domingo, 23 de março de 2014

Desafio de Física - 2º ano

Por que a espuma de sabão é sempre branca?

Em primeiro lugar, porque os corantes se dissolvem bastante ao entrar em contato com a água. Segundo, porque as bolhas que formam a espuma são bem fininhas. "A cor, que já não era tão forte depois de ter sido diluída, torna-se ainda mais fraca nessa camada fina", diz o químico Massuo Jorge Kato, da USP. Assim, cada bolha da espuma fica quase transparente. Mas, então, por que a espuma é branca, e não translúcida como uma bolha isolada? É que cada bolha desvia pelo menos um pouquinho dos raios de luz que chegam até ela. Quanto se juntam incontáveis bolhas, como na espuma, os raios acabam sendo ricocheteados para todos os lados, como se estivessem em um jogo de espelhos. Como cada um desses raios corresponde a uma cor diferente, todos os tons possíveis são refletidos para os nossos olhos ao mesmo tempo. E adivinhe qual é a cor que surge da junção de todas as outras? É isso mesmo, a branca. fonte: Mundo Estranho

16 comentários:

  1. Em primeiro lugar, porque os corantes se dissolvem bastante ao entrar em contato com a água. Segundo, porque as bolhas que formam a espuma são bem fininhas. "A cor, que já não era tão forte depois de ter sido diluída, torna-se ainda mais fraca nessa camada fina", diz o químico Massuo Jorge Kato, da USP. Assim, cada bolha da espuma fica quase transparente. Mas, então, por que a espuma é branca, e não translúcida como uma bolha isolada? É que cada bolha desvia pelo menos um pouquinho dos raios de luz que chegam até ela. Quanto se juntam incontáveis bolhinhas, como na espuma, os raios acabam sendo ricocheteados para todos os lados, como se estivessem em um jogo de espelhos. Como cada um desses raios corresponde a uma cor diferente, todos os tons possíveis são refletidos para os nossos olhos ao mesmo tempo. E adivinhe qual é a cor que surge da junção de todas as outras? É isso mesmo, a branca.

    Fonte: Mundo Estranho - Abril

    João Matheus Cassiano de Assis: N° 18; 3° - ETIM.

    ResponderExcluir
  2. JOÃO VITOR FERREIRA DOS PASSOS, Nº 16, 2º ETIM

    Antes de tudo, é preciso entender por que a cor da substância tensoativa não é transferida para a espuma. O sabonete e o detergente, quando concentrados, são coloridos devido à presença de corantes. Para fazer espuma, misturamos o produto concentrado a uma quantidade proporcionalmente muito maior de algum solvente (em geral, água limpa e cristalina). O resultado é que, nas finas e transparentes paredes de uma bolha de sabão, a presença de corantes é mínima e, portanto, imperceptível aos nossos olhos.
    Os muitos compostos que produzem espumas – ou seja, que possuem moléculas chamadas tensoativas – também levam em sua formulação, geralmente, corantes capazes de conferir-lhes uma variedade de cores. Nesses casos, a luz é absorvida e resulta na cor observada.
    Quando a luz incide sobre uma bolha, ocorrem dois fenômenos ópticos: a REFRAÇÃO e a REFLEXÃO. Na refração, uma mudança de velocidade dos raios de luz que atravessam a bolha faz com que a luz branca (a do Sol, no caso) se separe em várias cores. O fenômeno fica mais evidente quando olhamos mais detidamente para uma grande bolha de sabão e vemos aquelas manchas coloridas. Uma pequena parte de luz incidente é refletida e, portanto, não muda de cor (no caso de a fonte ser a luz do Sol, continua branca).
    Na espuma, esses dois fenômenos ópticos ocorrem simultaneamente em todas as minúsculas bolhas que a formam. Na nossa retina, camada sensível no fundo do globo ocular, células chamadas cones, sensíveis às cores vermelha, verde e azul (as cores aditivas primárias), informam ao nervo ótico a cor que está sendo vista. Quando as três cores chegam à retina ao mesmo tempo (como no caso da espuma), o que se vê é o branco.
    A cor branca é a junção de todas as cores do espectro de cores. É definida como "a cor da luz", em cores-luz, ou como "a ausência de cor", em cores-pigmento. É a cor que reflete todos os raios luminosos, não absorvendo nenhum e por isso aparecendo como clareza máxima.

    Referências:
    http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/espuma-sabonete-detergente-coloridos-branca-476497.shtml. Acesso em 23 mar 2014 às 12:13

    http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch-2006/223/por-que-a-espuma-e-branca-independentemente-da-cor. Acesso em 23 mar 2014 às 12:13

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Branco. Acesso em 23 mar 2014 às 12:14

    ResponderExcluir
  3. Thassia Pine Gondek n°31 2°ETIM
    Isso acontece porque a película do sabão serve como uma espécie de prisma que decompõe a luz nas diversas cores, tornando a bolha multi-colorida. Como a espuma de sabão é formada de micro-bolhas que acabam misturando todas as cores resultantes do processo de refração da luz. Como o branco é a soma de todas as cores do espectro visível, enxergamos a espuma branca.

    ResponderExcluir
  4. O que acontece com a espuma de sabão é que são formadas micro-bolhas que, por serem tão pequenas, acabam misturando todas as cores resultantes do processo de refração da luz. Como o branco é a soma de todas as cores do espectro visível, enxergamos a espuma branca.

    Marjory n°:25 2°ETIM

    ResponderExcluir
  5. Além de ser uma película fina,a bolha reflete várias cores devido ao efeito que a luz faz sobre ele chamada de refração tornando ela multicoloridas.Essas bolhas são muito pequenas e se misturam entre si e sabemos que o branco é mistura de todas as cores que existem, por isso enxergamos a cor branca.

