No caso dos trens, na medida em que os trilhos recebem o forte calor proveniente do Sol, ocorre a dilatação, com isso, os trilhos aumentam de tamanho e saem do alinhamento e nivelamento. Sendo assim, ao longo da via, existem pequenos espaços entre os trilhos, que servem para que os mesmos possam se mover para frente e para trás no ato da dilatação, mas sem se separarem, permitindo então a passagem dos trens com total segurança. Já no caso do metrô, como não há excesso de temperatura, isso não é necessário.
A dilatação ocorre quando o material é aquecido. Uma ferrovia antiga , ao longo do mesmo trilho, há um pequeno intervalo, de espaços a espaços. Isso é necessário para evitar que a dilatação térmica deforme os trilhos. Nas ferrovias mais modernas, assim como nos trilhos dos metrôs das grandes cidades, não existe esse intervalo, pois atualmente são utilizadas técnicas de engenharia capazes de impedir que os efeitos dessa dilatação se manifestem. Uma delas é a fixação rígida dos trilhos no solo, utilizando-se dormentes de concreto.
No metrô também existem, mas são menores por causa da aclimatação dos túneis. Neles a temperatura varia menos e por consequência a dilatação também. Assim não são necessárias grandes aberturas. As vezes não os vemos nas estações por causa das rebarbas que ficam na parte superior do trilho que é fresada. A diferença é a quantidade de calor absorvida em cada ambiente/material. Aline Oliveira Silva 2ºA
No metrô também existem, mas são menores por causa da aclimatação dos túneis. Neles a temperatura varia menos e por consequência podemos dizer que oque menor dilatação. Assim não são necessárias grandes aberturas entre os trilhos. As vezes não os vemos nas estações por causa das rebarbas que ficam na parte superior do trilho que é fresada.
Pois antigamente, o espaço era necessário para permitir a dilatação do metal sob o calor,o que eliminou essa necessidade foram as modernas molas de aço capazes de absorver a dilatação e a tensão provocadas pelo peso e pela aceleração do trem. Os trilhos com folgas para a dilatação exigem muito trabalho de manutenção e provocam desconforto para os passageiros, porque causam mais ruído e trepidação,por isso também as ferrovias estão deixando de usar esse sistema.
No metrô também existem, mas são menores por causa da aclimatação dos túneis. Neles a temperatura varia menos e por consequência a dilatação também. Assim não são necessárias grandes aberturas. As vezes não os vemos nas estações por causa das rebarbas que ficam na parte superior do trilho que é fresada
Nas ferrovias mais modernas, assim como nos trilhos dos metrôs das grandes cidades, não existe esse intervalo pois atualmente são utilizadas técnicas de engenharia capazes de impedir que os efeitos dessa dilatação se manifestem. Uma delas é a fixação rígida dos trilhos no solo, utilizando-se dormentes de concreto. Outras são as modernas molas de aço capazes de absorver a dilatação e a tensão provocadas pelo peso e pela aceleração do trem.
