Porque para que se ocorra a combustão precisamos de um comburente que é o oxigênio, com isso se jogarmos água, a água vai isolar a combustão do comburente e ocorrendo a perda de energia e o fogo se apaga, (a água é um mistério porque nela existe o comburente que é o oxigênio e o combustivel que é o hidrogênio e essa substância consegue apagar a fonte de ignição que é o calor ou o fogo).
O fogo é um fenômeno que surge em reações químicas de combustão - quando uma substância, ao combinar com oxigênio, se transforma em outra, liberando energia na forma de calor e de luz (as chamas). Ele pode ser apagado resfriando o material incendiado, retirando o fornecimento de oxigênio ou interferindo nas reações químicas que ocorrem nas chamas. A água realiza duas dessas funções: sua conversão em vapor absorve o calor e o vapor substitui o ar nas proximidades da chama, cortando o suprimento de oxigênio. Convém lembrar que a água apaga o fogo quando é jogada sobre ele mas, em alguns casos, quando ela está sob o material em chamas, não interfere no fogo, mesmo estando em contato com ele. É o caso de incêndios em derivados de petróleo. Como esses produtos são mais leves que a água, eles bóiam e, se pegarem fogo, vão se incendiar normalmente, sem que a presença da água possa impedir.
A água entra em contato com o objeto em chamas, logo depois se transforma em vapor. Para transformar a água em vapor, o objeto perde calor. Primeiro o objeto cede calor para a água provocando um aumento em sua temperatura (denominamos este calor de calor sensível. Para a água é de 1 cal/g C); depois, a água entre em ebulição e se transforma em vapor ( denominamos de calor latente de vaporização. Para a água é de 500 cal/g). Assim, a água acaba esfriando o corpo aquecido. Como o vapor produzido ocupa um espaço centenas de vezes maior em volume do que a água que o produziu, ele envolve o objeto e impede a renovação do ar. Na maioria dos materiais em chamas a água os esfria, (pois sua temperatura de evaporação é de menos de 100ºC, e esta se mantém enquanto a água não evapora), abaixo do seu ponto de ignição (temperatura em que um material pega fogo). Sem o ar a combustão é impossível. Estes processos ocorrem simultaneamente.
Para existir o fogo é preciso de 3 componentes, o combustível, o comburente (oxigênio) e o calor, e ao retira qualquer um desses componentes da reação o fogo é apagado, no entanto é muito difícil retirar o oxigênio e também o combustível que é o material que está sendo queimado, aí que é utilizado a água, que reduz a temperatura, assim retirando o calor que exite na reação.
Isso é uma coisa muito interessante, pois água é uma combinação de dois elementos, um que facilita o fogo (hidrogênio ) e o outro é essencial para que ele aconteça ( oxigênio). Agora porque que água apaga fogo? quando jogada no fogo, ela se transforma em vapor, e substitui o ar em volta, acabando com o suprimento de oxigênio( coisa que com sem a qual o fogo não existe), e ela também resfria o fogo, já que ela pega todo o calor ali produzido para ela, e esse é outro jeito de se apagar o fogo, resfriando-o, pois mesmo se apagarmos o fogo e não resfriarmos, após algum tempo ele pode voltar!
Marcelle Kimura nº24 2ºA Segundo minhas pesquisas, para que o fogo exista, são essenciais as presenças de três elementos:combustível, oxigênio e calor (em alta temperatura). Caso não possua nenhum desses fatores, o fogo se apaga. A água, portanto, elimina um desses fatores. O exemplo que encontrei em um site foi de quando um prédio está em chamas, por exemplo, não é possível eliminar o combustível, que é o próprio prédio, nem o oxigênio, que está em abundância na atmosfera. Então os bombeiros jogam água, que serve para reduzir a temperatura do local do incêndio. No entanto, se houver grande excesso de água, é possível que o fator eliminado seja o oxigênio. http://www.sofisica.com.br/conteudos/curiosidades/agua_fogo.php neste site eles falam que a agua nao apaga todos os tipos de fogo, porém como neste desafio só se pede explicação de por que a agua apaga o fogo
O fogo para ser apagado, resfria-se o material incendiado, retirando o fornecimento de oxigênio ou interferindo nas reações químicas que ocorrem nas chamas. A água realiza duas dessas funções: sua conversão em vapor absorve o calor e o vapor substitui o ar nas proximidades da chama, cortando o suprimento de oxigênio.
Ele pode ser apagado resfriando o material incendiado, retirando o fornecimento de oxigênio ou interferindo nas reações químicas que ocorrem nas chamas. A água realiza duas dessas funções: sua conversão em vapor absorve o calor e o vapor substitui o ar nas proximidades da chama, cortando o suprimento de oxigênio. Convém lembrar que a água apaga o fogo quando é jogada sobre ele mas, em alguns casos, quando ela está sob o material em chamas, não interfere no fogo, mesmo estando em contato com ele.
A água, ao cair sobre o fogo, corte seu suprimento de oxigênio. Além disso, ao virar vapor, a água absorve calor do fogo. Mas, se ela estiver misturada com algum líquido inflamável menos denso, este liquido será incinerado normalmente.
O fogo é formado de calor, oxigênio, combustível sendo assim para o fogo apagar é necessário que seja retirado algum desses fatores. Retirar o material que esta queimando é inviável mutas vezes, retirar o oxigênio do ar também é complicado, então resta apenas retirar o calor existente na reação. Sendo assim,utiliza-se então a água, que quando entra em contato com o objeto em chamas se transforma em vapor. Para transformar a água em vapor, o objeto perde calor. Primeiro o objeto cede calor para a água provocando um aumento em sua temperatura, depois, a água entra em ebulição e se transforma em vapor. Assim, a água acaba esfriando o corpo aquecido. Como o vapor produzido ocupa um espaço centenas de vezes maior em volume do que a água que o produziu, ele envolve o objeto e impede a renovação do ar. Sem o ar (O2) a combustão é impossível, ou seja, não haverá fogo.
