quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Resposta Desafio da semana 1 - Física 3º ano

Vencedor do desafio da semana: NÍCOLAS, 3A 

Diz-se que a luz do Sol é branca. No entanto, o Sol nunca nos parece branco, mas sim amarelado, e até avermelhado. Por quê?

RESPOSTA: A luz do Sol é branca, porém a enxergamos com tonalidades diferentes porque a atmosfera filtra os seus raios, separando as cores. "A nossa percepção do Sol muda por causa das irregularidades na camada de ar que envolve a Terra e pela distância que a luz percorre na atmosfera". Existem partículas de poeira, poluição e gotículas d’água infiltradas entre as moléculas de gás que compõem a atmosfera. Quando o Sol está alto, as cores formadas por ondas de maior amplitude contornam essas partículas e as moléculas. Mas as menores (o violeta, o azul e o anil) não conseguem se desviar e trombam, espalhando-se. Com isso, tingem o céu de azul e o Sol fica amarelo, que é a soma das cores restantes: o verde, o amarelo, o laranja e o vermelho. À medida que o Sol vai se pondo, seus raios têm que atravessar um pedaço maior da atmosfera, colidindo com mais obstáculos. Afinal, no crepúsculo, até as ondas longas, laranja e vermelho, acabam trombando e se desviando, avermelhando gradativamente o horizonte (embora o resto do céu continue azul). A vermelha é a última onda de luz que consegue cruzar a atmosfera e nos atingir, por isso o astro-rei fica vermelho no pôr-do-sol. Por fim, o céu fica preto com a ausência de luz: não chega mais nenhuma cor e nem se vê mais nenhum espalhamento, pois o Sol está abaixo do horizonte. 

4 comentários:

  1. A luz branca enviada para o planeta Terra pelo Sol é a mesma gerada por Newton na experiência com o disco de varias cores e girando este em alta velocidade, porém quando esta luz entra em contato com a nossa atmosfera, a principio com o nosso ar, passa por uma filtragem e esta luz branca passa a parecer amarela, esta tonalidade também se deve ao calor em contato com o nosso planeta, causando uma ilusão ótica.

    Mariana de Morais Fernandes, 3ºA

    ResponderExcluir
  2. A luz solar não é amarela, nem vermelha. É branca. O branco resulta da soma das sete cores do arco-íris — o violeta, o azul, o anil, o verde, o amarelo, o laranja e o vermelho. Nós enxergamos o Sol com tonalidades diferentes, ao longo de um dia, porque a atmosfera filtra os seus raios, separando as cores. "A nossa percepção do Sol muda por causa das irregularidades na camada de ar que envolve a Terra e pela distância que a luz percorre na atmosfera", explica o físico Henrique Fleming, da Universidade de São Paulo. Existem partículas de poeira, poluição e gotículas d’água infiltradas entre as moléculas de gás que compõem a atmosfera. Quando o Sol está alto, as cores formadas por ondas de maior amplitude contornam essas partículas e as moléculas. Mas as menores (o violeta, o azul e o anil) não conseguem se desviar e trombam, espalhando-se. Com isso, tingem o céu de azul e o Sol fica amarelo, que é a soma das cores restantes: o verde, o amarelo, o laranja e o vermelho. À medida que o Sol vai se pondo, seus raios têm que atravessar um pedaço maior da atmosfera, colidindo com mais obstáculos. Afinal, no crepúsculo, até as ondas longas, laranja e vermelho, acabam trombando e se desviando, avermelhando gradativamente o horizonte (embora o resto do céu continue azul). A vermelha é a última onda de luz que consegue cruzar a atmosfera e nos atingir, por isso o astro-rei fica vermelho no pôr-do-sol. Por fim, o céu fica preto com a ausência de luz: não chega mais nenhuma cor e nem se vê mais nenhum espalhamento, pois o Sol está abaixo do horizonte.

    Entenda como o ângulo entre a luz do Sol e a Terra muda a cor do céu e do Sol.



    A luz branca do Sol é composta de todas as cores.



    Ao meio-dia, a luz do Sol atravessa um trecho menor de atmosfera. O violeta, o azul e o anil se espalham pelo céu e os raios solares chegam amarelos aos nossos olhos.



    No final da tarde, a luz entra inclinada e passa por um longo pedaço de atmosfera, trombando nas partículas. O verde e o amarelo também se espalham, e só o laranja e o vermelho chegam aos nossos olhos.



    1 - Ondas compridas de luz, como o vermelho, contornam os obstáculos sem dificuldades.



    2 - Ondas curtas, violetas, anis e azuis, batem e se espalham pelo céu, pintando-o. O Sol é amarelo porque essa cor é a mistura das ondas longas que chegam: verde, amarelo, laranja e vermelho.

    Nícolas de Moraes Gulmaneli - 3º A

    ResponderExcluir
  3. Ola Professora, vou postar em poucas palavras o que descobri em minha pesquisa.
    A Luz que o sol emite possui as sete cores primarias (aquelas que compõe o arco-iris. Sabendo isso podemos então afirmar que a luz que o sol emite é branca.
    Agora quanto ao fato de vermos cores diferentes como o amarelo e o vermelho na luz do sol, pode ser por varios fatores, uns desses fatores é que a luz solar sofre refração na atmosfera, nas nuvens e nas goticulas de aguas presentes no ar.

    Marcello Augusto Alves 3ºB

    ResponderExcluir
  4. A luz enviada até nós pelo Sol é uma luz branca, aquela que o Newton produziu girando rapidamente o seu conhecido disco de cores. Os astronautas a vêem assim, mas, ao penetrar na superfície do planeta, circundado por uma grande esfera maior contendo ar, algo passa a ocorrer. Esta atmosfera age como um filtro, retendo, desta luz branca, algumas tonalidades com mais intensidade do que outras. É por isso que ela torna-se ligeiramente azulada, a cor do céu em um dia limpo.

    Quando o Sol está baixo no horizonte, seus raios tem que percorrer uma trajetória mais extensa na atmosfera. E a retenção de cor é proporcional ao trajeto efetuado por seus raios percorrendo as partículas em suspensão no ar. Ocorre que aqui, além da retenção das tonalidades avermelhadas, as diversas partículas de poeira, fumaça, poluição e inúmeros outros tipos passam a reter com mais intensidade as tonalidades azuladas.

    Resultado: a coloração da luz tende a ficar amarelada, avermelhada e até mesmo alaranjada.

    Larissa Ohana Gomes Louro 3ºB

    ResponderExcluir