terça-feira, 20 de setembro de 2011

desafio da semana - Física

Vencedor: Elias, 1B


Assista ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=yA4Xba6xrJg
Depois, repita o experimento na superfície terrestre, sabendo que os objetos na Lua foram abandonados numa altura de 1,4m.
Faça as medidas do tempo de queda na Lua e na Terra, e compare:
Os tempos de queda são iguais?

48 comentários:

  1. Como na lua não a atrito a forma (massa) do objeto não interfere em sua velocidade.
    Aqui na Terra haveria uma alteração, por conta da resistência do ar.
    Logo podemos observar que quando a resistência do ar é eliminada, temos a condição de vacúo em que o repouso de um corpo será mantido indefinidamente até que uma força atue sobre ele resultando num movimento retilíneo uniforme.

    Pâmela E. 1°A

    ResponderExcluir
  2. Fiz o experimento com u7m martelo de aproximadamente 500g, e um pedaço de papel. Joguei eles da altura de 1.4m, e o martelo demorou 0,79 centésimos de segundo, e a folha 0,98 centésimos de segundo para cair. No video onde isso é feito na Lua, o tempo é de aproximadamente 0,91 centésimos de segundo. Isso ocorre por causa da força gravitacional, sendo na Lua a gravidade de 0,1654 g ou 1,62m/s², e na Terra de 0,99732g ou 9,780327 m/s², aqui na Terra o martelo cai mais rpido por esse fator, e a folha mais devagar por causa do ar, já na Lua os dois caem ao mesmo tempo pois lá é desprezada o força do ar sobre os objetos .

    Vanessa Ventura nº38 - 1ºB

    ResponderExcluir
  3. Não, porque no experimento da lua não depende da forma do objeto e a única força aplicada nós objetos é a atração gravitacional e a aceleração é igual.
    Na terra não é mesma coisa porque depende da massa,ou seja,quanto for maior a massa do objeto caíra mais rápido e depende da forma do material.

    ResponderExcluir
  4. Professora, refiz a experiência com um martelo e uma pedra, no quintal de casa.

    Na minha experiência levou 1 segundo, aproximadamente. Mas acho que foi um pouco mais.
    Na experiência feita na lua, tambem levou um segundo só que na minha opinião foi um pouco mais.
    Segundo minha analise do player do video, Dave Scott solta o martelo e a pedra no instante 0:37 e estes objetos chegam ao chão no 0:38.

    Posso concluir que o tempo de queda das duas experiências são iguais, apesar de não ter o tempo concreto de cada experiência.

    Thiaro Meireles 38 1ºC

    ResponderExcluir
  5. Como não há atrito na lua, a massa do objeto não interfere em sua velocidade. Por isso que a pena e o martelo cairam com a mesma velocidade. A partir disso, podemos observar que quando a resistência do ar é eliminada, ou seja, o vácuo, o repouso de um corpo será mantido até que uma força atue sobre ela. Por conta disso aqui na Terra o martelo e a pena não teriam a mesma velocidade, porque existiria uma alteração por conta da resistência do ar.

    Roberta Nº 33 1ºA

    ResponderExcluir
  6. Os tempos de queda não são iguais pelo fato da "lei dos corpos em queda" que diz que todos os corpos caem com aceleração constante, uma vez que o efeito da aceleração gravítica, ou seja, da gravidade em todos os corpos, à mesma altura, é igual. Esta lei só é observada no vácuo(no caso na lua foram soltos dois objetos a pena e o martelo) Eles chegaram ao chão no mesmo tempo. Já aqui no planeta Terra como temos a presença do ar, não temos local como a lua que não contém ar(apenas vácuo)então essa lei não irá ser válida pois como a densidade dos corpos é diferente o corpo mais pesado exerce maior força e cai primeiro.

    Esta lei foi descoberta por Galileu Galilei, foi revistada por Isaac Newton e com Albert Einstein foi criada a Teoria Mecânica do Cosmo.

    Então pelo fato da "lei dos corpos em queda" aqui na Terra não conseguimos um tempo igual ao experimento feito na Lua.

    Vanderlei Estevão Nº:38 1ºA

    ResponderExcluir
  7. A "lei dos corpos em queda", descoberta por Galileu, prega a idéia de que todos os corpos caem com aceleração constante, porém, na superfície terrestre os corpos não caem com tempos iguais, devido a ação do ar sobre um objeto mais leve (nesse caso a pena). Já na lua os corpos caem com tempos iguais devido ao fato de que é um espaço vácuo (sem a existência de ar).
    Portanto na superfície terrestre os corpos não caem com tempos iguais devido a ação do ar sobre a pena.

