segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Desafio de agosto - 1º ano

Num "efeito dominó" colocamos peças de dominó uma após a outra, formando uma trajetória de modo que ao derrubar a primeira todas as demais seguem caindo. Qual a melhor distância entre as peças de dominó para que se obtenha a maior velocidade de caimento?

33 comentários:

  1. 2/10. porque é a menor distância possível por isso uma peça leva menos tempo para bater na outra.
    com 1/10 não é possível porque a peça não teria espaço suficiente para cair.

    Cassandra 1ºB

    ResponderExcluir
  2. 2cm/0,5CD pois seria a menor distancia entre as peças,para obter a maior velocidade, menos que isso a peça não cairia e mais que isso não iria obter uma velocidade.

    Fabiana Fontinele Nº10 1ºC

    ResponderExcluir
  3. A melhor distancia é a de 2/10 que possui a maior velocidade pelo fato das peças estarem uma perto da outra.


    Leticia Mendonça n°42 1°B

    ResponderExcluir
  4. quanto menor a distância maior a velocidade ...

    ResponderExcluir
  5. A melhor distância entre as peças de domino para que se obtenha a melhor velocidade de caimento é 2cm(0,5CD), pois se as peças fossem colocadas em uma distância menor, as peças nao teriam espaço para cair.

    Marina n29 1ºC

    ResponderExcluir
  6. Segundo a nossa experiencia, o espaçamento que teve o caimento mais rápido foi o de 1/10 CD (0,5 cm), a peça tem um espaço pequeno, mas suficiente para a queda, sendo que a nossa fila, com 30 CD caiu em 1,44s, em 1,04 m/s.

    Lucas Caetano nº25 1ºC

    ResponderExcluir
  7. Para se obter a melhor velocidade de caimento, deve se posicionar as peças de dominó ha uma distância de meio dominó (2,5 cm).

    Thiaro Meireles 38 1ºC

    ResponderExcluir
  8. O melhor espaço entre os dominós é de meio domino, que corresponde a 0,05m ou 5cm. Com este espaço, ao ser derrubados eles percorreria uma boa distancia e com pouco tempo.

    Vitor Hugo O. Mello, n°40

    ResponderExcluir
  9. 2/10. Pois essa foi a menos distancia possível para alcançar a maior velocidade de caimento. Sendo que se deixássemos 1/10 não haveria espaço suficiente para cair, e se o espaço fosse maior, poderia acontecer de não encostar-se à outra peça, assim não seria realizado o efeito dominó, correspondente a esse desafio.

    Cinthia Nº07 1°B

    ResponderExcluir
  10. 2/10 é a distancia em que o efeito dominó terão maior velocidade.

    Aline Nº01 1ºA
    P.S. Prof , desculpa a demora em reponder esse desafio, eu não tinha visto ele...desculpe-me.

    ResponderExcluir
  11. A melhor distância entre as peças de dominó é de 0,5cm ou 1/10 CD. Assim possuiriam a maior velocidade de caimento.

    Pois, com o espaçamento maior que esse valor, as pedras demorariam mais tempo para bater uma na outra, e derrubar a fileira completa.

    Com o espaçamento menor de 0,5cm , as peças não cairiam livremente com facilidade empurrando apenas a primeira peça, precisaria de uma força maior para que todas as peças possam cair.



    Luciane de Lima Silva nº26 1ºC

    ResponderExcluir
  12. A distãncia em que o dominó cai mais rápido é a de 2/10 do comprimento Dominó (1cm). Isso aconteceu pois as peças caiam e batiam umas nas outras mais rapidamente.
    Karina

    ResponderExcluir
  13. Karina Monteiro dos Santos N°18 1°B
    (desculpa professora, esqueci de colocar nome no outro comentário)

    ResponderExcluir
  14. A melhor distância entre as peças de dominó para que obtenha-se a maior velocidade de caimento é de 2/10, sendo o menor espaçamento possível entre as peças.