Para que seja possível entender por que a água apaga fogo, é preciso conhecer as condições necessárias para a existência do fogo, que são basicamente o calor, o comburente (oxigênio) e o combustível. Ao retirarmos um desses três componentes do fogo, ele apaga! Porém, eliminar o combustível (material que está sendo queimado) é muito difícil, e retirar o oxigênio do ar também. Então, resta apenas retirar o calor existente na reação. Aí entra a água, que reduz a temperatura do local, retirando assim o calor existente na reação.o entanto, a água não apaga todos os tipos de fogo. O fogo pode ser classificado em 3 classes distintas, que dependem da origem do incêndio. Estas classes são: A, B e C. O fogo A é o único que pode ser usado com água, pois esta vai reagir com o processo de resfriamento. Esse fogo normalmente é originado em materiais sólidos como madeira, tecido, papéis... O fogo classe B é o originado em combustíveis, tipo óleo, gasolina, querosene, álcool, etc. Esse, deve ser extinto por abafamento, normalmente utilizando o pó químico ou espuma química. O fogo classe C é o ocorrido em equipamentos elétricos. A água ou qualquer equipamento que possua água não pode ser usado enquanto existir energia, pois a água se torna condutora de eletricidade. Então, deve ser usado o pó químico.
O fogo é formado de calor, oxigênio, combustível (o material que está queimando) e consequentemente a reação em cadeia, quando um desses quatro fatores for retirado, o fogo deixa de existir, ou seja, apaga! Retirar o material que esta queimando é inviável mutas vezes, retirar o oxigênio do ar também é complicado, então resta apenas retirar o calor existente na reação.
Dessa forma, utiliza-se então a água, que quando entra em contato com o objeto em chamas se transforma em vapor. Para transformar a água em vapor, o objeto perde calor. Primeiro o objeto cede calor para a água provocando um aumento em sua temperatura, depois, a água entra em ebulição e se transforma em vapor. Assim, a água acaba esfriando o corpo aquecido. Como o vapor produzido ocupa um espaço centenas de vezes maior em volume do que a água que o produziu, ele envolve o objeto e impede a renovação do ar. Sem o ar (O2) a combustão é impossível, ou seja, não haverá fogo. Estes processos ocorrem simultaneamente.
Porém, a água não apaga todos os tipos de fogo, somente o da classificação A. O fogo é classificado em 3 classes: A, B e C. O fogo classe C é o ocorrido em equipamentos elétricos e a água ou qualquer equipamento que possua água não pode ser usado enquanto existir energia, então deve ser usado o pó químico (CO2). O fogo classe B é o originado em combustíveis, tipo óleo, gasolina, querosene, álcool, e esse devem ser extinto por abafamento, normalmente utilizando o pó químico ou espuma química. O fogo de classificação A é o único que pode ser usado com água, pois esta vai reagir com o processo de resfriamento. Esse fogo normalmente é originado em materiais sólidos como madeira, tecido, papéis entre outros.
O fogo é uma reação química, onde um combustível une-se a um comburente, e gera calor, luz e o resultado da reação entre combustível e aderente. Jogar água no fogo apaga alguns incêndios, mas não todos. Normalmente o que acontece, é que a água separa o combustível do comburente, e também esfria a reação. Disto resulta que o fogo apaga. Se a aguá apagar o fogo mas não consegiur esfriar muito, assim que toda a aguá evaporar, a alta temperatura fará com que o fogo reinicie expontaneamente. Suzana nº35 2º ano A
Vamos analisar: A água funciona como extinguidor de chamas para incêndios de tipo A, em madeira ou papel e materiais assim. Em incêndios causados por líquidos inflamáveis e com proximidade a rede elétrica, deve ser usado o extintor de CO2, já que a água só espalharia o liquido e alastraria o fogo, enquanto na rede elétrica, por ser uma boa conduta de energia, a água aumenta os risco de um choque elétrico mortal e acaba não sendo uma alternativa. Na pratica, o fogo é a reação química de oxidação de um material combustível. Essa reação libera calor e luz, ou seja, é como uma mistura de gases em alta temperatura que emite radiação. Pra que essa reação aconteça, é necessário que haja 3 coisas: o combustível, o oxigênio e calor. Então, para que esse fogo se extingua, é necessário apenas que seja tirado de cena um desses 3 fatores determinantes. O que a água faz é: ao entrar em contato com o fogo, roubar calor da reação de combustão. A quantidade de calor que a água rouba é suficiente pra fazê-la evaporar, criando uma nuvem de vapor que impede o contato da chama com o ar. Sem ar, não há fogo, então ele se extingue.
Ele pode ser apagado resfriando o material incendiado, retirando o fornecimento de oxigênio ou interferindo nas reações químicas que ocorrem nas chamas. A água realiza duas dessas funções: sua conversão em vapor absorve o calor e o vapor substitui o ar nas proximidades da chama, cortando o suprimento de oxigênio. Convém lembrar que a água apaga o fogo quando é jogada sobre ele mas, em alguns casos, quando ela está sob o material em chamas, não interfere no fogo, mesmo estando em contato com ele. É o caso de incêndios em derivados de petróleo. Como esses produtos são mais leves que a água, eles bóiam e, se pegarem fogo, vão se incendiar normalmente, sem que a presença da água possa impedir.
porque ela consegue diminui a temperatura e substitui o ar envolta do local incendiado... quebrando assim o triangulo do fogo... que se resume nas três componentes necessários para a ativação e a queima do fogo(ar, calor e o combustível).
é importante ressalvar que a água não apaga todos os tipos de fogo.... no fogo classificado com tipo 'B' (onde os materiais combustíveis são á base de petróleo) a água não interfere nada. e no classificado como tipo 'C' (com combustíveis elétricos) a água iria intensificar o fogo já que ele é um bom condutor elétrico.
Porque o fogo necessita de três fatores para exitir que são o calor, o comburente (oxigênio) e o combustível e a água reduz a temperatura do local, retirando assim o calor existente.Portanto ao retirar um dos fatores necessários para o fogo existir com a água, apaga - se o fogo.
Referência: SÓ FÍSICA.Por que a água apaga o fogo? Disponível em: Acesso em: 29/05/2012 as 21:16h
O fogo é um fenômeno que surge em reações químicas de combustão - quando uma substância, ao combinar com oxigênio, se transforma em outra, liberando energia na forma de calor e de luz (as chamas). Ele pode ser apagado resfriando o material incendiado, retirando o fornecimento de oxigênio ou interferindo nas reações químicas que ocorrem nas chamas. A água realiza duas dessas funções: sua conversão em vapor absorve o calor e o vapor substitui o ar nas proximidades da chama, cortando o suprimento de oxigênio. Camila Salvador Rodrigues Franco nº 05 2º A
Porque a água, em contato com o fogo, além de retirar calor dele, se transforma em vapor, que fica ao seu redor, impedindo o contato do oxigênio com a chama, evitando assim a combustão, fazendo com que o fogo se apague.