Atualmente quase todas as linhas de metrô do mundo são construídas com trilhos longos, soldados continuamente, sem folgas. Antigamente, o espaço era necessário para permitir a dilatação do metal sob o calor. O que eliminou essa necessidade foram as modernas molas de aço capazes de absorver a dilatação e a tensão provocadas pelo peso e pela aceleração do trem. Mariana Gonçalves nº40 2ºB
Porque no há um processo especial de solda que une as trilhas chamada de Solda Aluminotermica e Uma das vantagens desse processo é que por ser altamente exotérmica, esta reação pode ser auto sustentada com ou sem pressão,usando este processo de soldagem, não há a necessidade de espaços para a dilatação térmica
Marcelle Kimura nº24 2ºA Os trilhos dos trens possuem um espaço para que ocorra a dilatação dos metais, o que já não possui no sistema dos trilhos do metrô. Segundo minhas pesquisas, a maioria dos trilhos são construidos sem nenhuma folga e uma moderna mola de aço foi responsável por absorver a dilatação que é provocada pelo peso e aceleração do trem, portanto é o motivo pelo qual os trilhos de metro não possuem espaço para a dilatação. Uma outra pesquisa reforça a afirmação dizendo também que técnicas de engenharia capazes de impedir que os efeitos dessa dilatação se manifestem foram criadas, e que uma delas é a fixação rígida dos trilhos no solo, utilizando dormentes de concreto. Bibliografias: http://super.abril.com.br/cotidiano/trilhos-metro-sao-continuos-436696.shtml http://www.coladaweb.com/fisica/termologia/dilatacao-dos-solidos
Os trilhos do trem tem espaços entre si por causa da dilatação térmica, quando o trilho esquenta há um aumento de comprimento, os trilhos expandem e podem entortar , os espaços servem para que essa dilatação nao entorte os trilhos. Já o Metrô sofre dilatação porém menor que o trem pois está no subterrâneo, então o grande espaçamento nao é necessário para dilatação, o s trilhos do metro são longos , sem folgas e soldados , eles usam molas modernas de aço capaz de absorver a dilatação! Larissa Durães Rabelo 2ª B nº 20 ;))))))))
Isso acontece pois atualmente quase todas as linhas de metrô do mundo são construídas com trilhos longos, soldados continuamente, sem folgas, ao contrário do que acontecia antigamente, quando esse espaço era necessário para permitir a dilatação do metal sob o calor. O que eliminou essa necessidade foram os avanços tecnológicos, como as modernas molas de aço capazes de absorver a dilatação e a tensão provocadas pelo peso e pela aceleração do trem, ou a fixação rígida dos trilhos no solo, utilizando dormentes de concreto.
O trilho dos trens possui os espaços porque são os que mais sofrem a ação do clima, enquanto que os trilhos do metrô não sofrem por estarem dentro de túneis, protegendo assim os trilhos da ação do clima, e o calor da passagem do metrô não é o suficiente para aumentar a temperatura e ele dilatar, e outra coisa foram as molas de aço capazes de absorver a dilatação e a tensão provocadas pelo peso e pela aceleração do trem, diminuindo a dilatação.
Esses pequenos espaços são programados para dar espaço á dilatação do metal, no casa dos metrôs, esses espaços existem porém não são tão grandes porque a maior parte desses trilhos são subterrâneos (em áreas de temperatura amena).
No metrô também existem, mas são menores por causa da aclimatação dos túneis. Neles a temperatura varia menos e por consequência a dilatação também. Assim não são necessárias grandes aberturas.
Na verdade no metrô também existem dilatações, mas são menores por causa da aclimatação dos túneis. Neles a temperatura varia menos e por consequência a dilatação também. Assim não são necessárias grandes aberturas. As vezes não os vemos nas estações por causa das rebarbas que ficam na parte superior do trilho que é fresada.
O metro, ao contrario do trem, tem sistema de refrigeração pois é subterraneo, portanto a dilatação que ocorre nos trilhos do trem, tornando necessarios os espaços entre eles, ocorre em menor ecala no metro, tornando desnecessarios os espaços
O metro, ao contrario do trem, tem sistema de refrigeração pois é subterraneo, portanto a dilatação que ocorre nos trilhos do trem, tornando necessarios os espaços entre eles, ocorre em menor ecala no metro, tornando desnecessarios os espaços
Os trilhos de trem tem espaçamentos para que possa haver dilatação sem que o trilho se contorça e quebre causando o descarrilhamento do trem, mas para que a dilatação chegue a esse ponto tem que haver um calor consideravelmente grande, ou seja, tem que ser em um dia de calor exposto ao sol durante o dia todo. Os trilhos de metro não tem esse problema pois estão dentro de tuneis assim não tem contato direto com o sol e não esquentam o suficiente para se distorcer. Leonardo da Silva Freires numero 20 2A
Bom, nos trilhos dos trens há pequenos espaços destinados a dilatações pois com o grande calor que se tem no ambiente onde se encontram, os trilhos tendem a se expandir, e essa tecnica é então usada para evitar que a dilatação térmica deforme os trilhos. Já nos trilhos dos metrôs, não há esse espaço pois o seu ambiente fornece menos calor para a dilatação, fazendo com que não seja necessario a criação desses espaços.