    ResponderExcluir
  15. A melhor distancia para que se obtenha a maior velocidade é a de 2/10 de um CD, pois quanto mais rapido uma peça bater na outra, mais rapida sera a queda. Seria impossivel usar o espaço de 1/10 d um CD pois não teria espaço para as peças baterem umas nas outras e cairem.
    Camila Salvador Rodrigues Franco nº 04 1º A

    ResponderExcluir
  16. Partindo do princípio que o tamanho da peça adotada foi de 4,8cm, para que o caimento do dominó obtenha a maior velocidade teríamos que utilizar neste caso o espaçamento entre as peças de 0,9cm ou 0,2CD!


    Vanderlei Estevão Nº: 38 1ºA

    ResponderExcluir
  17. a melhor distancia é de 2/10 CD, que representa em cm à 0,90, pois quanto mais próximas as peças eram posicionadas mas rápido avançava a frente de perturbação, devido ao pequeno espaço q elas deveriam percorrer até derrubar a proxima peça.

    Andressa Xavier, nº 03, 1ºB

    ResponderExcluir
  18. Para responder este desafio, eu fiz alguns testes com algumas peças de dominó.

    1ª Experiência:
    Utilizando o espaçamento entre as peças de 1 milímetro, fez com que as peças ficassem “grudadas” uma na outra literalmente. No entanto, na hora de derrubá-las, uma serviu de apoio para a outra, e no final esse apoio fez com que houvesse uma demora até que elas tombassem.

    2ª Experiência:
    Utilizei o espaçamento de 2 milímetros, e ainda assim uma peça serviu de apoio para a outra, repetindo o que aconteceu na experiência anterior.

    3ª Experiência:
    Utilizei o espaçamento de 3 milímetros e aconteceu o mesmo das experiências anteriores.

    4ª Experiência:
    Até que enfim, esta foi a experiência com melhor resultado.
    Utilizei o espaçamento de 4 milímetros, a medida da largura das minha peças, e na hora de tombá-las, a velocidade foi maior.

    Conclui então, que a melhor distância de espaçamento entre as peças de dominó para que houvesse maior velocidade de caimento, é de 4 milímetros, a mesma medida da largura da minha peça do dominó.


    Raquel Ferreira Xavier de Souza nº 32 - 1º C

    ResponderExcluir
  19. 3/10 cd é a melhor distancia, para se obter maior velocidade no caimento, 1,35 cm de espaçamento é o menor distancia possível entre cada peça.
    Larissa Durães nº20 1°B

    ResponderExcluir
  20. A melhor distância entre as peças de dominó para que se obtenha maior velocidade de caimento é a de 2/10, pois é a distância que permite mais aproximação das peças, assim estando uma mais perto da outra, batem rapidamente na próxima, de forma que o tempo seja menor.
    Durante a experiência que realizei demorou 1,48s, para cairem todas as peças, menor tempo obtido.

    Vitória dos Santos Silva nº40 1ºB

    ResponderExcluir
  21. a melhor distancia entre os dominós é 2/10 CD, pois quanto menor a distancia entre os dominós e quanto menor for o tamanho da fileira maior será a velocidade( em partes 1/10 não alcança maior velocidade)

    Stephanie Aparecida nº35 1ºA

    ResponderExcluir
  22. Segundo os resultados obtidos em minha experiência, cheguei a conclusão de que a distancia na qual as peças caem mais rápido é de 0,9 cm ou 0,2 CD !

    Samuel guimarães n° 34 1° A

    ResponderExcluir
  23. a resposta é 2/10 do comprimento do dominó, que é a menor distancia possível para que as peças possam cair. a vários motivos para isso acontecer. alguns deles:

    1-As peças estão mais perto umas das outras, assim chegaram a se encontrar e começar a queda mais rápido.

    2-como as peças conseguem chegar umas as outras mais rápido, isso faz com que a sua aceleração acelere mais rapidamente, e consequentemente a sua velocidade.

    3- e alem do impulso inicial, a peça que esta derrubando a da frente, empurra ela com o seu peso pois estão tão próximas que quando a segunda começa a cair a primeira ainda está caindo. Isso é diferente das grandes distancias como 9/10, pois essa só tem a o impulso inicial.