O fogo é um fenômeno que surge em reações químicas de combustão - quando uma substância, ao combinar com oxigênio, se transforma em outra, liberando energia na forma de calor e de luz (as chamas). Ele pode ser apagado resfriando o material incendiado, retirando o fornecimento de oxigênio ou interferindo nas reações químicas que ocorrem nas chamas. A água realiza duas dessas funções: sua conversão em vapor absorve o calor e o vapor substitui o ar nas proximidades da chama, cortando o suprimento de oxigênio. Convém lembrar que a água apaga o fogo quando é jogada sobre ele mas, em alguns casos, quando ela está sob o material em chamas, não interfere no fogo, mesmo estando em contato com ele. É o caso de incêndios em derivados de petróleo. Como esses produtos são mais leves que a água, eles bóiam e, se pegarem fogo, vão se incendiar normalmente, sem que a presença da água possa impedir. Fonte:http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-a-agua-apaga-o-fogo
O fogo é um fenômeno que surge em reações químicas de combustão - quando uma substância, ao combinar com oxigênio, se transforma em outra, liberando energia na forma de calor e de luz (as chamas). Ele pode ser apagado resfriando o material incendiado, retirando o fornecimento de oxigênio ou interferindo nas reações químicas que ocorrem nas chamas. A água realiza duas dessas funções: sua conversão em vapor absorve o calor e o vapor substitui o ar nas proximidades da chama, cortando o suprimento de oxigênio. Convém lembrar que a água apaga o fogo quando é jogada sobre ele mas, em alguns casos, quando ela está sob o material em chamas, não interfere no fogo, mesmo estando em contato com ele. É o caso de incêndios em derivados de petróleo. Como esses produtos são mais leves que a água, eles bóiam e, se pegarem fogo, vão se incendiar normalmente, sem que a presença da água possa impedir.
O fogo é formado de calor, oxigênio e combustível (o material que está queimando), quando um desses três fatores for retirado do fogo, ele deixa de existir, ou seja, se apaga.
Porém, para eliminar o material que está sendo queimado é impossível, retirar o oxigênio do ar também, então resta apenas retirar o calor existente na reação.
Dessa forma, utiliza-se então a água, que quando entra em contato com o objeto em chamas se transforma em vapor. Para transformar a água em vapor, o objeto perde calor. Primeiro o objeto cede calor para a água provocando um aumento em sua temperatura, depois, a água entra em ebulição e se transforma em vapor. Assim, a água acaba esfriando o corpo aquecido. Como o vapor produzido ocupa um espaço centenas de vezes maior em volume do que a água que o produziu, ele envolve o objeto e impede a renovação do ar. Sem o ar (O2) a combustão é impossível, ou seja, não haverá fogo.
Mas, a água não apaga todos os tipos de fogo, somente o da classificação A. O fogo é classificado em 3 classes: A, B e C. O fogo classe C é o ocorrido em equipamentos elétricos e a água ou qualquer equipamento que possua água não pode ser usado enquanto existir energia, então deve ser usado o pó químico (CO2). O fogo classe B é o originado em combustíveis, tipo óleo, gasolina, querosene, álcool, e esse devem ser apagado por abafamento, normalmente utilizando o pó químico ou espuma química. O fogo de classificação A é o único que pode ser usado com água, pois esta vai reagir com o processo de resfriamento. Esse fogo normalmente é originado em materiais sólidos como madeira, tecido, papéis entre outros.
O fogo é uma reação química, é basicamente comburente (o oxigênio), combustível e calor. A agua representa a temperatura local, retirando assim o calor existente no fogo. E se retirarmos um dos três componentes do fogo ele apaga, ou seja, se tiramos o calor, o fogo apaga. A água acaba esfriando o corpo aquecido. Com o vapor que é produzido ocupa um espaço centenas de vezes maiores em volume do que a água que o produziu, ele envolve o objeto e impede a renovação do ar. Sem o ar a combustão é impossível. Estes processos ocorrem simultaneamente. Não é apenas a água que apaga o fogo, poderia ser outra coisa como areia, pó não combustível, cinzas ou qualquer outro material que eliminasse um dos três fatores necessários para se manter a chama. Combustível, oxigênio e calor. Renata nº 31 / 2ºB
O fogo é um fenômeno que surge em reações químicas de combustão - quando uma substância, ao combinar com oxigênio, se transforma em outra, liberando energia na forma de calor e de luz (as chamas). Ele pode ser apagado resfriando o material incendiado, retirando o fornecimento de oxigênio ou interferindo nas reações químicas que ocorrem nas chamas. A água realiza duas dessas funções: sua conversão em vapor absorve o calor e o vapor substitui o ar nas proximidades da chama, cortando o suprimento de oxigênio.
A água reduz a temperatura do local, retirando o calor existente , resfria o local . A água quando entra em contato com o fogo , (calor) ela vira vapor, esfria o corpo aquecido, o vapor ocupa muito mias volumem que a água (liquido), então esse vapor envolve o local onde está o fogo e impede a renovação do ar, que é um combustível do fogo, sem essas renovação o fogo apaga! Larissa Durães Rabelo ;) nº20 2B s2
Para que exista o fogo (combustão), são necessárias três coisas: combustível, oxigênio e calor. Quando um desses fatores é retirado, o fogo se apaga. A água atua diminuindo bruscamente a temperatura do material que está em combustão, o que provoca a interrupção deste processo e apaga o fogo.
A água apaga o fogo pois,sua conversão em vapor absorve o calor e o vapor substitui o ar nas proximidades da chama, cortando o suprimento de oxigênio e sabemos que sem oxigênio não existe fogo. Leonardo Henrique Nº21 2ºB
as condições necessárias para a existência do fogo, que são basicamente o calor, o comburente (oxigênio) e o combustível. Ao retirarmos um desses três componentes do fogo, ele apaga!
Porém, eliminar o combustível (material que está sendo queimado) é muito difícil, e retirar o oxigênio do ar também. Então, resta apenas retirar o calor existente na reação.
Aí entra a água, que reduz a temperatura do local, retirando assim o calor existente na reação.
Pois a água vira vapor, absorvendo assim o calor, além de substituir o ar ‘em volta’ das chamas, fazendo com que, desse modo, não haja oxigênio, e as chamas se apaguem.
O fogo é um fenômeno que surge em reações químicas de combustão - quando uma substância, ao combinar com oxigênio, se transforma em outra, liberando energia na forma de calor e de luz (as chamas). Ele pode ser apagado resfriando o material incendiado, retirando o fornecimento de oxigênio ou interferindo nas reações químicas que ocorrem nas chamas. A água realiza duas dessas funções: sua conversão em vapor absorve o calor e o vapor substitui o ar nas proximidades da chama, cortando o suprimento de oxigênio.