Os trilhos de trem se dilatão, quando há alta temperatura. Já nos do metrôs não, ao invés de espaço, os trilhos do metrô são unidos através de um processo especial de solda, chamado solda aluminotérmica, usando este processo de soldagem, não há a necessidade de espaços para a dilatação térmica. Quando existem, são bem penenos por causa da aclimatação dos túneis. Neles a temperatura varia menos e por consequência a dilatação também. Assim não são necessárias grandes aberturas. As vezes não os vemos nas estações por causa das rebarbas que ficam na parte superior do trilho que é fresada.
Pois não é preciso por causa da aclimatização dos tuneis que mantém a temperatura mais estável ou seja, ela varia menos e como consequencia não há muita dilatação ao contrario do trilho do trem que sofre calor direto com o sol havendo uma mair dilatação nos trilhos
Pois não é preciso por causa da aclimatização dos tuneis que mantém a temperatura mais estável ou seja, ela varia menos e como consequencia não há muita dilatação ao contrario do trilho do trem que sofre calor direto com o sol havendo uma mair dilatação nos trilhos
No metrô também existem, mas são menores por causa da aclimação dos túneis. Neles a temperatura varia menos e por consequência a dilatação também, Assim não são necessárias grandes aberturas. Suzana n°35 2° ano A
Professora Cláudia, não é que não existe, mas são menores por causa da aclimatação dos túneis, neles a temperatura varia menos e por consequência a dilatação também. Assim, não são necessárias grandes aberturas. Élvio de Almeida Cavalier N° 09 2°A
Realmente não existe espaço para a dilatação nos metrôs, ao invés de espaço, os trilhos do metrô são unidos através de um processo especial de solda, chamado solda aluminotérmica, usando este processo de soldagem, não há a necessidade de espaços para a dilatação térmica. Enquanto que nos trilhos de trem, há pequenos espaços para dilatação. Élcio de Almeida Cavalier N° 09 2°B
Ao longo do mesmo trilho do trem, há um pequeno intervalo, de espaços a espaços .Isso é necessário para evitar que a dilatação térmica (dilatação corresponde ao aumento do comprimento dos corpos quando aquecidos )deformasse os trilhos. Nas ferrovias mais modernas, assim como nos trilhos dos metrôs das grandes cidades, não existe esse intervalo, pois atualmente são utilizadas técnicas de engenharia capazes de impedir que os efeitos dessa dilatação se manifestem. Uma delas é a fixação rígida dos trilhos no solo, utilizando-se dormentes de concreto. Bruna Ferreira de Sousa n°04 2°A
Professora, após uma longa pesquisa, eu encontrei uma matéria da “REVISTA SUPER INTERESSANTE”, sobre isso, e lá estava escrito o seguinte: “Atualmente quase todas as linhas de metrô do mundo são construídas com trilhos longos, soldados continuamente, sem folgas. Antigamente, o espaço era necessário para permitir a dilatação do metal sob o calor. O que eliminou essa necessidade foram as modernas molas de aço capazes de absorver adilatação e a tensão provocadas pelo peso e pela aceleração do trem. “Os trilhos com folgas para a dilatação exigem muito trabalho de manutenção e provocam desconforto para os passageiros, porque causam mais ruído e trepidação”, explica o engenheiro Kyioshi Hiraoka, da Companhia Metropolitana de São Paulo. Por isso também as ferrovias estão deixando de usar esse sistema.”
Antes, os pequenos espaços entre os trilhos eram necessários para que pudesse ocorrer a dilatação do metal sob o calor. Hoje, devido as modernas molas de aço capazes de absorver a dilatação, os trilhos não possuem mais esses espaços. Os trilhos de metrô, por serem mais modernos funcionam dessa maneira, já os dos trens, por serem, em grande parte, mais antigos, ainda possuem essa distância.
Os trilhos de metrô são mais modernos, já funcionando através do sistema de molas de aço capazes de absorver a dilatação, enquanto os trilhos de trem, por serem mais antigos, não tinham ainda esse sistema, precisando então do espaço entre os trilhos para ocorrer a dilatação do metal sob o calor.
