma pilha que utiliza o zinco (Zn) e dióxido de manganês (MnO2)( Pilha de Leclanché). A voltagem em seus terminais varia de 1,4 a 1,6 volts.
    Ela foi à precursora da pilha seca desenvolvida por Carl Gassner, em 1887. A pilha seca é a nossa atual pilha comum e possui esse nome porque não utiliza eletrólito líquido. Se você já viu uma pilha por dentro, notou que ela possui uma gosma preta. Nela está, entre outras substâncias, o dióxido de manganês. As pilhas secas comuns fornecem uma voltagem de 1,5V, e são extensivamente usadas em lanternas, rádios portáteis, gravadores, brinquedos, flashes e outras.
    Em 1899,Waldmar Jungner desenvolveu a primeira pilha alcalina da História (Pilha de níquel cádmio). Junger utilizou um meio alcalino (hidróxido de potássio - KOH) no qual ficavam os eletrodos constituídos de níquel e cádmio. A pilha de Junger é a base das primeiras pilhas recarregáveis portáteis. Hoje são mais comuns pilhas semelhantes de níquel-metal (NiMH), que possuem maior capacidade e são menos tóxicas. Essas pilhas fornecem uma voltagem de 1,2V. Em 1955, a empresa Eveready desenvolveu as pilhas alcalinas não recarregáveis que utilizamos até hoje.
    Ou seja, cada uma de suas voltagens escolhidas serviria para a lanterna.

    Beatriz nº06 3ºB

    ResponderExcluir