O fogo é produzido por três componentes.São eles o comburente(oxigênio), o calor,e o combustível.Ao retirarmos um desses componentes o fogo apaga.Jogando a água no fogo, ela se converte em vapor e absorve o calor e o vapor substitui o ar nas proximidades da chama, cortando assim o suprimento de oxigênio, dessa maneiro o fogo apaga.
agua apaga o fogo porque a agua em vapor absorve o calor e o vapor substitui o ar nas proximidades da chama, cortando o suprimento de oxigênio e com isso quebra o triângulo do fogo porque falta oxigênio
Nome: Thiago Lopes de Sousa, nº36, 2ºB. O fogo é um fenômeno que surge em reações químicas de combustão na qual uma substância, ao combinar com oxigênio, se transforma em outra, liberando energia na forma de calor e de luz (as chamas). Ele pode ser apagado resfriando o material incendiado, retirando o fornecimento de oxigênio e, ou interferindo nas reações químicas que ocorrem nas chamas. A água realiza duas dessas três funções: sua conversão em vapor absorve o calor e o vapor substitui o ar nas proximidades da chama, cortando o suprimento de oxigênio. Ressalta-se que a água apaga o fogo quando é jogada sobre ele, mas em alguns casos, quando ela está sob o material em chamas, não interfere no fogo, mesmo se estiver em contato com ele. Temos como exemplo o caso de incêndios em derivados de petróleo. Como esses produtos são mais leves que a água, eles bóiam e, se pegarem fogo, vão se incendiar normalmente, sem que a presença da água possa interferir. Fonte pesquisada: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-a-agua-apaga-o-fogo
O fogo é formado de calor, oxigênio e combustível (o material que está queimando), quando um desses três fatores for retirado do fogo, ele deixa de existir, ou seja, apaga! Observação; eliminar o material que esta sendo queimado é impossível, retirar o oxigênio do ar também, então resta apenas retirar o calor existente na reação. 1º O bojeto cede calor após entrar em contato com a água provocando aumento em sua temperatura. 2º A aguá entra em ebulição e se transforma em vapor. 3º Acaba impedindo a renovção do ár, sem o (O2) a cumbustão é impossivel. Ou seja não haverá fogo! (processo resumido)
Bom a agua apaga o fogo por que ela age em dois estagios, no primeiro ela absorve o calor se transformando em vapor, e no segundo o vapor meio que corta o "abastecimento de oxigenio" da chama, assim apagando a mesma fonte:http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-a-agua-apaga-o-fogo nome:Felipe Aparecido Dias Marques Almeida n°11 2°b
O fogo é um fenômeno que surge em reações químicas de combustão, quando uma substância, se combina com oxigênio, se transforma em outra, liberando energia na forma de calor e de luz, no caso as chamas. Ele pode ser apagado resfriando o material incendiado, retirando o fornecimento de oxigênio ou interferindo nas reações químicas que ocorrem nas chamas. A água realiza duas dessas funções: sua conversão em vapor absorve o calor e o vapor substitui o ar nas proximidades da chama, cortando o suprimento de oxigênio.
O fogo é formado basicamente de calor, oxigênio e combustível (o material que esta queimando), quando um desses três fatores for retirado do fogo, ele deixa de ser fogo, ou seja, apaga! Porém eliminar o material que esta sendo queimado é impossível, retirar o oxigênio do ar também, então nos resta retirar o calor existente na reação, a água e um dos principais materiais usados para se apagar o fogo. Mas o que acontece para que a água apague o fogo? A água entra em contato com o fogo, logo depois se transforma em vapor. Acontece a conversão da água em vapor ao absorver calor do mesmo e o vapor substitui o ar nas proximidades da chama, cortando o suprimento de oxigênio. Convém lembrar que a água apaga o fogo quando é jogada sobre ele mas, em alguns casos, quando ela está sob o material em chamas, não interfere no fogo, mesmo estando em contato com ele. É o caso de incêndios em derivados de petróleo. Como esses produtos são mais leves que a água, eles bóiam e, se pegarem fogo, vão se incendiar normalmente, sem que a presença da água possa impedir. E no caso de incêndio por eletricidade, a água ao invés de ajudar a apagar, piora a situação.
Quando a água entra em contato com o objeto que está queimando, ela se transforma em vapor. Para transformar a água em vapor, o objeto perde calor. Ou seja, o objeto estará cedendo calor para a água provocando um aumento em sua temperatura, depois, a água entra em ebulição e se transforma em vapor. Assim, a água acaba esfriando o corpo . Como o vapor produzido ocupa um espaço muito maior de volume do que a água que o produziu, ele envolve o objeto e impede a renovação do ar. Sem Oxigênio a combustão é impossível, ou seja, não haverá fogo. Dessa forma a água apaga o fogo.
A conversão da água em vapor absorve calor do fogo ao jogá-la em cima do mesmo e o vapor substitui o ar nas proximidades da chama, cortando o suprimento de oxigênio que essencial para que o fogo se mantenha aceso.
Porque para que se ocorra a combustão precisamos de um comburente que é o oxigênio, com isso se jogarmos água, a água vai isolar a combustão do comburente e ocorrendo a perda de energia e o fogo se apaga, (a água é um mistério porque nela existe o comburente que é o oxigênio e o combustivel que é o hidrogênio e essa substância consegue apagar a fonte de ignição que é o calor ou o fogo).
ResponderExcluirCarlos Roberto nº09 1ºA
O fogo é um fenômeno que surge em reações químicas de combustão - quando uma substância, ao combinar com oxigênio, se transforma em outra, liberando energia na forma de calor e de luz (as chamas). Ele pode ser apagado resfriando o material incendiado, retirando o fornecimento de oxigênio ou interferindo nas reações químicas que ocorrem nas chamas. A água realiza duas dessas funções: sua conversão em vapor absorve o calor e o vapor substitui o ar nas proximidades da chama, cortando o suprimento de oxigênio. Convém lembrar que a água apaga o fogo quando é jogada sobre ele mas, em alguns casos, quando ela está sob o material em chamas, não interfere no fogo, mesmo estando em contato com ele. É o caso de incêndios em derivados de petróleo. Como esses produtos são mais leves que a água, eles bóiam e, se pegarem fogo, vão se incendiar normalmente, sem que a presença da água possa impedir.
