domingo, 11 de setembro de 2011

Desafio da Semana nº16 - Física 1º ano

Vencedor: Vitor Hugo, 1C
 

Em quais imagens a velocidade e a aceleração são constantes?
Em qual delas a aceleração é maior?
ilustração Mário Pita, Física aula por aula, Claudio Xavier & Benigno Barreto

63 comentários:

  1. A primeira imagem que possui o ângulo de 30° e a segunda que possui o ângulo de 45° contem aceleração e velocidade constante. A imagem que contem o ângulo de 90° possui maior aceleração.

    Letícia Mendonça n°42 1°B

    ResponderExcluir
  2. Nas figuras de ângulo 30º e 45° graus a velocidade e aceleração são constante, pelo fato delas estarem inclinadas, as bolinhas descem praticamente,na mesma velocidade, e do mesmo jeito.
    Na figura com o ângulo de 90º graus, a aceleração é maior, pois ao jogar as bolinhas ao mesmo tempo todas irão cair do mesmo jeito e com o mesmo tempo e a aceleração será muito maior para elas poderem cair juntas.

    Fabiana Fontinele Nº10 1ºC

    ResponderExcluir
  3. Em todos a aceleração é constante mas nem um a velocidade é contante, pois há aceleração

    A aceleração é maior na ultima queda, onde há uma angul ode 90°graus, assim, a bola cai em queda livre

    Vitor Hugo O. Mello, N° 40 1°C

    ResponderExcluir
  4. A) A aceleração é constante na terceira imagem, porque as bolinhas estão caindo num 'eixo y', fazendo um movimento retilíneo.

    B) A aceleração é maior nas bolinhas do angulo de 90º, pois a gravidade é maior ali.

    Rosana, Nº34, 1ºC :)

    ResponderExcluir
  5. Nem um dos exemplos tem uma velocidade constante, pois em todos há aceleração. Mas em todos os exemplos aceleração é constante.

    A aceleração maior é a do ultimo exemplo, onde o angulo da queda é de 90° graus

    ResponderExcluir
  6. Em quais imagens a velocidade e a aceleração são constantes?
    Na imagem 1 pois é onde temos a menor queda livre

    Em qual delas a aceleração é maior?
    na imagem 3, onde temos a queda livre de maior altura

    Roberta nº33

    Beijinhos fessora

    ResponderExcluir
  7. Bom Prof, Analisando pelos desenhos da muito bem pra perceber, que a imagem com aceleração constante é a primeira(30°), pois medindo aqui em casa da para perceber que as sombrinhas estão com distancias iguais, uma das outras, Diferente mente das outras onde as sombrinhas estão com distancias diferentes,A com aceleração maior é a ultima(O pauzinho reto) pois da pra perceber que o espaçamento entre as sombrinhas é Bem grande.

    Gabriel Matias n°13 1°c

    ResponderExcluir
  8. 1ª pergunta: Em nenhuma das imagens, pois a velocidade e a aceleração só são constantes quando o objeto tem um movimento retilíneo, e se a aceleração agirá sobre o corpo já irá impor uma certa velocidade.
    2ª pergunta: Nas figuras com ângulos de 45º e 90º, pois quanto maior a inclinação, a aceleração agirá com mais intensidade, dando assim mais velocidade as bolinhas.

    Maria Helena nº28 1ºC

    ResponderExcluir
  9. Nas três imagens a velocidade e a aceleração são constantes.

    Nas duas primeiras representações a bolinha parte do repouso e vai ganhando velocidade ao longo da rampa. Com isso, sua aceleração é constante neste intervalo de tempo.
    E na terceira representação a bolinha é solta em queda livre e vai ganhando velocidade até chegar ao chão, devido a força de atração da Terra, isto é, a gravidade. Tendo assim aceleração constante também.

    È claro que quando a bolinha chega ao chão, tanto nas três imagens, ela perde velocidade e sua aceleração varia, mas, creio eu que para este raciocínio a imagem deveria ser diferente, com o desenho de mais uma bolinha ao fim das rampas em contato com o chão.

    A terceira imagem tem a aceleração maior, em que o ângulo é de 90º, por não possuir uma rampa. Mesmo fazendo com que a bolinha ganhe velocidade, a rampa impede que esta atinja uma velocidade maior, em comparação com a queda livre da bolinha solta no ar, sem obstáculos.


