Isso ocorre porque a Terra realiza os movimentos da Rotação(ao redor do Sol, em forma de elipse) e o movimento de Translação (ao redor de si mesma)possibilitando que nós daqui da Terra vejamos seu movimento como mostrado acima. Ou seja quando vemos esses círculos na sua trajetória como se tivesse invertendo o sentido de seu movimento é momento em que realizou o movimento de Translação.
Depois de ter quebrado a cabeça pensando nesta questão. Posso concluir que:
Isso ocorre porque, a Terra quando realiza o seu movimento de translação (ao redor do sol) e ao mesmo tempo realiza o movimento de rotação (ao redor de si mesma). Daqui da Terra, vemos a mesma fazendo dois movimentos, dando a impressão de que ela deixou de girar de oeste para leste no sentido anti-horario. E começou a girar de leste para oeste no sentido horario. mas isso é apenas uma impressão a Terra no seu movimento de Rotação gira de oeste para leste no sentido anti-horario e tem a duração aproximada de 24 horas.
Isso ocorre por causa do referencial,que neste caso é o planeta Terra,que não esta em repouso em relação aos outros planetas, esta fazendo rotação. Assim daqui da Terra vemos outro trajetória.
Bom Não consegui entender tudo da pergunta Mas,penso que quando a Terra faz o movimento de rotação e o de translação,ela gira para lados diferentes ao mesmo tempo e se ficarmos olhando ela fazer os dois movimentos e apenas uma "impressão" do cerebro que não se entende com ambiguidades e faz essa total confusão.
professora creio que o influenciador desse engano não é a rotação ou a posicão porem a velocidade do objeto e do referencial que por serem de tamanhos diferentes são igualmente diferentes, por exemplo: a terra é mais rapida e quando passa pelos outros planetas os vê ondo para trás, e esse ciclo se repete nos fazendo ver os planetas em sua rota normal novamente
Por conta da referência, nós enquanto estamos em repouso quanto à Terra, esta não está em repouso quanto aos respectivos planetas, assim, nossa visão de movimento externo é limitada sem as devidas requisições. Tal movimento dos outros planetas se dá pelo 'nosso' movimento enquanto coadjuvantes da Terra.
Isso ocorre porque, Os Planetas quando realizam o seu movimento de translação (ao redor do sol) e ao mesmo tempo realizam o movimento de rotação (ao redor de si mesmos). Daqui da Terra, vemos eles fazendo dois movimentos, dando a impressão de que pararam e trocaram seu movimento. Pois em relação aos outros planetas nao estamos em repouso estamos fazendo o movimento de rotação.
Pensei muito, pesquisei um pouco e conclui que nesses certos movimentos que o planeta inverte o sentido do seu movimento, para depois continuar com o movimento original, ocorre por diferença de distância e também por causa da velocidade que cada planeta percorre sua trajetória ao redor do sol. Quando há uma combinação do movimento da Terra em torno do sol, junto com o movimento do planeta em torno do sol (translação), se alinhando, ocorre o que se chama de movimento retrógrado, contando também que a Terra tem o movimento de rotação (gira em torno do seu próprio eixo), o que aumenta e o que faz acontecer a impressão de que o planeta está indo e voltando de leste para oeste, sendo que seu movimento de oeste para leste não muda.
Posso concluir que; Translação é o movimento em que a Terra da em volta do sol durante 365 dias,dando origem a 4 estações ao ano. Já a Rotação, é o movimento em que Terra gira em torno de si mesmo durando 24 horas. Então afirmo que, devido o campo magnético da Terra onde temos Pólo Norte e Pólo Sul do Pólo magnético se encontram com os Pólos geográficos há uma refração rotacional; bem sabemos que Pólos diferentes se atraem e Pólos iguais se repelem. Ou seja, quando ele completa o ciclo original, alinha-se Pólo Norte com Pólo Norte/ Pólo Sul com Pólo Sul, ambos sendo geográfico e magnético fazendo-os inverter a rotação da Terra.