    Samuel Guimarães N°:34 1°A

    ResponderExcluir
  8. Ao assistir o vídeo, observei que a queda da pena e do martelo durou 1,26s (foi cronômetrado).
    Aqui em casa, abandonei um dicionário e uma moeda em uma altura de 1,4m, como os objetos da lua também foram abandonados, porém a queda durou 0,49s (também foi cronômetrado).
    Apesar de os objtos terem sido abandonados na mesma altura, houve a diferença 0,77s entre o experimento realizado por mim aqui na Terra e do astronauta realizada na Lua, pois na Terra a gravidade é maior exercendo mais força sobre esses dois corpos de forma que cairam mais rápido do que os dois corpos que estavam na Lua, onde a gravidade é de 0,0000000000003 kPa, muito pequena em comparação a da Terra que é de 101,325 kPa.

    Referências Bibliográficas:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Atmosfera_da_Lua
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Atmosfera_terrestre

    Vitória dos Santos Silva nº40 Série 1ºB

    ResponderExcluir
  9. Bom como na lua, a aceleração da gravidade é de 1,6 m/s², eu calculei o tempo da queda dos objetos da lua assim: S= S0+V0t+gt²/2 isso é: 1,4=0+0+0,8t²
    1,4/0,8=t²
    1,75=t²
    t=raiz quadrada de 1,75 segundos

    logo os objetos na LUA, demoraram, poco mais de um segundo para cair.

    Agora na terra(o martelo): S= S0+V0t+gt²/2:
    1,4=5t²
    1,4/5=t²
    t²=raiz quadrada de 0,28 segundos

    A pena não da para calcular, pois na terra, ela sofre resistência do ar, deferente na lua que não existe resistência do ar lá. Logo se "batesse um vento ela poderia ir para os lados, subir de novo e etc...

    Conclusão: os tempos de queda são diferentes, sendo na terra, devido a aceleração da gravidade ser maior o tempo de queda é menos do que na lua.

    Elias teixeira N°09 Série: 1B

    ResponderExcluir
  10. A lua tem 1/6 da força da terra, e por isso a velocidade da queda dos objetos é menor.
    A massa dos objetos não interferem no tempo, pois sempre é o mesmo, por causa da gravidade.
    Formula
    h=h0+v0t-gt²/2
    0=h0-gt²/2 (-1)
    -h0=-gt²/2
    h0=-gt²/2

    Terra

    1,4=9,8/2 t²
    2,8=9,8 t²
    t²=9,8/2,8
    t=raiz de 3,5 s
    t=1,75 s.

    Lua

    1,4=1,4/2 t²
    2,8=1,4 t²
    t²= 1,4/2,8
    t= raiz de 0,5

    Concluímos que os tempos de queda não são iguais devido à diferença da força gravitacional da lua e a terra.
    OBS: Pelo experimento os dois objetos chegaram ao solo no mesmo instante. Pois não sofreram interferência do vento.

    ResponderExcluir
  11. olá professora esqueci de postar o meu número e a série,perdão.


    Leticia M ferreira n°42 1°B

    ResponderExcluir
  12. Os tempos de queda não podem ser iguais, afinal a ação da gravidade da Terra é maior que a gravidade da Lua. Embora 1,4 m aqui na Terra também seja 1,4 m na Lua a força da gravidade age por período diferente nos objetos.
    Tanto na Terra como na Lua o martelo e a pena caíram juntos já que o fato ar é desprezado, sendo assim devemos apenas comparar apenas a gravidade e tempo.
    Concluindo os objetos na Terra caíram mais rápido do que na Lua por conta da diferença de força gravitacional.

    Larissa Reis nº21 1ºC

    ResponderExcluir
  13. isso acontece porque a força de gravidade da lua é muuuuuuuito pequena em relaçao a da Terra, outro fator q interfere é a resistencia do ar q tambem é bem pequena, tornando assim dois objetos de diferentes massas, formas e tamanho com a mesma vemocidade

    ResponderExcluir
  14. Sim, os tempos de queda são iguais, pois aqui, na terra, há a resistência do ar, mesmo assim, os tempos de queda são iguais.