    Raquel Ferreira Xavier de Souza n.º 32 – 1º C

    ResponderExcluir
  10. Nem um tem uma velocidade uniforme, pois todos tem uma aceleração uniforme.
    O exemplo de 90 graus (o ultimo) tem a aceleração maior que todos pois ele esta em queda livre.

    Thiaro Meireles 38 1ºC

    ResponderExcluir
  11. imagem A=30º
    imagem B=45º
    imagem C=90º
    As imagens nas quais a velocidade e a aceleração são constantes são as imagens B e C.
    a aceleração é maior na imagem C.

    Marina, n29, 1C

    ResponderExcluir
  12. a aceleração é constante em todas as imagens, devido a não haver nenhuma força contraria ou para barrar as bolinhas em sua trajetória.
    a maior aceleração é a da terceira imagem (no movimento vertical) dado ao angulo da queda... a bolinha esta em queda livre e a aceleração operante (a gravidade) e de 10m/s², maior do que a aceleração dos outros exemplos.

    ResponderExcluir
  13. Luiz Henrique N°27 1°C

    Nem nenhuma imagem não tem a velocidade constante ,pois todas as imagens tem aceleração e quando tem aceleração a velocidade não é constante.
    E a maior aceleração é a da terceira imagem onde o objeto esta caindo em queda livre sem a ajuda de uma rampa e ele chegaria primeiro,pois a aceleração da gravidade é de 9,8 m/s², arredondando fica 10 m/s² e nada atrapalha o objeto ou diminui a velocidade.

    Bjs professora. :D

    ResponderExcluir
  14. Max Lopes De Faria N°42 1°C

    Na minha opinião nem um dos objetos tem a velocidade constante porque tem aceleração em todos.
    e a aceleração maior é a do 3 objeto que cai sem a ajuda da rampinha porque a rampinha pode atrapalhar ou fazer a aceleração fique menor e o que esta em queda livre sem rampa sem nada que o ajude a descer é o que chega primeiro em relação aos outros por isso a escolha dele.

    ResponderExcluir
  15. Bom para que a velocidade seja constante o movimente deverá ser uniforme, já para que haja aceleração o movimento deve ser variado.Como um movimento não pode ser ao mesmo tempo uniforme e uniformemente variado, nenhum movimento irá satisfazer as exigências de que a velocidade e a aceleração sejam constantes.Logo nenhuma das imagens tem a velocidade e a aceleração constantes.
    E a imagem cujo movimento tem maior aceleração é aquela que contém um ângulo reto, pois a bolinha sofrerá efeito direto da força da gravidade, sendo assim a força exercida sobre ela é maior o que faz com que sua velocidade aumente mais rápido, ou seja, sua aceleração será maior
    Vinicius Fernandes nº40 1ºA

    ResponderExcluir
  16. Em quais imagens a velocidade e a aceleração são constantes?
    Respondendo a primeira pergunta. Como todas as bolinhas tem sua velocidade influenciada pela aceleração(gravidade), logo nenhuma vai ter velocidade constante, pois a velocidade irá aumentando enquanto ela desce.
    R:Nenhuma das imagens tem velocidade nem aceleração constante, pois elas irão aumentar conforme a bolinha desce.

    Em qual delas a aceleração é maior?
    a aceleração é maior na 3° imagem, pois ela esta em uma queda livre, não a nada que atrapalhe sua aceleração na bolinha, enquanto nas outras imagens nós temos rampas, que atrapalham pois, nesse caso, a gravidade exerce força para baixo e empurra a bolinha para a diagonal, enquanto na queda livre ela faz força para baixo e empurra a bolinha para baixo também.

    Elias Teixeira da Silva Junior N°09 1ºB

    ResponderExcluir
  17. a imagem em que a aceleração é MAIOR, é a imagem 3 pois quanto maior a inclinacão mais aceleração podemos obter.

    bem na minha opinião não há aceleração constante pois a velocidade e a aceleração podem variar, e podem não ser a mesma entre as bolinhas.

    Leonardo Cazarini, nº 22 , 1ºC

    ResponderExcluir
  18. Nas imagens 1 e 2, no ponto de vista em que a bolinha após descer as rampas elas continuaram acelerando, em uma aceleração retardada. Assim concluo que essas imagens indicam uma aceleração constante.