Pois os trilhos do metrô não dilatam tanto quanto os trilhos do trem,pois os trilhos do trem estão mais expostos ao calor, e por isso dilatam mais. Mateus Silveira de Moraes N°27 2A
Devido a ser em tuneis a temperatura meio que se estabiliza, não precisando haver esses espaços. Mas também temos molas de aço que absorvem essa dilatação e a tenção provocada pelo peso do trem.
Nome: Thiago Lopes de Sousa, nº36, 2ºB. É porque os dos trens ficam acima do solo e, por isso, recebem mais calor do Sol e a passagem do trêm, auxiliado pelo Sol e outros fatores, aumenta o calor neles. Já nos dos metrôs, como ficam abaixo do solo, o calor recebido pelo Sol fica praticamente inviável e o material dos trilhos troca calor com o ambiente facilmente, é muito difícil os trilhos se dilatarem (pelo menos numa velocidade tão grande quanto a do trêm) e, dessa forma, torna-se desnecessário fazer esses pequenos espaços nos trilhos do metrô, mas do trêm é recomendável por esses fatores já discutidos.
No metrô também existem, mas são menores por causa da aclimatação dos túneis. Neles a temperatura varia menos e por consequência a dilatação também. Assim não são necessárias grandes aberturas. As vezes não os vemos nas estações por causa das rebarbas que ficam na parte superior do trilho que é fresada.
Não há a necessidade de espaço para a dilatação nos trilhos do metrô, pois neles há molas de aço capazes de absorver a dilatação e a tensão provocadas pelo peso e pela aceleração do metrô.
Esses espaços nos trilhos do trens são para a dilatação. Com o calor o trilho dilata, por isso é necessário esses espaços. Se não tivesse isso a dilatação aconteceria para os lados,fazendo com que o trilho ficasse desalinhado, podendo ocorrer desastres terríveis, descarrilhando os vagões. No caso do Metro, devido a ausência do excesso de temperatura, isso não é necessário.
Os espaços nos trilhos dos trens são para dilatação. Com o aumento da temperatura o trilho dilata, se caso não tivesse esses espaços a dilatação aconteceria para os lados, podendo ocorrer acidentes terríveis, descarrilhando os trens. No caso do Metro, devido a ausência do excesso de temperatura, isso não é necessário.
Por que os trilhos do metrô se localizam no subterrâneo, logo, não é exposto ao calor do sol que posteriormente os dilatariam.
ResponderExcluirJoão Matheus Cassiano de Assis; 21; 1ºA - ETIM.
No caso dos trens, na medida em que os trilhos recebem o forte calor proveniente do Sol, ocorre a dilatação, com isso, os trilhos aumentam de tamanho e saem do alinhamento e nivelamento. Sendo assim, ao longo da via, existem pequenos espaços entre os trilhos, que servem para que os mesmos possam se mover para frente e para trás no ato da dilatação, mas sem se separarem, permitindo então a passagem dos trens com total segurança. Já no caso do metrô, como não há excesso de temperatura, isso não é necessário.
ResponderExcluirThiago Fernandes Silva / N°: 37 / 2° A.
A dilatação ocorre quando o material é aquecido. Uma ferrovia antiga , ao longo do mesmo trilho, há um pequeno intervalo, de espaços a espaços. Isso é necessário para evitar que a dilatação térmica deforme os trilhos. Nas ferrovias mais modernas, assim como nos trilhos dos metrôs das grandes cidades, não existe esse intervalo, pois atualmente são utilizadas técnicas de engenharia capazes de impedir que os efeitos dessa dilatação se manifestem. Uma delas é a fixação rígida dos trilhos no solo, utilizando-se dormentes de concreto.
ResponderExcluirfonte: http://www.coladaweb.com/fisica/termologia/dilatacao-dos-solidos
Leticia Mendonça N°22 2°B
para a física o universo é finito, pois ele nao é tudo oque existe, e sim tudo que podemos observar
ResponderExcluirComo o nosso ponto de observação é o nosso planeta, então o centro do Universo é a Terra.
