segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Resposta: Desafio da semana nº2 - Física 3º ano

Por que as nuvens são brancas?


Vencedor pela melhor resposta: Tatiane 3B
Resposta: As gotículas que compõem as nuvens são muito maiores que o comprimento de ondas da luz ocorrendo dispersão generalizada em todo o espectro visível e iguais quantidades de cores que unem-se formando a luz branca.

21 comentários:

  1. As nuvens são compostas por gotas de água de diferentes tamanhos, e não de vapor d’água como algumas pessoas pensam. O vapor se condensa na forma de gotas em torno de partículas de poeira, fumaça e sal, suficientemente leves para permanecerem suspensas no ar. A grande maioria das gotas tem dimensões microscópicas (na ordem de um milésimo de milímetro). Como há uma grande diversidade de tamanhos, cada gota espalha a luz proveniente do Sol de uma maneira diferente. A luz solar é composta por todas as freqüências do chamado espectro visível (que vai do vermelho ao violeta). Dependendo do seu tamanho, a gota de água espalha uma determinada freqüência. As gotas maiores espalham as baixas freqüências (vermelho, amarelo etc) enquanto as gotas menores espalham as de altas freqüências (azul, violeta etc). A combinação do espalhamento de todas as cores tem como resultado a cor branca. Pode-se verificar isso, quando misturamos tintas com todas as cores do arco-íris.

    A “espuma” que aparece na crista das as ondas no mar também é branca devido ao efeito do espalhamento da luz por partículas de água com diferentes tamanhos.

    A nuvem fica escura quando as gotas de água se tornam maiores. Neste caso ocorre a absorção da luz incidente e o espalhamento é menor. Quanto mais escura for a nuvem, maiores são as gotas e, portanto, maior a chance de chover.

    Larissa Louro 3ºB

    ResponderExcluir
  2. As nuvens são aglomerados de partículas de gelo ou água líquida que estão na atmosfera após processos de condensação ou liquefação.Após a formação de cada nuvem, o vento é responsável por transporta-las de maneira que pode alterar suas características.O vento ao elevar uma ou mais nuvens,faz com que estas sofram alterações de forma parcial ou total.Quando estas são levadas para baixo pelo vento,tendem a desaparecer por causa do processo de evaporação da água que ocorre.Dessa forma, a nuvem com o auxílio dos ventos pode crescer ou se dissipar.
    As nuvens podem ser classificadas de acordo com a sua aparência,variedade ou altitudE.De acordo com a aparênciaexistem nuvens fibrosas,altas,brancas e finas denominadas cirrus.
    A aparência de cada nuvem é variável dependendo da natureza, dimensão, número, textura e distribuição das partículas de água que contém e ainda depende da intensidade e da cor da luz que recebe.

    ResponderExcluir
  3. Gabriela Carvalho Moura Cordeiro 3° B

    ResponderExcluir
  4. As nuvens são compostas por gotas de água de diferentes tamanhos. O vapor se condensa na forma de gotas em torno de partículas de poeira, fumaça e sal, suficientemente leves para permanecerem suspensas no ar. Como há uma grande diversidade de tamanhos, cada gota espalha a luz proveniente do Sol de uma maneira diferente. A luz solar é composta por todas as freqüências do chamado espectro visível (que vai do vermelho ao violeta). Dependendo do seu tamanho, a gota de água espalha uma determinada freqüência. As gotas maiores espalham as baixas freqüências (vermelho, amarelo etc) enquanto as gotas menores espalham as de altas freqüências (azul, violeta etc). A combinação do espalhamento de todas as cores tem como resultado a cor branca.

    A nuvem fica escura quando as gotas de água se tornam maiores. Neste caso ocorre a absorção da luz incidente e o espalhamento é menor. Quanto mais escura for a nuvem, maiores são as gotas e, portanto, maior a chance de chover.

    Rachel Alves de Souza da Silva 3°A n°34

    ResponderExcluir
  5. Como eu disse professora, aqui é a Ruti. São 19:13h, só pude entrar agora, no entanto,pessoas já responderam e consequentemente ganharam o ponto (a primeira pessoa no caso), deve haver algum outro modo de avaliação, pois ser o primeiro a postar a resposta certa não significa ser o único a se importar com a matéria de Física.
    Abraços, e ai embaixo está a resposta da questão citada, que não é a primeira, mais não a errada segundo minhas fontes.

