Para que a força de interação (atração ou repulsão) entre dois corpos eletrizados seja aumentada, deve-se diminuir a distância entre os corpos, pois, segundo a Lei de Coulomb, a força de interação é diretamente proporcional ao quadrado da distância entre os dois corpos. Portando quanto menor a distância, maior e a força de interação entre dois corpos eletrizados.
Considerando que a intensidade da atração ou repulsão é equivalente a F= K.Q.q/d^2; é possível aumentar a intensidade da força atração ou repulsão dos corpos ao diminuir a distância entre eles e aumentar o valor das cargas de ambos. O valor da constante eletrostática também interfere, mas vai depender do meio no qual o campo de força se localiza.
Gabriela C. Marcelo nº13 3ºB Como F= K.Q.q/d^2, se o aumentarmos o valor da constante eletrostática, da carga gerada pelo campo elétrico e da carga da partícula de prova e diminuirmos o valor da distância, o valor da força de atração ou repulsão aumentará.
Pegando o canudo como exemplo, ao esfrega-lo num papel, seus elétrons se excitam (ELETRIZAÇÃO POR ATRITO), o que faz ele ficar eletrizado com carga negativa, daí, por eletrização por indução, ao aproxima-lo da água, ele atrai o lado positivo da molécula da água.
a força de atração é diretamente ligada a distancia em que os corpos eletrizados estão um do outro, ou seja, para aumentar a força de atração ou repulsão se deve aproximar ainda mais os corpos Bianca Nascimento Passos nº3 3ºEtim
O filete de água é atraído, pois ele é um corpo neutro e pode ser atraído por conter o mesmo número de prótons e elétrons (neutro), sendo colocado perto dele um corpo eletrizado a consequência é atraí-lo. Um corpo encontra-se eletrizado quando há um desequilíbrio de cargas, a eletrização por atrito ocorre quando se tem uma fricção entre dois corpos, inicialmente neutros, ocasionando uma passagem de elétrons de um corpo para outro.Quando colocamos dois corpos condutores em contato, um eletrizado e o outro neutro, pode ocorrer a passagem de elétrons de um para o outro, fazendo com que o corpo neutro se eletrize, essa eletrização é chamada de eletrização por contato, já a eletrização por indução pode ocorrer por simples aproximação de um outro corpo eletrizado, sem que haja o contato entre eles. Aplicando a esse exemplo podemos eletrizar um canudo por atrito indução e por contato para que ele se eletrize e possa atrair o filete de água.
Carlos Roberto da Silva Guimarães Junior n°07 3°ETIM
Eletrizar um corpo eletricamente neutro é tornar diferente o número de cargas positivas do número de cargas negativas. São três as maneiras pelas quais é possível eletrizar um corpo eletricamente neutro:
Por atrito: Ao atritarmos dois corpos de substâncias diferentes, inicialmente neutros, haverá a transferência de elétrons de um para o outro, de modo que um estará cedendo elétrons, ficando eletrizado positivamente, ao passo que o outro estará recebendo elétrons ficando eletrizado negativamente.
Contato: A eletrização por contato é um processo no qual um corpo eletrizado é colocado em contato com um corpo neutro.
Indução: A indução eletrostática é o fenômeno de separação das cargas elétricas de sinais contrários em um mesmo corpo. Portanto, esse tipo de eletrização pode ocorrer apenas pela aproximação entre um corpo eletrizado e um corpo neutro, sem que entre eles aconteça qualquer tipo de contato.
No caso da figura acima , o método se eletrização utilizado fora o ultimo citado - indução - provavelmente o filete esta eletrizado, e em contato com a água (que é neutra) a atrai.
Para aumentarmos a força de repulsão ou atração dos objetos, precisamos carrega-los - positivamente ou negativamente- essa sobrecarga de elétrons pode ocorrer atritando os objetos. Outra forma é diminuir a distância entre eles.
Deve ocorrer uma a troca de elétrons entre os corpos, que pode acontecer por três maneiras que são por atrito por contato e por indução.
ResponderExcluirNome: Taís Garcia de Oliveira nº37 3ºB
eletriza-los ... pois a força de atração ou repulsão depende da quantidade de elétrons que o corpo contem,ou esta eletrizado ..
ResponderExcluirpara ter uma força maior de eletrização: se atrita um dos corpos... assim terá maior troca de elétrons entre os corpos.
para a força de repulsão : se deve se deseletrizar os corpos para se as cargas fiquem iguais e eles possam se repelir.
quanto maior a quantidade de cargas oposta maior é a tendencia a atração.
cargas iguais, os corpos se repelem.
