segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Resposta Desafio da Semana nº3 - Física 3º ano

Não houve vencedor.
Resposta: As cores mais espalhadas pela atmosfera são o azul e as cores próximas do azul. O vermelho é menos encontrado, e menos espalhado, podendo ser observado com mais facilidade.

14 comentários:

  1. Vou deixa a galera resolve essa XP
    ( Já sei a resposta)

    ResponderExcluir
  2. De acordo com o estudo das cores, o vermelho representa perigo, alerta. Em outras palavras, quando olhamos algo vermelho, a sensação de alerta nos é transmitida.

    O vermelho representa também sensualidade, intensidade e calor.
    Gustavo Kendy 3°A

    ResponderExcluir
  3. Por que a cor vermelha(sensibilidade minima) é uma cor que chama a atenção e não "machuca" os olhos, pois se fosse verde amarelado(sensibilidade maxima) seria um impacto muito forte para uma pessoa ver do nada

    Hugo G M Callegari 3ºB

    ResponderExcluir
  4. Oi pessoal,
    Não estou satisfeita com essas respostas...
    Vamos melhorar isso?
    Beijinhos...
    prof@ Cláudia

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. A Luz que estimula a nossa visão,sem ela não conseguiriamos enxergar.A luz possue várias frequências,lembrando que frequencias visiveis são as cores,porém nem todas conseguimos enxergar.Se a cor das luzes traseiras dos carros fossem todas amarelas,o olho humano não enxergaria com nitidez,pois apesar da cor amarela chamar atenção,sendo usadas em placas de transito por exemplo,em grande quantidade como na traseira dos carros,em um congestionamento incomodaria nossos olhos,pela intensidade que essa cor se tornaria e seria praticamente impossivel enxergar.
    O vermelho é a frequência mais baixa de luz que conseguimos enxergar.Por isso o vermelho é usado,porque ele tem frequência baixa e consequentemente não incomoda a visão,por tanto o vermelho é a cor que temos mais facilidade para olhar fixamente por mais tempo em relação as outras cores.

    Tatiane 3°B

    ResponderExcluir
  7. A Luz que estimula a nossa visão,sem ela não conseguiriamos enxergar.A luz possue várias frequências,lembrando que frequencias visiveis são as cores,porém nem todas conseguimos enxergar.Se a cor das luzes traseiras dos carros fossem todas amarelas,o olho humano não enxergaria com nitidez,pois apesar da cor amarela chamar atenção,sendo usadas em placas de transito por exemplo,em grande quantidade como na traseira dos carros,em um congestionamento incomodaria nossos olhos,pela intensidade que essa cor se tornaria e seria praticamente impossivel enxergar.
    O vermelho é a frequência mais baixa de luz que conseguimos enxergar.Por isso o vermelho é usado,porque ele tem frequência baixa e consequentemente não incomoda a visão,portanto o vermelho é a cor que temos mais facilidade para olhar fixamente por mais tempo em relação as outras cores.

    Tatiane 3°B

    ResponderExcluir
  8. Utilizamos o vermelho em sinais de perigo e nas luzes trazeiras dos carros, pq normalmente associamos o vermelho a perigo e alerta, o que faz com que essa cor trave a nossa atenção e em uma situação de emergência essa cor chamaria mais atenção, apesar de ser a que temos menos sensilidade para ver.

    PS: o vermelho tbm pode ser associado a paixão e amor, porém não em uma situação de emergência.

    ResponderExcluir
  9. Vamos lá galera....
    Não teremos um ganhador esta semana?
    Beijinhos...
    prof@ Cláudia

    ResponderExcluir
  10. Isso é mais algo psicológico do que algo fisiológico. Apesar de nossos olhos serem de fato mais sensíveis aos tons de verde que aos tons de vermelho, sob condições de iluminação normal, ambas cores são igualmente percebidas, porém nossos cérebros são condicionados a destacar objetos vermelhos.
    Alguns dizem que isso é uma adaptação causada pelo passado coletor da espécie humana, afinal precisávamos distinguir frutas no meio de um oceano de tons verdes e marrons

    Larissa Louro 3ºB

    ResponderExcluir
  11. De acordo com os dados apresentados o vermelho é uma cor que seria visualizada com mais facilidade,nos carros a luz vermelha acende quando o condutor freia,em curtas distâncias e a grande velocidade o tempo de resposta precisa ser rápido para evitar a colisão.
    Como o vermelho é mais perceptível e de acordo com o gráfico sua velocidade em nanômetros é maior que das outras cores,o vermelho apareceria rapidamente,não ofuscaria a visão do condutor e o alertaria mesmo se este tivesse apenas uma visão borrada da luz em questão,portanto ela é usada para evitar que a colisão ocorra e também manter o condutor atento.