    Beijos

    As nuvens são brancas pois elas possuem uma grande quantidade de gotículas e pequenos cristais de gelo, que agem como pequenos prismas, decompondo a luz solar nas 7 cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

    "Assim, para quem olha a nuvem, o resultado final é a soma de todas essas cores: o branco", afirma o meteorologista Mário Festa, do Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo (USP).

    Com relação ao formato da nuvem, ela varia de acordo com a altitude em que ela se encontra. As mais altas, lisas e horizontais, são chamadas de estratos. As cirros, também em altitudes elevadas, são curtas e têm forma fibrosa. As cúmulos parecem flocos de algodão e encontram-se perto do solo. Já as cúmulos-nimbos, também próximas da superfície terrestre, são largas, fofas, escuras e geralmente produzem tempestades.

    ResponderExcluir
  6. Elas contêm uma grande quantidade de gotículas e pequenos cristais de gelo, que agem como pequenos prismas, decompondo a luz solar nas sete cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. "Assim, para quem olha a nuvem, o resultado final é a soma de todas essas cores: o branco

    Winne e Viviane 3ºB

    ResponderExcluir
  7. as nuvens são brancas pelo fato da agua minuscula se misturarem com a poeira assim formando vapor que se condensa formando nuvens. pela passagem da luz solar as deixando brancas .

    Bruna 3ºB

    ResponderExcluir
  8. Como sabes, as nuvens são formadas por gotículas de água de vários tamanhos. São esses diferentes tamanhos que espalham luzes com uma variedade de frequências (cada cor tem uma frequência diferente).
    As gotículas de água menores espalham mais a cor azul (azul - maior frequência); as que são ligeiramente maiores espalham frequências ligeiramente menores: cor verde; aquelas ainda maiores espalham mais o vermelho, que tem uma frequência ainda menor. O resultado geral é uma nuvem branca.
    Dentro de uma gotícula da nuvem, os electrões próximos oscilam juntos, ao mesmo ritmo, o que resulta numa maior intensidade da luz espalhada do que quando o mesmo número de electrões oscila independentemente. É este fenómeno que dá origem ao brilho das nuvens.
    Um agrupamento de gotas maiores absorve boa parte da luz que nelas incide, fazendo que a intensidade da luz espalhada seja menor. Isso contribui para a cor escura das nuvens formadas por gotículas maiores. Se o tamanho das gotas aumentar ainda mais, elas podem cair na forma de gotas e, aí… temos chuva.

    ResponderExcluir
  9. Assim como todo corpo,nas nuvens a cor não é considerada uma característica dela,mas depende da cor do que a ilumina. O Sol é uma fonte natural de luz,quando ele emite essa luminosidade para as nuvens, as nuvens que não absorvem toda essa luz que recebeu,ou seja,reflete essa luz branca,aos nossos olhos será uma nuvem branca.
    As nuvens são compostas por gotas de água de tamanhos diferenciados,o vapor se condensa na forma de gotas em torno de partículas de poeira,fumaça e sal,o que é leve suficiente para que elas se mantenham no ar,quando as gotas se tornam maiores,ocorre uma absorção maior de luz,tornando-as mais escuras,por isso não podemos afirmar que as nuvens são sempre de cor branca,elas variam de cor assim como todo corpo,minha opinião é em base a teoria que diz que "quando um corpo reflete toda a luz branca que recebe,nos parece branco, porém quando absorve toda a luz que recebe,nos parece preto".

    Aluna Tatiane 3°B

    ResponderExcluir
  10. Pessoal, parabéns pela participação!
    Há várias respostas corretas, porém ainda está faltando alguma coisa aí...
    Vamos ver se alguém explica melhor...
    Beijos,
    Amo vocês!
    prof@ Cláudia

    ResponderExcluir
  11. Bom, como nós sabemos as nuvens são formadas por grandes quantidades de gotículas de água e pequenos cristais de gelo presentes nas nuvens. Segundo a algumas pesquisas ja realizadas as goticulas de água e os cristais de gelos agem como pequenos prismas decompondo a luz solar nas cores do arco-íris - vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta (Curiosidade: as nuvens menores emitem a cor zul, já as maiores a cor verde e as maiores ainda a cor vermelha). Para quem olha a nuvem, o resultado final é a soma de todas essas cores: O BRANCOO !


    Caroline 3°B' <3

    ResponderExcluir
  12. Novamente eu prof!
    Espero que agora minha resposta esteja mais completa!
    beijooo!