Flavio Luz Filho 3B
Para que a força de interação (atração ou repulsão) entre dois corpos eletrizados seja aumentada, deve-se diminuir a distância entre os corpos, pois, segundo a Lei de Coulomb, a força de interação é diretamente proporcional ao quadrado da distância entre os dois corpos. Portando quanto menor a distância, maior e a força de interação entre dois corpos eletrizados.
ResponderExcluirIsmael Lima Dias da Silva, N°14 - 3°B
Nome: Camila Novais Farias Nº06 Série:3ºB
ResponderExcluirConsiderando que a intensidade da atração ou repulsão é equivalente a F= K.Q.q/d^2; é possível aumentar a intensidade da força atração ou repulsão dos corpos ao diminuir a distância entre eles e aumentar o valor das cargas de ambos. O valor da constante eletrostática também interfere, mas vai depender do meio no qual o campo de força se localiza.
Gabriela C. Marcelo nº13 3ºB
ResponderExcluirComo F= K.Q.q/d^2, se o aumentarmos o valor da constante eletrostática, da carga gerada pelo campo elétrico e da carga da partícula de prova e diminuirmos o valor da distância, o valor da força de atração ou repulsão aumentará.
Pegando o canudo como exemplo, ao esfrega-lo num papel, seus elétrons se excitam (ELETRIZAÇÃO POR ATRITO), o que faz ele ficar eletrizado com carga negativa, daí, por eletrização por indução, ao aproxima-lo da água, ele atrai o lado positivo da molécula da água.
ResponderExcluirJoão Matheus Cassiano de Assis; 18; 3º - ETIM.
a força de atração é diretamente ligada a distancia em que os corpos eletrizados estão um do outro, ou seja, para aumentar a força de atração ou repulsão se deve aproximar ainda mais os corpos
ResponderExcluirBianca Nascimento Passos nº3
3ºEtim
Devemos eletrizar mais o outro corpo, pois quando as quantidades de carga elétrica dos corpos eletrizados são grandes, as forças são grandes também.
ResponderExcluirFrancielle Motohiro Monteiro, 3ºB Nº12
Deve ocorrer o atrito entre os corpos eletrizados, assim dependendo do material que é feito, o mesmo irá atrair ou até mesmo repelir.
ResponderExcluirO filete de água é atraído, pois ele é um corpo neutro e pode ser atraído por conter o mesmo número de prótons e elétrons (neutro), sendo colocado perto dele um corpo eletrizado a consequência é atraí-lo. Um corpo encontra-se eletrizado quando há um desequilíbrio de cargas, a eletrização por atrito ocorre quando se tem uma fricção entre dois corpos, inicialmente neutros, ocasionando uma passagem de elétrons de um corpo para outro.Quando colocamos dois corpos condutores em contato, um eletrizado e o outro neutro, pode ocorrer a passagem de elétrons de um para o outro, fazendo com que o corpo neutro se eletrize, essa eletrização é chamada de eletrização por contato, já a eletrização por indução pode ocorrer por simples aproximação de um outro corpo eletrizado, sem que haja o contato entre eles. Aplicando a esse exemplo podemos eletrizar um canudo por atrito indução e por contato para que ele se eletrize e possa atrair o filete de água.
ResponderExcluirCarlos Roberto da Silva Guimarães Junior n°07 3°ETIM
Isabelle Wengler N° 13 3° ETIM
ResponderExcluirEletrizar um corpo eletricamente neutro é tornar diferente o número de cargas positivas do número de cargas negativas. São três as maneiras pelas quais é possível eletrizar um corpo eletricamente neutro:
Por atrito:
Ao atritarmos dois corpos de substâncias diferentes, inicialmente neutros, haverá a transferência de elétrons de um para o outro, de modo que um estará cedendo elétrons, ficando eletrizado positivamente, ao passo que o outro estará recebendo elétrons ficando eletrizado negativamente.
Contato:
A eletrização por contato é um processo no qual um corpo eletrizado é colocado em contato com um corpo neutro.
Indução:
A indução eletrostática é o fenômeno de separação das cargas elétricas de sinais contrários em um mesmo corpo. Portanto, esse tipo de eletrização pode ocorrer apenas pela aproximação entre um corpo eletrizado e um corpo neutro, sem que entre eles aconteça qualquer tipo de contato.
No caso da figura acima , o método se eletrização utilizado fora o ultimo citado - indução - provavelmente o filete esta eletrizado, e em contato com a água (que é neutra) a atrai.
Ana Flávia Mendes 3º ETIM
ResponderExcluirPara aumentarmos a força de repulsão ou atração dos objetos, precisamos carrega-los - positivamente ou negativamente- essa sobrecarga de elétrons pode ocorrer atritando os objetos. Outra forma é diminuir a distância entre eles.