    Karina M. Santos n°18 1°B

    ResponderExcluir
  15. Os tempos de queda não são iguais, pois na lua não há gravidade então qualquer corpo possui a mesma massa. Diferente do que acontece na Terra pois
    neste caso há força gravitacional.
    Marcelle Kimura nº25 1ºA

    ResponderExcluir
  16. não são iguais pois a força gravitacional da terra é maior, então há diferença na queda livre de pesos diferentes, ao contrario da lua.
    Aline 1º A Nº 01

    ResponderExcluir
  17. Não são iguais, porque o tempo de queda é medido pela altura vezes o peso vezes a gravidade.
    E a gravidade da lua é de 1,7; e a da Terra é de 10, oque já impossibilita de ser igual.

    Juliano S. de Araujo Nº 16 1ºA

    ResponderExcluir
  18. Bom, pesquisando em mais fontes, e refazendo o experimento, percebe-se que o objeto com maior massa chega ao chão um pouco mais adiantado que o objeto mais leve, já que na Terra há a resistência do ar.
    Karina M. Santos n°18 1°B

    ResponderExcluir
  19. Os objetos caem de maneira diferente da que ocorre na Lua, devido a resistência do ar, assim o objeto pesado exerce maior força e cai primeiro.
    Já que a lei dos corpos em queda diz que "devido o efeito da aceleração da gravidade em todos os corpos, à mesma altura, ser igual, todos os corpos caem com aceleração constante, ", na Lua, os dois objetos caem ao mesmo tempo, demonstrando essa lei em ação, podendo ela ser observada apenas no vácuo.

    Rayane Flávia dos Santos n°31 1°B

    ResponderExcluir
  20. Não, pois devido a resistência do ar aqui na terra, os objetos caem com velocidades diferentes. Assim o martelo sendo mais pesado ele exerce uma força maior caindo mais rápido e a pena não.A lei dos corpos em queda diz que todos os objetos caem com aceleração constante, então na lua como não ha a resistência do ar os objetos caem na mesma velocidade.

    ResponderExcluir
  21. Não, pois devido a resistência do ar aqui na terra, os objetos caem com velocidades diferentes. Assim o martelo sendo mais pesado ele exerce uma força maior caindo mais rápido e a pena não.A lei dos corpos em queda diz que todos os objetos caem com aceleração constante, então na lua como não ha a resistência do ar os objetos caem na mesma velocidade.
    Leonardo da Silva Freires N20 1ºA
    já postei porem esqueci de por o nome o numero e a série.

    ResponderExcluir
  22. Os tempos não são iguais na Terra, pois a resistência do ar faz com que os dois objetos caiam com velocidades diferentes de acordo com seu peso, e na lua como falta a resistência do ar, os objetos acabam caindo com a mesma velocidade.(10m/s)
    Luana Dota nº 22 1º ano A

    ResponderExcluir
  23. Não, aqui na superfície terrestre o martelo cai primeiro, pois a resistência do ar existente faz com que a pena caia com uma velocidade menor devido ao seu peso. E na Lua, como não existe a resistência do ar, faz com que os objetos tenham a mesma velocidade ao cair.
    Maria Julia nº26 1º ano A

    ResponderExcluir
  24. Na Lua os dois objetos tocam o solo ao mesmo tempo, isso seria como se colocássemos num tubo em vácuo um martelo e uma pena e observássemos, perceberemos que ambos caem na mesma velocidade, por causa da aceleração que é constante, uma vez que os efeitos da aceleração gravitacional em todos os corpos, caindo de uma mesma altura, são iguais. Isso sem a presença de fatores externos.

    Em casa, fiz a experiência, peguei um martelo e uma pena e observei os dois caírem de uma altura de 1,4 m ao mesmo tempo. E o resultado foi:

    Na Terra o mais pesado, que no caso seria o martelo, chega um pouco mais adiantando do que o mais leve, que seria a pena, por causa da resistência do ar, pois no ar o corpo mais pesado exerce maior força e cai primeiro.