    Assim como todo corpo,nas nuvens a cor não é considerada uma característica dela,mas depende da cor do que a ilumina. O Sol é uma fonte natural de luz,quando ele emite essa luminosidade para as nuvens e elas não absorvem toda essa luz que recebeu,ou seja,reflete essa luz branca, além de que nas nuvens existem partículas ( gotas de água ) de tamanhos muito maiores que o comprimento de ondas da luz ,ocorrendo dispersão generalizada em todo o espectro visível e iguais quantidades de azul, verde e vermelho se juntam formando o branco,isso porque átomos e moléculas difundem,ou seja, refletem a luz em diversas direções, com maior eficiência com comprimentos de ondas menores.
    As nuvens são compostas por gotas de água de tamanhos diferenciados,o vapor se condensa na forma de gotas em torno de partículas de poeira,fumaça e sal,o que é leve suficiente para que eles se mantenham no ar,quando as gotas se tornam maiores,ocorre uma absorção maior de luz,tornando-as mais escuras,por isso não podemos afirmar que as nuvens são sempre de cor branca,elas variam de cor assim como todo corpo,minha opinião tem como base a teoria que diz que ‘quando um corpo reflete toda a luz branca que recebe,nos parece branco, porém quando absorve toda a luz que recebe,nos parece preto “.


    Tatiane 3°B

    ResponderExcluir
  13. Como sabes, as nuvens são formadas por gotículas de água de vários tamanhos. São esses diferentes tamanhos que espalham luzes com uma variedade de frequências (cada cor tem uma frequência diferente).
    As gotículas de água menores espalham mais a cor azul (azul - maior frequência); as que são ligeiramente maiores espalham frequências ligeiramente menores: cor verde; aquelas ainda maiores espalham mais o vermelho, que tem uma frequência ainda menor. O resultado geral é uma nuvem branca.
    Dentro de uma gotícula da nuvem, os electrões próximos oscilam juntos, ao mesmo ritmo, o que resulta numa maior intensidade da luz espalhada do que quando o mesmo número de electrões oscila independentemente. É este fenómeno que dá origem ao brilho das nuvens.
    Um agrupamento de gotas maiores absorve boa parte da luz que nelas incide, fazendo que a intensidade da luz espalhada seja menor. Isso contribui para a cor escura das nuvens formadas por gotículas maiores.

    Hugo Callegari, Nº18, 3ºB

    ResponderExcluir
  14. Nem todas as nuvens são brancas, mas as que são deve-se ao seguinte fato.
    As nuvens são compostas por gotas de água de diferentes tamanhos, e não de vapor d’água como algumas pessoas pensam. O vapor se condensa na forma de gotas em torno de partículas de poeira, fumaça e sal, suficientemente leves para permanecerem suspensas no ar. A grande maioria das gotas tem dimensões microscópicas (na ordem de um milésimo de milímetro). Como há uma grande diversidade de tamanhos, cada gota espalha a luz proveniente do Sol de uma maneira diferente. A luz solar é composta por todas as freqüências do chamado espectro visível (que vai do vermelho ao violeta). Dependendo do seu tamanho, a gota de água espalha uma determinada freqüência. As gotas maiores espalham as baixas freqüências (vermelho, amarelo etc) enquanto as gotas menores espalham as de altas freqüências (azul, violeta etc). A combinação do espalhamento de todas as cores tem como resultado a cor branca. Pode-se verificar isso, quando misturamos tintas com todas as cores do arco-íris.
    Já as nuvens de chuva apresentão tonalidades escuras, devido o fato delas estarem mais densas(carregadas de água) boa parte da luz fica retida nela dando tonalidades de cinza escuro.

    Obs: concordo plenamente com o que a ruti citou.

    Magnun 3°A

    ResponderExcluir
  15. Por que as nuvens são brancas?

    Elas contêm uma grande quantidade de gotículas e pequenos cristais de gelo, que agem como pequenos prismas, decompondo a luz solar nas sete cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. "Assim, para quem olha a nuvem, o resultado final é a soma de todas essas cores: o branco", afirma o meteorologista Mário Festa, do Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo (USP). Já o formato da nuvem varia conforme a altitude em que ela se encontra. As mais altas, lisas e horizontais, são chamadas de estratos. As cirros, também em altitudes elevadas, são curtas e têm forma fibrosa. As cúmulos parecem flocos de algodão e encontram-se perto do solo. Já as cúmulos-nimbos, também próximas da superfície terrestre, são largas, fofas, escuras e geralmente produzem tempestades.
    Aline Katherine Rodrigues Soares nº01 3ºB