ResponderExcluirA água entra em contato com o objeto em chamas, logo depois se transforma em vapor. Para transformar a água em vapor, o objeto perde calor. Primeiro o objeto cede calor para a água provocando um aumento em sua temperatura (denominamos este calor de calor sensível. Para a água é de 1 cal/g C); depois, a água entre em ebulição e se transforma em vapor ( denominamos de calor latente de vaporização. Para a água é de 500 cal/g). Assim, a água acaba esfriando o corpo aquecido. Como o vapor produzido ocupa um espaço centenas de vezes maior em volume do que a água que o produziu, ele envolve o objeto e impede a renovação do ar.
ResponderExcluirNa maioria dos materiais em chamas a água os esfria, (pois sua temperatura de evaporação é de menos de 100ºC, e esta se mantém enquanto a água não evapora), abaixo do seu ponto de ignição (temperatura em que um material pega fogo).
Sem o ar a combustão é impossível. Estes processos ocorrem simultaneamente.
Fonte: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=10&ved=0CHsQFjAJ&url=http%3A%2F%2Fcaldeiradigital.files.wordpress.com%2F2008%2F06%2Fgrupo-6-por-que-a-agua-apaga-o-fogo.doc&ei=mqzCT7CcF5Kk8QTnr-DACw&usg=AFQjCNFwX3OGi48su7i-c3LZ9xyqmcu3uw
Letcia M. Ferreira N°22 2°B
Para existir o fogo é preciso de 3 componentes, o combustível, o comburente (oxigênio) e o calor, e ao retira qualquer um desses componentes da reação o fogo é apagado, no entanto é muito difícil retirar o oxigênio e também o combustível que é o material que está sendo queimado, aí que é utilizado a água, que reduz a temperatura, assim retirando o calor que exite na reação.
ResponderExcluirJoão Matheus Cassiano de Assis; 21; 1ºA - ETIM.
Isso é uma coisa muito interessante, pois água é uma combinação de dois elementos, um que facilita o fogo (hidrogênio ) e o outro é essencial para que ele aconteça ( oxigênio).
ResponderExcluirAgora porque que água apaga fogo?
quando jogada no fogo, ela se transforma em vapor, e substitui o ar em volta, acabando com o suprimento de oxigênio( coisa que com sem a qual o fogo não existe), e ela também resfria o fogo, já que ela pega todo o calor ali produzido para ela, e esse é outro jeito de se apagar o fogo, resfriando-o, pois mesmo se apagarmos o fogo e não resfriarmos, após algum tempo ele pode voltar!
Elias Teixeira n:10 2B
Marcelle Kimura nº24 2ºA
ResponderExcluirSegundo minhas pesquisas, para que o fogo exista, são essenciais as presenças de três elementos:combustível, oxigênio e calor (em alta temperatura). Caso não possua nenhum desses fatores, o fogo se apaga. A água, portanto, elimina um desses fatores. O exemplo que encontrei em um site foi de quando um prédio está em chamas, por exemplo, não é possível eliminar o combustível, que é o próprio prédio, nem o oxigênio, que está em abundância na atmosfera. Então os bombeiros jogam água, que serve para reduzir a temperatura do local do incêndio. No entanto, se houver grande excesso de água, é possível que o fator eliminado seja o oxigênio.
http://www.sofisica.com.br/conteudos/curiosidades/agua_fogo.php
neste site eles falam que a agua nao apaga todos os tipos de fogo, porém como neste desafio só se pede explicação de por que a agua apaga o fogo
O fogo para ser apagado, resfria-se o material incendiado, retirando o fornecimento de oxigênio ou interferindo nas reações químicas que ocorrem nas chamas. A água realiza duas dessas funções: sua conversão em vapor absorve o calor e o vapor substitui o ar nas proximidades da chama, cortando o suprimento de oxigênio.
ResponderExcluirCaroline Ramos nº6 2ºA
Ele pode ser apagado resfriando o material incendiado, retirando o fornecimento de oxigênio ou interferindo nas reações químicas que ocorrem nas chamas. A água realiza duas dessas funções: sua conversão em vapor absorve o calor e o vapor substitui o ar nas proximidades da chama, cortando o suprimento de oxigênio. Convém lembrar que a água apaga o fogo quando é jogada sobre ele mas, em alguns casos, quando ela está sob o material em chamas, não interfere no fogo, mesmo estando em contato com ele.
ResponderExcluirFonte:http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-a-agua-apaga-o-fogo
Aline 2ºA
A água, ao cair sobre o fogo, corte seu suprimento de oxigênio. Além disso, ao virar vapor, a água absorve calor do fogo. Mas, se ela estiver misturada com algum líquido inflamável menos denso, este liquido será incinerado normalmente.
ResponderExcluirAlan 2ºB
O fogo é formado de calor, oxigênio, combustível sendo assim para o fogo apagar é necessário que seja retirado algum desses fatores. Retirar o material que esta queimando é inviável mutas vezes, retirar o oxigênio do ar também é complicado, então resta apenas retirar o calor existente na reação. Sendo assim,utiliza-se então a água, que quando entra em contato com o objeto em chamas se transforma em vapor. Para transformar a água em vapor, o objeto perde calor. Primeiro o objeto cede calor para a água provocando um aumento em sua temperatura, depois, a água entra em ebulição e se transforma em vapor. Assim, a água acaba esfriando o corpo aquecido. Como o vapor produzido ocupa um espaço centenas de vezes maior em volume do que a água que o produziu, ele envolve o objeto e impede a renovação do ar. Sem o ar (O2) a combustão é impossível, ou seja, não haverá fogo.
ResponderExcluirMaria Julia Figueiredo Nº25 2ºAno A
Para que seja possível entender por que a água apaga fogo, é preciso conhecer as condições necessárias para a existência do fogo, que são basicamente o calor, o comburente (oxigênio) e o combustível. Ao retirarmos um desses três componentes do fogo, ele apaga!
ResponderExcluirPorém, eliminar o combustível (material que está sendo queimado) é muito difícil, e retirar o oxigênio do ar também. Então, resta apenas retirar o calor existente na reação.
Aí entra a água, que reduz a temperatura do local, retirando assim o calor existente na reação.o entanto, a água não apaga todos os tipos de fogo.
O fogo pode ser classificado em 3 classes distintas, que dependem da origem do incêndio. Estas classes são: A, B e C.
O fogo A é o único que pode ser usado com água, pois esta vai reagir com o processo de resfriamento. Esse fogo normalmente é originado em materiais sólidos como madeira, tecido, papéis...
O fogo classe B é o originado em combustíveis, tipo óleo, gasolina, querosene, álcool, etc. Esse, deve ser extinto por abafamento, normalmente utilizando o pó químico ou espuma química.