    A imagem 3, já é uma aceleração maior, pela atração a terra, mas a aceleração dela não é constante, pois ela para "derrepente".

    Vanessa Ventura 1ºB

    ResponderExcluir
  19. Segundo uma experiência realizada em casa, o ângulo de 30° apresenta aproximadamente uma velocidade e aceleração constante. A aceleração foi maior na última imagem ( ângulo de 30º, distância 20 cm, e tempo o,78 s, vm= 0,025 m/s, ângulo de 45º, distância 20 cm, e tempo 0,74 s, vm= 0,030, e ângulo 90º, distância 20 cm, tempo 0,70 s, vm= 0,28).

    Caroline Ramos nº5 1ºA

    ResponderExcluir
  20. Todas as imagens possuem aceleração constante, pois todas estão caindo, mas não possuem velocidade constante.
    A última imagem tem a aceleração maior, pois está em queda livre.

    Daisy Helen, nº 41, 1ºC

    ResponderExcluir
  21. A imagem com velocidade e aceleração constante é a primeira imagem pois se um objeto for solto com essa inclinação ele tera uma aceleração constante
    A imagem com a aceleração maior é a terceira pois se um aobjeto for solto de determinada altura ele a tendência é a aceleração almentar cada vez mais

    ResponderExcluir
  22. professora eu já postei mais não coloquei o nome então vou postar denovo

    A imagem com velocidade e aceleração constante é a primeira imagem pois se um objeto for solto com essa inclinação ele tera uma aceleração constante
    A imagem com a aceleração maior é a terceira pois se um aobjeto for solto de determinada altura ele a tendência é a aceleração almentar cada vez mais

    Tatiane Nº37 1ºC

    ResponderExcluir
  23. A primeira imagem com uma rampa de 30° de inclinação e a imagem dois com 45° de inclinação possuem uma aceleração constante pois conforme o percurso adquirem mais força atrativa.
    Contudo a terceira imagem com um ângulo de 90° demonstra uma queda livre ou seja sua velocidade não é constante.
    Larissa Reis n°21 1°C

    ResponderExcluir
  24. *A aceleração é constante em todos, pois estão em inclinação, porém sendo a aceleração constante a velocidade não é...

    *A aceleração é maior na ultima figura pois está em queda livre, e sendo assim a aceleração aumenta.

    Ana Vitoria n: 02 1C

    ResponderExcluir
  25. Na terceira imagem temos velocidade e aceleração constante, pois quando largamos um objeto em linha reta de certa altura é vai aumentando a velocidade assim tendo uma aceleração

    ja na segunda imagem vemos uma aceleração constante.

    ResponderExcluir
  26. Em nenhuma das imagens a aceleração é constante, pois elas podem variar em todas as imagens acima.

    A que tem maior aceleração é a terceira imagem com ângulo de 90°, pois a gravidade exerce uma força maior por não haver a resistência da rampa (queda livre).

    João Paulo n°16 1°C

    ResponderExcluir
  27. A inclinação do plano interfere nas razões apresentadas aqui .(Velocidade e Aceleração)

    Em quais imagens a velocidade e a aceleração são constantes?

    A velocidade nunca será constante poque a aceleração à varia , portanto não há aceleração constante.
    A Aceleração está constante em todas .


    Em quais imagens a velocidade e a aceleração são constantes?

    Na inclinação de 90° está vidente que é em queda livre ( abandono do ponto material ) portanto , a aceleração é maior .

    ResponderExcluir
  28. Prof@, eu nao tenho certeza, mas acho que a imagem 3 é que tem velocidade e aceleração constante. E maior aceleração tambem... porque há menos atrito entre a bolinha e a placa de madeira...
    Aline Nº01 1ºA

    ResponderExcluir
  29. Na 1ª e na 2ª, a velocidade e aceleração são constantes, já que quando elas sofrem a ação da gravidade, tem uma base para correr, e esta mantém a velocidade/aceleração da bola constantes. A 3ª É reta, quando a bolinha é solta, sofre a ação da gravidade, e como não tem base, tem a aceleração gravitacional em 10 m/s², não sendo constante.

