domingo, 16 de fevereiro de 2014

Desafio de Física - 2º ano

Como um submarino consegue mergulhar e emergir?

8 comentários:

  1. Seria por causa da densidade!
    O submarino possui tanques, tais tanques podem ser enchidos de água ou ar, justamente para o submarino conseguir mergulhar e emergir.
    Exemplo: Quando o submarino quer mergulhar os tanques são enchidos d'água, assim o submarino fica mais denso fazendo com que o mesmo desça.
    Quando submarino quer subir enche-se os tanques de ar fazendo com que o submarino fique menos denso.

    Darah Pontes
    2ºETIM

    ResponderExcluir
  2. Cada submarino tem um tanque que é chamado de lastro, é um tanque um pouco vazio que está conectado com um tipo de tubulação, quando precisa submergir essa tubulação abre e o lastro enche de água até chegar a uma densidade maior que a água. Para emergir essa tubulação retira a água até o submarino ficar menos denso que a água.

    ResponderExcluir
  3. Quando o submarino está sob a água ele funciona como um navio seu peso vai igual ao da massa líquida deslocada assim ele flutua, para afunda-lo é necessário aumentar seu peso, assim no submarino tem tanques de água que enchem quando o submarino quer afundar e se esvaziam quando ele quer emergir.

    Thassia Pine Gondek n°31 1°ETIM

    ResponderExcluir
  4. Uma piscina contêm 2.500.000 litros
    100 ml = 2.000 gotas
    1000 ml = 20.000 gotas
    2.500.000 x 20.000 = 5.000.000.000.00

    ResponderExcluir
  5. Dentre a estrutura do submarino, é necessário um tanque ou "bolsa" que se enche d'água para que ele possa imergir(mergulhar) e quando é necessário dele emergir, o tanque é esvaziado. Diminuindo a densidade do submarino e também sua massa.
    Matheus Júnior nº 26 2ºETIM

    ResponderExcluir
  6. Quando tratamos do funcionamento de um submarino, devemos relevar dois fatos físicos: o Princípio de Arquimedes (mais conhecido como empuxo) e o peso, lembrando que a pressão suportada pela estrutura do submarino vai definir a profundidade a qual o mesmo pode mergulhar (pois a pressão varia de acordo com a profundidade).
    Para o submarino emergir, o seu peso precisa ter a mesma intensidade que empuxo recebido. Como o Princípio de Arquimedes diz que "todo corpo imerso em um fluido sofre ação de uma força (empuxo) verticalmente para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo", e o volume do fluido deslocado é proporcional a superfície de contato entre o submarino e a água, podemos dizer que a superfície de contato entre o submarino e a água é suficiente para a força de empuxo ser da mesma intensidade que o peso do submarino (as forças devem ser de mesma intensidade para se anularem, pois como o peso atrai o sólido para o centro da Terra e o empuxo "empurra" o sólido para cima, o impedindo de afundar, o submarino permanece na superfície da água).
    No entanto, se o peso do submarino superar o empuxo na intensidade, não há como as forças se anularem, e o peso vai atuar de forma mais intensa sobre esse corpo do que o empuxo. Para que isso ocorra, os submarinos possuem tanques com duas aberturas - uma para a água entrar e sair e outra para que o ar saia, dando espaço para a água entrar. Com a entrada da água, ocorre o aumento da massa do corpo (no caso, o submarino), fazendo com que seu peso aumento, então a força peso se torna maior que o empuxo, fazendo o submarino mergulhar (ou submergir). Para o submarino voltar a emergir, basta abrir o tanque que faz a água sair, então as forças peso e empuxo retornam a ter a mesma intensidade.

    Pâmela Lima, nº 27 - 2°ETIM

    ResponderExcluir
  7. JOÃO VITOR FERREIRA DOS PASSOS, Nº 16, 2º ETIM

    O funcionamento de um submarino (o fato de ele poder mergulhar e emergir na água) está relacionado com dois aspectos da física: a pressão suportada pela estrutura do submarino, e o princípio de arquimedes, no caso dos submarinos, quando estiverem flutuando na superfície, o seu peso terá a mesma intensidade do empuxo recebido, todo corpo imerso num fluido sobre a ação de uma força - empuxo - dirigida verticalmente para cima cujo módulo é igual ao peso do volume do fluido deslocado. Ele flutua porque , nesse momento, na sua parte interna, é armazenado, em tanques, ar que faz com que o mesmo tenha sua densidade inferior a da água. O seu peso será menor que o empuxo.
    Para que o submarino afunde, deve-se aumentar o seu peso, o que se consegue armazenando água em reservatórios, os tanques adequados em seu interior, que expulsa o ar que havia antes. Controlando a quantidade de água em seus reservatórios, ajusta-se o peso do submarino para o valor desejado. Para que o submarino volte a flutuar, a água deve ser expulsa de seus reservatórios para reduzir o peso do submarino e fazer com que o empuxo se torne maior que o peso, mantendo assim, o submarino na superfície da água.

    ResponderExcluir
  8. inara gomes armindo 2ºetim n°12

    Para afundar ou flutuar, os submarinos possuem tanques de ar entre as bordas interna e externa do casco. Quando a embarcação está na superfície, os tanques ficam preenchidos por ar comprimido. O submarino fica mais leve e a água do mar o empurra para cima.
    Na hora de submergir, a tripulação abre as válvulas dos tanques e eles se enchem com água. Como o líquido é bem mais denso que o ar, o submarino fica mais pesado e desce. Para atingir a profundidade desejada, é só ajustar a proporção de água nos tanques.

    ResponderExcluir