    Cinthia Yumi
    N 07
    1 B

    ResponderExcluir
  25. Professora eu não usei um martelo, por que eu iria quebrar o chão aqui de casa, mas usei uma bola de tênis(eu ahei q era o suficiente)e uma pena, mas antes mesmo de colocar os resutados que obtive aqui, eu te digo que os resutados não são os mesmo pois na lua a resistencia do ar é quase nula, o que não atrapalha na aceleração dos objetos, ja aqui na terra existe esse fator da resistencia.Te digo isso por que é obvio que o mertelo cai direto aki, mas a pena não ,ela cai ziguezagueando e isso faz com que ela demore mais pra cair. Pelo que pude notar no video esses objetos demoraram aproximadamente 1,5s, mas aqui o martelo(bola de tênis) caiu em aproximadmente 1,5s tambem e a pena levou mais de 2 s pra chegar ao chão.

    ResponderExcluir
  26. Repeti o experimento em minha casa, abandonei uma pena e um martelo(um de cada vez) em uma altura de 1,4 m, e cronometrei algumas vezes, para conferir. Os resultados foram estes:
    Martelo: 0,55 s
    Pena: 2,15 s.
    No video, a pena e o martelo caem juntos, em aproximadamente 2s.
    A diferença se dá pois no video o experimento é feito na lua, e como sabemos, lá não existe a gravidade.
    A gravidade nos atrai para a terra de acordo com a nossa massa. Então quanto maior a massa de um objeto, mais rapido cairá no chão. Podemos perceber isso quando fazemos este experimento aqui na terra, pois a gravidade atrai mais rapido o objeto que é mais pesado, neste caso, o martelo. Por isso, o martelo cai antes da pena.

    Camila Salvador Rodrigues Franco nº 04 1ºA

    ResponderExcluir
  27. Não, os tempos de queda variam, devido a resistência do ar, que faz com que os objetos mais leves levem mais tempo para chegar a superfície e os mais pesados cheguem mais rapidamente, ou seja, a Teoria de Galileu só se aplica ao vácuo, como é o caso da Lua.

    Andressa, nº 03, 1º B

    ResponderExcluir
  28. Professora eu não usei um martelo, por que eu iria quebrar o chão aqui de casa, mas usei uma bola de tênis(eu ahei q era o suficiente)e uma pena, mas antes mesmo de colocar os resutados que obtive aqui, eu te digo que os resutados não são os mesmo pois na lua a resistencia do ar é quase nula, o que não atrapalha na aceleração dos objetos, ja aqui na terra existe esse fator da resistencia.Te digo isso por que é obvio que o mertelo cai direto aki, mas a pena não ,ela cai ziguezagueando e isso faz com que ela demore mais pra cair. Pelo que pude notar no video esses objetos demoraram aproximadamente 1,5s, mas aqui o martelo(bola de tênis) caiu em aproximadmente 1,5s tambem e a pena levou mais de 2 s pra chegar ao chão.
    nome: Felipe Ap. Dias n°10 1°b

    ResponderExcluir
  29. nao, por causa da resistencia do ar, fazendo com que os objetos de menor massa levem mais tempo para chegar ao solo, sendo assim, a teoria de galileu só é explicada no vácuo.
    nome: luiz nº25 1ºb

    ResponderExcluir
  30. O tempo de queda dos objetos não são iguais, pois a resistencia do ar, faz com que os objetos de menor massa levem mais tempo para atingir ao solo, portanto, a teoria de Galileu só é aplicada no vácuo.

    Natalie Prada D. nº30 1ºB

    ResponderExcluir
  31. Bom o video nos mostra o que basicamente ja sabiamos, começando que a gravidade é uma das quatro forças fundamentais da natureza, em que objetos com massas exercem atração uns sobre os outros.
    Do ponto de vista prático, a atração gravitacional da Terra confere peso aos objetos e faz com que caiam no chão quando são soltos ao ar, com um tempo mais curto que o outro, que neste caso se fosse na terra o martelo cairia primeiro que a pena, deviso ao peso e a gravidade que os puxa para baixo, ja na Lua não, pois essa gravidade é muito mutua, assim sendo, não havendo atração sobre peso ou massa, dando a entender que os dois objetos (pena e martelo) tem o mesmo peso ou massa, pois caem ao mesmo tempo.

    Lucas Santarelli 1ªA

    ResponderExcluir
  32. Resposta: Não

    Primeiro, na Lua devemos desprezar a força do ar, que tem uma grande influencia em queda livre. Já na superfície terrestre ela esta presente.
    Segundo que a força gravitacional Lunar e Terrestre são diferente alterando tambem na queda.

    Podemos concluir dizendo que: os tempos de queda não são iguais pois os fatores nas superfícies em que estão alteram sua queda.