    ResponderExcluir
  30. 1º Em nenhuma das imagens acima a velocidade ea aceleração são constantes.

    2º a imagem com o angulo de 90º graus.

    ResponderExcluir
  31. Em nenhuma das imagens a velocidade é constante, já que, nas três ilustrações há a presença de aceleração. Ou seja, o movimento não é uniforme.
    A maior aceleração é a da terceira figura, já que, no ângulo em que a figura se encontra, a gravidade age de forma mais intensa.
    Karina M. Santos n°18 1°B

    ResponderExcluir
  32. Em nenhuma das imagens a velocidade é constante, mesmo que a aceleração seja, pois, por ter aceleração, a velocidade vai se modificando.
    A aceleração é maior na terceira imagem, pois, devido ao ângulo, há mais intensidade quanto a força gravitacional.

    Rayane Flávia dos Santos n°31 1°B

    ResponderExcluir
  33. A imagem em que a velocidade é constante é a primeira (piramide de 30°), pois pode se observar que a cada imagem do trajeto da bolinha, a distância é a mesma.
    As imagens em que a aceleração é constante, são a segunda e a terceira (piramide de 45°), por não aparentar nenhum tipo de obstáculo , mas a que a aceleração é maior, é a terceira pois naum percorre um trajeto diagonal, e sim na vertical, por causa da gravidade.

    Felipe Augusto, N° 11, 1°C

    ResponderExcluir
  34. Nenhuma é constante pois á alteração na velocidade causado pela ação gravitacional.

    A terceira é maior pois não tem um percurso a ser seguido e sim uma queda livre.


    Danilo Barros Nº8 1ºB

    ResponderExcluir
  35. Em nenhuma delas a velocidade e a aceleração são constantes, pois como há aceleração a velocidade é variada. e a maior aceleração é da terceira imagem, devido a estar caindo verticalmente, sofrendo assim diretamente a força da gravidade.

    Andresa Xavier, nº 03, 1ºB

    ResponderExcluir
  36. Podemos afirmar que nesse caso é impossível ter a velocidade e aceleração constantes, porque em algum momento a aceleração e a velocidade irão mudar.Então em nenhuma das imagens representam a velocidade e a aceleração constantes!
    E da imagem três que tem(que contém um ângulo de 90º) é a imagem que tem a bolinha com aceleração maior pelo fato de ela estar sendo atraída pela força gravitacional!
    Vanderlei Estevão Nº:38 1ºA

    ResponderExcluir
  37. A velocidade e a aceleração são constantes nas imagens com 30 e 45 graus de inclinação.

    Pois conforme, as bolinhas vão caindo, elas não sofrem o aumento de velocidade, mantêm a mesma velocidade e aceleração a partir de certo ponto, até que parem.

    A aceleração é maior na última imagem, pois as bolinhas estão caindo e sendo atraídas pela gravidade da Terra, assim ganhando sempre mais velocidade e aceleração, até que parem.

    Não sei se consegui, mas tentei explicar o que eu acho.



    Luciane de Lima Silva n°26 1ºC

    ResponderExcluir
  38. As 3 imagens possuem aceleração constante, porém nenhuma delas possuem velocidade constante, uma vez que há a aceleração, vai aumentando a velocidade, de forma que não permaneça constante.
    A imagem qual aceleração é maior, é a 3ª imagem, pois a bolinha cai na vertical, assim a gravidade atua de forma mais intensa, nas outras imagens as bolinhas caem na diagonal, com isso a gravidade atua menos em relação a queda, caindo mais devagar as duas primeiras bolinhas.

    Vitória dos Santos Silva nº40 1ºB

    ResponderExcluir
  39. Em nenhuma das imagens a aceleração e a velocidade são constantes, pois não é possivel ter aceleração e velocidades constantes quando algo é abandonado ou atirado em queda livre, como aparentemente demonstra os desenhos.

    A aceleração é maior na terceira imagem, a bolinha solta na tabua que forma 90° isso se dá pelo tamanho do angulo, pois quanto menor o angulo da tabua, menor será a aceleração.