No metrô também existem, mas são menores por causa da aclimatação dos túneis. Neles a temperatura varia menos e por consequência a dilatação também. Assim não são necessárias grandes aberturas.
ResponderExcluirAs vezes não os vemos nas estações por causa das rebarbas que ficam na parte superior do trilho que é fresada.
A diferença é a quantidade de calor absorvida em cada ambiente/material.
Aline Oliveira Silva 2ºA
Os trilho de metrô têm molas que absorvem a dilatação e a tensão provocada pelo movimento.
ResponderExcluirAlan 2ºB
No metrô também existem, mas são menores por causa da aclimatação dos túneis. Neles a temperatura varia menos e por consequência podemos dizer que oque menor dilatação. Assim não são necessárias grandes aberturas entre os trilhos.
ResponderExcluirAs vezes não os vemos nas estações por causa das rebarbas que ficam na parte superior do trilho que é fresada.
Vanderlei Estevão Nº 38 2ºA
Pois antigamente, o espaço era necessário para permitir a dilatação do metal sob o calor,o que eliminou essa necessidade foram as modernas molas de aço capazes de absorver a dilatação e a tensão provocadas pelo peso e pela aceleração do trem.
ResponderExcluirOs trilhos com folgas para a dilatação exigem muito trabalho de manutenção e provocam desconforto para os passageiros, porque causam mais ruído e trepidação,por isso também as ferrovias estão deixando de usar esse sistema.
Camila Takeiti Chagas n°05 2°B
No metrô também existem, mas são menores por causa da aclimatação dos túneis. Neles a temperatura varia menos e por consequência a dilatação também. Assim não são necessárias grandes aberturas.
ResponderExcluirAs vezes não os vemos nas estações por causa das rebarbas que ficam na parte superior do trilho que é fresada
Gabriela de Souza, nº13, 2ºA
Nas ferrovias mais modernas, assim como nos trilhos dos metrôs das grandes cidades, não existe esse intervalo pois atualmente são utilizadas técnicas de engenharia capazes de impedir que os efeitos dessa dilatação se manifestem. Uma delas é a fixação rígida dos trilhos no solo, utilizando-se dormentes de concreto. Outras são as modernas molas de aço capazes de absorver a dilatação e a tensão provocadas pelo peso e pela aceleração do trem.
ResponderExcluirCamila Salvador Rodrigues Franco nº 05 2ºA
Atualmente quase todas as linhas de metrô do mundo são construídas com trilhos longos, soldados continuamente, sem folgas. Antigamente, o espaço era necessário para permitir a dilatação do metal sob o calor. O que eliminou essa necessidade foram as modernas molas de aço capazes de absorver a dilatação e a tensão provocadas pelo peso e pela aceleração do trem.
ResponderExcluirMariana Gonçalves nº40 2ºB
Porque no há um processo especial de solda que une as trilhas chamada de Solda Aluminotermica e Uma das vantagens desse processo é que por ser altamente exotérmica, esta reação pode ser auto sustentada com ou sem pressão,usando este processo de soldagem, não há a necessidade de espaços para a dilatação térmica
ResponderExcluirRamon Marques 2ºA nº30
Marcelle Kimura nº24 2ºA
ResponderExcluirOs trilhos dos trens possuem um espaço para que ocorra a dilatação dos metais, o que já não possui no sistema dos trilhos do metrô. Segundo minhas pesquisas, a maioria dos trilhos são construidos sem nenhuma folga e uma moderna mola de aço foi responsável por absorver a dilatação que é provocada pelo peso e aceleração do trem, portanto é o motivo pelo qual os trilhos de metro não possuem espaço para a dilatação. Uma outra pesquisa reforça a afirmação dizendo também que técnicas de engenharia capazes de impedir que os efeitos dessa dilatação se manifestem foram criadas, e que uma delas é a fixação rígida dos trilhos no solo, utilizando dormentes de concreto.