Os planestas fazem dois movimentos, o de rotação e o de translação. E ele faz esses dois movimentos ao mesmo tempo, entao o movimento que forma os circulos menores é o movimento de rotação, que é a volta que o planeta da nele mesmo e a linha que liga esses circulos é quando o planeta faz o movimento de translação que é dando a volta no Sol.
Em relação aos outros planetas, a Terra está em movimento. Por nós estarmos em repouso em relação à Terra, fazemos o mesmo movimento que ela. Portanto, temos a visão dos outros planetas em movimento.
A Terra é um ponto referencial também em movimento, porém o tempo de rotação e translação da Terra é diferente do tempo de rotação e translação dos outros planetas, por isso temos essa visão. Da pra entender um pouco melhor com essa pequena animação:
Translação é o movimento executado em torno do sol,Rotação é o movimento que o planeta gira em torno de si mesmo.Podemos concluir então que a execução de ambos os movimentos cria a trajetória descrita vista da Terra para os outros planetas.Os planetas não representam movimento aparente regular,ou seja,não orbitam em volta do sol na mesma sincronia,quanto mais distante do Sol maior será o período de translação.Nessas trajetórias ocorre o movimento retrógrado,devido a aproximação de um planeta interno com a Terra.Isso ocorre porque Marte como um planeta exterior tem uma velocidade orbital menor e uma órbita maior que a da Terra, por isso demora mais tempo para dar uma volta em torno do Sol(translação)e conseqüentemente um ano de 687 dias terrestres. A Terra com uma órbita menor e uma velocidade maior, ultrapassa Marte a cada 2 anos, assim tendo a impressão de que ele volta no movimento do céu, para um observador na Terra. Exemplo: É como se você estivesse andando de carro em uma estrada e ultrapassasse um carro, no momento que você se aproxima e ultrapassa o veículo, tem a impressão de que o carro está andando pra trás, mas é você que está andando mais rápido. Você observa que está se movimentando mais rápido que o outro carro, mas isso não ocorre no caso do movimento da Terra, tendo uma velocidade maior que Marte. A mudança do movimento direto(normal) que o planeta faz para o movimento para trás(retrógrado) e vice-versa é chamado de estacionário. Como observadores terrestres, não temos noção da nossa velocidade pelo espaço.
Isso ocorre por causa do movimento “Retrógado” (Quando há uma combinação do movimento da Terra em torno do sol, junto com o movimento do planeta em torno do sol (translação), se alinhando, ocorre o que se chama de movimento retrógrado, contando também que a Terra tem o movimento de rotação (gira em torno do seu próprio eixo), o que aumenta e o que faz acontecer à impressão de que o planeta está indo e voltando de leste para oeste, sendo que seu movimento de oeste para leste não muda), que ocorre em virtudes das diferentes e velocidades e distâncias percorridas pelos planetas em trajetória ao redor do Sol.
Creio que seja por causa do movimento Retrógrado quando há uma combinação do movimento da Terra em torno do Sol (translação) se alinhando, ocorre o que se chama de movimento retrógrado, contando também que a Terra tem o seu movimento de rotação (gira em torno do seu próprio eixo), o que aumenta e o que faz acontecer à impressão de que o nosso planeta esteja indo e voltando de leste para oeste, sendo que seu movimento de oeste para leste não muda, que ocorre em virtudes das diferentes velocidades e distâncias percorridas pelos planetas em trajetória ao redor do Sol. Élvio de Almeida Cavalier n°08 1°A
Isso ocorre porque a Terra realiza os movimentos da Rotação(ao redor do Sol, em forma de elipse) e o movimento de Translação (ao redor de si mesma)possibilitando que nós daqui da Terra vejamos seu movimento como mostrado acima. Ou seja quando vemos esses círculos na sua trajetória como se tivesse invertendo o sentido de seu movimento é momento em que realizou o movimento de Translação.
ResponderExcluirVitória 1º B Nº40
Depois de ter quebrado a cabeça pensando nesta questão. Posso concluir que:
ResponderExcluirIsso ocorre porque, a Terra quando realiza o seu movimento de translação (ao redor do sol) e ao mesmo tempo realiza o movimento de rotação (ao redor de si mesma). Daqui da Terra, vemos a mesma fazendo dois movimentos, dando a impressão de que ela deixou de girar de oeste para leste no sentido anti-horario. E começou a girar de leste para oeste no sentido horario. mas isso é apenas uma impressão a Terra no seu movimento de Rotação gira de oeste para leste no sentido anti-horario e tem a duração aproximada de 24 horas.