    Camila Salvador Rodrigues Franco nº 04 1ºA

    ResponderExcluir
  40. luis N°24 1°A as aceleraçoes constantes sao a 1 ea 3 pois seu angulo proporciona deslocamento constante ja o 2 eh maior pois o seu angulo de 45° proporciona uma maior impulsao para q ele ganhe + velocidade

    ResponderExcluir
  41. Felipe N=10 1A

    De acordo com minhas pesquisas as imagens 1 e 3 sao constantes, na 1 Desprezando a resistência do ar, a força que atua sobre as bolinhas é a força peso.A força peso vai acelerar as bolinhas de forma que a sua velocidade aumentará .elas terao uma aceleração constante que é denominada aceleração da gravidade.

    na imagem 3 a velocidade e maior pois seu angulo faz com q ela ganhe mais velocidade.

    ResponderExcluir
  42. Na primeira e segunda imagem, as bolinhas caem na diagonal, assim a gravidade é menor conforme os ângulos, pois tem um tipo de “apoio” para os objetos presentes.
    Na terceira imagem as bolinhas caem na vertical, havendo uma maior intensidade quanto a força gravitacional.
    Em nenhum dos casos a velocidade é constante, porem a aceleração é constante, já que elas possuem aceleração, a velocidade vai aumentando, de forma que não permaneça constante.

    Cinthia
    N 07
    1 B

    ResponderExcluir
  43. Lendo o livro da física sobre queda livre pude deduzir que uma queda livre possui velocidade constante ,sendo assim percebi que a terceira imagem tem velocidade constante assim como a segunda com angulo de 45° sendo assim a rampa de 30° permitiria uma maior aceleração pois o percurso demoraria mais permitindo que a força atrativa funcionasse por mais tempo na bola.

    ResponderExcluir
  44. BOM professoraa Claudia pelo que eu aprendi aceleração nunca é constante então nenhuma das imagens.E na segunda pergunta na imagem 2 acelarecao e maior pela maior inclinação e outros fatores... isso ai Henrique 1ºA number:13

    ResponderExcluir
  45. Não acredito que esqueci de me identificar
    É a Larissa Reis n°21 1°C também enviei outros dois comentários por um outro perfil mas neles me identifiquei

    ResponderExcluir
  46. a primeira: os três tem aceleração constante mas a velocidade não é constante porque tem aceleração..
    e a segunda: a ultima figura tem a aceleração maior pois está em queda livre
    by:luiz nº25 serie 1ºB

    ResponderExcluir
  47. Em quais imagens a velocidade e a aceleração são constantes? Em nenhum a velocidade é constante pois tem aceleração.Os três tem aceleração constante.
    Em qual delas a aceleração é maior? A última figura tem a aceleração maior pois está em queda livre.

    Camila Takeiti Chagas 1ºB nº05

    ResponderExcluir
  48. Em nenhuma a aceleração é constante, pois todas possuem aceleração, a última possui a maior aceleração pois sofre maior ação da gravidade, tendo uma aceleração maior.

    Juliano Sousa nº16 1ºA

    obs:prof,estou postando o desafio do Juliano pelo meu pois ele não conseguiu postar :/

    ResponderExcluir
  49. Bom em nenhuma imagem tem velocidade constante, porque eles tem aceleração, então se tem aceleração não é velocidade constante.
    e a que tem maior aceleração é a 3° imagem pois ela esta em queda livre, pelo fato de estar totalmente na vertical.

    Matheus Amancio n°28 1°B

    ResponderExcluir
  50. Em nenhuma das imagens a velocidade é constante, pois em todas há aceleração constante.

    A imagem que contem a maior aceleração é a ultima imagem, por conta da gravidade, a bola está em queda livre, o que ocasiona uma maior velocidade.

    ResponderExcluir
  51. Na segunda e na primeira imagem a velocidade e aceleração são constantes , pois nessas imagens as bolinhas parecem manter a mesma velocidade , e a mesma aceleração, o que não acontece na imagem três.
    A aceleração é maior na segunda imagem , porque parece que a grandeza força está sendo aplicada para cima, e a figura em que a bolinha se aproxima mais da queda é a segunda figura .
    Larissa Durães nº20 1ºB

    ResponderExcluir
  52. Em nenhuma das imagens a velocidade e a aceleração são constantes, pois, se um movimento possui aceleração não é possível o mesmo adotar velocidade constante.