Bibliografias: http://super.abril.com.br/cotidiano/trilhos-metro-sao-continuos-436696.shtml
http://www.coladaweb.com/fisica/termologia/dilatacao-dos-solidos
Os trilhos do trem tem espaços entre si por causa da dilatação térmica, quando o trilho esquenta há um aumento de comprimento, os trilhos expandem e podem entortar , os espaços servem para que essa dilatação nao entorte os trilhos.
ResponderExcluirJá o Metrô sofre dilatação porém menor que o trem pois está no subterrâneo, então o grande espaçamento nao é necessário para dilatação, o s trilhos do metro são longos , sem folgas e soldados , eles usam molas modernas de aço capaz de absorver a dilatação!
Larissa Durães Rabelo 2ª B nº 20 ;))))))))
Isso acontece pois atualmente quase todas as linhas de metrô do mundo são construídas com trilhos longos, soldados continuamente, sem folgas, ao contrário do que acontecia antigamente, quando esse espaço era necessário para permitir a dilatação do metal sob o calor. O que eliminou essa necessidade foram os avanços tecnológicos, como as modernas molas de aço capazes de absorver a dilatação e a tensão provocadas pelo peso e pela aceleração do trem, ou a fixação rígida dos trilhos no solo, utilizando dormentes de concreto.
ResponderExcluirhttp://super.abril.com.br/cotidiano/trilhos-metro-sao-continuos-436696.shtml
http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/dilatacao-termica-dos-solidos.htm
Karina Monteiro nº18 2ºB
O trilho dos trens possui os espaços porque são os que mais sofrem a ação do clima, enquanto que os trilhos do metrô não sofrem por estarem dentro de túneis, protegendo assim os trilhos da ação do clima, e o calor da passagem do metrô não é o suficiente para aumentar a temperatura e ele dilatar, e outra coisa foram as molas de aço capazes de absorver a dilatação e a tensão provocadas pelo peso e pela aceleração do trem, diminuindo a dilatação.
ResponderExcluirJuliano Sousa de Araujo
N°17 2°A
Esses pequenos espaços são programados para dar espaço á dilatação do metal, no casa dos metrôs, esses espaços existem porém não são tão grandes porque a maior parte desses trilhos são subterrâneos (em áreas de temperatura amena).
ResponderExcluirCassandra Borges 2ºB
No metrô também existem, mas são menores por causa da aclimatação dos túneis. Neles a temperatura varia menos e por consequência a dilatação também. Assim não são necessárias grandes aberturas.
ResponderExcluirAnanda 2ºA
Na verdade no metrô também existem dilatações, mas são menores por causa da aclimatação dos túneis. Neles a temperatura varia menos e por consequência a dilatação também. Assim não são necessárias grandes aberturas.
ResponderExcluirAs vezes não os vemos nas estações por causa das rebarbas que ficam na parte superior do trilho que é fresada.
Stephanie R. Lopes
2°B n°34
O metro, ao contrario do trem, tem sistema de refrigeração pois é subterraneo, portanto a dilatação que ocorre nos trilhos do trem, tornando necessarios os espaços entre eles, ocorre em menor ecala no metro, tornando desnecessarios os espaços
ResponderExcluirVinicius Fernandes dos Santos Silva n°40
O metro, ao contrario do trem, tem sistema de refrigeração pois é subterraneo, portanto a dilatação que ocorre nos trilhos do trem, tornando necessarios os espaços entre eles, ocorre em menor ecala no metro, tornando desnecessarios os espaços
ResponderExcluirVinicius Fernandes dos Santos Silva n°40
Os trilhos de trem tem espaçamentos para que possa haver dilatação sem que o trilho se contorça e quebre causando o descarrilhamento do trem, mas para que a dilatação chegue a esse ponto tem que haver um calor consideravelmente grande, ou seja, tem que ser em um dia de calor exposto ao sol durante o dia todo.
ResponderExcluirOs trilhos de metro não tem esse problema pois estão dentro de tuneis assim não tem contato direto com o sol e não esquentam o suficiente para se distorcer.
