segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Resposta Desafio da Semana nº4 - Física 3º ano

Não houve vencedor

Por que devemos evitar tomar banho de sol entre 10h e 14h?

As ondas ultravioletas são espalhadas pela atmosfera terrestre. Próximo ao meio-dia, a camada da atmosfera atravessada pelas ondas é menor que a camada atravessada próximo ao nascer e pôr-do-sol.Pelo mesmo motivo, é mais perigoso um banho de sol em regiões de grande altitude.

6 comentários:

  1. Não devemos tomar banho de Sol neste horário, porque a radiação solar torna-se mais intensa, e por longa exposição ao Sol, os raios UV podem causar envelhecimento precoce e doenças como problemas oculares, mudanças no sistema imunológico e até mesmo cancêr de pele.

    Caroline Santos, nº 06, 3ºA;
    Hugo Callegari, nº 18, 3ºB;
    Stefanie Garcia, nº 33, 3ºB;

    Obs: Fizemos no Tecnico.
    =)

    ResponderExcluir
  2. Meus amores,
    Vocês apresentaram as consequências da exposição.
    A pergunta é o porquê disso. O que acontece com os raios nesse horário???
    Pensem... pensem... pesquisem...
    Postem respostas individuais... Cada um expressando sua opinião...
    Parabéns pela participação!
    Beijinhos...
    prof@ Cláudia

    ResponderExcluir
  3. Por que a radiação emitida pelo sol através de ondas eletromagnéticas, chamadas também de espectro luminoso, atinge a Terra durante todo o dia, porém neste horário os raios se elevam, são os conhecidos raios ultravioletas, chamados de UV. Por conta de buracos na camada de ozônio, o homem a cada dia fica mais exposto a adquirir queimaduras, envelhecimento rápido da pele, doenças como o câncer, e também ocorrem alterações na visão, caso a exposição seja muito demorada, mesmo assim os raios solares são essenciais para a preservação do calor e a existência da vida no planeta, e mesmo estes raios sendo cada vez mais forte, a luz que enxergamos chamada de luz visível, é apenas um pequeno feixe de luz.

    ResponderExcluir
  4. O Sol possui radiações não ionizantes, conhecidas como ultravioleta, o DNA de cada pessoa é formado de informações genéticas das células, devido a isso ele pode absorver radiações solares na faixa UV. A absorção varia em torno dos comprimentos da onda, como UVC, ou diminuindo para comprimentos de ondas maiores UVB e UVA. Nessa linha de pensamento, concluímos que os raios UV interagem, portanto, diretamente com o DNA, podendo provocar sérias alterações nos seres vivos (eritemas, bronzeamento, diminuição da resposta imunológica, indução do câncer de pele etc.)
    Os raios UVC (germicidas), os mais danosos aos seres vivos, são completamente absorvidos na estratosfera pela camada de ozônio. Os UVB e UVA, entretanto, atingem a superfície terrestre. A interação com o UVB e UVA tem também conseqüências benéficas e mesmo essenciais à sobrevivência, tais como a síntese da provitamina D e a prevenção de distúrbios no metabolismo do cálcio e fósforo, que podem gerar má formação óssea e redução na defesa do organismo.
    A maior parte dos danos induzidos por radiação impede a transcrição da informação genética no RNA mensageiro e bloqueia a replicação semiconservativa. Em células desprovidas de qualquer mecanismo de reparação das lesões um único dano no DNA pode acarretar a inativação celular.
    Os cuidados com as radiações solares são de suma importância na prevenção de doenças como o câncer de pele (não melanoma). Deve-se evitar os raios solares entre 10:00 h e 14:00 h ou, caso inevitável, utilizar protetor solar com fator de proteção elevada e agir com cuidado ao manusear frutas como o limão e figo (que contém furocumarinas) sob o Sol pois podem ocorrer queimaduras gravíssimas e até fatais.

    Larissa Louro 3ºB

    ResponderExcluir
  5. Existem dois tipos de radiações que atingem a Terra e são provenientes do Sol: A radiação UVA e a radiação UVB (ainda tem a UVC que não chega no nosso planeta).
    A radiação UVA tem incidência constante - A intensidade com a qual ele penetra na Terra é quase sempre a mesma.
    A radiação UVB é mais intensa no verão, mais especificamente no horário das 10h às 14h (dependendo do fuso horário). Esta radiação é a principal responsável pelo câncer de pele, portanto devemos nos proteger dela evitando (por exemplo) tomar sol durante esses horários.

    ResponderExcluir
  6. porque neste perído o sol está mais apino e a intensidade de seus raios aumenta e então a pele começa a sofrer com as altas temperaturas,atingindo principalmente pessoas que possuem poucas quantidades de melanina
    porém a verdadeira razão para Por que devemos evitar tomar banho de sol entre 10h e 14h é o aumento de incidência solar
    vinicius cesar 3ªa em

    ResponderExcluir