    RESPOSTA criada na hora sem pesquisa porém poderei esplicar melhor a minha tese em sala de aula.

    Vinicius Cesar Vieira de Sousa Nº40 3ºA EM
    26/02/2011 Horário: 14:26

    ResponderExcluir
  12. Isso é mais algo psicológico do que algo fisiológico. Apesar de nossos olhos serem de fato mais sensíveis aos tons de verde que aos tons de vermelho, sob condições de iluminação normal, ambas cores são igualmente percebidas, porém nossos cérebros são condicionados a destacar objetos vermelhos, pois logo assemelham essa cor ao perigo , a manter a atenção .

    Nathalia Sanchez n º 30 3ºA

    ResponderExcluir
  13. Nome: Marcello Augusto Alves N° 26 Turma: 3°B

    O TRÂNSITO E SUAS CORES.

    As setas (pisca-pisca) dos carros são amarelas para que possa chamar nossa atenção para a mudança de direção de quem está à nossa frente. A luz amarela foi escolhida para as setas justamente por ser mais fácil de ser enxergada, a que acaba chamando a nossa atenção de forma mais rápida, mais eficiente.
    Os faróis são amarelados por que a luz amarela torna mais fácil a nossa noção de distância. Com a luz amarelada você "sabe melhor" se o veículo à frente está mais distante ou mais próximo. É mais fácil "aos olhos". É bem fácil entender isso, basta você começar a prestar atenção nos veículos que possuem o farol com luz branca.Com estes é necessário prestar mais atenção para ter a noção de distância. Inclusive quem usa esse tipo de luz tem mais dificuldade em saber a distância dos obstáculos à frente como buracos, carros, lombadas, etc. Claro que o motorista acaba se acostumando, mas o costume treina apenas a experiência, não os olhos, ou seja, a luz amarelada ainda é mais segura.
    Placas de trânsito que precisam chamar a atenção são amarelas. Geralmente encontram-se em rodovias para nos informar sobre curvas fechadas, curvas sinuosas, aclives, declives, etc. São informações que não podemos correr o risco de não saber, por isso as placas são amarelas, para "chamar a atenção dos olhos".
    Passemos agora a falar sobre o vermelho que é de freqüência baixa aos nossos olhos e é encontrado freqüentemente no cotidiano.
    Os nossos olhos enxergam "do vermelho ao violeta". A luz tem várias frequências e essas frequências são as cores que enxergamos. Certo, mas nossos olhos não enxergam todas as frequências de luz.
    Por que "do vermelho ao violeta"? Por que a cor vermelha é a frequência mais baixa que conseguimos enxergar e a violeta é a mais alta. Toda frequência de luz abaixo da vermelha é "infravermelho" e toda frequência de luz acima da violeta é "ultravioleta". Existem algumas frequências que fazemos uso no dia-a-dia e por isso têm nomes específicos como "micro-ondas", "Raio-X", “infravermelho (controles remotos)”, etc. A cor amarela encontra-se quase no meio caminho entre as duas, ficando um pouco mais próxima do vermelho.
    A cor vermelha é a primeira cor visível e por ser de baixa freqüência ela não incomoda. É mais fácil ficar olhando fixamente por mais tempo a cor vermelha do que qualquer outra cor. É a que menos incomoda.
    Quando paramos no sinal vermelho a nossa obrigação é ficar olhando o semáforo até que abra, certo? Imagine se a luz nos incomodasse? Quem conseguiria ficar olhando fixamente? Imagine a cor amarela nessa situação.

    E no trânsito noturno? Qual parte dos automóveis à frente que fica visível? Justamente os faroletes traseiros. Imagine se fossem todos amarelos? Seria impossível enxergar.

    ResponderExcluir