Leonardo da Silva Freires numero 20 2A
Bom, nos trilhos dos trens há pequenos espaços destinados a dilatações pois com o grande calor que se tem no ambiente onde se encontram, os trilhos tendem a se expandir, e essa tecnica é então usada para evitar que a dilatação térmica deforme os trilhos. Já nos trilhos dos metrôs, não há esse espaço pois o seu ambiente fornece menos calor para a dilatação, fazendo com que não seja necessario a criação desses espaços.
ResponderExcluirLuana nº22 2º ano A.
Os trilhos de trem se dilatão, quando há alta temperatura. Já nos do metrôs não, ao invés de espaço, os trilhos do metrô são unidos através de um processo especial de solda, chamado solda aluminotérmica, usando este processo de soldagem, não há a necessidade de espaços para a dilatação térmica.
ResponderExcluirQuando existem, são bem penenos por causa da aclimatação dos túneis. Neles a temperatura varia menos e por consequência a dilatação também. Assim não são necessárias grandes aberturas.
As vezes não os vemos nas estações por causa das rebarbas que ficam na parte superior do trilho que é fresada.
Fonte:www.efeitojoule.com/2009/09/dilatacao-linear-dilatacao-termica.html
Pois não é preciso por causa da aclimatização dos tuneis que mantém a temperatura mais estável ou seja, ela varia menos e como consequencia não há muita dilatação ao contrario do trilho do trem que sofre calor direto com o sol havendo uma mair dilatação nos trilhos
ResponderExcluirPois não é preciso por causa da aclimatização dos tuneis que mantém a temperatura mais estável ou seja, ela varia menos e como consequencia não há muita dilatação ao contrario do trilho do trem que sofre calor direto com o sol havendo uma mair dilatação nos trilhos
ResponderExcluirDanilo Barros 2ºB nº8
No metrô também existem, mas são menores por causa da aclimação dos túneis. Neles a temperatura varia menos e por consequência a dilatação também, Assim não são necessárias grandes aberturas.
ResponderExcluirSuzana n°35 2° ano A
Porque o metrô por estar no subterrâneo é menos vulnerável as intempéries, ou seja, as mudanças bruscas de temperatura.
ResponderExcluirCinthia Y. Takasu nº07 2ºB
Professora Cláudia, não é que não existe, mas são menores por causa da aclimatação dos túneis, neles a temperatura varia menos e por consequência a dilatação também. Assim, não são necessárias grandes aberturas.
ResponderExcluirÉlvio de Almeida Cavalier N° 09 2°A
Realmente não existe espaço para a dilatação nos metrôs, ao invés de espaço, os trilhos do metrô são unidos através de um processo especial de solda, chamado solda aluminotérmica, usando este processo de soldagem, não há a necessidade de espaços para a dilatação térmica. Enquanto que nos trilhos de trem, há pequenos espaços para dilatação.
ResponderExcluirÉlcio de Almeida Cavalier N° 09 2°B
porque os trilhos do trem ficam expostos ao sol e tem espaços para deixar o calor sair porque o trem ia descarrilhar
ResponderExcluirjohn kennedy
n°16
2a
Ao longo do mesmo trilho do trem, há um pequeno intervalo, de espaços a espaços .Isso é necessário para evitar que a dilatação térmica (dilatação corresponde ao aumento do comprimento dos corpos quando aquecidos )deformasse os trilhos. Nas ferrovias mais modernas, assim como nos trilhos dos metrôs das grandes cidades, não existe esse intervalo, pois atualmente são utilizadas técnicas de engenharia capazes de impedir que os efeitos dessa dilatação se manifestem. Uma delas é a fixação rígida dos trilhos no solo, utilizando-se dormentes de concreto.
ResponderExcluirBruna Ferreira de Sousa n°04 2°A
Professora, após uma longa pesquisa, eu encontrei uma matéria da “REVISTA SUPER INTERESSANTE”, sobre isso, e lá estava escrito o seguinte:
ResponderExcluir“Atualmente quase todas as linhas de metrô do mundo são construídas com trilhos longos, soldados continuamente, sem folgas. Antigamente, o espaço era necessário para permitir a dilatação do metal sob o calor. O que eliminou essa necessidade foram as modernas molas de aço capazes de absorver adilatação e a tensão provocadas pelo peso e pela aceleração do trem.