    ResponderExcluir
  16. As nuvens adquirem coloração branca porque,por terem diferentes diâmetros refletem a luz de maneiras diferentes,com tonalidades diferentes,porém mesmo refletindo cores diferentes ,estas se unem e como a união das principais cores do espectro resultam em branco,as nuvens adquirem esta coloração,mesmo porque o sol irradia a luza porém as cores são absorvidas nas diferentes camadas da terra.
    Vinicius Cesar Vieira De Sousa Nº40. 3ºA

    ResponderExcluir
  17. As nuvens são compostas por gotas de água de diferentes tamanhos, e não de vapor d’água como algumas pessoas pensam. O vapor se condensa na forma de gotas em torno de partículas de poeira, fumaça e sal, suficientemente leves para permanecerem suspensas no ar. A grande maioria das gotas tem dimensões microscópicas (na ordem de um milésimo de milímetro). Como há uma grande diversidade de tamanhos, cada gota espalha a luz proveniente do Sol de uma maneira diferente. A luz solar é composta por todas as freqüências do chamado espectro visível (que vai do vermelho ao violeta). Dependendo do seu tamanho, a gota de água espalha uma determinada freqüência. As gotas maiores espalham as baixas freqüências (vermelho, amarelo etc) enquanto as gotas menores espalham as de altas freqüências (azul, violeta etc). A combinação do espalhamento de todas as cores tem como resultado a cor branca. Pode-se verificar isso, quando misturamos tintas com todas as cores do arco-íris.

    A “espuma” que aparece na crista das as ondas no mar também é branca devido ao efeito do espalhamento da luz por partículas de água com diferentes tamanhos.

    A nuvem fica escura quando as gotas de água se tornam maiores. Neste caso ocorre a absorção da luz incidente e o espalhamento é menor. Quanto mais escura for a nuvem, maiores são as gotas e, portanto, maior a chance de chover.

    Karoline Siqueira do Lago n° 21 3°A

    ResponderExcluir
  18. Bem, a luz é uma onda e sendo uma onda ela responde a uma freqüência, que por sua vez é a quantidade de vezes que uma coisa se repete em determinado período. (neste caso o número de vezes que a energia oscila em 1 segundo para a medição em Hz (hertz)), mas deixando as explicações complexas de lado…

    Pois bem, a luz do sol por sua vez demonstra-se branca, porém o branco é a mistura de 7 cores cada cor com sua determinada freqüência: Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Anil e Violeta.



    Pois bem e o que é que isso tem haver?

    TUDO.

    As nuvens são formadas por partículas de água em suspensão na atmosfera, essas partículas de água absorvem ou desviam a luz, assim as nuvens em seu estado normal sem muita densidade deixam passar todas as cores assim resultando no branco (e por que só as nuvens são brancas? Porque as nuvens desviam a freqüência que passa entre elas fazendo as cores visíveis), e então como já deve ter percebido elas ficam negras porque a densidade aumenta, pois como está prestes a chover significa que existe muita água acumulada em um mesmo local (mais densidade) assim menos luz passa pelas nuvens e elas ficam escuras.



    Mas e as nuvens alaranjadas?



    Bem essa cor acontece porque cada cor tem sua freqüência e o ângulo do sol a tardezinha facilita que a freqüência da luz alaranjada chegue em maior velocidade até as nuvens.

    E é isso gente, espero que tenham entendido.

    Apenas uma observação particular: creio que a questão não é a nota, nem o desejo de ser o vencedor, julgo mais importante que todos compartilhemos conhecimento pois esse é o maior prêmio, e partindo do pressuposto jurídico, religioso e humano, todos somos iguais, portanto, julgo mais adequado apenas o intercâmbio de conhecimento entre os alunos dos terceiros e um "carinho especial" da professora para com os alunos que contribuirem para que esse intercâmbio aconteça de maneira sadia e proveitosa, pois expor alguém como sendo o melhor ou o pior pode criar mais barreiras para o aprendizado através de discussões despendiosas sobre o método de avaliação utilizado pela docente que atrapalham as aulas e as vezes acaba desmotivando a participação daqueles que não consigam uma boa classificação.

    NÍCOLAS DE MORAES GULMANELI 3º A

    ResponderExcluir
  19. Elas contêm uma grande quantidade de gotículas e pequenos cristais de agua, que agem como pequenos prismas, decompondo a luz solar nas sete cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Assim, para quem olha a nuvem, o resultado final é a soma de todas essas cores: o branco.

    Nathália Sanchez nº30 3ºA

    ResponderExcluir