O fogo classe C é o ocorrido em equipamentos elétricos. A água ou qualquer equipamento que possua água não pode ser usado enquanto existir energia, pois a água se torna condutora de eletricidade. Então, deve ser usado o pó químico.
Vanderlei Estevão Nº38 2ºA
O fogo é formado de calor, oxigênio, combustível (o material que está queimando) e consequentemente a reação em cadeia, quando um desses quatro fatores for retirado, o fogo deixa de existir, ou seja, apaga! Retirar o material que esta queimando é inviável mutas vezes, retirar o oxigênio do ar também é complicado, então resta apenas retirar o calor existente na reação.
ResponderExcluirDessa forma, utiliza-se então a água, que quando entra em contato com o objeto em chamas se transforma em vapor. Para transformar a água em vapor, o objeto perde calor. Primeiro o objeto cede calor para a água provocando um aumento em sua temperatura, depois, a água entra em ebulição e se transforma em vapor. Assim, a água acaba esfriando o corpo aquecido. Como o vapor produzido ocupa um espaço centenas de vezes maior em volume do que a água que o produziu, ele envolve o objeto e impede a renovação do ar. Sem o ar (O2) a combustão é impossível, ou seja, não haverá fogo. Estes processos ocorrem simultaneamente.
Porém, a água não apaga todos os tipos de fogo, somente o da classificação A. O fogo é classificado em 3 classes: A, B e C. O fogo classe C é o ocorrido em equipamentos elétricos e a água ou qualquer equipamento que possua água não pode ser usado enquanto existir energia, então deve ser usado o pó químico (CO2). O fogo classe B é o originado em combustíveis, tipo óleo, gasolina, querosene, álcool, e esse devem ser extinto por abafamento, normalmente utilizando o pó químico ou espuma química. O fogo de classificação A é o único que pode ser usado com água, pois esta vai reagir com o processo de resfriamento. Esse fogo normalmente é originado em materiais sólidos como madeira, tecido, papéis entre outros.
Fonte: fisicacampusararangua.com.br
O fogo é uma reação química, onde um combustível une-se a um comburente, e gera calor, luz e o resultado da reação entre combustível e aderente.
ResponderExcluirJogar água no fogo apaga alguns incêndios, mas não todos. Normalmente o que acontece, é que a água separa o combustível do comburente, e também esfria a reação. Disto resulta que o fogo apaga. Se a aguá apagar o fogo mas não consegiur esfriar muito, assim que toda a aguá evaporar, a alta temperatura fará com que o fogo reinicie expontaneamente.
Suzana nº35 2º ano A
Vamos analisar:
ResponderExcluirA água funciona como extinguidor de chamas para incêndios de tipo A, em madeira ou papel e materiais assim. Em incêndios causados por líquidos inflamáveis e com proximidade a rede elétrica, deve ser usado o extintor de CO2, já que a água só espalharia o liquido e alastraria o fogo, enquanto na rede elétrica, por ser uma boa conduta de energia, a água aumenta os risco de um choque elétrico mortal e acaba não sendo uma alternativa.
Na pratica, o fogo é a reação química de oxidação de um material combustível. Essa reação libera calor e luz, ou seja, é como uma mistura de gases em alta temperatura que emite radiação. Pra que essa reação aconteça, é necessário que haja 3 coisas: o combustível, o oxigênio e calor. Então, para que esse fogo se extingua, é necessário apenas que seja tirado de cena um desses 3 fatores determinantes.
O que a água faz é: ao entrar em contato com o fogo, roubar calor da reação de combustão. A quantidade de calor que a água rouba é suficiente pra fazê-la evaporar, criando uma nuvem de vapor que impede o contato da chama com o ar. Sem ar, não há fogo, então ele se extingue.
Murilo Figueiredo - Nº28 2ºB
Ele pode ser apagado resfriando o material incendiado, retirando o fornecimento de oxigênio ou interferindo nas reações químicas que ocorrem nas chamas. A água realiza duas dessas funções: sua conversão em vapor absorve o calor e o vapor substitui o ar nas proximidades da chama, cortando o suprimento de oxigênio. Convém lembrar que a água apaga o fogo quando é jogada sobre ele mas, em alguns casos, quando ela está sob o material em chamas, não interfere no fogo, mesmo estando em contato com ele. É o caso de incêndios em derivados de petróleo. Como esses produtos são mais leves que a água, eles bóiam e, se pegarem fogo, vão se incendiar normalmente, sem que a presença da água possa impedir.
ResponderExcluirCamila Takeiti Chagas n°05 2B
porque ela consegue diminui a temperatura e substitui o ar envolta do local incendiado... quebrando assim o triangulo do fogo... que se resume nas três componentes necessários para a ativação e a queima do fogo(ar, calor e o combustível).
ResponderExcluiré importante ressalvar que a água não apaga todos os tipos de fogo.... no fogo classificado com tipo 'B' (onde os materiais combustíveis são á base de petróleo) a água não interfere nada. e no classificado como tipo 'C' (com combustíveis elétricos) a água iria intensificar o fogo já que ele é um bom condutor elétrico.
Cassandra Borges 2ºB
Porque o fogo necessita de três fatores para exitir que são o calor, o comburente (oxigênio) e o combustível e a água reduz a temperatura do local, retirando assim o calor existente.Portanto ao retirar um dos fatores necessários para o fogo existir com a água, apaga - se o fogo.
ResponderExcluirReferência:
SÓ FÍSICA.Por que a água apaga o fogo? Disponível em: Acesso em: 29/05/2012 as 21:16h
Vitória dos Santos Silva nº39 2ºB
professora, eu fiz um comentário ontem de madrugada,provavelmente o nome está só como Felipe,mais é Felipe Alves Dourado 2º ano A
ResponderExcluirobrigado
O fogo é um fenômeno que surge em reações químicas de combustão - quando uma substância, ao combinar com oxigênio, se transforma em outra, liberando energia na forma de calor e de luz (as chamas). Ele pode ser apagado resfriando o material incendiado, retirando o fornecimento de oxigênio ou interferindo nas reações químicas que ocorrem nas chamas. A água realiza duas dessas funções: sua conversão em vapor absorve o calor e o vapor substitui o ar nas proximidades da chama, cortando o suprimento de oxigênio.
ResponderExcluirCamila Salvador Rodrigues Franco nº 05 2º A
Porque a água, em contato com o fogo, além de retirar calor dele, se transforma em vapor, que fica ao seu redor, impedindo o contato do oxigênio com a chama, evitando assim a combustão, fazendo com que o fogo se apague.