    A aceleração é maior na terceira imagem,na qual o angulo é de 90°, devido a força da gravidade que atua co maior pressão na bolinha por se tratar de um angulo reto.


    Samuel Guimarães N°34 1°A

    ResponderExcluir
  53. Em nenhuma das imagens a velocidade é constante, pois todas elas possuem aceleração.
    A aceleração é constante nas três imagens, porém cada uma tem a sua velocidade.
    A imagem que possui maior aceleração é a última pois como a bolinha está caindo verticalmente a força G (gravitacional) tem maior atuação sobre ela.
    Leonardo Henrique Nº 21 1ºB

    ResponderExcluir
  54. como para ter velocidade constante a velocidade não pode variar, e em todos ocorre aceleração, nenhum deles tem velocidade constante.
    E o com maior aceleração é o terceiro devido a ser afetado diretamente pela força gravitacional.

    Flávia Nº12 1ºB

    ResponderExcluir
  55. A aceleração é maior na terceira imagem devido a velocidade que a bolinha ganhará quando soltada. Mas, em nenhuma das imagens a velocidade e a aceleração são constantes, pois, se um movimento possui aceleração não é possível o mesmo adotar velocidade constante.

    Elvio 1°A n°08

    ResponderExcluir
  56. Nenhuma das imagens representam velocidade constante pois todas possuem aceleração, sendo todas elas acelerações constantes.
    A terceira representação é a que possui maior aceleração, pois esta tem a presença maior da atração gravitacional.


    Gabriela, nº12,1ºA

    ResponderExcluir
  57. A de velocidade constante não tem pois todas as imagens possuem aceleração...
    A de maior aceleração creio eu que seja a terceira por causa da queda livre.
    E aceleração constante acredito que seja nas tres pois todas possuem aceleração...
    Marcelle Kimura nº25

    ResponderExcluir
  58. Olhando o desenho, pensei num jeito de explicar.
    digamos q cada espaçamento entre as bolinhas representadas na figura seja um instante. Se fosse 1s por exemplo.
    Se a cada instante, o espaço entre as bolinhas aumentar relativamente ao espaço anterior e assim por diante, então a aceleração é constante. Agora se não há padrão, então não é aceleração constante.
    Sendo assim, para a primeira pergunta: Se a velocidade de um móvel é constante, ele está em movimento uniforme. Se ele tem aceleração, quer dizer que a velocidade varia conforme o tempo. Então não há como um móvel ter ambos constantes. Concluo que nenhum tem velocidade constante. Mas se tratando de velocidade, a terceira figura é constante

    Já para a pergunta número dois, a aceleração maior é da terceira figura, pelo fato dela estar em queda livre e nós sabermos que a gravidade tem uma aceleração constante de 10m/s², diferente das outras figuras.

    Murilo Figueiredo nº29 1ºB

    ResponderExcluir
  59. A aceleração é maior na terceira imagem, pelo fato de que é um ângulo de 90°, ou seja, por ser um ângulo reto, a força da gravidade atua com maior pressão na bolinha.



    Thiago Fernandes Silva, Nº 37, 1°A.

    ResponderExcluir
  60. Oi professora Claudia
    Em nenhuma das imagens a velocidade é constante, porém a figura 3 tem a aceleração constante pois está em queda livre e a aceleração da gravidade é de aproximadamente 10m/s².
    A imagem que tem maior aceleração é a 3 pois em queda livre e não tem nada que impeça a força da gravidade de agir sobre a objeto pois ele está "solto" no ar, já os outros dois não, pois tem uma superfície inclinada que não deixa com que o objeto vá direto para o chão.
    Leonardo da Silva Freires nº20 1ªa

    ResponderExcluir
  61. Querida professora Claudia
    minha postagem foi mandada as 23:58 e você disse q poderia mandar até a meia noite
    então ta valido né
    só pra confirmar
    beijos

    ResponderExcluir
  62. pelo oque eu visualizei e analisei todas são velocidades e aceleração constante a unica coisa q diferencia seria o tempo de chegada de cada bola porem que de todas a que tem a primeira bola de aceleração maior de o segundo de 45º

    Luan 1ºC Nº 24

    ResponderExcluir
  63. Professora eu sou mto burro e não coloquei meu nome. @luukinhaa é o Lucas Caetano 1°C :)

    ResponderExcluir