=D
Thiaro, 38 1º C
Isso ocorre por causa do referencial,que neste caso é o planeta Terra,que não esta em repouso em relação aos outros planetas, esta fazendo rotação. Assim daqui da Terra vemos outro trajetória.
ResponderExcluirVitor Hugo, N° 40, 1°C
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom Não consegui entender tudo da pergunta
ResponderExcluirMas,penso que quando a Terra faz o movimento de rotação e o de translação,ela gira para lados diferentes ao mesmo tempo e se ficarmos olhando ela fazer os dois movimentos e apenas uma "impressão" do cerebro que não se entende com ambiguidades e faz essa total confusão.
Lareska,Nº19,1ºB
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirprofessora creio que o influenciador desse engano não é a rotação ou a posicão porem a velocidade do objeto e do referencial que por serem de tamanhos diferentes são igualmente diferentes, por exemplo:
ResponderExcluira terra é mais rapida e quando passa pelos outros planetas os vê ondo para trás, e esse ciclo se repete nos fazendo ver os planetas em sua rota normal novamente
cassandra 1ºB
ResponderExcluirPor conta da referência, nós enquanto estamos em repouso quanto à Terra, esta não está em repouso quanto aos respectivos planetas, assim, nossa visão de movimento externo é limitada sem as devidas requisições.
ResponderExcluirTal movimento dos outros planetas se dá pelo 'nosso' movimento enquanto coadjuvantes da Terra.
Naliny Milena nº31 1ºC
Prof Desculpa mas eu me confundi e errei a resposta vou colocar a certa
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirIsso ocorre porque, Os Planetas quando realizam o seu movimento de translação (ao redor do sol) e ao mesmo tempo realizam o movimento de rotação (ao redor de si mesmos). Daqui da Terra, vemos eles fazendo dois movimentos, dando a impressão de que pararam e trocaram seu movimento.
ResponderExcluirPois em relação aos outros planetas nao estamos em repouso estamos fazendo o movimento de rotação.
Thiaro, 38 1ºC
Pensei muito, pesquisei um pouco e conclui que nesses certos movimentos que o planeta inverte o sentido do seu movimento, para depois continuar com o movimento original, ocorre por diferença de distância e também por causa da velocidade que cada planeta percorre sua trajetória ao redor do sol. Quando há uma combinação do movimento da Terra em torno do sol, junto com o movimento do planeta em torno do sol (translação), se alinhando, ocorre o que se chama de movimento retrógrado, contando também que a Terra tem o movimento de rotação (gira em torno do seu próprio eixo), o que aumenta e o que faz acontecer a impressão de que o planeta está indo e voltando de leste para oeste, sendo que seu movimento de oeste para leste não muda.
ResponderExcluirCinthiaㅤ nº07ㅤ 1ºB
Posso concluir que;
ResponderExcluirTranslação é o movimento em que a Terra da em volta do sol durante 365 dias,dando origem a 4 estações ao ano. Já a Rotação, é o movimento em que Terra gira em torno de si mesmo durando 24 horas. Então afirmo que, devido o campo magnético da Terra onde temos Pólo Norte e Pólo Sul do Pólo magnético se encontram com os Pólos geográficos há uma refração rotacional; bem sabemos que Pólos diferentes se atraem e Pólos iguais se repelem. Ou seja, quando ele completa o ciclo original, alinha-se Pólo Norte com Pólo Norte/ Pólo Sul com Pólo Sul, ambos sendo geográfico e magnético fazendo-os inverter a rotação da Terra.
Jhenifer Melissa, nº15 - 1ºB
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOs planestas fazem dois movimentos, o de rotação e o de translação. E ele faz esses dois movimentos ao mesmo tempo, entao o movimento que forma os circulos menores é o movimento de rotação, que é a volta que o planeta da nele mesmo e a linha que liga esses circulos é quando o planeta faz o movimento de translação que é dando a volta no Sol.