    Rodrigo 1ºB

    ResponderExcluir
  33. Não,pois os objetos de menor massa levem mais tempo para chegar ao solo,por causa da resistencia do ar, sendo assim, a teoria de galileu só é explicada no vácuo e porque o tempo de queda é medido pela altura vezes o peso vezes da gravidade,sendo a gravidade da lua 1,7 e a da terra de 10,assim,o tempo de queda não sera igual.

    Camila T. Chagas 05 1B

    ResponderExcluir
  34. Não são iguais devido a gravidade da Lua que é totalmente diferente com a gravidade da Terra.
    Como na Lua não existe resistência do ar então as massas não são consideradas...

    F=m.a

    F é a força, M é a massa e A é a aceleração.

    como não há resistência do ar a única força que agem nos corpos é a força peso [P = mg] e usamos ela no lugar de F. Assim fica

    MG=MA, massas iguais se cancelam ficando G=A .

    Élvio de Almeida Cavalier N° 08 1°A

    ResponderExcluir
  35. Não é igual pois a força da gravidade na lua é menor do que a força de gravidade da Terra, oque justifica a menor velocidade para cair os objetos que continuam caindo no mesmo tempo como na Terra que tem maior força de gravidade e consequentemente os objetos caem mais rapido.

    ResponderExcluir
  36. Uma vez que na Lua não há atmosfera, o experimento foi feito praticamente no vácuo. Assim, sem a resistência do ar, que temos aqui na Terra, a pena caiu ao mesmo tempo que o martelo, uma conclusão que Galileu Galilei inferiu séculos atrás: todos os objetos liberados ao mesmo tempo caem na mesma taxa de aceleração independentemente de sua massa.

    ResponderExcluir
  37. O tempo em que as ferramentas chegam ao solo na Terra não é igual ao da Lua, pois a força gravitacional da Lua é diferente da da Terra, sendo elas: 1,6m/s²(Lua) e 10m/s²(Terra), com essas informações concluímos que a atração que a Terra exerce sobre as ferramentas é muito maior que a atração que a Lua exerce sobre as mesmas, sendo assim na Terra as ferramentas chegam mais rápido ao solo que na Lua. (A força gravitacional da Terra é maior que a da Lua pois sua massa é muito maior, sendo assim a força de atração exercida será maior também).

    João Paulo nº16 1ºC

    ResponderExcluir
  38. professora, eu sei que para calcular o tempo tenho que usar a equação t=vo/g. ficaria assim (na Terra):
    t=0/10 porem não posso fazer essa conta. Então tentei fazer no 'vovô ateu':
    v=vo+at
    v=0+10t
    v=10t
    ai eu não sei + o que fazer, eu tenho duas incógnitas. porque eu não sei a velocidade.
    então tentei usar um que não precisa da velocidade 'sorvetão'
    s=so+vot+at/2 (sei q a posição final é= 0m)
    s=1,4+0t+10t/2
    1,4+10t/2=0
    10t=-1,4
    t=1,4/10
    t=0,14

    então o tempo na terra é de 0,4s; e o tempo a lua é de +-1s (pelo tempo do vídeo, pois a queda começou nos 0,37s e terminou 0,38s).
    isso porque a gravidade da terra acelera a queda dada a sua força gravitacional que é contada como aceleração.

    só tenho uma duvida...
    se fossemos transferir nossa BELÍSSIMAS equações para a lua não haveria fator gravidade, então não haveria também aceleração?

    ResponderExcluir
  39. Os tempos de queda não são iguais,pois na Terra,o martelo chega primeiro ao solo,por sua massa ser maior.Na Lua,a gravidade faz com que os objetos tenham a mesma massa,e cheguem ao mesmo tempo no chão.

    ResponderExcluir
  40. Os tempos de queda não são iguais.
    Corpos leves ou pesados de qualquer densidade, na ausência do ar caem com mesma aceleração, ou seja, a massa é nula, e como na lua não tem ar os objetos sendo pesados ou leves chegam à superfície ao mesmo tempo.
    Como na terra temos a presença do ar e uma gravidade maior que a da lua, a massa dos objetos são considerados numa queda, e por isso um objeto pesado (martelo) cai mais rápido que um objeto leve (pena).
    Tudo por causa da resistência do ar o objeto mais pesado cai primeiro, pois ele 'quebra' essa resistência por ser mais pesado; já em lugares onde não há ar, ou seja, no vácuo, não há nada que impeça a queda, portanto eles chegam ao mesmo tempo.