    Elias Teixeira nº09 1ºB

    ResponderExcluir
  24. Eu e meu grupo usamos para fazer o trabalho do "efeito dominó", dominós com o tamanho de 4,5cm, um pouco diferente dos dominós de tamanho comum que seria de 5cm. Portanto, vimos que sua velocidade aumenta de acordo com o espaçamento das peças, as que colocamos em uma distancia maior uma peça da outra, sua velocidade é maior que a dos outros, justamente pelo fato das peças estarem uma mais perto da outra e assim cairem com um tempo menor. E quando deixamos mais longe, seu tempo é maior portanto a velocidade diminui. Com as experiencias que fizemos, o espaçamento que possui a maior velocidade de caimento seria de 1/10CD, pois é impossivel ser menor do que isso, já que assim as peças estariam muito perto e não conseguiriam cair. Como esse é o menor CD que podemos usar, é também valor em que as peças estão mais perto uma das outras. Então, concluimos que o espaçamento de 1/10CD acaba possuindo a velocidade maior.

    Luana nº 22 1ºA

    ResponderExcluir
  25. A distancia correta é 0,5, pois, é a distancia correta, nem de mais, nem de menos,quando as peças estão colocadas bem próximas (0,2 CD) a velocidade de avanço da perturbação será mais baixa porque a velocidade com que cada peça toca a seguinte é menor em relação ao que ocorre quando o espaçamento é igual a 0,6 CD. Por outro lado, quando os dominós estão bastante separados (0,9CD), a velocidade de avanço também será mais lenta porque leva mais tempo para que um toque o próximo.

    Juliano Sousa de Araujo nº16 1ºA

    ResponderExcluir
  26. A melhor distância encontrada por nosso grupo foi: 0,45 cm (em uma peça de 4,5 cm)ou seja 1/10

    ResponderExcluir
  27. Na montagem da fila,é importante que a distância comum entre peças não seja inferior a 0,1 CD nem superior a 0,9 CD.Quando as peças estão colocadas bem próximas (0,2 CD) a velocidade de avanço da perturbação será mais baixa porque a velocidade com que cada peça toca a seguinte é menor em relação ao que ocorre quando o espaçamento é igual a 0,6 CD. Por outro lado, quando os dominós estão bastante separados (0,9CD), a velocidade de avanço também será mais lenta porque leva mais tempo para que um toque o próximo.
    Conclusão:uma boa distancia entre as peças de dominó para que se obtenha a maior velocidade de caimento é cerca de 0,6 CD.

    Camila Takeiti Chagas nº05 1ºB

    ResponderExcluir
  28. Desafio dos dominós: A melhor distância entre as peças de dominó, cujo comprimento é de 4,8 cm, é de 0,2 CD.Essa distância é suficiente para que as peças não fiquem muito afastadas umas das outras, portanto, a velocidade será maior.


    Thiago Fernandes Silva, Nº 37, 1°A.

    ResponderExcluir
  29. A distância melhor entre as mais de 100 unidades de dominó, cujo comprimento é de 4,8 cm, é de 0,2 CD. Essa distância será suficiente para que as peças não fiquem muito afastadas umas das outras, portanto, a sua velocidade será maior.


    Élvio de A. Cavalier, Nº 08, 1°A.

    ResponderExcluir
  30. A melhor distancia é 2/10, porque é a menor distância possível (porque 1/10 os dominós não tem espaço para cair) por isso uma peça leva menos tempo para bater na outra, fazendo com que as peças caem mais rápido.


    Matheus Amancio Seixeiro n°28 1°B

    ResponderExcluir
  31. Peças colocadas a 0,6CD alcançaram velocidade escalar de aproximadamente 120 cm/s ou 1,2 m/s.
    Essa foi a maior velocidade obtida.

    Murilo Figueiredo Nº29 1ºB

    ResponderExcluir
  32. Em meus testes a distância que proporciona a maior velocidade é 3/10cd.


    Pâmela E. 1°A

    ResponderExcluir
  33. A melhor distância segundo a experiencia que eu e meu grupo fizeram é 2cm(0,5) para maior velocidade

    Letícia Barreto n°23 1°c

    ResponderExcluir