Vencedor: Vinícius, 3A
Alguns animais como a enguia elétrica, o poraquê, ou cientificamente Electrophorus Electricus, são exemplos da existência da eletricidade em seres vivos.
Alguns animais como a enguia elétrica, o poraquê, ou cientificamente Electrophorus Electricus, são exemplos da existência da eletricidade em seres vivos.
O poraquê pode dar uma descarga elétrica com um alcance de até 1 metro. Por que então não levamos choque dos vaga-lumes?
História da Eletricidade, Alberto Gaspar, editora ática, 1996, pág.21
Por que a luz emitida pelo vaga-lume não tem origem elétrica (ele não é uma lâmpada). A luz que esse inseto produz é criada através de processos químicos, catalisados por uma enzima chamada Luciferase.
ResponderExcluirGustavo Kendy de Souza Kishima 3 A
Suspeito que o vagalume não produza luz elétrica, porém mesmo que produza, o ar (onde vive ele vive) é isolante e a água (onde vivem a enguia elétrica e o pouraquê) é um dos maiores condutores elétricos.
ResponderExcluirOs vaga-lumes não são capazes de descarregar a energia elétrica em outros seres, eles são insetos que desenvolveram durante sua evolução pequenas glândulas que segregam uma substancia chamada luciferina que faz com que em determinadas situações o inseto emita luz, nem todas as espécies possuem a luminescência, e funciona como uma comunicação sexual, este processo é chamado de “oxidação biológica” e permite que a energia química seja convertida em energia luminosa, lembrando que neste processo não existe a produção de calor.
ResponderExcluirMariana de Morais Fernandes, nº:27. serie:3ºA.
O vagalume não libera carga elétrica pois a luz que ele libera provém de uma reação química entre a luciferina e o oxigênio,isso faz com que haja produção de luz.
ResponderExcluirJá o poraquê possui células de armazenamento de carga,que ele libera quando julga nescessário.
Vinicius Cesar 3A Em