    Stephanie aparecida Nº35 1°A

    ResponderExcluir
  41. como na lua não existe resistencia do ar então as massas não saão consideradas.

    F=m.a

    F eh a força, M eh a massa e A eh a aceleração.

    como não há resistencia do ar a unica força que ajem nos corpos é a força peso [ P=mg] e usamos ela no lugar de F. Assim fica

    MG=MA, massas iguais se cancelam ficando G=A .

    Isso prova que é fato esse video e Galileu estava certo

    Murillo n°29 1°a

    ResponderExcluir
  42. Para compararmos o tempo na Lua e na Terra, vamos desconsiderar o ar, e adotaremos a força gravitacional. “Vamos usar a forma “conhecida como “sorvetão”, ou” se só você tem, alguém tem também pela metade”.
    S= So + VoT +aT²/2
    A posição (S), será trocada por H (de altura), e a aceleração (A)trocaremos por G (gravidade)então:
    Terra = H=Ho + VoT – GtT²/2
    Lua= H=Ho+VoT – GlT²/2
    Como a velocidade inicial foi zero, então VoT, podemos cancelar.
    Assim termos: Ho= –Gt .t² /2 = Ho= –Gl.t²/2
    Cortamos os que são iguais e assim ficará:
    -Gt.t²= Gt,t²
    Isso não pode ser igualado, porque a gravidade da Terra é igual a 9,8 M/S², e a gravidade da Lua é 1,36M/S², então o tempo da queda dos objetos não serão iguais.
    Caroline Ramos nº5 1ºA

    ResponderExcluir
  43. Na Terra os corpos caem de maneira diferente ao contrario da Lua, devido a gravidade / resistência, então, o corpo de maior força chegara a superfície primeiro quando jogada em coração ai uma coisa que exerce menos força.
    Segundo Galileu, a lei dos corpos diz que todos os corpos caem, com efeito, de aceleração constante, desde que esteja em vácuo e independente do corpo.
    No vídeo indicado, podemos ter a prova quando jogado os dois corpos ( o Martelo e a Pena) eles chegarem a superfície com o mesmo efeito de aceleração.

    Jhenifer Melissa ; nº 15 ; 1ºB

    ResponderExcluir
  44. Não, pois a Terra tem força de atração quase 7 vezes mais do que a Lua, por esse motivo os objetos cairam aproximadamente 7 vezes maisrapido do que na Lua.

    Afonso Henrique Nº 01 1ºC

    Professora me desculpe pelo atraso, porém só deu para eu postar hoje...

    ResponderExcluir
  45. Não. Por que na Terra, além da gravidade com maior aceleração (aprox. 10m/s² contra aprox. 4m/s²), há a resistência do ar atmosférico, que é quase desprezível na Lua.

    Gustavo Kendy 3° A

    ResponderExcluir
  46. Gabriele Balbino n°12 3EmA

    Os dois corpos na terra não caíram juntos, como na lua. Isso ocorre por conta da resistência do ar. A resistência do ar é uma força que o ar exerce no sentido contrário a queda, não importando a massa de um corpo. Pois o que acontece é que um corpo sofre maior resistência que o outro.

    Se o volume do corpo não for grande, a resistência do ar não vai atuar de forma grandiosa nele, apesar da força gravitacional que aqui na terra atua sobre todos os corpos as atraindo pro centro da terra.

    Mas essa resistência do ar não ocorre no vácuo, assim não fazendo com que os corpos caiam juntos no independentemente do seu peso.

    ResponderExcluir
  47. Os tempos não são iguais , na terra o corpo com mais massa tem menos tempo de queda , isto porque há resistência do ar, já na lua como há o vacuo os corpos tem mesmo tempo de queda.

    ResponderExcluir
  48. Na minha esperiência,deixei o objeto em queda livre e ele demorou 1 segundo para cair e eles cairam juntos pois mesmo com a resistencia do ar e eu peguei dois objetos iguais e os deixei em queda livre e isso por isso caiu ao mesmo tempo, mas se fosse objetos diferentes um cairia primeiro e o outro depois por causa da area de atrito que quanto maior demorará mais.
    E na lua não tem resistência do ar... por isso os objetos caem juntos , independente da massa .

    ResponderExcluir