terça-feira, 22 de abril de 2014

Desafio de Física - 1º ano

Em que posição estes carrinhos se encontrarão, se a distância entre eles é de 400Km?




Sv=0+50t
Sa=400-80t

50t=400-80t
130t=400
t=3,07 horas    

Como foi perguntado qual a posição do encontro, temos que descobrir a posição:

Sv=50.t ---> 50.3,07= 153,84km
Resposta: 153,84km = 154000m = 1,5.10^6 m  (SI e Not. Científica)

Desafio de Física - 2ºano

Explique o conceito físico envolvido na situação abaixo:




O conceito físico envolvido na situação descrita é o conceito de Conservação de Energia, Energia Cinética e Energia Potencial, Trabalho = Força x Deslocamento.  Ótimas respostas!!!

Desafio se Física - 3º ano

Como foi inventada a primeira pilha, por Alessandro Volta?

Parabéns Ismael!!!  Sua resposta foi perfeita!!!  É isso mesmo!
Alessandro Volta não acreditava na pesquisa feita por Luigi Galvani, realizada em 1791, na qual ele havia dissecado uma rã e observado que quando dois metais diferentes entravam em contato com ela, os músculos da coxa da rã sofriam contrações, concluindo assim que os músculos da rã armazenavam a energia e os metais eram apenas condutores.
Descrente disso, Volta realizou novamente essa experiência e repetiu uma série de experimentos, utilizando metais diferentes. A sua conclusão foi de que a eletricidade não se originava dos músculos do animal, mas sim do contato entre os metais distintos, e a rã apenas reagia a essa eletricidade externa. Tanto que se fosse utilizado o mesmo metal, os músculos da rã não se contraíam.
Ele estava certo e, para comprovar sua teoria, construiu a primeira pilha elétrica em 1800. 
A pilha de Volta é formada por discos intercalados de dois metais diferentes. Por exemplo, são colocados um disco de prata, um disco de zinco por cima e um disco de papelão embebido em uma solução de salmoura. Continua realizando essa montagem intercalada: disco de prata/disco de zinco/disco umedecido até formar uma coluna alta, mas que consegue se sustentar; por último, as extremidades da pilha são ligadas com um fio condutor externo.
Assim, esse dispositivo recebeu esse nome porque realmente era uma “pilha”, isto é, discos empilhados formando uma coluna.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Desafio de Física - 1º ano

Elabore um procedimento para determinar a rapidez com que ocorre o crescimento dos cabelos e unhas.

Vários procedimentos eram aceitáveis nesta questão.
A mais adequada seria propor uma equação do tipo: S = So + v.t
onde So=comprimento inicial e V= velocidade de crescimento, que seria calculada através das observações de dois momentos, onde mede-se comprimento inicial e final, depois divide-se pelo tempo que levou pra crescer.  Muito acertaram. Parabéns!!!