    Tiago Ramos Paiva

    2 ETIM

    ResponderExcluir
  6. Além de ser uma película fina,a bolha reflete várias cores devido ao efeito que a luz faz sobre ele chamada de refração tornando ela multicoloridas.Essas bolhas são muito pequenas e se misturam entre si e sabemos que o branco é mistura de todas as cores que existem, por isso enxergamos a cor branca.

    Tiago Ramos Paiva

    2 ETIM

    ResponderExcluir
  7. A espuma é um conjunto de microbolhas que, em virtude da reflexão e refração da luz e dependendo também do recipiente onde se encontram, podem adquirir todas as cores. Como o branco é a soma de todas as cores do espectro visível, enxergamos a espuma com essa cor.

    Angelica Silvana Torquete dos Santos

    Numero: 02

    2 ETIM

    ResponderExcluir
  8. Além de ser uma película fina,a bolha reflete várias cores devido ao efeito que a luz faz sobre ele chamada de refração tornando ela multicoloridas.Essas bolhas são muito pequenas e se misturam entre si e sabemos que o branco é mistura de todas as cores que existem, por isso enxergamos a cor branca.

    Tiago Ramos Paiva

    2 ETIM

    ResponderExcluir
  9. pois os corantes e substâncias presentes nelas, são muito bem dissolvidas em água e também por serem, muito fininhas. Os raios de luz que vem do Sol, ao contato com suas superfícies, são desviados pra outras direções, e quando se junta "incontáveis" bolinhas de espuma eles ficam indo de direções a direções como se estivesse em uma sala de espelhos, e como cada um deles corresponde a uma cor diferente, todos os tons possíveis são refletidos para os nossos olhos ao mesmo tempo. E com essa junção de cores e misturas surge o BRANCO!
    Matheus Júnior - 2º ETIM

    ResponderExcluir
  10. Porque os corantes se dissolvem bastante ao entrar em contato com a água. As bolhas que formam espumas são bem fininhas e "a cor que ja não era tão forte,fica mais fraca ainda". Porem a espumas são brancas porque cada uma desvia pelo menos um pouquinho de raios de luz que chegam até ela. E quando os raios se juntam acabam emitindo uma luz na cor branca.

    Gabriela Tiné 2°ETIM

    ResponderExcluir
  11. Na verdade a espuma é um conjunto de micro bolhas (aquelas que fazemos com canudinho), e em virtude da reflexão o sol enxergamos ela branca pois a luz do sol em si é branca ou seja é a junção de todas as cores.

    Wendel Wierzba nº 35 2º Etim

    ResponderExcluir
  12. Yasmim Tiemi Moriwaki Ballonje - 2º ETIM
    As partículas que constituem as espumas são bolhas de ar envoltas por uma fina camada de detergente e água. As dimensões físicas dessas bolhas são maiores do que os comprimentos de onda de qualquer luz visível. Por isso, ao bater nas bolhas, a luz é espalhada, resultando na mistura óptica de todas as cores, originando o branco.

    ResponderExcluir
  13. Porque os corantes do sabão se dissolvem ao entrar em contato com a água, e além disso as bolhas que se formam são bem finas, por isso também ficam quase transparente, mas mesmo assim cada bolha desvia pelo menos um pouquinho dos raios de luz que chegam até ela. Quanto se juntam incontáveis bolhinhas, como na espuma, os raios acabam sendo refletidos para todos os lados, como se estivessem em um jogo de espelhos. Como cada um desses raios corresponde a uma cor diferente, todos os tons possíveis são refletidos para os nossos olhos ao mesmo tempo. E a junção de todas essas cores forma o que vemos como branco.

    Vinícius Alves,
    33, 2ºETIM

    ResponderExcluir
  14. Para responder essa questão, é importante relembrar que a espuma é composta por várias bolhas, que são produzidas a partir da mistura de água, ar e sabão. Cada bolha age como um prisma, dividindo raios da luz do ambiente em raios com as cores do arco íris, como o branco é a junção de todas as cores do arco íris, nós vemos a espuma do sabão na cor branca.
    Em outras palavras, por conta de as dimensões físicas das bolhas de espuma serem maiores do que os comprimentos de onda de qualquer luz visível, ao bater nas bolhas a luz é separada e o resultado é a luz óptica de todas as cores, que é o branco.

    Pâmela Lima
    2ºETIM

    ResponderExcluir
  15. A luz se baseia em ondas eletromagnéticas, sendo visíveis apenas em um determinado intervalo em que olho é capaz de perceber. Uma das formas de identificar sua intensidade é analisar a frequência com a cor.
    Cada cor, em sua singularidade, porta um comprimento de onda luminosa diferente, sendo que, as luzes capazes de se perceber estão dentro do comprimento de onda entre a cor vermelha e a cor azul.
    A espuma é constituída por bolhas de ar circundadas por uma fina camada tensoativa (ex: detergente) que, por sua vez possuem uma dimensão física maior que qualquer comprimento de onda luminosa visível. Sendo assim, a luz é refletida para todos os lados quando colide com as bolhas e, como a espuma é constituída por várias bolhas, vários comprimentos de ondas são refletidos, ocorrendo a fusão de todas as cores (fusão óptica), gerando a cor branca.

    Ítalo Silva de Oliveira Sousa, nº:13 - 2º ETIM
    28/03/2014

    ResponderExcluir
  16. Emily Hajdu Tanimura N°8 2°ETIM
    Pois ao haver a junção de diversas bolhas formando a espuma os raios ao passarem por elas se dispersam, sendo eles cada um de uma cor, tendo diversas. Assim a cor da união das cores é a branca.

    ResponderExcluir