“Os trilhos com folgas para a dilatação exigem muito trabalho de manutenção e provocam desconforto para os passageiros, porque causam mais ruído e trepidação”, explica o engenheiro Kyioshi Hiraoka, da Companhia Metropolitana de São Paulo. Por isso também as ferrovias estão deixando de usar esse sistema.”
Caroline Ramos nº6 2ºA
Antes, os pequenos espaços entre os trilhos eram necessários para que pudesse ocorrer a dilatação do metal sob o calor. Hoje, devido as modernas molas de aço capazes de absorver a dilatação, os trilhos não possuem mais esses espaços. Os trilhos de metrô, por serem mais modernos funcionam dessa maneira, já os dos trens, por serem, em grande parte, mais antigos, ainda possuem essa distância.
ResponderExcluirRayane Flavia dos Santos n°30 2°B
Os trilhos de metrô são mais modernos, já funcionando através do sistema de molas de aço capazes de absorver a dilatação, enquanto os trilhos de trem, por serem mais antigos, não tinham ainda esse sistema, precisando então do espaço entre os trilhos para ocorrer a dilatação do metal sob o calor.
ResponderExcluirAndressa Xavier n°04 2°B
Pois os trilhos do metrô não dilatam tanto quanto os trilhos do trem,pois os trilhos do trem estão mais expostos ao calor, e por isso dilatam mais.
ResponderExcluirMateus Silveira de Moraes N°27 2A
Devido a ser em tuneis a temperatura meio que se estabiliza, não precisando haver esses espaços. Mas também temos molas de aço que absorvem essa dilatação e a tenção provocada pelo peso do trem.
ResponderExcluirElias teixeira 10 2B
Nome: Thiago Lopes de Sousa, nº36, 2ºB.
ResponderExcluirÉ porque os dos trens ficam acima do solo e, por isso, recebem mais calor do Sol e a passagem do trêm, auxiliado pelo Sol e outros fatores, aumenta o calor neles. Já nos dos metrôs, como ficam abaixo do solo, o calor recebido pelo Sol fica praticamente inviável e o material dos trilhos troca calor com o ambiente facilmente, é muito difícil os trilhos se dilatarem (pelo menos numa velocidade tão grande quanto a do trêm) e, dessa forma, torna-se desnecessário fazer esses pequenos espaços nos trilhos do metrô, mas do trêm é recomendável por esses fatores já discutidos.
Porque nos trilhos de metrôs têm molas de aço capazes de absorver a dilatação e a tensão provocadas pelo peso e pela aceleração do trem.
ResponderExcluirREFERÊNCIA:
SUPER INTERESSANTE.Trilhos do metrô são contínuos.Disponível em: Acesso em 26/05/2012 ás 23:54h.
No metrô também existem, mas são menores por causa da aclimatação dos túneis. Neles a temperatura varia menos e por consequência a dilatação também. Assim não são necessárias grandes aberturas.
ResponderExcluirAs vezes não os vemos nas estações por causa das rebarbas que ficam na parte superior do trilho que é fresada.
Não há a necessidade de espaço para a dilatação nos trilhos do metrô, pois neles há molas de aço capazes de absorver a dilatação e a tensão provocadas pelo peso e pela aceleração do metrô.
ResponderExcluirPâmela E. 2A nº29
Esses espaços nos trilhos do trens são para a dilatação. Com o calor o trilho dilata, por isso é necessário esses espaços. Se não tivesse isso a dilatação aconteceria para os lados,fazendo com que o trilho ficasse desalinhado, podendo ocorrer desastres terríveis, descarrilhando os vagões.
ResponderExcluirNo caso do Metro, devido a ausência do excesso de temperatura, isso não é necessário.
Stephanie Aparecida N°34 2°A
Os espaços nos trilhos dos trens são para dilatação. Com o aumento da temperatura o trilho dilata, se caso não tivesse esses espaços a dilatação aconteceria para os lados, podendo ocorrer acidentes terríveis, descarrilhando os trens.
ResponderExcluirNo caso do Metro, devido a ausência do excesso de temperatura, isso não é necessário.