ResponderExcluirAndressa Xavier, nº04 2ºB
O fogo é um fenômeno que surge em reações químicas de combustão - quando uma substância, ao combinar com oxigênio, se transforma em outra, liberando energia na forma de calor e de luz (as chamas). Ele pode ser apagado resfriando o material incendiado, retirando o fornecimento de oxigênio ou interferindo nas reações químicas que ocorrem nas chamas. A água realiza duas dessas funções: sua conversão em vapor absorve o calor e o vapor substitui o ar nas proximidades da chama, cortando o suprimento de oxigênio. Convém lembrar que a água apaga o fogo quando é jogada sobre ele mas, em alguns casos, quando ela está sob o material em chamas, não interfere no fogo, mesmo estando em contato com ele. É o caso de incêndios em derivados de petróleo. Como esses produtos são mais leves que a água, eles bóiam e, se pegarem fogo, vão se incendiar normalmente, sem que a presença da água possa impedir.
ResponderExcluirFonte:http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-a-agua-apaga-o-fogo
Lareska Nascimento N°19 2°B
O fogo é um fenômeno que surge em reações químicas de combustão - quando uma substância, ao combinar com oxigênio, se transforma em outra, liberando energia na forma de calor e de luz (as chamas). Ele pode ser apagado resfriando o material incendiado, retirando o fornecimento de oxigênio ou interferindo nas reações químicas que ocorrem nas chamas. A água realiza duas dessas funções: sua conversão em vapor absorve o calor e o vapor substitui o ar nas proximidades da chama, cortando o suprimento de oxigênio. Convém lembrar que a água apaga o fogo quando é jogada sobre ele mas, em alguns casos, quando ela está sob o material em chamas, não interfere no fogo, mesmo estando em contato com ele. É o caso de incêndios em derivados de petróleo. Como esses produtos são mais leves que a água, eles bóiam e, se pegarem fogo, vão se incendiar normalmente, sem que a presença da água possa impedir.
ResponderExcluirRoberta, Nº 32, 2ºA
O fogo é formado de calor, oxigênio e combustível (o material que está queimando), quando um desses três fatores for retirado do fogo, ele deixa de existir, ou seja, se apaga.
ResponderExcluirPorém, para eliminar o material que está sendo queimado é impossível, retirar o oxigênio do ar também, então resta apenas retirar o calor existente na reação.
Dessa forma, utiliza-se então a água, que quando entra em contato com o objeto em chamas se transforma em vapor. Para transformar a água em vapor, o objeto perde calor. Primeiro o objeto cede calor para a água provocando um aumento em sua temperatura, depois, a água entra em ebulição e se transforma em vapor. Assim, a água acaba esfriando o corpo aquecido. Como o vapor produzido ocupa um espaço centenas de vezes maior em volume do que a água que o produziu, ele envolve o objeto e impede a renovação do ar. Sem o ar (O2) a combustão é impossível, ou seja, não haverá fogo.
Mas, a água não apaga todos os tipos de fogo, somente o da classificação A. O fogo é classificado em 3 classes: A, B e C. O fogo classe C é o ocorrido em equipamentos elétricos e a água ou qualquer equipamento que possua água não pode ser usado enquanto existir energia, então deve ser usado o pó químico (CO2). O fogo classe B é o originado em combustíveis, tipo óleo, gasolina, querosene, álcool, e esse devem ser apagado por abafamento, normalmente utilizando o pó químico ou espuma química. O fogo de classificação A é o único que pode ser usado com água, pois esta vai reagir com o processo de resfriamento. Esse fogo normalmente é originado em materiais sólidos como madeira, tecido, papéis entre outros.
Fonte: http://www.sofisica.com.br/conteudos/curiosidades/agua_fogo.php
Nome: Elcio de Almeida Cavalier Nº 09 Série: 2ºB
O fogo é uma reação química, é basicamente comburente (o oxigênio), combustível e calor.
ResponderExcluirA agua representa a temperatura local, retirando assim o calor existente no fogo. E se retirarmos um dos três componentes do fogo ele apaga, ou seja, se tiramos o calor, o fogo apaga. A água acaba esfriando o corpo aquecido. Com o vapor que é produzido ocupa um espaço centenas de vezes maiores em volume do que a água que o produziu, ele envolve o objeto e impede a renovação do ar. Sem o ar a combustão é impossível. Estes processos ocorrem simultaneamente.
Não é apenas a água que apaga o fogo, poderia ser outra coisa como areia, pó não combustível, cinzas ou qualquer outro material que eliminasse um dos três fatores necessários para se manter a chama. Combustível, oxigênio e calor.
Renata nº 31 / 2ºB
O fogo é um fenômeno que surge em reações químicas de combustão - quando uma substância, ao combinar com oxigênio, se transforma em outra, liberando energia na forma de calor e de luz (as chamas). Ele pode ser apagado resfriando o material incendiado, retirando o fornecimento de oxigênio ou interferindo nas reações químicas que ocorrem nas chamas. A água realiza duas dessas funções: sua conversão em vapor absorve o calor e o vapor substitui o ar nas proximidades da chama, cortando o suprimento de oxigênio.
ResponderExcluirA água reduz a temperatura do local, retirando o calor existente , resfria o local .
ResponderExcluirA água quando entra em contato com o fogo , (calor) ela vira vapor, esfria o corpo aquecido, o vapor ocupa muito mias volumem que a água (liquido), então esse vapor envolve o local onde está o fogo e impede a renovação do ar, que é um combustível do fogo, sem essas renovação o fogo apaga!
Larissa Durães Rabelo ;) nº20 2B s2
Para que exista o fogo (combustão), são necessárias três coisas: combustível, oxigênio e calor. Quando um desses fatores é retirado, o fogo se apaga. A água atua diminuindo bruscamente a temperatura do material que está em combustão, o que provoca a interrupção deste processo e apaga o fogo.
ResponderExcluirNome: Thiago Fernandes Silva / N°: 37 / 2° A.
A água apaga o fogo pois,sua conversão em vapor absorve o calor e o vapor substitui o ar nas proximidades da chama, cortando o suprimento de oxigênio e sabemos que sem oxigênio não existe fogo.
ResponderExcluirLeonardo Henrique Nº21 2ºB
as condições necessárias para a existência do fogo, que são basicamente o calor, o comburente (oxigênio) e o combustível. Ao retirarmos um desses três componentes do fogo, ele apaga!
ResponderExcluirPorém, eliminar o combustível (material que está sendo queimado) é muito difícil, e retirar o oxigênio do ar também. Então, resta apenas retirar o calor existente na reação.
Aí entra a água, que reduz a temperatura do local, retirando assim o calor existente na reação.