ResponderExcluirAfonso Henrique Nº1 1ºC
Em relação aos outros planetas, a Terra está em movimento.
ResponderExcluirPor nós estarmos em repouso em relação à Terra, fazemos o mesmo movimento que ela.
Portanto, temos a visão dos outros planetas em movimento.
Rosana; Nº 34 ; 1ºC . :)
A Terra é um ponto referencial também em movimento, porém o tempo de rotação e translação da Terra é diferente do tempo de rotação e translação dos outros planetas, por isso temos essa visão.
ResponderExcluirDa pra entender um pouco melhor com essa pequena animação:
http://3.bp.blogspot.com/_rLz4z2ifDJw/SwKWiNZezGI/AAAAAAAAACA/l4Ju1C8DmIM/s1600/venus-mov.gif
João Paulo nº 16 1ºC
Ops é so colar esse link no navegador para ver a animação:
ResponderExcluirhttp://3.bp.blogspot.com/_rLz4z2ifDJw/SwKWiNZezGI/AAAAAAAAACA/l4Ju1C8DmIM/s1600/venus-mov.gif
Translação é o movimento executado em torno do sol,Rotação é o movimento que o planeta gira em torno de si mesmo.Podemos concluir então que a execução de ambos os movimentos cria a trajetória descrita vista da Terra para os outros planetas.Os planetas não representam movimento aparente regular,ou seja,não orbitam em volta do sol na mesma sincronia,quanto mais distante do Sol maior será o período de translação.Nessas trajetórias ocorre o movimento retrógrado,devido a aproximação de um planeta interno com a Terra.Isso ocorre porque Marte como um planeta exterior tem uma velocidade orbital menor e uma órbita maior que a da Terra, por isso demora mais tempo para dar uma volta em torno do Sol(translação)e conseqüentemente um ano de 687 dias terrestres. A Terra com uma órbita menor e uma velocidade maior, ultrapassa Marte a cada 2 anos, assim tendo a impressão de que ele volta no movimento do céu, para um observador na Terra.
ResponderExcluirExemplo:
É como se você estivesse andando de carro em uma estrada e ultrapassasse um carro, no momento que você se aproxima e ultrapassa o veículo, tem a impressão de que o carro está andando pra trás, mas é você que está andando mais rápido. Você observa que está se movimentando mais rápido que o outro carro, mas isso não ocorre no caso do movimento da Terra, tendo uma velocidade maior que Marte. A mudança do movimento direto(normal) que o planeta faz para o movimento para trás(retrógrado) e vice-versa é chamado de estacionário. Como observadores terrestres, não temos noção da nossa velocidade pelo espaço.
Letícia Tiemi Duarte Yugue nº21 1ºA
Boa noite!
ResponderExcluirIsso ocorre por causa do movimento “Retrógado” (Quando há uma combinação do movimento da Terra em torno do sol, junto com o movimento do planeta em torno do sol (translação), se alinhando, ocorre o que se chama de movimento retrógrado, contando também que a Terra tem o movimento de rotação (gira em torno do seu próprio eixo), o que aumenta e o que faz acontecer à impressão de que o planeta está indo e voltando de leste para oeste, sendo que seu movimento de oeste para leste não muda), que ocorre em virtudes das diferentes e velocidades e distâncias percorridas pelos planetas em trajetória ao redor do Sol.
Caroline Ramos nº5 1ºA
Creio que seja por causa do movimento Retrógrado quando há uma combinação do movimento da Terra em torno do Sol (translação) se alinhando, ocorre o que se chama de movimento retrógrado, contando também que a Terra tem o seu movimento de rotação (gira em torno do seu próprio eixo), o que aumenta e o que faz acontecer à impressão de que o nosso planeta esteja indo e voltando de leste para oeste, sendo que seu movimento de oeste para leste não muda, que ocorre em virtudes das diferentes velocidades e distâncias percorridas pelos planetas em trajetória ao redor do Sol.
ResponderExcluirÉlvio de Almeida Cavalier n°08 1°A