Fonte: sofisica.com.br
DAnilo Barros nº8 2ºB
Pois a água vira vapor, absorvendo assim o calor, além de substituir o ar ‘em volta’ das chamas, fazendo com que, desse modo, não haja oxigênio, e as chamas se apaguem.
ResponderExcluirRayane Flavia dos Santos n°30 2°B
O fogo é um fenômeno que surge em reações químicas de combustão - quando uma substância, ao combinar com oxigênio, se transforma em outra, liberando energia na forma de calor e de luz (as chamas). Ele pode ser apagado resfriando o material incendiado, retirando o fornecimento de oxigênio ou interferindo nas reações químicas que ocorrem nas chamas. A água realiza duas dessas funções: sua conversão em vapor absorve o calor e o vapor substitui o ar nas proximidades da chama, cortando o suprimento de oxigênio.
ResponderExcluirAnanda 2°A
O fogo é produzido por três componentes.São eles o comburente(oxigênio), o calor,e o combustível.Ao retirarmos um desses componentes o fogo apaga.Jogando a água no fogo, ela se converte em vapor e absorve o calor e o vapor substitui o ar nas proximidades da chama, cortando assim o suprimento de oxigênio, dessa maneiro o fogo apaga.
ResponderExcluirMateus Silveira de Moraes N°27 2A
agua apaga o fogo porque a agua em vapor absorve o calor e o vapor substitui o ar nas proximidades da chama, cortando o suprimento de oxigênio e com isso quebra o triângulo do fogo porque falta oxigênio
ResponderExcluirJohn Kennedy dias portes N°16 2°A
Nome: Thiago Lopes de Sousa, nº36, 2ºB.
ResponderExcluirO fogo é um fenômeno que surge em reações químicas de combustão na qual uma substância, ao combinar com oxigênio, se transforma em outra, liberando energia na forma de calor e de luz (as chamas). Ele pode ser apagado resfriando o material incendiado, retirando o fornecimento de oxigênio e, ou interferindo nas reações químicas que ocorrem nas chamas. A água realiza duas dessas três funções: sua conversão em vapor absorve o calor e o vapor substitui o ar nas proximidades da chama, cortando o suprimento de oxigênio. Ressalta-se que a água apaga o fogo quando é jogada sobre ele, mas em alguns casos, quando ela está sob o material em chamas, não interfere no fogo, mesmo se estiver em contato com ele. Temos como exemplo o caso de incêndios em derivados de petróleo. Como esses produtos são mais leves que a água, eles bóiam e, se pegarem fogo, vão se incendiar normalmente, sem que a presença da água possa interferir.
Fonte pesquisada:
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-a-agua-apaga-o-fogo
O fogo é formado de calor, oxigênio e combustível (o material que está queimando), quando um desses três fatores for retirado do fogo, ele deixa de existir, ou seja, apaga! Observação; eliminar o material que esta sendo queimado é impossível, retirar o oxigênio do ar também, então resta apenas retirar o calor existente na reação.
ResponderExcluir1º O bojeto cede calor após entrar em contato com a água provocando aumento em sua temperatura.
2º A aguá entra em ebulição e se transforma em vapor.
3º Acaba impedindo a renovção do ár, sem o (O2) a cumbustão é impossivel.
Ou seja não haverá fogo! (processo resumido)
NOME: Victor Pacanaro nº39 2ºA
2
Bom a agua apaga o fogo por que ela age em dois estagios, no primeiro ela absorve o calor se transformando em vapor, e no segundo o vapor meio que corta o "abastecimento de oxigenio" da chama, assim apagando a mesma
ResponderExcluirfonte:http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-a-agua-apaga-o-fogo
nome:Felipe Aparecido Dias Marques Almeida n°11 2°b
Porque a água reduz a temperatura do local, retirando assim o calor existente na reação.
ResponderExcluirÉlvio de Almeida Cavalier N° 09 2°A
O fogo é um fenômeno que surge em reações químicas de combustão, quando uma substância, se combina com oxigênio, se transforma em outra, liberando energia na forma de calor e de luz, no caso as chamas. Ele pode ser apagado resfriando o material incendiado, retirando o fornecimento de oxigênio ou interferindo nas reações químicas que ocorrem nas chamas. A água realiza duas dessas funções: sua conversão em vapor absorve o calor e o vapor substitui o ar nas proximidades da chama, cortando o suprimento de oxigênio.
ResponderExcluirCinthia Y. Takausu nº07 2ºB
O fogo é formado basicamente de calor, oxigênio e combustível (o material que esta queimando), quando um desses três fatores for retirado do fogo, ele deixa de ser fogo, ou seja, apaga! Porém eliminar o material que esta sendo queimado é impossível, retirar o oxigênio do ar também, então nos resta retirar o calor existente na reação, a água e um dos principais materiais usados para se apagar o fogo.
ResponderExcluirMas o que acontece para que a água apague o fogo?
A água entra em contato com o fogo, logo depois se transforma em vapor. Acontece a conversão da água em vapor ao absorver calor do mesmo e o vapor substitui o ar nas proximidades da chama, cortando o suprimento de oxigênio. Convém lembrar que a água apaga o fogo quando é jogada sobre ele mas, em alguns casos, quando ela está sob o material em chamas, não interfere no fogo, mesmo estando em contato com ele. É o caso de incêndios em derivados de petróleo. Como esses produtos são mais leves que a água, eles bóiam e, se pegarem fogo, vão se incendiar normalmente, sem que a presença da água possa impedir. E no caso de incêndio por eletricidade, a água ao invés de ajudar a apagar, piora a situação.
Stephanie Aparecida Nº34 2ºA
Quando a água entra em contato com o objeto que está queimando, ela se transforma em vapor. Para transformar a água em vapor, o objeto perde calor. Ou seja, o objeto estará cedendo calor para a água provocando um aumento em sua temperatura, depois, a água entra em ebulição e se transforma em vapor. Assim, a água acaba esfriando o corpo . Como o vapor produzido ocupa um espaço muito maior de volume do que a água que o produziu, ele envolve o objeto e impede a renovação do ar. Sem Oxigênio a combustão é impossível, ou seja, não haverá fogo. Dessa forma a água apaga o fogo.
ResponderExcluirJuliano Sousa de Araujo Nº 17 2º A
A conversão da água em vapor absorve calor do fogo ao jogá-la em cima do mesmo e o vapor substitui o ar nas proximidades da chama, cortando o suprimento de oxigênio que essencial para que o fogo se mantenha aceso.
ResponderExcluirVinicius Fernandes dos Santos Silva nº40 2ºA